page view

O seu parceiro não quer ter sexo consigo? Especialista apresenta cinco razões e ter um caso não é uma delas

Segundo Tracey Cox, num terço dos casais que procuram terapia por causa das diferenças de desejo sexual, a mulher quer mais sexo do que o homem.

25 de abril de 2024 às 08:20

A vida sexual com o seu companheiro já não é a mesma? Está preocupada que ele já não a deseje ou que esteja com outra mulher? Tracey Cox, uma terapeuta sexual, apresenta cinco motivos para os homens não se interessaram tanto pelo sexo conforme os anos vão passando. 

Segundo Tracey Cox, num terço dos casais que procuram terapia por causa das diferenças de desejo sexual, a mulher quer mais sexo do que o homem.A especialista diz ainda que a crença de que os homens pensam e desejam sexo constantemente é falsa e que prejudica a autoestima das mulheres, quando o parceiro evita as relações sexuais.

Problemas com a ereção

"Se uma mulher me confessar que o companheiro está subitamente a evitar o sexo e não quer falar sobre isso, a minha primeira pergunta é: 'Que idade tem ele? Se ele tiver mais de 40 anos, suspeito que as dificuldades de ereção estejam relacionadas com isso. Se ele tiver mais de 50 anos, garanto que é esse o caso", diz ao Daily Mail. 

De acordo com Tracey Cox, muitos homens sentem-se envergonhados por terem dificuldades na ereção e que por isso tendem a evitar a intimidade com as parceiras. "Muitos homens preferem não ter relações sexuais a ter de lidar com um pénis que 'não funciona'. Para a maioria dos homens, sexo significa colocar o pénis em alguma coisa", afirma. 

Pouco desejo sexual 

Tracey Cox refere que muitas mulheres assumem o pior quando deixam de ter intimidade com o companheiro: que há uma outra mulher ou que já não há amor. Mas o sexo extraconjugal é raramente a razão pela qual um homem perde o desejo sexual pela sua parceira.

"A verdade é que os homens não têm, por natureza, um desejo sexual mais elevado do que as mulheres: é um estereótipo. O desejo é uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos e sociais que variam muito entre indivíduos, independentemente do sexo", vinca.

Ele pensa que está a ser gentil

Outro motivo pelo qual o seu companheiro não a procura para as relações sexuais poderá estar relacionado com a relação que ele recebeu quando era criança. Por respeito às mulheres ou por terem vivido numa família onde o pai tinha diversos casos, alguns homens acreditam que não devem ser eles a procurar as companheiras para os atos sexuais. 

"Isto também pode acontecer aos homens se a sua mãe tiver sido maltratada por homens. A mensagem que ela transmite (deliberada ou inconscientemente) é que o desejo sexual dos homens é prejudicial para as mulheres. O filho esforça-se então por diminuir o seu e sente vergonha se não o conseguir", diz a terapeuta. 

Stress e depressão

Um estudo revela que um em cada cinco homens diz que a sua libido é baixa porque está demasiado stressado com o trabalho."O que muitas pessoas fazem quando estão stressadas é beber álcool, o que afeta a produção de testosterona, a principal hormona responsável pelo nosso desejo sexual", informa. 

O stress pode acabar por levar à depressão, o que leva ao uso de medicamentos antidepressivos. Estes também tendem a baixar a libido. 

Falta de autoestima

Há uma discussão constante sobre a imagem corporal feminina e o seu impacto no desejo sexual. Mas os homens também se debatem com sentimentos de atratividade e também podem desenvolver problemas com a autoestima.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8