page view

Ministro de Tuvalu convida céticos do clima a viverem no país ameaçado

Ministro explicou que país tem apenas 26 quilómetros quadrados de terra, pouco mais de dois metros de altitude, sem montanhas nem rios, e nele vivem cerca de 10 mil pessoas.

21 de novembro de 2025 às 09:19

O ministro do Ambiente de Tuvalu convidou aqueles que negam as alterações climáticas a mudarem-se para o seu país e viverem a realidade de um Estado ameaçado de ficar submerso em 50 anos.

"Para nós, [a mudança climática] é uma realidade vivida. E se alguém disser que não acredita nas alterações climáticas, eu convidá-lo-ia a vir ficar comigo em Tuvalu e ver quão corajoso consegue ser perante essa realidade", disse Maina Talia, sem nomear diretamente o Presidente norte-americano, Donald Trump, que classificou as mudanças climáticas como "a maior farsa" do mundo.

O ministro do Interior, Mudanças Climáticas e Meio Ambiente de Tuvalu, que falava a jornalistas portugueses em Belém, no Brasil, num evento à margem da 30.ª conferência do clima da ONU, a decorrer na cidade amazónica até sexta-feira, explicou que o seu país tem apenas 26 quilómetros quadrados de terra, pouco mais de dois metros de altitude, sem montanhas nem rios, e nele vivem cerca de 10 mil pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8