page view

As pontes que colapsaram na última década

Relembre alguns dos casos que mataram dezenas de pessoas por todo o mundo. O acidente com o maior número de vítimas mortais foi em Portugal.

14 de agosto de 2018 às 16:46

Pelo menos 30 pessoas morreram e 13 ficaram feridas esta terça-feira na queda da estrutura da ponte Morandi, na auto-estrada A10, na cidade de Génova, em Itália.

A queda ocorreu às 12h00 locais (11h00 em Lisboa), quando uma parte da ponte Morandi, de cerca de 200 metros, a uma altura com cerca de 90 metros, desmoronou e deixou vários veículos soterrados debaixo dos escombros.

O acidente com o maior número de vítimas mortais na Europa, até ao momento, aconteceu a 5 de março de 2001, quando pelo menos 70 pessoas morreram na queda da ponte que ligava Entre-os-Rios e Castelo de Paiva, no rio Douro, no norte de Portugal.

Relembre alguns incidentes que envolvem colapsos de pontes na última década

Começando pelos casos mais recentes, a 15 de março de 2018 uma ponte pedonal desabou em Miami, nos Estados Unidos, causando a morte de seis pessoas. Cerca de dois meses antes, a 15 de janeiro 10 trabalhadores morreram na Colômbia ao cair uma ponte em construção na estrada que liga Bogotá a cidade de Villavicencio.

No mesmo mês, a 2 de janeiro de 2018, cinco pessoas perderam a vida e mais de uma dezena foi dada como desaparecida depois de uma ponte pedonal cair sobre o rio Apurímac, na região de Cuzco, no Peru.

Em 2016 mais dois casos assolaram a Índia e a Indonésia. A 17 de outubro caiu uma ponte perto de Bali, na Indonésia, tendo feito oito mortos e ferido 34 pessoas. Na Índia, em Calcutá, 26 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas quando uma ponte em construção caiu no dia 31 de março.

Recuando oito anos, a 27 de julho de 2010, 37 pessoas morreram e 19 foram dadas como desaparecidas depois da queda de uma ponte em Luanchuan, na zona central da China.

Em 24 de dezembro de 2009, 48 mortos após o desabamento da ponte em construção na estrada que une os municípios de Kota e Udaipur, no Estado indiano do Rajastão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8