Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Veneno de abelha para tratar dores

O veneno produzido pelas abelhas está a ser usado em Portugal para tratar quase todo o tipo de dores musculares, através de um método que substitui as agulhas da acupunctura pelo ferrão da abelha.

28 de Outubro de 2012 às 01:00
O ferrão da abelha é colocado no corpo humano, na zona a tratar. O veneno é então introduzido no sistema
O ferrão da abelha é colocado no corpo humano, na zona a tratar. O veneno é então introduzido no sistema FOTO: Mariline Alves

Os registos de tratamentos à base de produtos relacionados com as abelhas remontam a milhares de anos. Muito utilizada no Oriente, onde a China e Japão são o berço da apiterapia, este método começa agora a obter algum reconhecimento no Ocidente. Em Portugal, António Couto é um dos maiores especialistas na técnica que, garante, "trata todo o tipo de dores musculares".

O funcionamento, acrescenta, é simples: basta retirar o ferrão da abelha e aplicá-lo na zona dorida. "As abelhas pro-duzem um veneno, a apitoxina, que funciona como um anti-inflamatório", explicou ao Correio da Manhã, sem esconder as contra-indicações: "Há um por cento da população mundial que é alérgico ao veneno das abelhas, que pode provocar um choque anafiláctico e ser fatal. É por isso que faço sempre um teste de reacção alérgica a quem procura o meu consultório".

Apesar de o tratamento de dores musculares ser o mais frequente, há outras condições às quais se podem aplicar produtos apícolas. "Cansaço, stress, feridas várias, excesso de peso, sistema imunitário fragilizado, alergia e até infertilidade", assegura António Couta, dando conta que "uma colmeia tem treze produtos que podem ser usados pelo ser humano, com comprovados benefícios".

O número de tratamentos depende sempre de como o doente se sente: "Pode precisar de uma ou até de 40 sessões".


O MEU CASO: ANTÓNIO CARLOS

"DÓI, MAS O RESULTADO COMPENSA"

António Carlos é tratador de abelhas e, desde 2009, utente assíduo do consultório de António Couto. Um movimento mal feito no terreno que trabalha deixou-o com dores nas costas e a arrastar uma perna. "Desde que comecei a ser tratado com picadas de abelhas, nunca mais tive problemas. Fiz dez tratamentos seguidos e agora vou fazendo só alguns de manutenção. Até os meus problemas de alergias ficaram melhores", contou ao CM, confessando que o tratamento através do ferrão da abelha provoca dor: "Todos nós já fomos picados e sabemos que dói. Mas neste tratamento não recebemos a dose toda de veneno que a abelha produz. É uma ínfima parte que, após alguns contactos com a pele, deixamos de sentir. Dói, mas pelo resultado que produz acaba por compensar".

DISCURSO DIRECTO

"FAZEM TESTES DE ALERGIA", António Couto, Especialista em apiterapia

Correio da Manhã – Quando conheceu a apiterapia?

António Couto – Sempre estive ligado ao mundo das abelhas, mas em 1996 comecei a estudar as capacidades curativas das mesmas.

– Qual a sua formação?

– Não sou médico. Tenho vários cursos de acupunctura e formações em técnicas de medicina tradicional chinesa.

– Há pessoas que morrem com uma picada de abelha. Que cuidados tem?

– Não há um doente que comece um tratamento sem fazer o teste de alergia.

– Como funciona o veneno da abelha?

– É um anti-inflamatório muito potente que estimula as glândulas supra-renais, que produzem a cortisona natural do nosso corpo.

CONSULTÓRIO CM: CIRURGIA PLÁSTICA

QUANDO INDICADO, É POSSÍVEL REJUVENESCER O OLHAR, Por Dr. Mário Jorge Santos  

Se fizer um implante mamário e decidir ser mãe, poderei amamentar?, Susana Rocha, Barcelos

Cerca de 40% das mulheres não consegue amamentar. O stress é uma das possíveis causas. O facto de não amamentar um filho após cirurgia de aumento mamário não deve ser associado à cirurgia. A cirurgia não é uma contra-indicação para amamentar.

A cirurgia às pálpebras altera o formato dos olhos?, Carla Silva, Castelo Branco

A blefaroplastia não altera a forma dos olhos. Quando indicado, é possível rejuvenescer o olhar, retirando o excesso de pele das pálpebras e o excesso de gordura. Quando o canto dos olhos está muito caído é possível fazer a elevação e mesmo rasgar mais o olhar quando desejado e indicado. 

ABELHAS VENENO SAÚDE APITERAPIA TRATAMENTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)