Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Proibido fumar na via pública em Espanha para travar contágio da Covid-19

Discotecas e bares voltam a ter de fechar as portas.
Rodrigo Amaral 15 de Agosto de 2020 às 09:02
Proíbido fumar nas ruas em Espanha
Proíbido fumar nas ruas em Espanha FOTO: Reuters
O Ministério da Saúde espanhol proibiu esta sexta-feira fumar na via pública em todo o país se não for possível respeitar a distância mínima de segurança de dois metros para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Além desta medida, que segue o exemplo já anunciado esta semana pela Galiza, foi ainda decretado o fecho de todas as discotecas, bares e salões de festas, enquanto os estabelecimentos de restauração apenas poderão receber clientes até à meia-noite, com o fecho obrigatório, no máximo, à 01h00 da manhã.

Estas novas medidas restritivas foram decididas numa reunião de emergência convocada pelo governo com a participação de todas as comunidades autónomas devido à subida alarmante dos casos positivos de Covid-19 em todo o país, com mais de 50 mil novos infetados registados nas últimas duas semanas. Só esta sexta-feira foram registados 2987 novos contágios.

“Prova viva” da eficácia da cloroquina
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que ele próprio é a “prova viva” de que a hidroxicloroquina é eficaz no tratamento do novo coronavírus. “Eu sou a prova viva de que deu certo”, afirmou Bolsonaro durante uma visita ao Estado do Pará. Recorde-se que o presidente brasileiro esteve infetado com Covid-19 e declarou-se curado ao fim de três semanas.


pormenores
UE compra vacina
A Comissão Europeia chegou a acordo com a farmacêutica AstraZeneca para a compra de 300 milhões de doses de uma potencial vacina contra a Covid-19 em nome dos 27 Estados-membros. O acordo reserva ainda a opção de comprar 100 milhões de doses adicionais.

Paris é zona de alto risco
O governo francês declarou Paris e Marselha como “zonas de alto risco” devido ao aumento de casos de coronavírus. Declaração dá poder às autoridades locais para tomarem medidas adicionais de contenção.

Quarentena alargada
A PM neozelandesa, Jacinta Ardern, ordenou a extensão do confinamento na cidade de Auckland por mais 12 dias, devido a um surto com 29 casos.

Alarme no Peru
O Peru passou esta sexta-feira a marca do meio milhão de casos e é já o país latino-americano com a maior taxa de mortalidade, com 78,6 óbitos por 100 mil pessoas.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários