page view
João Pereira Coutinho

João Pereira Coutinho

Fuga para a vitória

23 de setembro de 2017 às 00:30

Falava há tempos com um entusiasta de Rui Rio que me dizia coisas tremendas. Sim, o partido não está bem. Sim, Lisboa e Porto serão dois vexames. Sim, Passos Coelho não entrega as chaves no dia 1 de Outubro. Que fazer?

‘É preciso reunir condições’, segredava-me ele, em tom doutoral. A primeira, pelos vistos, é conseguir que o líder do partido seja eleito pelos ‘notáveis’, não pela soldadesca ignara – uma ideia que começa a correr pelos melhores bestuntos.

A segunda, perfeitamente compreensível, é haver ‘sinais’ do dr. Costa. Dois anos na oposição até ao fim da legislatura é um sacrifício que se aguenta. Mas o dr. Costa devia mostrar-se mais ‘disponível’ para um entendimento pós-eleitoral com o PSD, garantindo ao dr. Rio o lugar de amanuense.

Por outras palavras: Rio quer ser líder do PSD (sem o conquistar) e chegar ao governo (por convite do PS). É o retrato de um vencedor.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Natal antecipado

O PS e o Chega sabem que terão três anos de oposição, com o inevitável desgaste que estes desertos provocam nas chefias.

Um dia banal

Saí para a rua, temendo um cenário urbano digno de filme apocalíptico. Deparei-me com uma quinta-feira banal.

Trinta anos?

Nas próximas presidenciais, e contando com dois mandatos para o próximo inquilino, a abstinência pode chegar aos trinta.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8