page view

Portugal é campeão europeu

Seleção nacional derrotou a França por 1-0, com golo de Éder já no prolongamento.

10 de julho de 2016 às 22:32

Heróis do mar, nobre povo, nação valente e imortal. Jogadores fizeram jus ao hino e foram estóicos. Portugal, entre ventos e marés, sagrou-se neste domingo, pela primeira vez, campeão europeu de futebol.

Decorria o minuto 109 do prolongamento quando milhões de portugueses explodiram de contentamento, num grito de alegria que ecoou pelos quatro cantos do mundo.

Éder, o mal-amado, o patinho feio, vestiu a pele de herói nacional e desbravou o caminho para o título que escapou há 12 anos na tragédia grega no Estádio da Luz.

Após uma recuperação de bola, João Moutinho passou a bola ao 

Num jogo com contornos épicos, a turma das quinas soube resistir à intensa pressão francesa, à lesão do capitão Cristiano Ronaldo e a uma arbitragem polémica do inglês Mark Clattenburg.

Foi o culminar de um trajeto que começou de forma periclitante, com três empates na primeira fase da prova e inúmeras críticas. Mas das fraquezas, os comandados de Fernando Santos fizeram a força que lhes guiou até Paris.

10 de Julho, um dia para nunca mais esquecer

Não foi espectacular a final de Saint-Denis. Nervos em franja com as duas seleções cansadas e sem nota artística.

Porém, pertenceram aos gauleses as melhores ocasiões do encontro mas Rui Patrício, numa noite inspirada, foi adiando o golo do contentamento francês. No último lance do encontro, a sorte sorriu a Portugal quando Gignac rematou ao poste.

Sem Cristiano Ronaldo, que abandonou o terreno de jogo em lágrimas após lance dividido com Payet, o conjunto luso foi adiando o golo adversário com muita entrega, solidariedade e organização.

Com o passar do tempo, a confiança foi aumentado e a entrada de Éder, aos 79 minutos para o lugar de Renato Sanches, revelou-se determinante, não só porque marcou o golo decisivo mas também pela forma como prendeu a dupla de centrais gaulesa – Umtiti e Koscielny –, permitindo que a equipa lusa fosse respirando e ganhando confiança até que surgiu o histórico minuto 109...

Portugal tornou-se, desta forma, no décimo país a conquistar o campeonato da Europa de futebol.

Pio sorte teve a França na oitava presença na final de uma grande prova – Mundial e Europeu -, contabilizou a segunda derrota depois do Mundial 2006, que a Itália venceu no desempate pela marca de grandes penalidades.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8