page view

“Remodelação é em boa hora”: Octávio Ribeiro sobre nova imagem do CM

Jornalista, que deixou a direção em 2021, depois de ter estado 19 anos à frente do ‘CM’, frisa que o “grafismo é o rosto, a roupa e o aroma do projeto jornalístico”.

18 de dezembro de 2022 às 01:30

Octávio Ribeiro esteve nas redações do ‘Semanário’, Renascença, ‘Notícias Magazine’ e ‘O Independente’, bem como na fundação da TVI, que deixou em 2002 pelo ‘Correio daManhã’. Assumiria a liderança do jornal em 2007, da CMTV em 2013, ano do lançamento, e o cargo de diretor-geral editorial da Cofina Media em 2017, cargo que ocupou até 2021.

Qual é a importância do grafismo num projeto jornalístico?

O grafismo é o rosto, a roupa e o aroma de um projeto jornalístico. Tal como acontece no contacto entre pessoas, seja em TV, papel ou na área digital, o grafismo é a primeira impressão que qualquer consumidor de informação recolhe do produto jornalístico. A remodelação gráfica que está em marcha chega em muito boa hora.

Estiveste à frente de mudanças gráficas no ‘CM’, quais foram as tuas preocupações?

A capacidade de atração e a facilidade de leitura. Na grande reforma de 2007 – que agora vai ser muito modernizada – criámos uma proposta de segmentação da informação que somava mais de 400 pontos de leitura diários. Como sempre acontece no ‘CM’, a equipa adaptou-se de forma estoica e os leitores premiaram o nosso esforço.

Fizeste muitas primeiras páginas do CM, quais recordas e porquê?

Todas as primeiras páginas são muito relevantes. Mas ficaram-me para sempre as que emanaram do escândalo Casa Pia e todas as que permitiram desvendar casos de corrupção no topo do Estado. O jornalismo deve olhar a realidade a partir da perspetiva do cidadão médio. O ‘CM’ cumpre inteiramente esse nobre desígnio.

O grafismo é o elemento definidor da marca ‘CM’?

O grafismo é definidor de qualquer marca. No caso do ‘CM’, o grafismo reivindica a atenção dos cidadãos interessados na vida pública, através da sua forma ousada e extrovertida de revelar notícias em primeira mão.

A trabalhar para o seu ‘CM’ de sempre ser melhor do que nunca

Há mais de um ano que o autor do projeto gráfico Vasco dos Reis Ferreira, bem como o tipógrafo Dino dos Santos, trabalham para criar a nova definição gráfica do ‘Correio da Manhã’. Um jornal mais fácil de ler, mais arrumado e mais moderno foram os objetivos gerais dos criativos. "A preocupação principal deste redesign foi modernizar a imagem gráfica do ‘CM’, dando-lhe mais leitura e melhorando os códigos de design, fotografia e infografia para lhe reforçar credibilidade e identidade", revelou Vasco Ferreira em entrevista publicada na edição anterior. A equipa coordenada pelo diretor gráfico do ‘CM’, Pedro Freire, está a desenvolver em tempo real maquetes com as notícias do dia: ao lado, a primeira página referente às cheias em Lisboa.

A apresentação ao leitor

"A emoção de sempre. Bonita como nunca", "A determinação de sempre. Mostrada como nunca", "A coragem de sempre. Apresentada como nunca" são algumas das frases da campanha de marketing que apresenta a renovação gráfica do ‘Correio da Manhã, estratégia a cargo da política de marketing do grupo.

"É uma iniciativa que envolve uma enorme preparação"

"Uma intervenção num produto de sucesso como o ‘Correio da Manhã’ (tem 60% de quota de mercado das vendas em banca, o que significa que sozinho vende mais de metade de todos os outros diários somados) é uma iniciativa que envolve uma enorme preparação", revela Isabel Rodrigues, diretora -geral de Marketing da Cofina desde 2002. "A preparação começa no leitor: ouvindo as sugestões de melhoria num processo de contínua aprendizagem e adaptação do produto ao nosso cliente", acrescenta. "É para os leitores e pelos leitores que toda a equipa do ‘CM’ abraçou este projeto de renovação gráfica, introduzindo a modernidade que assegura um futuro com o sucesso que tem marcado estes quase 44 anos."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8