page view
19 de agosto de 2025 às 08:20

Proteção Civil contabiliza 59 novos fogos. Há cinco mais preocupantes

O que sabemos até agora:

- Os incêndios continuam a não dar tréguas. No último balanço feito pela Proteção Civil, estavam no terreno mais de 2 300 operacionais nos fogos de Arganil, Sabugal, Mirandela e Montalegre;

- O incêndio em Piódão, Arganil, é o que mais preocupa as autoridades, uma vez que o combate está "extremamente difícil", segundo a Proteção Civil. O fogo, que lavra desde o dia 13 deste mês, está a ser combatido por 1434 operacionais, apoiados por 487 veículos;

- As chamas no Sabugal também não dão descanso aos moradores e aos operacionais. Este fogo conta com 383 operacionais e uma centena de viaturas;

- Segundo a Proteção Civil, o incêndio de Mirandela também é um dos fogos mais preocupantes. Para o local foram mobilizados 330 operacionais, apoiados por 112 viaturas;

- Já no incêndio de Montalegre, estão mobilizados 164 operacionais e mais de 50 meios;

- A situação de alerta foi prolongada até quarta-feira. Foi ainda ativado o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 23h40

Em Chaves fogo tem três frentes, uma arde com intensidade

O incêndio que entrou em Chaves, vindo de Espanha, tinha pelas 23h00 três frentes ativas, uma a arder com grande intensidade, com a aldeia de Bustelo a causar mais preocupação, disse, esta terça-feira, o segundo comandante sub-regional do Alto Tâmega.

Bruno Sarmento referiu que os meios estão posicionados para proteção a esta localidade e acrescentou que a frente que arde com mais intensidade é a que segue para o Santuário de São Caetano, na direção do concelho de Montalegre.

O comandante disse que esta vai ser uma noite de muito trabalho, tal como se perspetiva que aconteça durante todo o dia de quarta-feira.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 23h35

Fogo em Vila Flor mantém uma frente ativa mas perdeu intensidade

O fogo que lavra no concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança, mantém uma frente ativa, mas perdeu intensidade, estando a dirigir-se a uma área que já ardeu na segunda-feira, disse esta terça-feira o presidente da Câmara.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Lima afirmou que ainda se mantém uma frente ativa "medonha" e "bastante grande", no "fundo da aldeia" de Vale Frechoso, em Vila Flor, mas agora lavra com "muito menos intensidade" e em direção a uma área que já ardeu na segunda-feira.

O vento, que tem estado a dificultar o trabalho dos bombeiros, também acalmou, indicou o autarca.

"No concelho de Vila Flor já estamos um bocadinho mais tranquilos", referiu.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 22h55

Fogo na Pampilhosa da Serra voltou a descontrolar-se durante a tarde

O , tendo posto novamente várias aldeias em risco, disse o presidente da Câmara.

"Apesar de uma noite [de segunda para terça-feira] calma e que trouxe alguma tranquilidade e de se achar que as linhas de fogo estavam reduzidas a apenas alguns reacendimentos, esses reacendimentos originaram, novamente, grandes fogos", afirmou à agência Lusa Jorge Custódio.

Segundo o autarca, o fogo voltou a ficar descontrolado durante a tarde e o concelho continua a ter várias frentes ativas, que colocaram em risco aldeias, "algumas delas por onde o fogo até já tinha passado, mas que voltou a queimar o que não havia sido queimado".

"Enfim, é o que temos", desabafou.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 22h53

Área ardida em Chaves poderá ultrapassar os 3 mil hectares

O presidente da Câmara de Chaves disse que a velocidade de progressão do incêndio que entrou, esta terça-feira, no concelho, vindo de Espanha, foi "absolutamente excecional",

Nuno Vaz referiu que "muito provavelmente" a área ardida hoje poderá atingir os 3.000 a 4.000 hectares, um valor equivalente a um outro incêndio que atingiu o concelho em julho de 2022, percorrendo as mesmas aldeias, mas em sentido inverso.

