page view
21 de abril de 2025 às 10:20

Papa Francisco na Basílica de São Pedro para a despedida dos fiéis

Papa Francisco (1936-2025)

O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, anunciou o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell. "Às 07h35 desta manhã [06h35 em Lisboa], o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja", disse o carmelengo Farrell no anúncio. O cardeal acrescentou que o Papa Francisco "ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados". "Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino", disse. O Papa Francisco tinha 88 anos e esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.
Quinta-feira, 24 de abril de 2025 às 00h12

Câmara de Lisboa manifesta pesar mas adia atribuição do nome Papa Francisco ao Parque Tejo

A Câmara de Lisboa manifestou esta quarta-feira profundo pesar pela morte do Papa Francisco e enalteceu o papel "marcante" na capital portuguesa durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2023, mas a proposta de atribuição de topónimo foi adiada.

Em reunião pública do executivo municipal, o voto de pesar apresentado, num documento único, resultou da consensualização de duas propostas, uma da liderança PSD/CDS-PP e outra do PS, que foi ainda subscrito pelo PCP e que foi aprovado por unanimidade, juntando os votos a favor dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), Livre e BE.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 23h54

Francisco era feliz em Portugal diz Núncio apostólico

O núncio apostólico em Lisboa, Ivo Scapolo, recordou esta quarta-feira a presença do Papa em Portugal nas Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 e destacou que Francisco era feliz em Portugal.

"Era feliz quando estava aqui", disse o representante da Santa Sé em Portugal aos jornalistas após uma missa em sufrágio pelo Papa Francisco, que morreu na segunda-feira.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 20h08

Vaticano decreta luto de nove dias até 4 de maio e antes do conclave

O luto no Vaticano dedicado a Francisco, o tradicional período conhecido como "novendiales" após a morte de um papa, começa no sábado e termina em 04 de maio, antecedendo o conclave do Colégio Cardinalício.

O mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias do Vaticano, arcebispo Diego Ravelli, explicou em comunicado que a primeira missa em memória de Francisco terá lugar no sábado, às 10:00 (09:00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 19h19

Putin não vai estar presente mas envia ministra para representar Rússia no funeral do Papa Francisco

Vladimir Putin avançou, esta quarta-feira, que será a ministra da cultura russa, Olga Lyubimova a representar o país no funeral do Papa Francisco, avançou a agência de comunicação Ansa

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 19h13

Quatro horas e meia para dizer adeus ao bispo de Roma

Grande parte dos milhares que esta quarta-feira procuraram ser dos primeiros a velar o Papa Francisco na Basílica de São Pedro eram romanos, numa tal afluência que levou o Vaticano a bloquear o acesso nalguns momentos ao templo católico.

"Estive quatro horas e meia e estaria o dobro para me despedir dele. Ele fez muito por nós", afirma, visivelmente emocionada Mariana, uma romana que pediu dias de férias para acompanhar as cerimónias fúnebres de Francisco.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 18h21

Vaticano pondera alargar horário para fiéis se despedirem do Papa Francisco

O Vaticano  informou, esta quarta-feira, que o prazo para os peregrinos visitarem o corpo do Papa Francisco na Basílica de São Pedro pode prolongar-se até depois da meia-noite de Roma (22h00 locais) devido ao elevado número de visitantes, avança a Reuters.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 18h14

Governo decreta três dias de luto nacional entre quinta-feira e sábado

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira o decreto que declara três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco, a cumprir entre esta quinta-feira e sábado.

A deliberação foi anunciada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros realizado esta quarta-feira em Lisboa, e confirma o que já tinha sido comunicado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro na terça-feira.

O luto nacional pela morte do Papa Francisco será cumprido de 24 a 26 de abril, dia do funeral, onde marcarão presença, em nome do Estado português, o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 15h51

Executivo do Porto enaltece coragem, simplicidade e legado de Francisco

O executivo da Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira por unanimidade um voto de pesar pelo Papa Francisco, que morreu na segunda-feira aos 88 anos, e enalteceu a sua coragem, simplicidade, sorriso e legado.

O voto de pesar foi apresentado pela CDU e todas as forças políticas acabaram por o subscrever.

Pela CDU, Joana Rodrigues lembrou o homem que marcou "pela sua coragem, simplicidade e humildade", mas também por estar "sempre junto dos mais desfavorecidos".

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 15h53

Presidente cabo-verdiano recorda agradecimento de Francisco ao país

O Presidente cabo-verdiano recordou esta quarta-feira um agradecimento do Papa Francisco ao arquipélago, entre outros detalhes da relação com o país, um dia antes de viajar para o Vaticano e representar Cabo Verde no funeral marcado para sábado.

"Quando fui a Roma, na altura da criação do [posto de] cardeal e agradeci ao Papa pelo ato, ele disse-me: estamos a fazer justiça à (...) diocese primaz de África e eu é que devo agradecer a Cabo Verde por tudo o que fez pelo desenvolvimento da Igreja", disse José Maria Neves, aos jornalistas, à margem de um evento, na Praia.

Arlindo Furtado, bispo de Santiago, foi nomeado primeiro cardeal do país, em 2015, e José Maria Neves participou na cerimónia de investidura, então como primeiro-ministro.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 14h26

"Foi uma personalidade notável": Montenegro assinou livro de condolências de Papa Francisco

O primeiro-ministro, Luís Montenegro assinou, esta quarta-feira, o livro de condolências do Papa Francisco. 

"Foi uma personalidade notável em frente à Igreja", disse o primeiro-ministro aos jornalistas. Montenegro recordou também "a grande ligação a Portugal" e a capacidade de motivar "cidadãos e os poderes públicos sem deixar ninguém para trás" do Pontífice.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 13h20

Papa Francisco, o "argentino que jogou pelo mundo"

A Associação do Futebol Argentino (AFA) publicou esta quarta-feira um vídeo em homenagem ao Papa Francisco, no qual destaca a sua relação com a modalidade e o reconhece como "o argentino que jogou pelo mundo".
A homenagem recupera vários atos públicos de Jorge Mario Bergoglio, que morreu na segunda-feira, aos 88 anos, desde que foi eleito Papa, em março de 2013, até à sua morte, com outros adeptos argentinos de futebol, desporto que o sumo pontífice se confessou adepto, especialmente do clube San Lorenzo de Almagro.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 12h51

Parlamento da Madeira aprovou voto de pesar e fez minuto de silêncio

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar e cumpriu um minuto de silêncio pela morte do Papa Francisco, decidindo também manter a realização da sessão comemorativa do 25 de Abril.

O voto foi lido pela presidente do parlamento madeirense, Rubina Leal, com o texto a manifestar que "dá expressão ao sentimento de todo o povo da Madeira" pela morte do "Papa dos afetos".

"O Sumo Pontífice marcou uma geração, sendo uma voz ativa na mediação de conflitos, fazendo pontes, criando consensos", recorda o voto proposto pela Mesa do parlamento insular, acrescentando que o Papa Francisco foi, "reconhecidamente, pioneiro em várias matérias".

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 10h35

Pedro Nuno Santos deixa mensagem no livro de condolências do Papa Francisco

Pedro Nuno Santos deixou uma mensagem no livro de condolências do Papa Francisco, que se encontra na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.

À saída, o secretário geral do PS disse aos jornalistas que Francisco "é um dos maiores exemplos da mensagem de amor", que é central na religião, e que "foi essa mensagem de amor" que quis deixar no livro.

Ao ser questionado sobre as críticas que têm sido feitas a algumas posições do Papa Francisco, Pedro Nuno Santos apenas disse: "Tenho de ser coerente com aquilo que disse. Temos de perdoar a quem nos tem ofendido". 

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 08h34

Papa Francisco já está na Basílica de São Pedro onde os fiéis vão poder prestar a última homenagem

O caixão do Papa Francisco, levado em procissão e escoltado pela Guarda Suíça, já chegou à Basílica de São Pedro, e foi colocado no Altar da Confissão para o velório de três dias aberto aos fiéis.

A cerimónia de trasladação do caixão do Papa, da capela de Santa Marta, onde Francisco residia, para a Basílica de São Pedro começou às 09h00 no Vaticano (08h00 em Lisboa).

A procissão passou pela praça Santa Marta e pela praça dos Protomártires Romanos, atravessou o Arco dos Sinos, entrou na praça de São Pedro e chegou à Basílica pela porta central.

Quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 08h07

Corpo do Papa Francisco vai ser transladado para a Basílica de São Pedro

O corpo do Papa Francisco vai ser transladado para a Basílica de São Pedro, esta quarta-feira.

O corpo de Francisco está na Residência de Santa Marta, onde viveu após ser eleito, e será transportado pelas praças de Santa Marta e pela do Protomártires Romanos, entrando na Basílica do Vaticano pela porta central.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 20h29

Mais de 200 mil pessoas são esperadas na praça de São Pedro para funeral do Papa Francisco

Mais de 200 mil pessoas são esperadas na praça de São Pedro, no sábado, para assistir ao funeral do Papa Francisco, segundo uma estimativa da Comissão de Ordem e Segurança Pública, hoje reunida na câmara de Roma.

