Só Cristiano Ronaldo está à altura do desafio de ser campeão do Mundo. Temos mais três ou quatro jogadores de classe, nada mais.
1 / 18
Já não chega chamar-lhe rei. Este Ronaldo da Rússia atinge a dimensão de Deus. Deus Ronaldo. Um gigante entre pequenas criaturas tementes aos seus dotes, poderes e humores. Não há nuvem como a de um Mundial para se cunhar uma lenda. Este jogo com a Espanha coloca Ronaldo no altar mais elevado desta religião global.
Ronaldo atingiu a imortalidade. Três golos num jogo maravilhoso, no qual Portugal deixa claras as suas imensas fraquezas, perante uma Espanha que só treme se pressionada ainda no seu meio-campo. A maioria dos nossos titulares não teria um lugar nos 23 de Espanha. Porém, com a crença, classe e liderança de Ronaldo, quem vai lembrar-se das faltas de classe e maturidade de Gonçalo Guedes, das faltas de peso e estoicismo de Bernardo Silva, da falta de pernas de Moutinho e até de Pepe? Quem irá lembrar-se de outra coisa se não de Ronaldo a pairar imperial sobre os céus da Rússia?
Com estes três golos sobre a Espanha, Ronaldo faz mais pela imagem de Portugal, enquanto Nação soberana, do que todos os discursos de Marcelo Rebelo de Sousa em todos os 10 de Junho dos seus dois afetuosos anos de mandato.
Portugal está na frente do marcador desde os 4’, quando Ronaldo arranca um penálti a Nacho e marca exclamativo sobre um De Gea provocador. De Gea fixou o olhar em Ronaldo junto à marca de penálti. Vai pagar cara a ousadia.
Em vantagem, Portugal aceita a superioridade espanhola e lança contra-ataques terríveis. Num, aos 22’, Guedes desperdiça o 2-0. A noite está de Ronaldo e de mais nenhum descendente de D. João II. Logo de seguida a Espanha empata, com Diego Costa a acotovelar Pepe antes de rematar para golo.
O domínio espanhol acentua-se. Portugal não consegue ter bola. Isco remata à barra, a bola desce mas a sorte dita que não entre. Antes do intervalo, o castigo ao iconoclasta De Gea: Ronaldo remata forte, mas à figura. De Gea põe mal as mãos e entrega um cisne alado, que Ronaldo não merece menos.
Na segunda metade, de novo o domínio espanhol. Portugal com várias peças sem classe para segurar a bola. Aos 55’, a Espanha empata naturalmente, com uma bola parada a sobrevoar a área e Busquets a recruzar para novo golo de Diego Costa. Logo depois, a Espanha coloca-se a vencer pela primeira vez, com um bom remate de Nacho.
Todos os dedos já apontam a Espanha vencedora, quando Ronaldo arranca uma falta frontal a Piqué. O livre é um momento sublime. Ronaldo fecha e reabre os olhos, parte para a bola e dita a alegria para o Povo com um extraordinário remate ao ângulo.
Árbitro
Corajoso
Poderá falhar na análise ao cotovelo de Diego Costa na cara de Pepe. Mas é de coragem marcar um penálti à poderosa Espanha, logo no início do jogo. No balanço, dignificou a arbitragem com uma elevada percentagem de boas decisões.
Mais
Um gigante rodeado de anões
Ronaldo não deixa espaço para outros elogios. Nem os seus colegas conseguem fazer por os merecer. Vamos esperar que a equipa cresça nos próximos jogos. Agora, a impressão que fica é muito negativa. Assim como se um gigante andasse pelo campo rodeado de anões.
Menos
Guedes nunca entrou no jogo
Guedes e Bernardo Silva são os que mais precisam de crescer. Péssimos jogos! Em especial o de Gonçalo Guedes. O jovem avançado podia bem ficar a jogar até de manhã que nunca entraria no jogo. Há dias assim. É preciso analisar o que correu mal e melhorar. Melhorar muito. Ou não iremos longe.
"Nunca virámos a cara à luta"
Com os três golos marcados à Espanha, Cristiano Ronaldo tornou-se no quarto jogador a marcar em quatro Mundiais seguidos (depois do brasileiro Pelé e dos alemães Seeler e Klose), e igualou Puskas como o segundo melhor goleador por seleções, com 84 golos.
"Acredito sempre em mim, trabalho para isso, mas quero frisar a resposta da equipa. Estávamos em desvantagem e nunca virámos a cara à luta", disse no final do jogo.
"O empate é justo. A Espanha teve a posse de bola, mas Portugal teve boas oportunidades. Foi um resultado bom para nós. A equipa sacrificou-se bastante. Jogámos contra uma das favoritas. Vamos acreditar até ao fim", disse ainda o capitão da seleção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.