Em 2022, a área ardida foi de 3.368 hectares.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 21h56

Fogo em Carrazeda de Ansiães com duas frentes ativas

O incêndio que deflagrou, esta terça-feira, em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, tinha pelas 21h30 duas frentes ativas, segundo o comandante dos bombeiros locais.

Em declarações à agência Lusa, o comandante Abílio Félix disse que as chamas consomem para já apenas mato e que não há habitações em perigo, embora a aldeia Seixo de Ansiães se encontre na linha de fogo.

"Ainda está longe. Esperamos que não chegue lá", vincou.

O incêndio começou por volta das 13h30, ainda arde com alguma intensidade e o combate está a ser dificultado pelo vento, acrescentou.

Às 21h30 estavam a combater as chamas 130 operacionais, apoiados por 38 viaturas.

Durante a tarde, um meio aéreo também esteve no teatro de operações.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 20h57

Aviões suecos de combate a incêndios atuaram todo o dia na zona do Sabugal

Os no Sabugal, anunciou a proteção civil, que tem ativado o protocolo de cooperação transfronteiriço com Espanha.

Em resposta à Lusa numa conferência de imprensa, esta terça-feira, realizada, o segundo comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Ribeiro, explicou que os "dois aviões médios Fire Boss que vieram da Suécia no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, começaram a atuar na manhã desta terça-feira, no teatro de operações de sabugal, onde, de acordo com a informação até às 18h30, ainda se mantêm em operação".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 20h56

Proteção Civil contabiliza 59 novos fogos. Há cinco mais preocupantes

A , nas zonas de Arganil, Sabugal, Mirandela, Montalegre e Carrazeda de Ansiães, que mobilizam mais de 2.700 operacionais.

"Neste momento temos cinco ocorrências que apresentam uma maior preocupação, algumas delas que já vêm de dias anteriores", com destaque para o caso de Piódão (Arganil) que "também já passou para o distrito de Castelo Branco", disse segundo comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Ribeiro.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 20h50

Dominado fogo no concelho de Nisa

Um incêndio em povoamento florestal que deflagrou, esta terça-feira, à tarde no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, foi dado como dominado às 20:00, revelou à agência Lusa fonte da Proteção civil.

A fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo indicou que o incêndio deflagrou na zona de Arez, tendo o alerta sido dado às 17:52.

As chamas consumiram uma área de mato, pasto e sobreiros, e não houve registo de feridos nem de habitações afetadas, adiantou.

Segundo o comando sub-regional, estiveram envolvidos no combate às chamas 129 operacionais, apoiados por 35 veículos e sete meios aéreos.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 20h49

Autoestrada 24 cortada em Chaves devido ao incêndio vindo de Espanha

A Autoestrada 24 está cortada ao trânsito na zona de Chaves, entre os nós de Vila Verde da Raia e do Casino, devido a um incêndio que atravessou a fronteira, já tocou várias aldeias e chegou à zona empresarial, disse fonte da GNR.

A fonte referiu que a A24 está cortada entre os quilómetros 01 e 07, na zona do concelho de Chaves, no norte do distrito de Vila Real.

O incêndio está a ter uma progressão rápida e aleatória, empurrado pelo vento com rajadas de atingem os 40 quilómetros por hora.

O fogo que lavra na Galiza há várias semanas entrou esta terça-feira em Chaves, em direção a Cambedo e lavrou em direção a Agrela, Torre, Couto, Vilela Seca, entrou na zona empresarial e progrediu para Outeiro Seco.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para esta ocorrência que teve início, em território nacional, às 10:25 de segunda-feira, em Vilar de Perdizes (Montalegre), estavam mobilizados, pelas 19:50, 310 operacionais, 98 veículos e dois meios aéreos.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 20h03

"Nem sempre quem está perante situações de sufoco é capaz de responder em conformidade": Presidente da República justifica postura de MAI

O e que, com as situações anteriores - como a de 2017 - "aprendeu-se uma parte, mas ainda se vai aprender muito mais".