É igualmente aguardada a chegada de pelo menos uma centena de delegações estrangeiras, foi também estimado na reunião na câmara, presidida pelo ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi.

A maioria dos líderes estrangeiros que assistirão à cerimónia fúnebre deve chegar a Roma no próprio sábado e partir durante o dia, ao passo que a chegada à cidade do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prevista para sexta-feira.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 17h02

PS em Lisboa apoia nome de Papa Francisco ao Parque Tejo e em Loures prepara-se formalização

O PS na Câmara de Lisboa apoiou hoje a proposta de atribuir o nome Papa Francisco ao Parque Tejo, mas alertando para o abandono do espaço, e a Câmara de Loures disse que formalizará o topónimo na próxima semana.

Na sequência da morte do Papa Francisco, na segunda-feira, aos 88 anos, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), à margem de uma missa de homenagem ao líder da Igreja Católica, disse que vai propor ao executivo camarário a alteração do nome do Parque Tejo para Parque Papa Francisco.

Reagindo à proposta de Carlos Moedas, a vereação do PS em Lisboa disse que "não poderia deixar de concordar com uma justa homenagem ao Papa que visitou Portugal duas vezes, que em Lisboa foi o anfitrião da JMJ", mas ressalvou que preferia que houvesse uma intervenção significativa na zona, "para não batizar com o seu nome um descampado".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 16h31

Aguiar-Branco considera que sessão do 25 de Abril no parlamento respeita legado de Francisco

O presidente da Assembleia da República considerou esta terça-feira que a manutenção da sessão solene do 25 de Abril no parlamento, mesmo em pleno luto nacional, respeita o legado deixado pelo Papa Francisco em defesa do pluralismo democrático.

Esta posição foi defendida por José Pedro Aguiar-Branco em declarações aos jornalistas à porta da Nunciatura Apostólica da Santa Sé, em Lisboa, onde assinou o livro de condolências pela morte do Papa.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 16h57

Aguiar-Branco recorda palavras de Papa Francisco sobre a política vivida como um serviço

O presidente da Assembleia da República recordou esta terça-feira que o Papa Francisco defendeu que a política quando vivida como serviço é a mais elevada forma de caridade e que a dignidade da pessoa é a questão central.

"Despedimo-nos com tristeza e gratidão do Papa Francisco. Pastor incansável, profeta da esperança e amigo querido de Portugal", escreveu José Pedro Aguiar-Branco na mensagem que esta terça-feira deixou no livro de condolência pela morte do Papa Francisco, na Nunciatura Apostólica da Santa Sé, em Lisboa.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 16h28

Lula da Silva é um dos chefes de Estado a marcar presença no funeral

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai ser um dos chefes de Estado presentes no funeral do Papa Francisco, disse à Lusa fonte oficial da Presidência brasileira.

"Sim, o Presidente vai estar presente no funeral" do Papa Francisco, afirmou fonte do gabinete de imprensa do Palácio do Planalto.

A mesma fonte adiantou que a comitiva que acompanhará Lula da Silva nesta deslocação ao Vaticano ainda não está decidida.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 16h16

Cardeal António Marto diz que não há lugar para retrocesso na Igreja e que futuro Papa deve ter "mente jovem"

O cardeal António Marto, que vai integrar o conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco, afirmou esta terça-feira que não há lugar para retrocesso na Igreja Católica e que o seu futuro líder deve ter uma "mente jovem".

"Uma mente jovem, por aí, e com energia jovem também", disse aos jornalistas António Marto, no Santuário de Fátima, garantindo ter já feito a sua escolha, que não revelou.

Questionado sobre qual deve ser o perfil do futuro Papa, depois de salientar que Francisco, que morreu na segunda-feira, "rasgou novos caminhos para a Igreja e para a humanidade", o cardeal, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima, defendeu ser necessário continuidade.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 15h53

Governo moçambicano decreta três dias de luto nacional  

O Governo moçambicano decretou esta terça-feira três dias de luto nacional, a partir de quinta, pela morte do Papa Francisco, anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros.

"Durante o período de luto nacional, a bandeira nacional e o pavilhão presidencial devem ser içados a meia haste, em todo território nacional e nas missões diplomáticas e consulares da República de Moçambique", declarou Salimo Valá, numa conferência de imprensa, após a sessão semanal do Conselho de Ministros, em Maputo.

Segundo o porta-voz do Governo nesta sessão, a decisão visa reconhecer a "postura de humildade" e o seu compromisso com a paz daquele líder religioso, que visitou Moçambique em setembro de 2019.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 14h30

Marcelo defende que próximo Papa deve dar continuidade à mensagem de Francisco

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que o próximo Papa deve dar continuidade à mensagem do Papa Francisco de abertura, contra as discriminações, de preocupação com os mais pobres e de paz.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 14h50

CPLP lamenta morte de Francisco e enaltece "exemplo de humildade e compaixão"

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lamentou esta terça-feira, profundamente, o falecimento do Papa Francisco, que considera ter sido "um exemplo de humildade e compaixão", com "sabedoria" e "preocupação pelos mais pobres".

Numa nota de pesar emitida esta terça-feira, o secretário executivo da organização, Zacarias da Costa, exprimiu "profunda consternação" com a "infausta notícia do falecimento de Sua Santidade", na segunda-feira, e realçou o facto de o Papa Francisco ter sido "um exemplo de humildade e compaixão, com simplicidade, sabedoria e preocupação com os mais pobres e necessitados".

Zacarias da Costa enalteceu também o seu pontificado por ter sido "marcado pela dedicação à tolerância, à inclusão, ao diálogo e à busca incansável pela paz".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 14h16

Fiéis poderão prestar última homenagem ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro

O Vaticano avançou, esta terça-feira, que os fiéis vão poder prestar uma última homenagem ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro.

Segundo a Reuters, o público terá acesso entre quarta-feira a sexta-feira. 

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 13h54

Portugal assinala três dias de luto nacional entre quinta-feira e sábado

Portugal vai assinalar três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco entre quinta-feira e sábado, anunciou esta terça-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro, indicando que participará nas cerimónias fúnebres em Roma.

"Nós amanhã teremos um Conselho de Ministros onde será consumada a nossa decisão de decretar três dias de luto nacional, que serão na próxima quinta-feira, sexta-feira e sábado", explicou.

"Tudo aponta que participarei, com sua excelência o senhor Presidente da República (Marcelo Rebelo de Sousa), com o senhor presidente da Assembleia da República (Aguiar-Branco) e o senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (Paulo Rangel) nas cerimónias fúnebres que ocorrerão em Roma no sábado", adiantou.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 14h09

Governo de São Tomé e Príncipe lembra "campeão dos direitos humanos"

O governo de São Tomé e Príncipe publicou hoje uma nota de condolências a lamentar a morte do Papa Francisco, descrevendo-o como "um sensível campeão dos direitos humanos".

O Governo manifestou "profunda consternação ao Vaticano, à Igreja Católica e aos fiéis são-tomenses e de todo o mundo", lembrando o legado de solidariedade, humildade, justiça, bondade e coragem do líder da Igreja Católica.

"Será igualmente recordado pela sua defesa do ecumenismo, enquanto ponte de diálogo entre religiões, corporizando, no plano doutrinário, uma visão de igualdade e fraternidade entre os diversos membros da grande e única família humana", lê-se na nota.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 13h22

Itália declara cinco dias de luto no país

O Governo italiano declarou cinco dias de luto nacional pela morte do papa, a partir de hoje e até sábado, dia do funeral de Francisco.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 13h20

Presidente de São Tomé e Príncipe destaca "exemplo de fé"

O Presidente de São Tomé e Príncipe disse hoje que o Papa Francisco, que morreu na segunda-feira, deixa um "exemplo de liderança na fé".

"Conhecido por ser acolhedor, por promover a simplicidade e por se envolver em questões sociais, ambientais e de justiça, (...) deixa-nos o exemplo de uma liderança na fé e convida-nos a ser empreendedores de sonhos e não administradores de medos", disse Carlos Vila Nova numa nota de condolências enviada ao Vaticano.

O Papa Francisco, acrescenta o chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, "foi um Papa reformador e referência universal de humanismo em defesa dos deserdados da terra".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 12h35

Luto nacional deverá ser entre 24 e 26 de abril. Marcelo vai com Montenegro, Rangel e Aguiar-Branco ao funeral do Papa

O Presidente da República anunciou esta terça-feira que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio, será de 24 a 26 de abril, dia do funeral, mantendo-se a sessão comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República.

Marcelo confirmou aos jornalistas que vai estar presente no funeral do Papa Francisco acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, pelo ministro dos Negócio s Estrangeiros, Paulo Rangel e pelo presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 12h04

Marcelo Rebelo de Sousa assina livro de condolências do Papa Francisco

Marcelo Rebelo de Sousa assinou, esta terça-feira, o livro de condolências do Papa Francisco, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 12h11

CNA destaca reconhecimento do "papel determinante" dos agricultores

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) destacou hoje o reconhecimento do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira, do "papel determinante" do setor e do direito dos pequenos agricultores a uma vida digna.

