page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

02 de dezembro de 2016 às 00:30

Vamos e venhamos, o 1º de Dezembro é um feriado importante e estapafúrdio: é o dia anti-espanhol. Para o celebrar sem ferir suscetibilidades, temos de falar na nossa independência em geral e fazer contorcionismos poéticos com a data, assinalada desde 1823 sob a égide do senhor D. João VI – com um baile – e sob o olho conspícuo dos partidários de D. Miguel.

É o feriado civil mais antigo, tal como a vizinhança com Espanha. Sobre Espanha já falei: sou bilingue e gosto. O Presidente da República discursou como lhe competia, transformando o feriado anti-espanhol (os reis de Espanha mal tinham regressado a Madrid) em Dia da Soberania, pela ética, contra as ‘sujeições’ e ‘subserviências’, pela independência económica e seguintes.

Já o primeiro-ministro citou Pessoa, Antero e a causa da decadência dos povos peninsulares a fim de clamar contra o nacionalismo, a xenofobia e o protecionismo, ou seja, não devemos hostilizar os espanhóis nem defenestrar pessoas, ao contrário do que diz o espírito do 1º de Dezembro, feriado que todos agradecemos.

Para o ano, então, uma coisa menos complicada. Um baile.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Blog

Somos dos países mais seguros. Porquê? Porque somos dos mais subdesenvolvidos.

Blog

As superpotências estão mais frágeis e os conflitos mais imprevisíveis.

Blog

Todos estão insatisfeitos, preocupados, escandalizados ou em torpor profundo.

Blog

Na literatura, por exemplo, é muito raro encontrar novos autores que não estejam marcados pelo ferrete da vitimização e da queixinha.

Blog

Retratista único, Goya é um dos génios de Espanha e da Europa.

Blog

Trump, afinal, pode ser contrariado. O seu poder tem limites.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8