Os jornalistas questionaram Marcelo sobre a postura da Ministra da Administração Interna de recusar responder a perguntas. "Nem sempre quem está perante situações de sufoco é capaz de responder em conformidade", foi o que respondeu o Presidente da República. 

Quando questionado sobre a hipótese de alargar a situação de alerta, Marcelo Rebelo de Sousa deixou em aberto e explicou que "apesar do vento desfavorável, a temperatura caiu muito" e que o estado dos fogos esta terça-feira "é muito menos grave que ontem, mas é aparentemente, vamos ver". 

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h31

Dominado incêndio na Lomba em Gondomar

O incêndio que deflagrou esta tarde na Lomba, Gondomar, com duas frentes ativas, já se encontra dominado desde as 19h15, mas ainda não está em fase de resolução, disse à Lusa fonte do Centro Municipal de Operações de Socorro.

As chamas obrigaram ao corte de um troço da Estrada Nacional 222 junto à zona da Avenida do Miradouro.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, o alerta foi dado às 16:36 para um "incêndio de grande intensidade" numa zona de mato.

De acordo com o 'site' da Proteção Civil, pelas 19:20, encontravam-se no combate às chamas 154 operacionais apoiados por 49 meios terrestres.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h22

Bombeiro da Covilhã ferido em acidente que vitimou colega "está estabilizado"

O bombeiro da Covilhã que sofreu ferimentos graves, no acidente de viação que vitimou mortalmente outro operacional, "está estabilizado", disse, esta terça-feira, fonte da ULS de Coimbra.

Conforme disse à Lusa fonte oficial da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, o bombeiro dos voluntários da Covilhã, transportado em estado grave e de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra foi operado ainda no domingo e "está estabilizado".

Segundo o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela de Emergência e Proteção Civil, o acidente aconteceu no domingo na aldeia de São Francisco de Assis, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, tendo vitimado mortalmente Daniel Bernardo Agrelo, de 44 anos, que foi, esta terça-feira, sepultado na localidade de Peso.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h17

Incêndio em Chaves vindo de Espanha com progressão rápida e aleatória

O presidente da Câmara de Chaves disse que o incêndio que entrou, esta terça-feira, no concelho, vindo de Espanha, tem uma progressão rápida e aleatória por causa do vento forte, tendo tocado em várias aldeias.

Nuno Vaz disse à agência Lusa que o fogo que lavra na Galiza há vários dias entrou no concelho de Chaves em direção à aldeia transfronteiriça de Cambedo, progredindo rapidamente em direção a várias aldeias como Agrela, Torre, Couto, Vilela Seca e Bustelo. O fogo aproxima-se ainda do parque empresarial, em Outeiro Seco.

"Significa que é um incêndio que está ainda em progressão, continua com muita intensidade, o vento é muito intenso e neste momento o esforço da estrutura da Proteção Civil é sobretudo proteger bens e habitações", afirmou Nuno Vaz.

O autarca apontou para uma "situação com alguma dificuldade" no Couto, onde o incêndio esteve "muito próximo de um lar".

"A nossa sensação é que o incêndio se está a comportar exatamente da mesma forma que em 2022, fazendo o processo inverso, porque na altura entrou por Butelo", referiu.

O concelho do norte do distrito de Vila Real foi atingido por um grande incêndio em julho de 2022, que percorreu as mesmas localidades que estão, agora, a ser afetadas.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para esta ocorrência que teve início, em território nacional, às 10:25 de segunda-feira, em Vilar de Perdizes (Montalegre), estavam mobilizados, pelas 19:00, 293 operacionais, 93 veículos e quatro meios aéreos.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h08

Duas frentes ativas em Gondomar obrigam a corte de estrada

Um incêndio que deflagrou esta tarde na Lomba, Gondomar, tem duas frentes ativas e obrigou ao corte de um troço da Estrada Nacional 222 junto à zona da Avenida do Miradouro, disse à Lusa fonte do Centro Municipal de Operações de Socorro.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, o alerta foi dado às 16h36 para um "incêndio de grande intensidade" numa zona de mato.

