page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

16 de setembro de 2025 às 00:30

Não sei se se recordam daquela guitarra – ele foi um dos maiores no blues, género dentro do qual nasceu e a que emprestou uma vibração especial: aquelas canções de 1951 a 1956 – as que integram o primeiro grande disco, ‘Singin' the Blues’ – levavam um selo especial. B.B. King (1925-2015), filho de trabalhadores do algodão, nasceu nos campos do Mississipi, começou no ‘gospel’ da sua igreja, subiu aos poucos, amparado aqui e ali (Sinatra adorava-o, era um amor correspondido), mas desde 1949 que os ‘singles’ rodavam na rádio e o seu som (nas guitarras, manejou primeiro uma Fender, depois a Gibson) ficou quase definitivo depois de ‘3 O’Clock Blues’, que ainda hoje não esquecemos, ao lado de coisas tão díspares como “To Know You Is to Love You”, “You’re Losing Me”, “Chains and Thongs” ou os seus dois melhores duetos, com Van Morrison ou Eric Clapton. Passam hoje cem anos sobre o seu nascimento e merece ser ouvido. Imagino nos céus um quarteto com John Lee Hooker, Muddy Waters e Lightnin’ Hopkins. Que bela idade, B.B. King.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Blog

A um dia do fecho da campanha, ganham os indecisos.

Blog

A imagem eterna de ‘Lawrence da Arábia’ mostra-o ao lado dos sublevados, romanticamente vestido com roupas árabes.

Blog

John Dos Passos não teve uma infância fácil e boa parte dela foi passada apenas com a mãe. O seu primeiro grande romance, e até hoje visto como um dos melhores, foi publicado aos 29 anos.

Blog

A cinco dias das presidenciais, consolamo-nos em procurar uma figura sensata que entre em Belém com uma certa dignidade e alguma gramática.

Blog

Se os aiatolas fossem judeus, o activismo internacional já estaria em movimento.

Blog

Maduro é passado. Delcy Rodríguez é melhor? Trump promove a democracia? Não brinquem.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8