"[O Papa Francisco] destacou a 'forma solidária como [os agricultores familiares] trabalham e a forma respeitosa e gentil como cultivam a terra', considerando-os 'fundamentais para tornar os sistemas agroalimentares mais inclusivos, resilientes e eficientes' e sublinhou o papel determinante das mulheres e dos jovens agricultores", lembrou a CNA, em comunicado.

A confederação realçou que o Papa Francisco dirigiu diversas vezes as suas palavras aos camponeses, pequenos e médios agricultores e populações rurais.

"Com uma visão humanista e progressista do mundo, sublinhou o direito dos pequenos e médios agricultores a uma vida digna e o direito à terra, afirmando que 'não é justo utilizá-la para favorecer uns poucos, despojando a sua maioria dos seus direitos e benefícios'", vincou a CNA.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 12h00

Durão Barroso lembra que Francisco "teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos"

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso lembrou hoje o Papa Francisco pela sua compaixão e tolerância, sublinhando que foi alguém que "teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos".

Em declarações aos jornalistas à margem de uma participação numa conferência sobre defesa na Amadora, Lisboa, o antigo primeiro-ministro português e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, lembrou as impressões que trocou com o Papa Francisco, sublinhando a sua "imagem de compaixão, de grande tolerância".

"Foi alguém que teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos, dos cristãos, ou até dos crentes em geral, é uma imagem de compaixão, de tolerância, de identificação com cada pessoa, independentemente do credo religioso, independentemente de qualquer outra circunstância, eu acho que é uma perda obviamente para a Igreja Católica e é uma perda também para o mundo", disse.

Durão Barroso salientou que o mundo hoje está "muito fragmentado" e nele "predomina a lógica dos interesses e da brutalização da política", precisando de "vozes com grande autoridade espiritual" e "maior atenção aos valores, não apenas aos interesses".

Questionado sobre as suas interações com o Papa Francisco enquanto esteve à frente do executivo da União Europeia, Durão Barroso lembrou que foi discutido o "processo europeu", a globalização e o caminho para uma "globalização inclusiva".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 11h55

Caretos de Podence propõem praça com nome de Francisco na aldeia transmontan

A Associação dos Caretos de Podence propôs esta terça-feira à Câmara Municipal e à junta de freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros a atribuição do nome Papa Francisco a uma praça na aldeia.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 11h52

António Costa e Ursula von der Leyen estarão presentes no funeral

Os presidentes do conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia estarão no sábado presentes no funeral do Papa Francisco, no Vaticano, foi hoje divulgado.

A informação foi adiantada pelos respetivos serviços de imprensa.

As cerimónias fúnebres do Papa Francisco vão realizar-se no sábado de manhã às 10h00 locais (09h00 em Lisboa) na Praça de São Pedro, anunciou hoje o Vaticano.

O caixão será depois transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, onde o Papa vai ser sepultado, refere o comunicado.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 11h50

"Preciso das vossas orações": A última chamada de Papa Francisco antes de morrer

A última chamada do Papa Francisco foi feita no domingo, poucas horas antes de morrer, cumprindo o que tinha sido a sua rotina ao longo de 16 meses: o contacto diário com os católicos em Gaza.

"Como estão?"; "Estou a rezar por vocês"; "Preciso das vossas orações"; "Estou convosco", foram algumas das palavras proferidas por Francisco no seu último telefonema, de acordo com o El Español.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 10h20

Novo Papa será eleito entre 6 e 11 de maio

O conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco está previsto realizar-se no período de 6 a 11 de maio, na Capela Sistina do Vaticano, de acordo com o El Español.

O processo vai reunir os cardeais com menos de 80 anos, que deverão alcançar uma maioria de dois terços para eleger o novo pontífice. Espera-se que o novo Papa seja eleito até ao dia 10 de maio, a tempo de presidir ao Jubileu das Confraternidades, a 17 de maio, em Roma.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 10h22

Parlamento moçambicano lamenta morte de Francisco "apóstolo da justiça social"

O parlamento moçambicano lamentou hoje a morte do Papa Francisco, considerando que morreu um "líder da simplicidade" que foi "apóstolo da justiça social e ecologia".

"Partiu o líder da simplicidade, compaixão e fraternidade. Papa Francisco foi para a casa do Pai (...) Deixa-nos o apóstolo da justiça social e da ecologia, do diálogo inter-religioso, defensor de um mundo mais justo e pacífico e de uma igreja de misericórdia e com espaço para todos", declarou a Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, no arranque das sessões em plenária, que vão até 02 de maio.

Na sua mensagem, Talapa prestou condolências à igreja católica e aos seus fiéis e lembrou a visita que o Papa Francisco efetuou a Moçambique em setembro de 2019, em que deixou aos moçambicanos uma mensagem de "esperança, paz e reconciliação".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 09h23

Roma prepara-se para funeral e eleição do sucessor de Francisco

Roma acordou esta terça-feira com mais polícia nas ruas e mais funcionários municipais a prepararem a cidade para a grande afluência de peregrinos e turistas, após a morte do papa Francisco, na segunda-feira.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 09h20

Já se sabe a data do funeral do Papa Francisco

O Vaticano anunciou, esta terça-feira, que o funeral do Papa Francisco realiza-se no próximo sábado, 26 de abril, às 10h00 (09h00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro, em Roma.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 08h58

Onde vai ser enterrado o Papa Francisco?

O Papa Francisco escolheu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de nas Grutas do Vaticano, onde foram sepultados os seus últimos antecessores. Este foi um dos últimos desejos do líder da Igreja.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 08h36

Presidente da Ucrânia prepara presença no funeral de Francisco

O chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, tenciona assistir ao funeral do Papa Francisco, disse esta terça-feira à Agência France Presse uma fonte da Presidência da Ucrânia.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira de um acidente vascular cerebral, aos 88 anos, e o Vaticano deve anunciar hoje a data do funeral.

A fonte da Presidência ucraniana disse hoje à France Presse que Kiev aguarda a divulgação da data do funeral para preparar a deslocação de Zelensky.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 08h33

Divulgadas as primeiras imagens do caixão aberto de Papa Francisco

Foram divulgadas as primeiras imagens do caixão aberto de Papa Francisco, esta terça-feira.

As primeiras fotografias do Papa Francisco no caixão
As primeiras fotografias do Papa Francisco no caixão FOTO: LUSA
Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 07h54

Timorenses emocionados rezam por "mais um santo no céu"

A morte do Papa Francisco emocionou Timor-Leste, um dos países mais católicos do mundo, a seguir ao Vaticano, levando hoje milhares de pessoas às igrejas e a outros locais para rezar por "mais um santo no céu".

"Não conseguimos descrever este sentimento, esta relação que nós temos com este Santo Padre, especialmente pela sua visita, aquele amor que tem pelo povo de Timor", disse à Lusa visivelmente emocionado o padre Juvito Araújo, vigário episcopal da diocese de Díli.

O padre Juvito Araújo lembrou Francisco pela presença, que "homenageia a pessoa humana", e por aquilo que queria criar no mundo, "uma fraternidade universal, onde as pessoas vivem como irmãos e trabalham para o bem comum".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 07h25

Diocese de Macau recorda líder exemplar que "percorreu muitas terras"

A diocese católica de Macau recordou hoje as muitas viagens durante o pontificado do Papa Francisco, que não chegou a realizar o sonho de se deslocar à China.

O Papa "proclamou ardentemente a infinita misericórdia de Deus, semeou esperança entre os fiéis, percorreu muitas terras e cuidou com ternura dos mais frágeis, tornando-se um modelo exemplar de liderança pastoral", de acordo com um comunicado divulgado no portal da diocese na Internet.

Na nota refere-se que o bispo de Macau, Stephen Lee Bun-sang, está entre os que rezam "preces fervorosas pelo eterno descanso da alma do Papa Francisco e para que seja recebido na glória do Reino Celestial".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 07h17

Patriarca de Lisboa gostaria de ver um poruguês a suceder a Francisco

O Patriarca de Lisboa, Rui Valério, confessou esta noite que gostaria de ver como sucessor em Roma do Papa Francisco "um português, um lusitano".

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 07h15

Presidente e chefe da diplomacia de Timor-Leste nas cerimónias fúnebres

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bendito Freitas, vão representar Timor-Leste nas cerimónias fúnebres do Papa Francisco no Vaticano, disse hoje o vice-primeiro-ministro, Mariano Assanami Sabino.

"O Governo será representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que viaja ainda hoje ou quarta-feira, que acompanhará o chefe de Estado", afirmou o vice-primeiro-ministro.

Mariano Assanami Sabino falava aos jornalistas na residência do arcebispo de Díli, após ter assinado o livro de condolências.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 07h14

Líderes políticos timorenses lembram Francisco como defensor da paz e dos desfavorecidos

Líderes políticos timorenses recordaram hoje o Papa Francisco como um "mensageiro da fraternidade" e um "farol de consciência e compaixão" num mundo marcado pela indiferença e igualdade.

