page view

Artigo exclusivo

“Sobrevivi graças a este medicamento”: Homem de 71 anos recupera da Covid-19

Joaquim teve pneumonia por Covid-19 e foi tratado com um antiparasitário.

04 de março de 2021 às 01:30

Desenvolveu a forma mais grave da doença - a pneumonia. Não tem dúvidas. Garante que foi a Ivermectina - um medicamento antiparasitário - que lhe salvou a vida. Apoia, por isso, a petição de um grupo de médicos portugueses. Exigem a disponibilização do remédio em regime de profilaxia e de tratamento precoce da Covid-19. Apesar de não haver consenso, vários estudos internacionais têm demonstrado a eficácia do medicamento.

A Agência Europeia de Medicamentos já admitiu estar a estudar o uso do remédio na abordagem terapêutica à Covid-19. Ao CM, o Infarmed e a Direção-Geral da Saúde garantem que a comissão de avaliação de medicamentos “já reuniu com os subscritores da proposta”. Os médicos negam. “Sou um dos subscritores e não reuni com ninguém nem tenho informação de que qualquer outro colega o tenha feito”, conta ao Correio da Manhã António Pedro Machado, especialista em Medicina Interna - o médico que tratou Joaquim e a mulher, Maria Madalena Cotovio.

“O meu marido, passados dois dias a tomar a Ivermectina, acordou sem febre. Eu associei logo ao medicamento porque ele não estava tomar mais nada e fiquei realmente surpreendida e, ao mesmo tempo, descansada”, conta Maria Madalena Cotovio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8