page view

Líderes empresariais alertam que IA aumenta riscos de cibersegurança

Relatório do WEF apela a esforços para responder a estas ameaças através da troca de dados de inteligência e da padronização de medidas de segurança.

12 de janeiro de 2026 às 13:03

Líderes económicos alertam, no estudo anual do Fórum Económico Mundial, que a inteligência artificial (IA) está a aumentar os riscos de cibersegurança a uma taxa sem precedentes, e a geopolítica desempenha um papel cada vez mais significativo nessas ameaças.

O relatório sobre perspectivas globais de cibersegurança, publicado uma semana antes da abertura do tradicional encontro de líderes políticos e económicos em Davos, na Suíça, indica que 87% dos 804 executivos de 92 países entrevistados para o relatório receiam um aumento nas vulnerabilidades relacionadas à IA.

Entre as principais preocupações para 2026, 34% cita violações de dados ligadas à IA generativa e 29% estão preocupados com o avanço das capacidades dos concorrentes.

Ao mesmo tempo, os líderes empresariais entrevistados, quase unanimemente (94%), consideram a IA a força mais decisiva na cibersegurança no próximo ano, o que influenciou o aumento da percentagem de empresas que utilizam essa tecnologia nos sistemas de proteção, de 37% para 64%.

O relatório também revela uma crescente influência das tensões geopolíticas na cibersegurança corporativa, visto que 64% dos executivos entrevistados levam em consideração ataques com motivação política nos sistemas de prevenção.

Existe também o receio de que os governos não estejam suficientemente preparados para lidar com ciberataques, visto que 31% dos entrevistados expressaram pouca confiança na capacidade dos países de gerir estes incidentes.

O Fórum Económico Mundial (WEF, na sigla em inglês) também destaca no relatório que a fraude cibernética se tornou uma "ameaça global generalizada" para as empresas.

O relatório do WEF, preparado em conjunto com a consultora Accenture, apela a esforços coordenados para responder a estas ameaças, através da troca de dados de inteligência, da padronização de medidas de segurança e do investimento em capacidades para garantir que todas as empresas possam beneficiar de um ambiente digital mais seguro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8