Numa mensagem, divulgada na rede social Facebook, o líder da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), Mari Alkatiri, afirmou que Francisco foi um Papa "mensageiro da fraternidade humana, da solidariedade.

"O mundo perdeu um líder da fé católica com pensamento profundo, profundamente comprometido com a paz e com a salvação de toda a humanidade. Uma perda imensurável", pode ler-se na mensagem do antigo primeiro-ministro timorense.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 07h14

Governo timorense decreta luto nacional até 28 de abril

O Governo de Timor-Leste decretou hoje luto nacional até ao próximo dia 28 em sinal de pesar pela morte, na segunda-feira, do Papa Francisco, segundo o comunicado da reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O luto, que teve início às 10:00 de hoje (02:00 em Lisboa) em Díli, termina às 00:00 locais da próxima segunda-feira (16:00 de domingo).

"Durante o período de luto nacional, a bandeira nacional deve ser mantida a meia haste em todos os edifícios públicos, incluindo embaixadas, consulados e outras representações do Estado no estrangeiro, bem como nas embarcações do Estado", pode ler-se no comunicado.

Terça-feira, 22 de abril de 2025 às 00h05

Carlos Moedas quer mudar nome do Parque Tejo para Parque Papa Francisco

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse, esta segunda-feira, que vai levar à reunião de Câmara uma proposta para alterar o nome do Parque Tejo para Parque Papa Francisco.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 23h47

Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Rangel assistiram a missa de homenagem ao Papa Francisco na Sé de Lisboa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, estiveram, esta segunda-feira, presentes numa missa em honra do Papa Francisco na Sé de Lisboa.

Em representação do Governo, Paulo Rangel não quis prestar declarações à entrada da Sé, sublinhando apenas que era "uma celebração religiosa e que esse caráter devia ser respeitado". Marcelo, que já tinha falado ao país às 20h00, também não prestou declarações.

Várias figuras marcaram presença na missa que foi convocada para as 21h00, como foi o caso do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, os dirigentes do CDS, Telmo Correia e o deputado Paulo Núncio que, juntamente com Paulo Rangel e a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, assistiram na primeira fila à eucaristia.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 23h46

ACNUR descreve Francisco como defensor incansável da dignidade dos refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lamentou "profundamente" a morte do Papa Francisco e descreveu-o como um defensor incansável da dignidade dos refugiados.

"O Papa Francisco foi um defensor incansável dos direitos e da dignidade dos refugiados, migrantes e pessoas deslocadas à força em todo o mundo. Ele defendeu e manifestou-se incansavelmente em nome das vítimas da guerra e daqueles que foram forçados a fugir das suas casas", indicou, esta segunda-feira, a agência num comunicado.

Nesse sentido, o ACNUR enfatizou que o Papa colocou o foco do mundo sobre as tragédias humanas que se desenrolam "nas fronteiras da Europa e nas mais distantes".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 23h03

Instituição fundada pelo Papa abre-se à comunidade em Cascais para homenagem a Francisco

A delegação portuguesa da Scholas Occurrentes, instituição fundada pelo Papa, convida a comunidade a deslocar-se à sua sede, que Francisco visitou em 2023, para se despedir e agradecer a vida daquele que os membros consideram "um pai".

"É a nossa maneira de nos despedirmos, de agradecermos o legado que Deus nos deixa, de lembrarmos a visita que [Francisco] fez aqui no dia 03 de agosto, na altura da semana da Jornada" Mundial da Juventude (JMJ), disse à Lusa o presidente da Scholas Portugal.

Para homenagear o Papa Francisco, que, esta segunda-feira, morreu no Vaticano aos 88 anos, a instituição por si fundada enquanto arcebispo de Buenos Aires vai manter a sua sede em Cascais aberta durante 12 dias, tantos quantos os anos de pontificado do líder da Igreja Católica, explicou Miguel Ribeiro Ferreira.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 23h01

Trump anuncia que vai comparecer no funeral de Francisco

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou, esta segunda-feira, que vai comparecer no funeral do Papa Francisco, cuja data ainda não foi definida.

"Vou com a Melania ao funeral do Papa Francisco, em Roma. Mal podemos esperar!" escreveu, na sua rede social, Truth Social, o chefe de Estado norte-americano, cuja política anti-migração foi frequentemente criticada pelo falecido chefe da Igreja Católica.

O Papa Francisco morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, de AVC, após 12 anos de pontificado.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 22h57

Aposentos papais oficialmente selados após morte de Papa Francisco

Os aposentos papais foram selados, na noite desta segunda-feira, segundo um vídeo partilhado pelo Vaticano, após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos.

Os cardeais Kevin Farrell, Pietro Parolin e o arcebispo Edgar Peña Parra selaram as portas do apartamento do Palácio Apostólico e do apartamento da Casa de Santa Marta, onde o Sumo Pontífice residia.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 22h49

Centenas de pessoas na Catedral de Notre-Dame para homenagear Papa Francisco

Algumas centenas de pessoas, a maioria fiéis e de várias nacionalidades, foram, esta segunda-feira, até à Catedral de Notre-Dame, em Paris, após receberem com "tristeza" a notícia da morte do Papa Francisco, "um homem santo e iluminado".

"Eu fiquei muito tocada. Eu já imaginava, porque ele estava doente (com uma pneumonia bilateral), mas é muito triste. É um homem de luz, mesmo iluminado, e que infelizmente se foi, e vai fazer muita falta", disse à Lusa Ana Cristina Vaz Bagetti Lira, de 40 anos, natural de Recife, no Brasil.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 22h46

Comunidade do Bangladesh destaca humildade, compaixão e sabedoria

O líder da comunidade do Bangladesh em Portugal expressou "profundo pesar" pela morte, esta segunda-feira, do Papa Francisco, "um exemplo de humildade, compaixão e sabedoria" com uma "liderança sempre marcada pelo cuidado com os mais vulneráveis".

Numa nota de pesar enviada à agência Lusa, Rana Taslim Ud-Din lembra o encontro que teve com Francisco em Portugal, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023, salientando que, "mesmo em momentos de grande solenidade, as suas palavras, embora poucas, revelaram a grandeza do homem que ele era".

Rana Taslim Ud-Din adianta que o pontificado do Papa Francisco "foi caracterizado por uma profunda dedicação à justiça social, à dignidade humana e à promoção da paz, temas que foram sempre caros ao seu coração".

"O Papa Francisco foi uma voz incansável na defesa dos pobres, dos marginalizados, dos silenciados e de todos aqueles que, por diversas razões, foram deixados à margem da sociedade. A sua atuação como defensor do meio ambiente e da solidariedade humana, assim como sua luta por uma economia mais justa, marcarão de forma indelével a história da Igreja e do mundo contemporâneo", afirma.

O líder da comunidade do Bangladesh adianta que o Papa Francisco "não apenas guiou a Igreja, mas também se tornou uma referência moral e espiritual para pessoas de todas as crenças, sempre com um olhar atento à construção de um mundo mais justo e fraterno".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 22h43

Presidente da Fundação JMJ 2023 agradece "exemplo de coragem e fé" de Francisco

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, Alexandre Palma, agradeceu, esta segunda-feira, o "exemplo de força, coragem e fé" que o Papa Francisco deixou a toda a Igreja.

Numa nota sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida, esta segunda-feira, aos 88 anos, no Vaticano, o bispo que sucedeu ao cardeal Américo Aguiar à frente da Fundação JMJ Lisboa 2023, recordou a presença do pontífice em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e "a importância da mensagem de esperança, alegria e paz deixada, naquela que foi a última" JMJ do seu pontificado.

"Obrigado, Papa Francisco! Na JMJ, em Portugal e em Lisboa, fizeste-te peregrino connosco, convocaste-nos para a urgência de transformar o mundo em Casa Comum, comprometeste-nos a construir a Igreja como caminho para todos, (...) semeaste com todos os jovens uma semente de Esperança", escreveu Alexandre Palma na mensagem enviada à agência Lusa.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 21h08

Donald Trump vai estar presente no funeral do Papa Francisco

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai estar presente no funeral do Papa Francisco.

"A Melania e eu iremos ao funeral do Papa Francisco, em Roma", disse no Truth Social.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 20h39

Associaçã Católic@s LGBTQIA+ destaca contribuição de Francisco para diálogo inter-religioso

A associação Rumos Novos -- Católic@s LGBTQIA+ em Ação expressou, esta segunda-feira, "sinceras condolências" pela morte do Papa Francisco, reconhecendo o seu papel como líder religioso global e contribuições para o diálogo inter-religioso, apesar de algumas divergências de posições.

"Embora tenhamos tido divergências em relação a algumas das suas posições sobre questões LGBTQIA+, apreciamos os seus esforços em promover uma Igreja mais inclusiva e acolhedora", refere a Rumos Novos, estendendo, "neste momento de luto", os seus sentimentos "à comunidade católica e a todos aqueles que foram tocados pelo seu trabalho", apelando a que a "sua memória seja de bênção".