De acordo com o 'site' da Proteção Civil, pelas 19h00, encontravam-se no combate às chamas 157 operacionais apoiados por 47 meios terrestres e um meio aéreo.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h07

Fogo lavra com "grande intensidade" em Seia que tem dez aldeias confinadas

O incêndio no concelho de Seia continua a lavrar "com grande intensidade", numa altura em que o vento "está muito forte", afirmou o presidente do município, que tem neste momento dez aldeias confinadas devido às chamas.

"O incêndio [naquele concelho do distrito da Guarda] continua a lavrar com grande intensidade porque o vento está muito forte e, até ao final da tarde, vai continuar muito forte", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Seia, Luciano Ribeiro.

Segundo o autarca, o incêndio dirige-se para o parque eólico da Serra da Alvoaça, numa zona de pinhal extenso, que preocupa as autoridades.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h07

Câmara de Castelo Branco lança alerta para seis aldeias

A Câmara de Castelo Branco lançou, esta terça-feira, um alerta para seis aldeias face à evolução do fogo que entrou no município na noite de segunda-feira, na freguesia de São Vicente da Beira.

"O alerta emitido ontem [segunda-feira] para as localidades de Ingarnal, Almaceda, Paradanta, Vale de Figueira, Partida, Ribeira de Eiras, Rochas de Cima, Pereiros e São Vicente da Beira foi alargado hoje às aldeias de Mourelo e Violeiro, Louriçal do Campo, Casal da Serra, Sobral do Campo e Ninho do Açor", informou a autarquia, numa nota publicada na sua página da rede social Facebook.

Segundo o município, estão interditas à circulação a EN352, nos dois sentidos, entre o cruzamento de Vale Palaio e São Vicente da Beira, e também a EN238, nos dois sentidos, entre Lavacolhos e Castelejo.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 19h00

Incêndio em Nisa mobiliza mais de 100 operacionais e sete meios aéreos

Um incêndio que começou, esta terça-feira, a lavrar em Nisa, no distrito de Portalegre, está a mobilizar 103 operacionais, 24 meios terrestres e sete meios aéreos.

Segundo uma fonte do Comando Distrital da Proteção Civil de Portalegre, ainda estão a ser reforçados os meios no local dada a dificuldade do combate às chamas. O alerta foi dado às 17h52.

As chamas estão a consumir uma área de mato, pasto e sobreiros, adiantou.

Até ao momento, as chamas não ameaçam a população.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 18h41

Fogo no Fundão tem várias frentes ativas

O incêndio que lavra no Fundão, distrito de Castelo Branco, continua com várias frentes ativas e as mais preocupantes seguem para as localidades de Soalheira, Castelo Novo e Boxinos.

Numa nota publicada na sua página da rede social Facebook, às 18h10, a Câmara Municipal do Fundão informou que há várias frentes ativas no concelho.

"As frentes mais preocupantes encaminham-se para as localidades da Soalheira e Castelo Novo (Antenas e Castelo Velho) e, noutra vertente, para Boxinos".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 18h40

Fogo descontrola-se e leva ao confinamento de moradores de Vale Frechoso em Vila Flor

Uma frente ativa em Vale Frechoso, concelho de Vila Flor, descontrolou-se, adiantou, esta terça-feira, à Lusa o presidente da câmara, e aproxima-se da aldeia, o que já levou ao confinamento dos moradores.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Lima, referiu que a situação está a ficar complicada, com o descontrolo da única frente que estava ativa.

Para já não há habitações ameaçadas, mas teme-se que isso aconteça, devido ao vento. Ainda assim, os moradores já estão confinados na igreja, por precaução.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 18h38

Marcelo Rebelo de Sousa marca presença no funeral do ex-autarca de Vila Franca do Deão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença nas cerimónias fúnebres do ex-autarca de Vila Franca do Deão, Carlos Dâmaso, que decorre esta terça-feira.

