page view

Príncipe Harry está em Londres para o julgamento contra o jornal britânico 'Daily Mail'

Duque de Sussex acusa o jornal de violar repetidamente a sua privacidade e a da família.

19 de janeiro de 2026 às 18:11

O príncipe Harry fez esta segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira aparição no Tribunal Superior de Londres, no arranque do julgamento movido contra a editora do jornal britânico 'Daily Mail', acusado de recolha ilegal de informações.

O duque de Sussex chegou ao tribunal pouco antes da abertura da sessão, vestindo um elegante fato azul-marinho, com gravata a condizer e camisa branca, acenando brevemente aos presentes antes de entrar.

Harry integra um grupo de figuras públicas que moveram uma ação judicial contra a Associated Newspapers Limited (ANL), responsável pelo 'Daily Mail' e 'Mail on Sunday'. Entre os queixosos estão Sir Elton John, o marido David Furnish, a baronesa Doreen Lawrence, o ex-político Sir Simon Hughes e as atrizes Sadie Frost e Elizabeth Hurley.

O grupo acusa a editora de ter recorrido, ao longo de vários anos, a práticas ilegais para obter informações privadas, incluindo: contratação de investigadores para instalar escutas em automóveis, acesso indevido a registos confidenciais e interceção de mensagens e chamadas telefónicas privadas.

Os queixosos deverão apresentar provas ao longo do julgamento, que se prevê durar cerca de nove semanas. Espera-se que Harry preste depoimento na quinta-feira, enquanto Sir Elton John e David Furnish irão testemunhar remotamente.

Os sete queixosos afirmam que a ANL manteve um esquema "claro, sistemático e sustentado" de recolha ilícita de dados privados. A ação foi iniciada em 2022, com documentação onde se citavam dezenas de jornalistas e editores envolvidos.

A ANL tentou impedir que o caso avançasse, alegando prescrição, mas o juiz Nicklin recusou o pedido em novembro de 2023, afirmando que os autores tinham uma "perspetiva real" de provar que a editora ocultou elementos que teriam permitido recorrer mais cedo aos tribunais.

No caso particular de Harry, as alegações envolvem 14 artigos publicados entre 2001 e 2013, que incluíam informação privada obtida de forma ilegal, segundo o seu advogado, David Sherborne.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8