A SIC já escolheu o formato que, a partir de Setembro, fará frente à terceira edição de ‘Secret Story - Casa dos Segredos', da TVI, aos domingos à noite. Trata-se de ‘Dance Your Ass Off' [ainda sem nome na versão portuguesa], um concurso que pretende pôr os concorrentes a dançar e, simultaneamente, a perder peso.
Os castings devem começar ainda neste mês e, a seguir-se o original norte-americano, apenas 12 concorrentes irão competir. A decisão foi tomada esta semana por Luís Marques, director-geral da SIC, e pela sua equipa. A opção por este programa foi confirmada à Correio TV por Júlia Pinheiro.
"O primeiro critério para escolhermos este programa foi o facto de contemplar galas em directo que permitam criar sensação. O nosso objectivo era ter um formato que permitisse o contacto directo com o público", explica a directora de formatação de conteúdos do canal de Carnaxide, à Correio TV.
"O segundo critério foi a vertente festa. Este é um programa ‘feel good' [bem-estar], que congrega de uma maneira eficaz a saúde, que tem sido uma componente importante da nossa grelha, e o espectáculo e a alegria", acrescenta ainda esta responsável.
Tendo com base os concursos ‘The Biggest Loser' (que a SIC exibiu como ‘Peso Pesado') e ‘Dancing with the Stars' (emitido na RTP como ‘Dança Comigo'), os concorrentes são acompanhados por dançarinos profissionais na esperança de impressionar jurados e público com os seus passos de dança e, ao mesmo tempo, perder peso durante o processo. Não é de admirar, portanto, que os participantes tenham um peso acima do normal neste tipo de concursos de talentos.
"É um spin-off do ‘Peso Pesado', o que nos permite ter uma continuidade lógica e mantermo-nos associados a mensagens de bons princípios de qualidade de vida", conta Júlia Pinheiro, que foi a cara da primeira edição de ‘Peso Pesado'.
Nos EUA, o concurso é exibido desde 2009, no canal de cabo Oxygen, e teve como primeira anfitriã a actriz Marissa Jaret Winokur. Para a segunda temporada, os produtores do programa foram buscar a ex-Spice Girl Melanie Brown para apresentar. "Os concorrentes querem mudar radicalmente as suas vidas, para se tornarem pessoas mais saudáveis e sentirem-se melhor consigo próprias. Portanto, isto significa mudar de hábitos", disse a cantora, para quem a experiência neste concurso foi única.
O sucesso deste programa que reúne um leque de inusitados bailarinos, ultrapassou as fronteiras dos EUA e já chegou a países como a China, Dinamarca, Noruega, Eslovénia, Austrália e Filipinas. O processo para encontrar o vencedor é basicamente o mesmo de ‘Peso Pesado', o que tiver perdido mais peso é considerado o campeão ‘Dance Your Ass Off'.
A mais-valia deste programa é que os concorrentes além de perderem peso, sendo para isso acompanhados por um treinador pessoal, um nutricionista, um psicólogo e um responsável de imagem, terão ainda de mostrar o seu talento para a dança. E esta é a parte divertida do sacrifício que pode ser perder peso.
Com a ajuda de um coreógrafo, terão de dançar e provar o seu talento perante um painel de especialistas em dança que os avaliará numa escala de 1 a 10. Todas as semanas, conta a prestação dos concorrentes na dança e na balança. Ou seja, quanto melhor for a performance do concorrente, a solo (ou com par), e mais peso perder, mais hipóteses tem de ganhar o concurso.
Além de perder peso e de ver neste processo uma oportunidade para ganhar saúde e manter a forma, o vencedor ganha, na versão norte-americana, 100 mil dólares (cerca de 80 mil euros). Com este prémio, a vencedora da segunda edição do concurso, Latoya James, de 26 anos, que entrou no concurso a pesar 98,5 kg e saiu com 65,5 quilos abriu uma escola de dança."Quero ser uma inspiração para os jovens dançarinos, para que eles não passem pelo mesmo que eu".
A versão portuguesa do concurso também terá um rosto forte para apresentar este formato, mas Júlia Pinheiro recusa avançar nomes. Quando confrontada sobre ser a própria a conduzir o formato, diz que não. "Não faz sentido, não só porque já estou em antena [no talk show matinal ‘Querida Júlia'] mas também porque a SIC tem outros profissionais que o podem fazer", justifica. Ainda assim, a Correio TV sabe que pode efectivamente ser Júlia Pinheiro ou Bárbara Guimarães [que liderou a segunda temporada de ‘Peso Pesado'] a ficar à frente do formato.
A dupla de ‘Ídolos', Cláudia Vieira e João Manzarra, também não estão postos de lado, uma vez que a química em palco deste duo é bastante considerada em Carnaxide. Contudo, ainda não há nenhuma decisão fechada por parte da SIC.
À Correio TV, Júlia Pinheiro reconhece que "a SIC escolheu este formato tendo em conta o programa da concorrência [‘Casa dos Segredos'], que é um grande formato". "Queríamos fazer algo diferente. Não queríamos navegar nas mesmas águas e, por isso, queremos ter um público-alvo diferente". De resto, além das galas semanais em directo, o concurso terá acompanhamento diário na antena da SIC.
Definida há alguns meses está a grande aposta da TVI para a rentrée. O regresso de ‘Casa dos Segredos', que deverá contar, mais uma vez, com a apresentação de Teresa Guilherme, é garantia de audiências e de polémica.
Até ao momento, e sem que os castings tenham ainda começado, o reality show produzido pela Endemol já recebeu 60 mil inscrições. Recorde-se que na anterior edição, exibida no fim de 2011, e que consagrou João Mota como vencedor, foram registadas 80 mil inscrições. Aqueles que se predispõem a guardar um segredo da sua vida privada durante pouco mais de três meses, enquanto convivem com um grupo de pessoas durante 24 horas numa casa fechada, vêm dos mais diversos pontos do País.
Ainda assim, de acordo com o que a Correio TV apurou, é a faixa etária dos 20 aos 25 anos que mais candidaturas apresenta. No entanto, não são só os mais jovens que se querem aventurar no reality show da TVI e a estação de Queluz já registou uma candidata com 68 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.