Carlos Dâmaso, de 42 anos, morreu a tentar combater as chamas que deflagravam em Vila Franca do Deão, no concelho da Guarda. Esta foi a primeira morte provocada pelos fogos em Portugal, este ano. 

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 18h32

Chamas combatidas por 155 operacionais na Lomba em Gondomar

Um incêndio na Lomba, em Gondomar, estava a ser combatido, pelas 18h15, por 155 operacionais apoiados por 41 meios terrestres e três meios aéreos.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, o alerta foi dado para um "incêndio de grande intensidade" numa zona de mato.

O alerta foi dado aos meios de socorro às 16h36, segundo o 'site' da Proteção Civil.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 17h57

Freixo de Espada à Cinta pede ao Governo "Situação de Calamidade" para o concelho

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, pediu, esta terça-feira, ao Governo para de forma célere decretar a "Situação de Calamidade" neste concelho que foi fustigado pelo fogo do Douro Internacional.

"Foi pedido ao secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, para que o Governo decrete, com celeridade, a 'Situação de Calamidade' no concelho de Freixo de Espada à Cinta e disponibilize os mecanismos de apoio necessários aos afetados pelo incêndio que deflagrou neste concelho, na passada sexta-feira", disse à agência Lusa, este autarca do distrito de Bragança.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 17h52

Fogo na Covilhã está novamente fora de controlo

O incêndio florestal que lavra na Covilhã, distrito de Castelo Branco, está fora de controlo, um agravamento que se "deve à intensidade do vento", alertou a Câmara.

Numa comunicação na rede social Facebook, publicada pelas 17h00, o município da Covilhã lançou um "alerta de precaução" para as localidades de Coutada, Peso, Vales do Rio, Taliscas, Ourondinho, Unhais da Serra, Dominguizo e Tortosendo.

"Face à situação de fogo que se regista no concelho, informa-se que as condições no terreno se agravaram esta tarde devido à intensidade do vento e o incêndio encontra-se novamente fora de controlo".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 16h52

Incêndios levam ao corte de várias estradas nos distritos de Bragança, Castelo Branco e Guarda

Os, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Em comunicado divulgado, esta segunda-feira às 15h35, a GNR referiu que, no distrito de Castelo Branco, estão interditadas à circulação a EN 238 (nos dois sentidos), corte entre Lavacolhos e Castelejo, e a EN 352 (nos dois sentidos), corte entre o cruzamento de Vale Palaio e São Vicente da Beira.

No distrito da Guarda, são três as vias que estão interditadas: a EN 230 (nos dois sentidos), corte entre Barriosa e Covilhã, a EN 231 (nos dois sentidos), corte entre Pedras Lavradas e Cruz Fontão, e a EN233 (nos dois sentidos), corte nas proximidades de Três Povos, Quintas do Anascer, Terreiro das Bruxas e Vale da Senhora da Póvoa.

Já no distrito de Bragança está interditado à circulação o IP 2 (nos dois sentidos) entre o nó de Lodões e o nó de Trindade.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 15h59

Populares tentam controlar reacendimentos com pás e terra no Sabugal

A carregar o vídeo ...

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 15h39

Agentes da GNR e bombeiros combatem incêndio junto de habitação que estava rodeada de chamas na aldeia de Partida, em Castelo Branco

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 15h41

Bombeiros e locais tentam apagar chamas na aldeia de Pereiros em Castelo Branco

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 15h06

Moradores juntam-se aos operacionais para combater chamas descontroladas em Castelo Branco

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: CMTV

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 14h52

Fogo que lavra em Penamacor obriga a retirar pessoas de casas isoladas

O incêndio florestal em curso no Sabugal, distrito de Guarda, entrou durante a tarde de segunda-feira no concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, onde

Em declarações à agência Lusa, pelas 14h15, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, disse que o fogo entrou durante a tarde de segunda-feira no seu concelho, junto à localidade de Vale de Senhora da Póvoa.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 14h26

Seia com dificuldades por falta de meios aéreos

O concelho de Seia, no distrito da Guarda, continua a sentir dificuldades em controlar o incêndio, afirmou o presidente do município, que criticou a falta de meios aéreos para abrandar e conter as chamas.