A Rumos Novos -- Católic@s LGBTQIA+ em Ação manifesta, em comunicado, a sua profunda tristeza pela morte do Papa Francisco, cuja liderança espiritual foi marcada por gestos de acolhimento, humildade e diálogo, ainda que muitas vezes recebidos com resistência.

"O Papa Francisco tocou milhões de fiéis em todo o mundo, especialmente aqueles e aquelas da comunidade LGBTQIA+ e foi um farol de esperança para muitos", afirma.

Destaca também que "as suas palavras de empatia, como "Quem sou eu para julgar?", ainda que recebidas com resistência por parte de setores mais conservadores da Igreja, são sinais de esperança para muitos e muitas que há tanto tempo se sentem à margem" e diz esperar que tenham plantado sementes importantes para um futuro de maior empatia, esperança e respeito.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 20h38

Flores, bairro de Buenos Aires que viu Francisco nascer, chora a partida do Pontífice

O bairro de Flores, em Buenos Aires, onde o Papa Francisco nasceu, cresceu e descobriu a vocação religiosa, exibe a dor pela partida do filho mais ilustre, aquele que sempre quis voltar, mas não pôde.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 20h38

"Simples e solidário": Marcelo Rebelo de Sousa fala ao País sobre morte do Papa Francisco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa falou, esta segunda-feira, ao País sobre a morte do Papa Francisco. 

"Guardarei, guardaremos, a humildade do pároco nunca rendido às vestes do bispo cardeal do Papa. Simples e solidário", acrescentou.

"Lembrar Francisco é prosseguir a caminhada com ele", disse Marcelo.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 20h04

Maçonaria expressa pesar e tristeza pela morte do Papa Francisco

Duas lojas maçónicas manifestaram o seu pesar e tristeza pela morte esta segunda-feira do Papa Francisco, lembrando o apelo de diálogo e de partilha feito em agosto de 2024 na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Em comunicado, a Maçonaria Regular, representada em exclusividade pela Grande Loja Regular de Portugal/Grande Loja Legal de Portugal, manifestou "o seu imenso pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, juntando-se, assim, ao luto de todos os milhares de milhões de católicos espalhados pelo mundo".

Na nota de imprensa, a Maçonaria Regular juntou nas condolências "aqueles que, ainda em maior número e independentemente da sua profissão de fé, abriram o seu coração a uma pessoa única na transcendência do amor partilhado".

Aludindo à "incompreensão da Igreja Católica sobre a Maçonaria - do ponto de vista programático e dogmático -- que no Vaticano perdura até hoje", aquela loja maçónica considerou que "é essencial sublinhar que foi graças a Sua Santidade -- na afirmação universal da frase abrangente do 'todos, todos, todos'" que "foi dado um sinal claro no sentido do diálogo, da partilha do mesmo caminho por todos os seres humanos na unívoca vontade de construir um mundo melhor".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h57

"O túmulo deve ser no chão, simples, sem decoração especial”: Vaticano divulga testamento do Papa Francisco

O Papa Francisco deixou indicados os seus desejos em relação às cerimónias fúnebres num testamento espiritual, redigido a 29 de junho de 2022.

O líder da Igreja Católica pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, aonde se dirigia para rezar no início e fim de cada viagem apostólica. Francisco quis que a "última viagem terrena" se concluísse no santuário onde rezou à "Mãe Imaculada", onde lhe agradecia pelo cuidado materno e dócil.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h54

Centro Internacional de Diálogo destaca dedicação à paz e diálogo inter-religioso

O Centro Internacional de Diálogo (Kaiciid) considerou esta segunda-feira o Papa Francisco "uma figura global extraordinária cuja dedicação inabalável à paz, ao diálogo inter-religioso e à fraternidade humana moldou profundamente o panorama moral e espiritual" atual.

O Kaiciid refere em comunicado que Francisco, que morreu esta segunda-feira com 88 anos, "desempenhou um papel fundamental na manutenção e promoção desse legado", salientando que através do seu apoio contínuo e encorajamento, "reforçou a missão deste centro, oferecendo a sua bênção e abrindo portas essenciais que permitiram expandir o seu trabalho por regiões e comunidades carentes de diálogo e reconciliação".

"A sua liderança elevou o apelo à união das comunidades de fé ao serviço do bem comum, destacando-se especialmente os seus esforços históricos para construir pontes entre religiões, incluindo a assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana, em Abu Dhabi, em 2019", sublinha o comunicado.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h53

Bispo de Vila Real fala num homem que lutou "incansavelmente" pela paz

O bispo de Vila Real disse que o Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, lutou "incansavelmente pela paz e pela dignidade humana", tendo sido o seu pontificado uma "bênção para a Igreja".

"É uma notícia que nos enche de tristeza porque perdemos um grande pastor, um pai na fé, um irmão e uma pessoa de profunda humanidade", afirmou António Azevedo, em comunicado.

Para o bispo, o mundo perde também "um profeta e um homem de Deus que, incansavelmente, lutou pela paz e pela dignidade humana".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h52

Cardeal revela que escravo Negro Manuel criou laço entre Papa Francisco e Cabo Verde

O cardeal cabo-verdiano Arlindo Furtado disse esta segunda-feira que a causa de beatificação do Negro Manuel forjou um laço entre o Papa Francisco e Cabo Verde, que, salientou, o pontífice quis visitar mas sem o conseguir.

"O Negro Manuel foi um dos motivos que levou o Papa a ter um carinho e um amor especial por Cabo Verde", disse o cardeal, à margem de uma missa celebrada esta segunda-feira, no arquipélago.

Arlindo Furtado afirmou que o Papa era amigo de Cabo Verde e tinha intenção de visitar o país.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h33

Revelada oficialmente a causa da morte do Papa Francisco

O Papa Francisco morreu de AVC e consequente insuficiência cardíaca irreversível. A informação foi adiantada pelo Vaticano.

A causa da morte foi confirmada através de um eletrocardiograma. A certidão de óbito, divulgada esta segunda-feira pelo Vaticano, revelou que o Papa esteve ainda em coma antes de morrer.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h34

Arcebispos brasileiros lembram legado do Papa Francisco

Arcebispos de várias regiões do Brasil reagiram esta segunda-feira à morte do Papa Francisco, destacando a sua proximidade com os pobres, o compromisso com a paz e a natureza, e o impacto espiritual e social do seu pontificado.

Cardeais das principais arquidioceses do país elogiaram a simplicidade de Francisco e recordaram momentos marcantes, como a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, e a atenção dedicada à Amazónia e aos migrantes.

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, afirmou que o "legado de proximidade, sinceridade e abertura" do líder da Igreja Católica perdurará.

A primeira viagem de Francisco ao exterior ocorreu durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de Janeiro, um grande evento em que "causou impacto tanto em jovens quanto em idosos".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 19h15

Patriarca de Lisboa recorda Francisco como "peregrino da esperança" no dia em que o mundo se sente "órfão"

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, recordou o Papa Francisco como "peregrino da esperança, o peregrino da fraternidade, o peregrino da paz", no dia em que o mundo se sente "órfão", devido à morte do Sumo Pontífice.

Valério revelou que a notícia foi recebida com surpresa, seguida de um "sentimento de tristeza nos invadiu e inundou a alma", informou numa mensagem em vídeo.

O Patriarca agradeceu ao Papa Francisco, relembrando como o Pontífice foi um exemplo de "serviço e de entrega pelos outros".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h54

Sucessor de Papa Francisco: Saiba quem são os principais candidatos a liderar a Igreja Católica

O Papa Francisco morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, no Vaticano. A notícia abalou a comunidade católica, ainda assim, o Colégio Cardinalício tem a responsabilidade de escolher o sucessor. A decisão é tomada entre regras e sigilo, onde a decisão passará por nomear um dos 135 membros do colégio, incluindo quatro portugueses.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h47

Bispo de Bragança-Miranda lembra que Francisco procurava a proximidade

O bispo de Bragança-Miranda referiu que o Papa Francisco, que morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, procurava cultivar a proximidade e não se cansou de alertar para a necessidade de remover "preconceitos seculares e inconscientes".

Em comunicado, Nuno Almeida sublinhou que o Papa Francisco "irradiava vida e serenidade" e testemunhava, em privado e em público, harmonia entre o pensar, sentir, falar e agir.

"Intuíamos que os seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações estavam em harmonia e da sua pessoa transparecia simplicidade e autenticidade numa palavra: congruência", frisou.

Dizendo que não se cansava de alertar de quanto seja "perigoso viver no reino somente da palavra, da imagem e do sofisma", o bispo salientou que quem acompanhou com alguma atenção os gestos e palavras do Papa Francisco apercebeu-se sempre que procurava cultivar, por todos os meios, a proximidade.

E acrescentou: "Para ele não se tratava somente de um conceito ou de gestos esporádicos, mas de um modo de ser e de exercitar o seu ministério".

