Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Estado alemão proíbe burcas e véus islâmicos na escola

Governo de Baden-Württemberg afirma que vestuário não faz parte de uma sociedade livre.
Correio da Manhã 22 de Julho de 2020 às 13:32
Decisão segue-se à que já tinha sido anteriormente tomada em relação às professoras.
Decisão segue-se à que já tinha sido anteriormente tomada em relação às professoras. FOTO: Direitos Reservados

O governo de Baden-Württemberg baniu o uso de burcas e véus islâmicos a todas as raparigas que estudam nas escolas primárias e secundárias daquele estado federado do sul da Alemanha.

A decisão, tomada esta terça-feira, segue-se à que já tinha sido anteriormente tomada em relação às professoras. O primeiro-ministro do estado de Baden-Württemberg, disse que era raro as estudantes usarem burcas, mas que era necessária uma proibição para casos excecionais.

Winfried Kretschmann acrescentou ainda que esse vestuário, usado geralmente por mulheres e crianças de famílias muçulmanas conservadoras, não têm espaço numa sociedade livre. O governante alemão, do partido conservador CDU admitiu, no entanto, que o seu banimento das universidades é uma questão mais complexa.

O partido Os Verdes, mais liberal sobre este tema, também está dividido, mas em Baden-Württemberg, os seus líderes apoiaram a decisão da CDU, considerando a burca e o veú islâmico como "símbolos de opressão".

Outros membros do partido ecologista argumentam, no entanto, que uma proibição poderá provocar tensões e afetar negativamente a integração cultural da comunidade muçulmana.

Cada um dos 16 estados federados alemães têm o seu próprio ministério da educação, com diferentes leis sobre o uso de véus nas escolas. Em 2015, o Tribunal Constitucional da Alemanha anulou uma lei que proibia o seu uso pelos professores, declarando que era contra a liberdade religiosa. Todavia, oito estados mantêm restrições ao uso de véus pelo pessoal docente feminino.

CDU Baden-Württemberg Alemanha política educação religião burca escola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)