"Estamos outra vez com dificuldades, em particular porque os meios aéreos são um martírio para os poder pôr em ação e têm desculpas que é difícil compreender para quem está no terreno que, tirando a frente de fogo, tudo o resto é céu limpo", disse à agência Lusa Luciano Ribeiro.

Para o autarca, todo o trabalho que é feito durante a noite para conter e controlar as chamas, com máquinas de rasto, sapadores e "bombeiros, que andam literalmente pendurados em ravinas para criar aceiros", acaba por não ter efeito.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 14h07

Fogo do Sabugal já passou para concelho de Penamacor

O fogo rural que lavra no Sabugal, distrito da Guarda, desde sexta-feira passou esta terça-feira para o concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, no Vale da Senhora da Póvoa.

"A situação está mais calma do nosso lado, há alguns focos de reacendimento, que estão a ser debelados na Ribeira da Nave, na Moita e no Casteleiro", indicou o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, à agência Lusa.

Segundo o presidente da Câmara do Sabugal, esta terça-feira há mais meios no terreno: "Só temos esta frente, os operacionais estão concentrados na zona sul do concelho e nota-se que há mais eficácia na atuação dos meios. Também tivemos seis meios aéreos durante a manhã, o que ajudou bastante a consolidar o perímetro do fogo."

Pelas 13h40, estavam no local 426 operacionais, 114 veículos e oito meios aéreos.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 13h34

Rede organiza manifestações no país contra incêndios e eucaliptais

A rede "Emergência Florestal/Floresta do Futuro" está a mobilizar a população para organizar protestos pelo país no final do verão contra os f

"Estamos a organizar uma iniciativa e vamos fazer várias coisas fora da época da urgência porque a situação que se vive atualmente não pode continuar. Isto é completamente fora do aceitável e do razoável e é preciso atuar", disse à Lusa um dos elementos da rede, João Camargo.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 12h51

PJ deteve mulher suspeita de atear fogo em Vila Real

Uma mulher de 61 anos foi detida pela suspeita de ter ateado na segunda-feira um incêndio em área florestal, em Vila Real, anunciou esta terça-feira a Polícia Judiciária (PJ).

O incêndio ocorreu na segunda-feira de manhã e segundo disse a PJ, em comunicado, "consumiu área de mancha florestal, constituída, maioritariamente, por mato, pinheiro bravo e carvalho, colocando em perigo, além da referida mancha florestal, alguns prédios urbanos nas proximidades, de valor consideravelmente elevado".

A Judiciária acrescentou que estes bens "apenas não foram consumidos devido à rápida deteção e subsequente intervenção dos meios de combate, nomeadamente dos bombeiros".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 12h28

Situação no Fundão é "muito instável" e com fogo longe de estar controlado

O incêndio que afeta o Fundão, no distrito de Castelo Branco, continua com vários pontos críticos e uma situação "muito instável", afirmou o presidente do município, que lamentou a falta de meios no terreno.

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Arganil e que afeta o Fundão apresenta esta terça-feira, às 12h00, várias frentes ativas naquele concelho, entre as quais uma que se estende de Vale D'Urso até ao cimo da Serra da Gardunha e outra próxima de Paradanta, numa zona de fronteira entre aquele concelho e Castelo Branco.

O autarca disse acreditar que essa problemática irá agravar-se com o avançar do dia e o aumento da temperatura. Para Paulo Fernandes, "a situação é muito grave", com vários pontos críticos num fogo "muito longe de estar controlado".