O bispo de Bragança-Miranda convidou ainda a comunidade cristã local, em especial os jovens, a participar numa eucaristia de ação de graças e de sufrágio pelo Papa Francisco esta quinta-feira, às 18h00, na catedral da capital de distrito.

"Convidamos todos os sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos a participar. Lanço um convite especial aos adolescentes e jovens para que participem nesta celebração, pois o Papa Francisco sempre nutriu por eles um carinho especial", refere.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h44

Políticos angolanos rendem homenagem ao Papa Francisco

Políticos angolanos de várias afiliações partidárias renderam, esta segunda-feira, homenagem ao Papa Francisco, destacando a solidariedade e o diálogo, o combate às injustiças e o amor pelos pobres.

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, foi divulgada pelo Vaticano pouco antes do início da reunião plenária que, esta segunda-feira, teve lugar na Assembleia Nacional e que se iniciou com a observação de um minuto de silêncio em sua memória.

Numa nota de condolências, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira assinalou que o Papa Francisco denunciou as injustiças sociais, defendeu os mais vulneráveis e clamou pela paz entre as nações.

"Foi um Papa do diálogo, da escuta, da misericórdia. Um homem que recolocou Cristo no centro da Igreja, da consciência global, chamando todos crentes e não crentes - à conversão pelo amor e nunca deixou de apelar por uma melhor distribuição da riqueza mundial e manteve uma atenção especial na defesa da justiça social e das causas ambientais", referiu.

Numa publicação partilhada na sua conta no Facebook, o líder da oposição Adalberto Costa Júnior, que foi recebido pelo Papa Francisco em agosto do ano passado, expressou "profundo pesar e dor no coração" com que recebeu a notícia, destacando a "sabedoria serena" com que o Papa falou sobre justiça social, dignidade humana e solidariedade.

"O Papa Francisco foi um farol de esperança num mundo por vezes mergulhado em sombras. A sua humildade, o amor pelos pobres, a coragem nas reformas da Igreja e a defesa incansável do diálogo entre culturas, religiões e povos fazem dele uma das grandes referências morais do nosso tempo", disse o dirigente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

Adalberto Costa Júnior convidou todos os angolanos "a unirem-se em oração pela sua alma e a manter viva a sua mensagem de paz, justiça, compaixão e fraternidade".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h43

Presidente cabo-verdiano enaltece "líder humanista de rara estatura moral"

O Presidente cabo-verdiano classificou, esta segunda-feira, o Papa Francisco como um "líder humanista de rara estatura moral" na carta de pesar oficial dirigida ao Vaticano.

Na missiva, José Maria Neves referiu-se ao Papa como "líder humanista de rara estatura moral", cujo trabalho se pautou pela defesa dos "mais pobres, excluídos e grandes desafios da contemporaneidade", como guerras, alterações climáticas e justiça social.

Na carta de pesar, o chefe de Estado manifestou "imensa tristeza e profunda consternação" pelo Papa que deixou "um legado incomensurável, pautado pelo respeito incondicional pela dignidade da pessoa humana, pela fraternidade e por incansáveis esforços em prol da paz global".

Em nome do povo cabo-verdiano, José Maria Neves endereçou as "mais sentidas e profundas condolências".

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou que o Governo vai decretar dois dias de luto nacional, na terça e quarta-feira, pela morte do Papa Francisco, que morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h39

Associação Quercus destaca importância que Francisco deu ao ambiente

A associação ambientalista Quercus lamentou, esta segunda-feira, a morte do Papa Francisco e assinalou a importância que deu às questões ambientais, nomeadamente na encíclica "Laudato Si".

Em declarações à agência Lusa a presidente da associação, Alexandra Azevedo, destacou a importância da encíclica, com uma "visão ecológica integrada com uma componente económica e social".

"O grande marco, o que lançou essa abordagem, foi a encíclica, mas ao longo do pontificado houve vários momentos em que alertou para estas questões", disse a responsável.

O Papa Francisco, frisou, deu destaque à defesa do ambiente e da sustentabilidade, alertou para o consumo exagerado, apontou a sobre-exploração de recursos, "abarcando de uma forma muito lúcida as várias questões em causa numa visão ecológica".

Alexandra Azevedo disse não ter memória de outro Papa como Francisco, que tenha colocado na agenda os temas do ambiente, chamando a atenção para eles não só junto da Igreja Católica mas junto de um público muito mais diverso. 

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h11

Pub Sociedade Peregrinos lembram em Fátima o Papa que abriu as portas da Igreja a todos

No Santuário de Fátima, onde o Papa Francisco, que, esta segunda-feira, morreu, esteve por duas vezes, vários peregrinos elogiaram o líder da Igreja Católica, cujas portas abriu a todos, e destacaram ainda os seus apelos à paz.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h07

Messi despede-se de compatriota distinto e próximo

O futebolista Lionel Messi, oito vezes vencedor da Bola de Ouro e campeão mundial de seleções pela Argentina, despediu-se, esta segunda-feira, com saudade do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, lembrando a personalidade do seu compatriota.

"Distinto, próximo e argentino... Que descanse em paz, Papa Francisco. Obrigado por fazer do mundo um lugar melhor. Vamos sentir a sua falta", reagiu o avançado dos norte-americanos do Inter Miami, de 37 anos, numa publicação nas redes sociais.

A mensagem é acompanhada por uma imagem de Messi ao lado do Papa Francisco, que foi fotografada em agosto de 2013, quando a seleção argentina foi recebida no Vaticano pelo pontífice - nomeado como chefe da Igreja Católica cinco meses antes -, nas vésperas de uma vitória sobre a Itália (2-1), num encontro particular disputado em Roma.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 18h06

Organizações e figuras cabo-verdianas lamentam perda de "verdadeiro humanista"

O presidente do parlamento de Cabo Verde lamentou, esta segunda-feira, a morte do Papa Francisco, considerando que o mundo ficou mais pobre com a partida de "um verdadeiro humanista e defensor da paz", à semelhança de outras reações no arquipélago.

"A Igreja e o mundo ficam mais pobres com a partida do Papa Francisco --- um verdadeiro humanista, cuja vida foi dedicada à liberdade religiosa, ao respeito pela diferença, ao diálogo interreligioso, à paz, à convivência harmoniosa e ao amor ao próximo", lê-se num comunicado da Assembleia Nacional (AN).

O presidente da AN, Austelino Correia, expressou "profundo pesar" pela morte de um líder que "marcou a história da humanidade pelo seu exemplo e compromisso com os valores universais".

"Um Papa próximo das pessoas, sempre ao lado dos mais oprimidos e de quem mais precisa. Um homem que soube viver e liderar com humildade, sensibilidade e fé", acrescentou.

Também o ministro da Educação, Amadeu Cruz, lamentou a morte do Papa Francisco, numa publicação na sua página de Facebook.

"O Papa parte num momento desafiante para a humanidade e a sua morte deixa o mundo mais fragilizado, por ter sido um símbolo de humildade, serenidade, pacifismo e união entre os povos", escreveu.

O bispo da Diocese do Mindelo, Ildo Fortes, também manifestou pesar pela morte do Papa, considerando-o como "um pastor que foi pai, amigo e irmão próximo do seu rebanho, da humanidade, e em especial dos pobres, imigrantes, oprimidos e injustiçados".

O Corpo de Escutismo Católico Cabo-verdiano (CECCV) manifestou também pesar pela morte do Papa, afirmando que a organização "está de luto".

O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou, esta segunda-feira, que o Governo vai decretar dois dias de luto nacional, na terça e quarta-feira, pela morte do Papa Francisco.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h46

André Ventura lamenta morte de Papa Francisco e pede que "Igreja continue o legado" deixado pelo Pontífice

O líder do Chega, André Ventura lamentou, esta segunda-feira, a morte do Papa Francisco aos 88 anos. O deputado solicitou que a "Igreja continue o legado" deixado pelo Pontífice.

"Os católicos do Chega choram e sentem o desaparecimento do Papa Francisco", afirmou Ventura em conferência aos jornalistas. 

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h45

FC Porto evoca promotor da paz e construtor de pontes

O FC Porto lamentou, esta segunda-feira, a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, evocando "um promotor da paz e construtor de pontes e caminhos em comum".

"O FC Porto lamenta a perda do Papa Francisco e solidariza-se com a dor de todos os que sentem a morte de um promotor da paz e construtor de pontes e caminhos em comum", sublinharam os 'dragões', numa nota publicada nas redes sociais.

O Papa Francisco morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h30

Ex-Presidentes do Brasil lembram espiritualidade e dimensão humanista de Papa Francisco

Ex-Presidentes do Brasil lamentaram, esta segunda-feira, a morte do Papa Francisco através e lembraram a espiritualidade e a dimensão humanista.

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro despediu-se, esta segunda-feira, do Papa Francisco com uma mensagem nas redes sociais, na qual não mencionou o pontífice falecido, e disse que "a sua partida convida à reflexão e à renovação da fé".

