Taremi bisou, Evanilson também marcou e Eustáquio redimiu-se do clássico.
1 / 2
Quatro e quatro dá oitavos. O FC Porto não esqueceu a primeira volta e devolveu na mesma moeda a fatura aos belgas, numa vingança que foi um prato que se serviu frio, como o gelo que corre nas veias de Diogo Costa. Um prato, já agora, bem apuradinho para a próxima fase da Champions, graças ao empate de Madrid.
Mas não se deve começar um enredo pelo fim. Aliás, é preciso recuar até ao passado recente, quando Sérgio Conceição viu a equipa tombar como um castelo de cartas, com este mesmo Club Brugge. Humilhados, os azuis-e-brancos, esta quarta-feira de amarelo e com a palavra ‘Heróis’ adequadamente escrita nas camisolas, guardaram a mágoa. Até que, em Bruges, o filme foi outro. V de Vendetta.
Com o mesmo onze do clássico, incluindo Eustáquio, o FC Porto começou logo forte e encostou o adversário às cordas. Faltou a pontaria, com cinco oportunidades deitadas fora em meia hora. Ora, então, digam lá 33, o minuto em que o cântaro lá deixou a asa na fonte: Otávio aproveita um mau passe dos belgas, isola com mestria Taremi e o iraniano faz o primeiro golo sofrido pelo Club Brugge na prova. Não seria o último.
Chegou o intervalo e, dos balneários, os homens da casa trouxeram uma réplica maior. Carmo deu-lhes uma ajuda, num penálti infantil, que levou Vanaken para os 11 metros. Diogo Costa, tal como nos outros dois jogos anteriores, defendeu. Só que Eustáquio entrara demasiado cedo na área e o VAR mandou repetir - Vanaken já nem quis bater perante o homem que se transforma numa muralha. Lang foi tentar a sorte e, tal como os outros, esbarrou no jovem fenómeno. Incrível!
Incrível e decisivo. Diogo deu cabo do ânimo belga e lançou os colegas rumo ao destino final, com atropelamento pelo meio. Primeiro, Evanilson, a aproveitar desorientação alheia aos 57’. Depois, Eustáquio, de recarga, a redimir-se do clássico. E o tiro final na ‘vendetta’ foi dado pelo pé de Taremi, mas tudo planeado pelo génio de Otávio. Vingança em Bruges e recompensa de milhões confirmada, com drama, no empate de Madrid.O técnico elogiou a exibição da sua equipa - "são os mesmos jogadores que também perderam por 4-0 no Dragão" - mas arrasou David Carmo pelo penálti cometido: "Não é normal a este nível, no campeonato ou nas provas internas, um jogador cometer um erro do género. Eu desculpo tudo, mas desta forma aceito com mais dificuldade."
Positivo e negativo
+ Tenham Mehdi, é o Diogo
Diogo Costa está um muro e é o terror para os avançados: terceiro jogo seguido na Champions a defender penáltis e, esta quarta-feira, com missão a dobrar. E por falar em dobrar, mais dois golos para Mehdi Taremi.
- Infantilidade de Carmo
Com a bola já longe, mas ainda em campo, David Carmo pontapeou o adversário na área e cometeu um penálti que poderia ter colocado em causa a vitória. Valeram-lhes as rezas a São Diogo das Balizas.
Arbitragem
Alertado pelo VAR
Foi o videoárbitro a dar conta do penálti cometido por David Carmo e seria também o VAR a mandar repetir, por entrada de Stephen Eustáquio na área. Decisão rigorosa, mas correta.
Atl. madrid falha penálti nos descontos
Aos cinco minutos de descontos, com Atl. Madrid e Leverkusen empatados a duas bolas, o árbitro apitou para o fim do jogo, mas ainda havia um lance em análise no VAR, que resultou num penálti. Mas Carrasco falhou e deu o apuramento ao FC Porto.
Costa é um muro e Taremi o mertelo
Taremi - Se Diogo segurou o ataque do Brugge, Taremi martelou a defesa belga. Perdoou aos 16’, mas acertou a mira e marcou com classe aos 33’ e aos 70’. E enquadrou Eustáquio para o 3-0.
Diogo Costa – É um autêntico muro. Defendeu um penálti à primeira e quando o árbitro mandou repetir o lance. E voltou a brilhar aos 84’.
Pepê – Para um jogador tão criativo é impressionante o rigor que mostra a defender.
Fábio Cardoso – Impecável. Controlou a sua zona de ação e esteve atento nas ‘dobras’.
David Carmo – Estava a ‘limpar’ tudo, até que cometeu um penálti infantil.
Zaidu – Exibição competente, sem comprometer atrás e ajudando à frente.
Uribe – Foi o trabalhador incansável do costume.
Eustáquio – Falhou um golo certo aos 7’. Não se deixou ir abaixo e marcou aos 60’.
Otávio – Exibição monstruosa e não só pelas duas assistências deliciosas para Taremi. É solidário a defender e desequilibrador a atacar.
Galeno – Quase marcava aos 25’ e iniciou as jogadas do terceiro e quarto golos.
Evanilson – Muita mobilidade no ataque. Eficaz no golo que marcou.
Wendell – Cumpriu.
Bruno Costa – Alguns minutos para ganhar confiança.
Veron – Mais um jogo no currículo do reforço.
Rodrigo Conceição – Fez a estreia na Champions.
Toni Martínez – Entrou para somar uns minutos.
Enaltece a família e arrasa Carmo
"Quero dedicar este triunfo à minha família, aqui representada pelo meu filho Sérgio. É para eles, que têm sofrido bastante. Depois daquele jogo no Dragão [mulher e dois filhos do treinador iam no carro apedrejado] temos sofrido imenso", afirmou esta quarta-feira Sérgio Conceição.
O técnico elogiou a exibição da sua equipa - "são os mesmos jogadores que também perderam por 4-0 no Dragão" - mas arrasou David Carmo pelo penálti cometido: "Não é normal a este nível, no campeonato ou nas provas internas, um jogador cometer um erro do género. Eu desculpo tudo, mas desta forma aceito com mais dificuldade."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.