Festival decorreu de 13 a 15 de abril.
1 / 12
O Plateau da cidade da Praia, em Cabo Verde, acolheu Kriol Jazz Festival 2023. Orchestra Baobab, Dee Dee Bridgewater e Bamba Wassoulou Groove, deixaram marca nesta 12ª edição.
O Kriol Jazz Festival teve início com a Orchestra Baobab, que foi fundada num outro Plateau, o de Dakar, durante a década de setenta. As suas raízes são senegalesas mas na sua música estão muito presentes os ritmos afro-cubanos. Em crioulo da Guiné-Bissau cantou os temas "Utru Horas"e "Cabral", num concerto em que o público da Ilha de Santiago dançou e aplaudiu, com carinho e um respeito especial, esta banda que conta com 53 anos de percurso por palcos internacionais. A primeira noite do festival encerrou com o afro-jazz da cantora gabonesa Pamela Badjogo.
Tcheka voltou em grande à capital da sua ilha. No segundo dia de Kriol Jazz, na Praça Luís de Camões, o músico de Ribeira da Barca deu um concerto diferente do habitual. O cantor encontra-se numa nova fase da sua vida, mas com a mesma garra de sempre. "Nas mãos de Tcheka a guitarra sofre", é uma frase antiga de alguém muito próximo do cantor, que com humor, retrata a determinação e precisão do músico para alcançar o ritmo e a nota que sabe que a guitarra lhe vai dar.
O concerto começou com o tema Antuneku do álbum Dor de Mar, e cedo se percebeu que a banda que estava em palco com o cantor e guitarrista dava uma dinâmica diferente. Tcheka toca habitualmente a solo ou em dueto. Nesta noite tocou com bateria, piano e um contrabaixista que conhece bem, Thibaud Solas. Têm trabalhado juntos nos últimos tempos, e o entrosamento é perfeito. Apresentou o seu último disco, Spera Mundo, mas não esqueceu temas mais antigos como Stada Pico ou Tchoro na Morte. "Uma morna, mas uma morna à Tcheka", fez questão de frisar o cantor. A alegria dos quatro músicos em palco contagiou o público. Ao ritmo frenético da guitarra de Tcheka, todos os instrumentos davam mais e mais. O cantor liderou a banda e soube deixá-la brilhar, com muito jazz, à Tcheka.
Foi então a vez do rock e do blues com o norte-americano Rossevelt Colliere e a sua guitarra "lap steel".
Luedji Luna trouxe a música popular brasileira a Cabo Verde. A cantora e ativista baiana tem, segundo notícias recentes, um tema com Dino d’Santiago para sair em breve.
A segunda noite do festival fechou com a energia interminável dos Bamba Wassoulou Groove. Os músicos aqueceram a audiência com o instrumental Konokassilé, e de seguida entrou em palco Ousmane Diakité com o tema Dankélé, e mostrou a potência do funk e do rock’n’roll que se faz a partir da música tradicional do Mali. O ritmo não baixou até ao fim do concerto, para satisfação dos presentes.
O último dia de Kriol Jazz Festival começou com a cantora de jazz norte americana Dee Dee Bridgewater. Interpretou temas como: "Permit me to introduce you to yourself", "St Vitus Dance", "Nica’s Dream". Voltou ainda para um encore com o tema "Blue Monk".
Pela primeira vez num grande palco da sua bem conhecida cidade da Praia, Lucibela deu um concerto em que se afirmou como uma das grandes vozes da morna de Cabo Verde. "Laço Umbilical" e "Bombena", são duas das mornas interpretadas pela cantora cabo-verdiana. Não faltaram as coladeiras "Mal Amadu" e "Curpim Sab", mas quando cantou "Negui" demonstrou o alcance da sua voz.
A atuação de Lucibela mereceu elogios de Dee Dee Bridgewater. A cantora norte-americana viveu em Paris na década de oitenta, e conheceu Cesária Évora. Fez questão de ver o concerto de Lucibela e referiu ao jornalistas que tinha encontrado algumas semelhanças com a voz Cesária Évora. Lucibela salientou que Cesária é única, mas gostou do elogio. As duas acabaram por se conhecer nos bastidores. Dee Dee fez questão de dizer à cantora cabo-verdiana que tinha gostado muito do concerto, e da sua voz.
O Festival terminou com música mais pop. A cantora nigeriana Asa primeiro, e os catalães Doctor Prats que deixaram o recinto a dançar até ao último minuto.
O Kriol Jazz terá este ano uma segunda edição nos dias 7 e 8 de julho na ilha do Sal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.