"O mundo e os católicos despedem-se daquele que ocupou uma das figuras mais simbólicas da fé cristã", escreveu o ex-Presidente brasileiro, que está internado há mais de uma semana num hospital brasileiro a recuperar de uma cirurgia intestinal, acrescentando que, "para o Brasil e para o mundo, a figura do Papa sempre foi um sinal de unidade e orientação" e que "a sua partida convida à reflexão e à renovação da fé".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h29

Europa não é o centro da Igreja, diz cardeal António Marto sobre futuro Conclave

O cardeal António Marto disse que não esperava ser tão cedo cardeal eleitor no Conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco, que, esta segunda-feira morreu, e salientou que a Europa não é o centro da Igreja.

"Enquanto cardeal eleitor não esperava ser tão cedo", afirmou à agência Lusa António Marto, acrescentando que também pode ser eleito, mas nem o pretende, nem tem esperanças de que tal suceda.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h28

Escuteiros católicos lembram "incansável dedicação aos mais frágeis" de Papa Francisco

O Corpo Nacional de Escutas -- Escutismo Católico Português (CNE) considerou que o Papa Francisco "marcou profundamente a Igreja e o mundo com humildade, simplicidade e uma incansável dedicação aos mais frágeis".

Numa nota a propósito da morte do pontífice argentino, esta segunda-feira aos 88 anos, o CNE sublinha que a vida de Francisco "foi testemunho de serviço, esperança e amor, inspirando milhões de pessoas, incluindo os escuteiros em todo o mundo".

"Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco sempre demonstrou uma relação muito próxima e positiva com o Escutismo, encontrando no nosso movimento muitos dos princípios que o próprio considerava fundamentais para uma plena vivência cristã", afirma o CNE no comunicado, sublinhando que "o Santo Padre sempre encorajou os jovens a serem 'artesãos do futuro', desafiando-os a caminhar com coragem, a cuidar da casa comum e a viver a fé de forma comprometida e alegre".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h24

Adiados encontros dos campeonatos da Argentina agendados para hoje

Os jogos dos campeonatos na Argentina agendados para, esta segunda-feira, foram adiados, devido à morte do Papa Francisco, aos 88 anos de idade, anunciou a Associação de futebol daquele país (AFA).

"É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco, nosso pai Jorge Bergoglio, que por meio das suas ações de vida se tornou o líder espiritual de milhões de homens e mulheres", lamentou o organismo, em comunicado.

A AFA indicou que "todas as partidas programadas de todas as competições foram suspensas, em sinal de luto".

"Um minuto de silêncio também será observado antes do início de todas os encontros agendados entre terça-feira e domingo", acrescentou a AFA.

As partidas [dos vários escalões] foram remarcadas para terça-feira, no mesmo horário previsto, com exceção da partida entre o Argentinos Juniors e Barracas Central, da primeira divisão, que será disputada às 23:00 (horas em Lisboa).

Já as novas datas dos outros dois encontros (Tigre-Belgrano e Independiente Rivadavia-Aldosivido), do primeiro escalão, previstos para, esta segunda-feira, vão ser divulgadas posteriormente.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h22

Bispo de São Tomé destaca "firme defensor dos pobres e marginalizados"

O bispo de São Tomé e Príncipe, João Nazaré, destacou o Papa Francisco, que morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, como um "firme defensor dos pobres e marginalizados".

O bispo João Nazaré salientou, numa mensagem dirigida aos católicos são-tomenses, que Francisco "conduziu a Igreja com sabedoria, ternura e coragem, edificando pontes de dialogo num mundo marcado por divisões e sofrimentos".

"De coração profundamente entristecido, mas iluminado pela fé na ressurreição, comunico ao santo povo de Deus da diocese de São Tomé e Príncipe a morte de Sua Santidade o Papa Francisco", afirmou o bispo.

O chefe da Igreja Católica são-tomense destacou o "testemunho luminoso de vida evangélica" deixado pelo Papa Francisco e exortou as comunidades paroquiais, os movimentos eclesiais, religiosos e religiosas, "e todos os homens e mulheres de boa vontade" a participarem nas celebrações que serão organizadas "como expressão" de "comunhão eclesial e gratidão filial".

João Nazaré concluiu a mensagem esperando que todos continuem a trilhar o caminho "à luz do Evangelho que o Papa Francisco tão ardorosamente anunciou ao mundo".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h21

Cardeal António Marto recorda que Francisco teve as palavras mais urgentes em defesa dos migrantes

O cardeal António Marto realçou o estilo de proximidade a todos e de compaixão por todos do Papa, que, esta segunda-feira, morreu, e recordou que Francisco teve "as palavras mais pungentes e urgentes para a defesa dos migrantes".

"Foi um estilo de proximidade a todos, de ternura, usou a linguagem da ternura, e de compaixão para com todos e, por isso, tocava o coração de todos. Com o seu estilo, deixou-nos a imagem de Igreja e deixou uma mensagem para a humanidade", afirmou à agência Lusa António Marto, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima.

O cardeal recordou que Francisco chamava à Igreja "hospital de campanha", sempre pronta "a acolher, em primeiro lugar, os feridos e a ajudar a curar as feridas".

"Naturalmente, que se trata sobretudo de feridas morais, espirituais, psicológicas de que o mundo hoje está cheio e tanto precisa deste cuidado", declarou, para destacar que o Papa deixou também "esta cultura do cuidado de uns pelos outros, sobretudo pelos mais vulneráveis".

Para o cardeal, Francisco, "para a humanidade, foi um Papa atento e com uma mensagem sempre muito própria, muito adaptada aos problemas emergentes".

"Para sair da guerra e da divisão entre as pessoas e os povos, apontava o caminho da fraternidade universal e da amizade social. É belíssimo, porque é a base espiritual da coesão social", assinalou.

Já no que diz respeito ao fluxo migratório, o cardeal reconheceu que Francisco "teve, de facto, as palavras mais pungentes e urgentes para a defesa dos migrantes que perdiam a sua vida no mar, que saíam das suas terras onde viviam na miséria, ou na fome, ou na guerra, à procura de melhor qualidade de vida, de melhores condições de vida".

"Era um Papa, de facto, atento aos problemas atuais e abriu perspetivas de humanidade", disse António Marto, sustentando que o Papa, "mesmo hoje, no meio de um mundo tão dividido, tão polarizado, tão fragmentado, era a única voz que tinha autoridade moral e audiência entre todos, mesmo nas confissões religiosas diferentes".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h11

Bispo de Coimbra diz que Francisco deixou "desafios muito grandes e documentos fabulosos"

O bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, considerou, esta segunda-feira, que o Papa Francisco, que morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, foi o Papa necessário para os tempos que se vêm atravessando, tendo deixado "desafios muito grandes e documentos fabulosos".

"Foi exatamente o Papa para o nosso tempo, porque teve clarividência e iluminação do espírito para reconhecer a situação da Igreja, para reconhecer a situação do mundo. E, à luz do Evangelho, da tradição e da reflexão, propôs os caminhos que a Igreja deve percorrer", destacou.

Em declarações à agência Lusa, Virgílio Antunes contou que "a morte do Santo Padre está carregada de uma emoção muito forte".

"Foi o Papa com quem tive a graça e a possibilidade de contactar de uma forma mais próxima e mais direta, não só pelas suas visitas a Portugal, mas depois pelas minhas deslocações, de vez em quando, a Roma e, sobretudo, durante a realização do último sínodo", apontou.

A proximidade e a convivência quase diária nas duas sessões da Assembleia Sinodal em que participou proporcionaram-lhe "uma ligação mais pessoal do que com os outros pontífices", com os quais teve a oportunidade de conviver.

"Neste caso, há aqui uma emoção mais forte por este motivo. Depois, o Papa Francisco é, a todos os títulos, um grande Papa da Igreja do nosso tempo, que nos deixa caminhos para percorrer, que nos deixa desafios muito grandes e documentos fabulosos", indicou.

De acordo com a página de Internet da Diocese de Coimbra, na quarta-feira, às 21:30, terá lugar na Sé Nova de Coimbra uma missa em oração pelo Papa Francisco.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h10

CIP recorda "diálogo inter-religioso e defesa dos mais vulneráveis"

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal emitiu uma nota de pesar pela morte do Papa Francisco, recordando algumas bandeiras do seu pontificado como o "diálogo inter-religioso" e a "defesa dos mais vulneráveis".

A estrutura associativa empresarial portuguesa refere que recebeu com "profunda tristeza a notícia hoje tornada pública da morte do Papa Francisco. A vida de Sua Santidade foi um profundo sinal de esperança em tempos conturbados. Tendo com ousadia, humildade e discernimento, mas também com firmeza mostrado ao mundo que o Evangelho é empatia, compaixão, misericórdia", lê-se na nota emitida pela CIP.

"O Papa Francisco partiu no tempo de Páscoa, quando a fé cristã celebra a vida que vence a morte. Um sinal de esperança nestes dias difíceis, pejados de conflitos, de confrontos, de hostilidades. O diálogo inter-religioso, a defesa dos mais vulneráveis e a confiança nos jovens, nas famílias e nos pobres foram bandeiras de sempre", refere a associação liderada por Armindo Monteiro.

