page view

Registado primeiro caso de infeção com coronavírus dentro de uma prisão portuguesa

Recluso da cadeia de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, testou positivo para a Covid-19.

29 de junho de 2020 às 10:48

Foi conhecido, na manhã desta segunda-feira, o diagnóstico positivo à Covid-19 de um recluso da cadeia de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira.

Este será, segundo o relato feito ao CM pelo Sindicato Nacional da Guarda Prisional (SNGP), o primeiro caso conhecido de infeção com o novo coronavirus contraída dentro de um estabelecimento prisional.

"Falamos de um recluso condenado, em cumprimento de pena, e que foi transportado na sexta-feira ao Hospital de Penafiel para a realização de um exame preparatório a uma cirurgia ao joelho", explicou ao nosso jornal Jorge Alves, presidente do SNGP.

Como é agora obrigatório, o preso foi testado ao novo coronavirus.

Após a diligência médica regressou à prisão, manteve o mesmo contacto com outros presos e guardas. Está detido numa ala com mais de 100 presos (a cadeia tem, no total, cerca de 200 pessoas presas).

Só na manhã de hoje foi conhecido o diagnóstico positivo à doença.

"Sabemos que o recluso está agora em confinamento, e que todos os guardas colocados na prisão estão a ser chamados para se deslocarem a Vila Real com o intuito de serem testados à doença", acrescentou Jorge Alves.

O dirigente sindical alerta, no entanto, da necessidade urgente para que outros reclusos sejam testados. "Desconhece-se a forma como este contágio aconteceu", conclui Jorge Alves.

OS Serviços Prisionais confirmaram ao CM a testagem positiva de um recluso "na sequência de uma avaliação por rotina antes de procedimento cirúrgico". Segundo fonte oficial, trata-se de um homem que não apresenta quaisquer sintomas, estando em isolamento. "O preso será transferido para os serviços clínicos do Estabelecimento Prisional de Custóias", acrescentou a mesma fonte, concluindo: "junto com a autoridade de saúde foi tomada a decisão de fazer um programa de testagem gradual de funcionários e reclusos, a iniciar-se ainda hoje".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8