José Carlos Castro, Pedro Mourinho, Ângela Gonçalves Marques e Daniela Polónia conduzem noite especial.
1 / 6
Com uma emissão que conta com seis estúdios, soluções tecnológicas inovadoras (para acompanhamento permanente e interativo dos resultados), envolvendo todos os pivôs da CMTV e vários jornalistas no terreno e em direto de todas as sedes de campanha, o canal do Correio da Manhã está a preparar a sua maior operação de sempre para um ato eleitoral, com vista às Legislativas do próximo dia 10 de março.
A dirigirem os destinos desta emissão especial estarão José Carlos Castro, Pedro Mourinho, Ângela Gonçalves Marques e Daniela Polónia. São várias horas de emissão, com reportagens permanentes e toda a análise e comentário político a cargo dos comentadores da CMTV. Sobre aquilo que os telespectadores podem ver em casa, José Carlos Castro destaca, "em primeiro lugar, a projeção dos resultados logo no fecho das urnas [a cargo da Intercampus] com o rigor a que a CMTV habituou os portugueses". Esse será "o primeiro passo para uma emissão dinâmica onde o espectador ficará a saber tudo o que está a acontecer". "Vai ser uma emissão como nunca se fez, a todos os níveis. Teremos todos os meios envolvidos para facilitar ao máximo a ‘leitura’ dos resultados destas eleições. Teremos dezenas de diretos no exterior, cobertura total dos resultados ao segundo, com meios digitais e gráficos. Toda a CMTV está envolvida. Toda mesmo", garante. Ângela Gonçalves Marques, por seu turno, sublinha "a rapidez na informação" e promete "a melhor análise à decisão que sai da ida às urnas". Já Daniela Polónia deixa a ambição: "Procuramos sempre fazer mais e ainda melhor do que aquilo que fizemos anteriormente".
Pedro Mourinho em ‘estreia’
Se José Carlos Castro, Ângela Gonçalves Marques e Daniela Polónia já são rostos habituais nas noites eleitorais da CMTV, Pedro Mourinho vai fazer a sua estreia, ele que se juntou ao projeto televisivo do Correio da Manhã em setembro de 2022. Depois de ter sido enviado especial à Ucrânia e de mais recentemente ter assumido o ‘Grande Jornal da Noite’, o jornalista destaca a importância da noite eleitoral que "só acontece de quatro em quatro anos", e "que define o futuro" do País. "É a minha primeira vez numa noite eleitoral da CMTV. Diria que, à partida, o que espero ver na emissão enquanto participante na mesma, é aquilo a que já habituámos as pessoas, os primeiros a dar resultados, os primeiros nas reações, um dinamismo inabalável e uma projeção de resultados que costuma ser avaliada, no fim das contas feitas, como das mais rigorosas e certeiras, senão a mais".
Meses de preparação
Para assegurar que nada falha no decorrer da emissão das eleições de 10 de março, a noite das legislativas da CMTV está a ser delineada há largos meses. Os preparativos estenderam-se também aos principais pivôs da emissão e aos outros rostos da CMTV envolvidos na operação, como Francisco Penim, João Ferreira, Janete Frazão, Sara Carrilho e Rui Pedro Vieira. "A preparação de uma noite eleitoral desta dimensão começa meses antes. Todos têm que saber bem o papel a desempenhar na emissão. Cada qual tem que ser o melhor ‘especialista’ no lugar que ocupar nesta emissão", explica José Carlos Castro. "O nosso trabalho diário faz com que tenhamos que estar a par de toda a atualidade. Para uma noite eleitoral é essencial conhecer os protagonistas, os programas, as promessas e todos os cenários que podem acontecer com os resultados das eleições", acrescenta Ângela Gonçalves Marques. Pedro Mourinho lembra que "o essencial é perceber que umas eleições, quaisquer umas, têm uma espécie de argumento, como se tratasse de um guião da noite eleitoral até chegarmos a um desfecho" e que "o trabalho dos jornalistas" é saber pôr "as perguntas certas aos comentadores, mostrar todos os números e dar conta de todas as novidades que forem surgindo".
Adrenalina ao máximo
Entre a veterania de José Carlos Castro e Pedro Mourinho e a juventude de Ângela Gonçalves Marques e de Daniela Polónia, uma opinião é comum aos quatros: fazer uma emissão eleitoral em direto, proporciona uma adrenalina única. "Pessoalmente, entendo cada momento ou cada emissão com a mesma seriedade e empenho, mas uma noite eleitoral exige muito mais do que um ‘normal’ telejornal. São muitas horas de concentração máxima. A satisfação acontece quando chegas ao final e sentes que fizeste o teu melhor e tens a certeza de um bom resultado nas audiências", refere José Carlos Castro, enquanto Pedro Mourinho reconhece que uma emissão eleitoral "é das coisas mais importantes em que se pode participar enquanto profissional de televisão". "Seja como apresentador ou jornalista na sede de um partido. Isso deve orgulhar-nos como profissionais, ter uma oportunidade destas". Ângela Gonçalves Marques prefere destacar que esta "é uma noite decisiva" e que "levar aos portugueses tudo o que acontece, melhor e primeiro, é uma grande responsabilidade". Já Daniela Polónia, reconhecendo que "esta é aquela emissão em que é mesmo impossível ter um alinhamento fechado", assume: "Gosto muito da adrenalina de estar em direto e de ir avançando ao ritmo dos resultados e das reações".
De referir que a operação especial das eleições tem acompanhamento online e nas redes sociais do CM e da CMTV.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.