page view

Analgésico que desapareceu em Portugal é o mesmo que matou Prince em 2016

Mais de quatrocentas doses do potente medicamento estão em parte incerta, segundo o Infarmed.

07 de março de 2019 às 18:53
A carregar o vídeo ...

Desapareceram 430 unidades de analgésico 50 vezes mais potente que heroína

O potente analgésico, Fentanilo Basi, que desapareceu de um distribuidor português é o mesmo medicamento que matou Prince em 2016.

Foi uma overdose deste medicamento que matou Prince. O artista terá usado um medicamento legal em doses excessivas, mas existem variações produzidas em laboratórios clandestinos que são traficadas como droga.

Estão em parte incerta 430 unidades deste medicamento opiáceo, pelo menos 100 vezes mais forte do que a morfina e com efeitos muito superiores à heroína, droga da mesma família, há muito ilegalizada.Segundo o Infarmed, o caso abrange 430 unidades do medicamento Fentanilo Basi, solução injetável, 0,05 mg/ml, ampola - 10 unidade(s) - 5 ml, que desapareceram de um distribuidor por grosso de medicamentos de uso humano em Portugal, e estão já em curso "ações inspetivas ao circuito do medicamento".Presente em 98 medicamentos em Portugal Em Portugal, o fentanilo é o princípio ativo de 98 medicamentos listados pelo Infarmed. Aparece em várias apresentações, desde comprimidos, bisnagas de gel, spray nasal ou adesivos. O seu uso aparece sempre associado ao tratamento da dor, em casos muito graves.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8