Camião dos irmãos Ferreira, em Pombal, é paragem obrigatória para quem vem do Norte do País.
Alegria, comida e música para os fiéis que vão até Fátima
Há já 26 anos que os peregrinos oriundos do Norte do País fazem uma pausa na Redinha, junto a Pombal, no IC2, onde os irmãos Ferreira estacionam o camião.
Para além do apoio a nível alimentar (sandes de presunto, chouriço e carne assada) , também há animação musical. Há seis anos que elementos da banda Toka & Dança se juntam à comitiva e animam os peregrinos. "É a nossa peregrinação, ajudar um pouco estas pessoas", disse Rafael Monteiro, um dos músicos participantes.
Há 27 anos, quando José Ferreira cumpriu a peregrinação a pé de Marco de Canaveses até Fátima, decidiu que iria continuar a ajudar outros peregrinos nos anos seguintes.
Este ano, José e o irmão António voltaram a encher o camião de bens dos seus armazéns - exploram uma cadeia de supermercados - e, na quarta-feira, fizeram-se à estrada, às três da manhã, para cumprir três horas de viagem até ao destino. Desde esta quinta-feira que prestam apoio aos fiéis. Esta sexta-feira regressam a casa.
"São dois dias de alegria; dos melhores do ano", diz José Ferreira. "Estamos a encaminhar os nossos filhos para que, no dia em que não possamos, sejam eles a assumir o projeto", diz.
Este ano, a iniciativa familiar teve início na segunda-feira, quando os irmãos e amigos começaram a juntar os bens no camião. "Temos uma lista de um ano para o outro, para sabermos o que temos de levar", revela António Ferreira.
O objetivo, garante, não é financeiro. "Estamos aqui com o coração. O que queremos é ajudar os peregrinos", disse.
Os peregrinos agradecem a ajuda. À chegada ao camião, muitos são os que vêm de ar cansado e cabisbaixo, mas basta que se ouçam as primeiras notas musicais para animar alguns.
"Quando chegamos aqui já não dói nada. Passa tudo, os pés deixam de doer, e queremos é animação e dança", disse Tânia Costa, de Viseu. De Lordelo, Paredes, vinha o grupo de Julieta Marujo.
"Há uma adrenalina em nós quando chegamos aqui - é a esperança que já falta pouco para chegar", disse. "Quem chega aqui, consegue ir até Fátima", garantiu.
Pormenores
Carabinieri em Fátima
Elementos da agência policial italiana Carabinieri vão integrar o dispositivo de segurança das peregrinações de 13 de maio, anunciou esta quinta-feira o ministro da Administração Interna.
Marcelo recebe cardeal
O cardeal filipino D. Luis Antonio Tagle, que preside à peregrinação de 13 de maio deste ano, é esta sexta-feira recebido pelo Presidente da República.
Caminhos no Cartaxo
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, percorre esta sexta-feira o caminho entre Valada do Cartaxo e Porto de Muge, que integra os percursos de dupla sinalização dos Caminhos de Fátima e de Santiago.
Hospital contribui
O Centro Hospitalar do Médio Tejo, cuja área de abrangência inclui Fátima, ofereceu aventais descartáveis, compressas, ligaduras, pensos rápidos e medicamentos aos escuteiros do Agrupamento 65 de Torres Novas, cujo posto de apoio, na Chancelaria, inicia esta sexta-feira atividade às 15h00.
PSP aconselha peregrinos
A Polícia de Segurança Pública (PSP) tem, desde segunda-feira, vários agentes no terreno com especial atenção à viagem a pé de milhares de fiéis até ao Santuário de Fátima.
O objetivo da operação passa por "garantir a segurança dos peregrinos através da colocação de meios em determinadas zonas de visibilidade acrescida", começa por explicar ao CM Tiago Mota, comissário da PSP.
De acordo com este responsável, a polícia fará também "o acompanhamento dos próprios peregrinos". Para que tudo corra da melhor forma e sem qualquer tipo de acidente, a PSP deixa conselhos aos fiéis: "utilizem passadeiras, berma ou passeios, e sempre em fila indiana, no sentido contrário ao do trânsito", alerta Tiago Mota.
As autoridades pedem ainda aos peregrinos que vistam coletes refletores, quer seja de dia ou de noite, de forma a que os condutores consigam identificá-los.
A PSP apela igualmente aos fiéis que não usem auscultadores durante a caminhada, devendo ainda evitar o uso do telemóvel, pois podem provocar distrações fatais.
A PSP recomenda, por último, que os peregrinos realizem a caminhada sempre acompanhados, sobretudo à noite, e que não passem em sítios e locais onde seja proibida a circulação de peões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.