Portugueses podem tornar mais saudáveis as receitas em que baseiam as refeições do dia a dia.
1 / 4
Há sabores que nos acompanham desde a infância, há receitas que fazem parte do nosso dia a dia pela rapidez da confeção e há pratos que se guardam para a mesa de domingo e outros dias especiais. Portugal tem uma gastronomia rica e os sabores típicos que a compõem "não são necessariamente prejudiciais para a saúde", mas há sempre forma de melhorar e equilibrar as refeições, defendendo a saúde.
Primeiro, é preciso ter em conta que dentro do País cabem muitas tradições. "No Norte, os pratos poderão estar mais carregados de enchidos e, portanto, serem menos saudáveis. No Algarve, já serão mais leves e à base de peixe, pelo que tudo depende do prato típico a que nos referimos", explica ao CM a nutricionista Maria João Ibérico Nogueira.
Prato a prato, é possível corrigir alguma da carga prejudicial da refeição, sem lhe retirar o sabor e a qualidade. A sopa de legumes, um hábito mantido por muitas famílias portuguesas, "quanto mais legumes tiver e menos azeite ou sal tiver, melhor", refere a especialista, sublinhando que "a sopa é o menor dos nossos problemas".
Nos acompanhamentos, o arroz de tomate é um clássico. "É uma excelente opção nossa juntar legumes ao arroz, seja tomate, grelos ou espinafres. É em tudo saudável, desde que se utilize pouco azeite na confeção", afirma Maria João Ibérico Nogueira. Se o prato principal passar pelo bacalhau com natas, a nutricionista aconselha a "utilizar natas light, já que sempre têm menos gordura, e acompanhar a refeição com salada ou legumes, obrigando assim a comer menos bacalhau".
Se o calor apertar e a vontade passar por uma salada russa, é verdade assente "que este prato é em tudo saudável, não fosse a maionese". A nutricionista propõe duas hipóteses: "Ou comemos só temperada com azeite, ou fazemos uma maionese caseira e sem óleo". Pode ser feita juntando um ovo, uma colher de chá de mostarda, sal e pimenta, misturando tudo com a varinha mágica. "Depois, é só adicionar um pouco no prato e temos uma salada russa saborosa", conclui.
Vida social cria maior dificuldade
"Penso que a maior queixa que tenho por parte das pessoas é a vida social", afirma, elaborando: "Temos por hábito reunirmo-nos sempre à volta de uma mesa, seja por boas razões, como os casamentos e aniversários, ou por más. A vida social envolve sempre muita comida." Daí que a maior dificuldade reportada seja a de manter "uma alimentação saudável nesses momentos".
Mas também há hábitos que vêm por bem, como os "da sopa de legumes, da salada mista ou legumes a acompanhar a carne e o peixe e os hidratos, como o arroz e a massa, que são uma grande ajuda".
Cozido à portuguesa tem um "super alimento" mas perde nos enchidos
"Podemos comer de tudo"
Apesar de se considerar um bom garfo, Helena Isabel tem vários cuidados com a alimentação, de forma a manter uma boa forma. "Ligo à tabela nutricional mas não a sigo à risca. Ingiro algumas quantidades de proteína, hidratos de carbono e pouca quantidade de gordura", conta.
Segundo a vencedora da 6ª edição da ‘Casa dos Segredos’, "podemos comer de tudo, desde que seja de uma forma equilibrada". E deixa alguns conselhos: "Há uns batidos muito bons que já vêm pré-preparados e me deixam saciada".
Helena Isabel garante que das poucas coisas que evita no seu dia a dia são fritos e gorduras. Quando comete algum excesso, afirma, compensa nas refeições seguintes. De resto, a jovem garante que, de vez em quando, não resiste a uma boa feijoada, uma vez que não abdica do prazer de comer os seus pratos favoritos.
PORMENORES Melhorar o arroz doce
"O arroz doce é, de todos os doces, o que tem menos açúcar. Para o melhorar, pode trocar o açúcar por stevia ou especiarias e mel. Em vez de leite, bebida de coco", diz a nutricionista.Dicas nas redes sociais
Os nutricionistas procuram reforçar cada vez mais a proximidade com os utentes, de forma a motivarem a adesão ao plano alimentar traçado. As redes sociais são uma ferramenta usada para dar dicas mais saudáveis. A nutricionista Maria João Ibérico Nogueira aposta no Instagram, ilustrando com fotografias as suas sugestões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.