Com um perímetro de incêndio tão grande, o município apenas dispõe de uma máquina de rasto e os meios aéreos têm tido dificuldade em operar no território face ao fumo presente, explicou.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 12h20

Fogo dominado em Mirandela mas com uma frente ativa em Vila Flor

Está "completamente dominado" o incêndio no concelho de Mirandela, mas continua com uma frente ativa no concelho de Vila Flor, que agora inspira mais preocupação, adiantou à Lusa, o comandante sub-regional da Proteção Civil.

O fogo começou às 16h00 de domingo, em Frechas e Valverde da Gestosa, concelho de Mirandela, mas alastrou-se, segunda-feira, aos concelhos de Vila Flor e também de Alfândega da Fé, todos no distrito de Bragança.

Segundo o comandante sub-regional de Trás-os-Montes, Noel Afonso, o concelho que agora inspira mais preocupação é o de Vila Flor, com uma frente ativa em Vale Frechoso, aldeia que segunda-feira estava na mira do fogo.

Quanto a Santa Comba da Vilariça, a localidade que fica a sete quilómetros de Vale Frechoso, e que durante a noite foi bastante fustigada pelo fogo, as coisas estão "controladas".

No concelho de Alfândega da Fé, mais concretamente Vilares da Vilariça, que esteve rodeada pelas chamas, também o incêndio foi apagado.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 11h35

Beata de cigarro na origem de fogo de segunda-feira no concelho de Leiria

no concelho de Leiria que levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 113, anunciou esta terça-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Na sua página no Facebook, o Comando Territorial de Leiria da GNR informou que na Gordaria, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, "uma 'pirisca' de cigarro atirada para o chão originou um incêndio que destruiu 5,6 hectares de floresta e matos, obrigou ao corte da EN 113 e mobilizou vários meios da GNR".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 11h30

Alargado até 30 de novembro prazo para proposta sobre substituição urgente do SIRESP

O deste ano o prazo para a conclusão por uma equipa multidisciplinar de um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do SIRESP, segundo um despacho esta terça-feira publicado em Diário da República.

O prazo inicial para a apresentação do relatório tinha terminado no final de julho.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 11h28

Situação mais calma no incêndio da Pampilhosa da Serra tem facilitado combate

O incêndio que deflagrou em Arganil e que está na Pampilhosa da Serra está "mais calmo", face à humidade e descida de temperatura durante a noite, que facilita o combate, disse o presidente da Câmara.

"Felizmente, tivemos uma noite com mais humidade e, portanto, com maior facilidade no combate ao incêndio", afirmou à agência Lusa o presidente do município da Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 10h58

Fogo em Montalegre tem uma frente ativa a ceder aos meios

O na zona de Montalegre tem esta terça-feira uma frente ativa, com os trabalhos a "evoluir muito favoravelmente", disse o comandante das operações de socorro (COS).

Hernâni Carvalho disse à agência Lusa que o fogo, que na manhã de segunda-feira entrou em território nacional na zona de Montalegre, "tem uma frente ativa, a ceder aos meios e com os trabalhos a evoluir favoravelmente".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 10h50

Homem de 74 anos detido na Mêda por fogo florestal fica em prisão preventiva

O homem de 74 anos detido pela Polícia Judiciária (PJ) no sábado, na Mêda, no distrito da Guarda, por suspeitas do, ficou em prisão preventiva.

O suspeito, que tem antecedentes criminais por outro tipo de crimes, foi presente ao Tribunal da Guarda na segunda-feira, para primeiro interrogatório judicial, tendo o juiz determinado a prisão preventiva como medida de coação, disse à agência Lusa fonte do Departamento de Investigação Criminal da Guarda.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 10h45

Pescadores da Figueira da Foz mobilizam-se para ajudar a comprar meio aéreo

Os para o combate aos fogos, revelou esta terça-feira o armador de pesca de cerco António Lé.

