Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
25 de Abril de 2021 às 00:30
Portugal foi o primeiro país da UE a entregar o seu Plano de Recuperação e Resiliência em Bruxelas. De facto, somos imbatíveis na hora de pedir. Mas esse nem sequer é o problema; o problema é olhar para o plano e ver apenas a continuação do trajecto patrimonialista (tradução: Estado e mais Estado) que nos impediu de crescer nos últimos vinte anos. Vêm aí mais vinte no mesmo registo?

Tudo ao contrário do plano grego, que segundo os analistas (oficiais e oficiosos) mostra uma ambição inusitada. A ideia é deixar respirar as empresas e as famílias (tradução: baixando impostos) ao mesmo tempo que se procura reformar e modernizar o Estado. Claro: como lembra o ‘Financial Times’, a Grécia tem um historial de inépcia na hora de mostrar trabalho. Mas, se conseguir desta vez, há aqui um aviso: Portugal que comece a procurar outro país para se comparar nas tabelas económicas da praxe.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Bruxelas Portugal Estado UE política
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes