page view

17 anos depois, adesão da Macedónia do Norte à União Europeia vai finalmente ser discutida

Albânia está à espera há oito anos, mas candidatura também vai entrar em fase de análise.

19 de julho de 2022 às 08:52

Os Estados-membros da União Europeia começaram esta terça-feira a analisar as candidaturas da Albânia e Macedónia do Norte de adesão à organização europeia. O "momento histórico" foi assinalado numa cerimónia na Comissão Europeia, com a presidente Ursula Von der Leyen e os primeiros-ministros dos dois países candidatos.

A abertura das negociações, que Skopje e Tirana há muito aguardavam, ocorre depois de a Macedónia do Norte ter assinado no domingo um protocolo bilateral com a Bulgária, que permitiu desbloquear um longo impasse que afetava também a Albânia, tendo os 27 dado na segunda-feira 'luz verde' para a celebração das primeiras reuniões intergovernamentais, que decorrem hoje em Bruxelas, com um significado meramente político, mas que lançam oficialmente as negociações.

"Que momento histórico. Hoje, a Albânia e a Macedónia do Norte abrem negociações de adesão com a UE. Este é o vosso sucesso, é o sucesso dos vossos povos. Trabalharam arduamente para chegar aqui. Mostraram tanto compromisso com os nossos valores, demonstraram resiliência e mantiveram fé no processo de alargamento", disse Von der Leyen, dirigindo-se aos primeiros-ministros da Macedónia do Norte, Dimitar Kovacevski, e da Albânia, Edi Rama.

A notícia foi avançada por Ursula von der Leyen no Twitter, onde promete que o processo será rápido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8