"Estamos sempre disponíveis para ajudar, dispensando ajuda, e, neste contexto generalizado, nós abdicamos de parte daquilo que é a receita das nossas casas, abdicamos de parte do nosso pão, para tentar confortar aqueles que tanto estão a sofrer nesta altura. Se o país carece de meios aéreos, há muito tempo que já se devia ter pensado nisso e isto não é uma crítica: é um apelo", destacou.

Em declarações à agência Lusa, o antigo presidente da cooperativa de produtores Centro Litoral explicou que o objetivo passa por comprar pelo menos um meio aéreo novo e não em segunda mão, porque "a vida humana e os prejuízos causados a todos os populares não tem preço".

A mobilização dos pescadores da Figueira da Foz começou na segunda-feira, dia em que conseguiram juntar 1.200 euros.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 10h41

Chamas em Castelo Branco próximas de Vale de Figueira mas longe das casas

O incêndio que deflagrou em Arganil e que entrou na segunda-feira em , afirmou o presidente da Câmara Municipal, referindo que as projeções têm sido um problema.

Durante a noite, o incêndio afetou algumas arrecadações e casas devolutas na localidade de Paradanta, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, referindo que a autarquia não tem conhecimento de qualquer casa de primeira ou segunda habitação afetada pelo fogo nesta ou noutra localidade.

Face à diminuição da temperatura durante a noite, o incêndio perdeu intensidade, mas encontra-se próximo da localidade de Vale de Figueira, onda ainda "não há risco às casas, mas anda próximo".

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 10h10

Prisão preventiva para suspeito de oito crimes de incêndio florestal no Oeste

Um homem ficou em prisão preventiva depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) por , na Serra de Todo o Mundo, entre o Cadaval e Caldas da Rainha, foi esta terça-feira anunciado.

O homem, de 39 anos, é suspeito de usar "chama direta para atear os fogos, agindo por motivos fúteis", explica a PJ em comunicado.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 10h01

Incêndio em Mirandela conta com um frente ativa e vários focos quentes

O incêndio que deflagrou em Mirandela conta com uma frente ativa neste momento e vários focos quentes dispersos.

Devido às chamas o IP2 entre Bornes e Lodões e o EN214 entre Vale Fechoso e Benlhevai continuam cortadas. 

Pelas 09h58, as chamas estavam a ser combatidas por 345 operacionais, 113 viaturas e três meios aéreos. 

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 09h21

Castanha dos Soutos da Lapa em risco devido aos incêndios

Oitenta por cento da castanha dos Soutos da Lapa, denominação de origem protegida (DOP) da variedade Martaínha, ardeu nos mais recentes incêndios e deixa em risco a produção.

Os prejuízos, disse um responsável à agência Lusa, são de 25 milhões de euros para estes concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, mas também Vila Real.

"Podemos estar a falar em mais de 80% da área afetada, só dos castanheiros Martaínha, entre cinco a seis mil hectares. Isto é uma brutalidade e coloca em risco a DOP dos Soutos da Lapa", afirmou José Gomes Laranjo.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 09h07

Castelo Branco ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil após ser atingido por incêndio que lavrava no Fundão

A Câmara de Castelo Branco , após o concelho estar a ser atingido por um incêndio rural de grandes dimensões, que lavrava no concelho vizinho do Fundão.

Numa nota publicada na rede social de Facebook, o município de Castelo Branco explicou que a decisão foi tomada após uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil realizada ao final da noite de segunda-feira.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 08h17

Mais de 2 300 operacionais nos fogos em Arganil, Sabugal, Mirandela e Montalegre

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse esta terça-feira à agência Lusa que os incêndios em Arganil, Sabugal, Mirandela e Montalegre mobilizam e devem continuar ativos durante esta madrugada.

Pelas 03h30, os incêndios do norte centro de Portugal Continental mobilizavam no total 2.319 operacionais e 744 veículos.

Terça-feira, 19 de agosto de 2025 às 08h16

Mais de 80 concelhos em perigo máximo de incêndio

do interior norte e centro e Algarve continuam esta terça-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em perigo máximo de incêndio mais de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8