"A CIP une-se à Igreja, e ao mundo inteiro, nesta hora de dor indizível pela partida de Sua Santidade, um homem de uma imensa simplicidade, mas forjado na coragem, que soube unir todos", acrescenta.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h02

Representante da República na Madeira diz que morreu "farol de esperança"

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, considerou que o Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, foi "um farol de esperança e renovação para todos, todos, todos" e "um homem bom".

"O Papa Francisco foi, durante o seu pontificado, um farol de esperança e de renovação para todos, todos, todos, inclusive para algumas franjas da sociedade que tinham sido esquecidas", sublinha o juiz conselheiro na mensagem de pesar enviada ao bispo do Funchal, Nuno Brás.

Expressando os seus "sentimentos de pesar", o representante também se "solidarizou com os conterrâneos" da Madeira, "que se reclamam da Igreja Católica e que neste momento choram um homem bom, que deixará imensas saudades".

Também a diocese do Funchal, na ilha da Madeira, reagiu com "profunda tristeza" à notícia da morte de Francisco.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 17h00

Artistas destacam a coragem de Papa Francisco, a defesa da paz, das minorias e da união de todos

A forma como tocou todos com a sua humanidade, unindo-os na diferença, atravessando-se pelas minorias e lutando pela paz, é o que sobressai nas homenagens de personalidades da cultura ao Papa Francisco, que morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos.

"Até a um ateu como eu, ele deu vontade de rezar. Defendeu os pobres, os imigrantes, as minorias. Ainda ontem apelou ao cessar-fogo em Gaza. Exigiu os caminhos da paz, a submissão da economia à dignidade das pessoas e o respeito de todas as vidas. Se eu rezasse, seria para que a Igreja tenha a sabedoria de continuar o seu corajoso legado", escreveu o dramaturgo Tiago Rodrigues.

O mesmo desejo é partilhado pelo escritor Valter Hugo Mãe, que considera que "a igreja, que para crentes e não crentes desempenha um papel grave nas nossas sociedades, precisa de continuar Francisco. Seria fundamental não haver recuo".

A jornalista e escritora Anabela Mota Ribeiro recordou que o Papa "falou dos mortos no Mediterrâneo como ninguém, pediu o cessar fogo em Gaza, disse que as mães solteiras não eram mães solteiras, eram mães".

A editora Nascente, do grupo Penguin Random House Portugal, que publicou a autobiografia do Papa Francisco, também o homenageou nas redes sociais, através de uma publicação do seu editor, Jorge Silva, que começa por assinalar que este foi o primeiro Papa latino-americano.

"Carismático, afável, divertido, acolheu a comunidade LGBT, lembrou o escândalo de todas as guerras, lutou contra a desumanização de uma sociedade consumista, aproximou-se de todas as pessoas e contou anedotas sobre si próprio, elegendo o humor e o sorriso como 'fermento da existência'", descreveu, classificando-o como uma "figura maior do primeiro quarto do século XXI".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 16h11

Máquina de comunicação do Vaticano anuncia morte de Francisco em várias línguas

A máquina de comunicação do Vaticano trabalhou esta segunda-feira rapidamente para divulgar a morte do Papa Francisco em várias línguas do mundo, incluindo o vietnamita e o bantu, e mudar a imagem na Internet.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 16h00

Presidente da UEFA diz que Francisco foi um "farol de esperança"

O presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, afirmou esta segunda-feira que o Papa Francisco, que morreu aos 88 anos de idade, foi um "farol de esperança" para a humanidade em tempo de guerra e problemas sociais.

O presidente do organismo que rege o futebol europeu destacou o papel de Francisco na "defesa dos pobres, dos humildes e dos vulneráveis" e na luta por "uma paz que sempre pareceu distante, mas cada vez mais almejada pelo coração do mundo".

"Não posso também esquecer o seu entusiasmo pelo futebol, uma paixão alimentada desde a juventude, que testemunha um espírito alegre e a sua capacidade de se ligar às pessoas através do calor humano", concluiu.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h57

Comissão Justiça e Paz destaca "autenticidade evangélica" de Francisco

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) destacou esta segunda-feira o testemunho de "autenticidade evangélica" do Papa Francisco, "visível até aos últimos momentos dessa vida, mesmo para além da doença e fragilidade que o atingiram".

Em comunicado, a CNJP, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), liderado pelo juiz Pedro Vaz Patto, apela a que "não sejam esquecidas, num contexto internacional que delas parece afastar-se cada vez mais", as mensagens de Francisco "em prol da justiça e da paz, da fraternidade universal, do amor preferencial para com os pobres e descartados, da promoção da vida humana e do cuidado da casa comum".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 16h01

Bispos do Algarve e de Viana do Castelo falam em "homem extraordinário"

Os bispos do Algarve e de Viana do Castelo recordaram o Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, como um "homem extraordinário e o melhor de nós todos", e agradeceram-lhe pela fraternidade e por "todos, todos, todos".

O bispo do Algarve, Manuel Quintas, lembrou o Papa Francisco como um "homem extraordinário, que trouxe à Igreja e ao mundo um olhar fresco, renovado". "A Igreja Algarvia quer celebrar a vida deste homem extraordinário, que trouxe à Igreja e ao mundo um olhar fresco, renovado sobre tantos temas e que chamou a atenção de todos, não apenas dos católicos, para a necessidade da fraternidade, do respeito pelo outro e pelo planeta, da integração das periferias", sublinhou o prelado.

O bispo do Algarve anunciou, entretanto, que, na terça-feira, às 19:00, na Sé de Faro, preside a uma missa de sufrágio pelo Papa Francisco e exorta os cristãos a, "seguindo o exemplo do Papa Francisco e de S. Francisco (de quem adotou o nome)", pugnarem pelos "valores da humildade, do encontro, da justiça".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h58

Conselho Português de Igrejas Cristãs realça "pontes" feitas por Francisco

O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) realçou esta segunda-feira as "pontes com as diversas tradições eclesiais" promovidas pelo Papa Francisco, que "animaram os cristãos em todo o mundo a uma maior proximidade, conhecimento e cooperação".

Num comunicado, este órgão que reúne a Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana, a Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal e a Igreja Evangélica Alemã do Porto, exprime "o seu pesar e apoio fraterno" aos católicos pela morte do Papa Francisco.

"Damos graças a Deus pela sua vida e pelo testemunho em prol da unidade visível dos cristãos, que o Papa Francisco soube dar ao longo do seu pontificado, exercido primeiramente como Bispo de Roma", escreve a direção do COPIC, recordando a participação de Francisco, em 2016, na celebração na Catedral Luterana de Lund na Suécia, nos 500 anos da reforma Protestante, e a visita que realizou em 2018 à sede do Conselho Mundial de Igrejas para assinalar os 70 anos deste organismo ecuménico.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h56

Conselho da Europa recorda "inabalável clareza moral" de Pontífice

O presidente do Conselho da Europa, Alain Berset, elogiou a "inabalável clareza moral" do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira no Vaticano.

"O que mais me impressionou foi a inabalável clareza moral --- na promoção da justiça e da reconciliação, na defesa do multilateralismo e no respeito pelo direito humanitário", disse Alain Berset, numa declaração publicada no 'site' do Conselho da Europa.

Nesta declaração, o Conselho da Europa, responsável por garantir o respeito pela democracia e pelos direitos humanos entre os 46 Estados-membros, sublinhou que "o mundo perdeu um pacificador".

A organização sediada em Estrasburgo, no leste de França, prestou também homenagem a um "fervoroso defensor" dos valores europeus.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h12

Timorenses rezam por Francisco em Tasi Tolu

Centenas de timorenses juntaram-se hoje em Tasi Tolu, onde Francisco celebrou a missa durante a sua visita a Timor-Leste, em setembro de 2024, para prestar uma última homenagem ao Papa.

"Estou muito triste", disse António de Jesus, um dos timorenses, que se deslocou ao recinto, a cerca de oito quilómetros de Díli, para acender uma vela por Francisco.

Ao longe, o altar iluminado lembrava a alegria manifestada pelos 600.000 fiéis que participaram na missa celebrada pelo Papa Francisco quando visitou o país.

Agora, o silêncio da tristeza só era interrompido por orações e cânticos por Francisco, o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

Em Timor-Leste, 98% dos 1,3 milhões de habitantes são católicos.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h10

Bispo anglicano afirma que pontificado de Francisco extravazou limites da Igreja Católica

O bispo Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana afirmou hoje que o pontificado do Papa Francisco, que morreu hoje, "extravasou os limites da Igreja Católica Romana" e promoveu um grande sentido de esperança e de paz no mundo.

No dia em que Francisco morreu, aos 88 anos, o líder da igreja anglicana em Portugal destacou "o imenso legado" deixado pelo Papa, "numa vida de profundo testemunho de amor e da fé cristã".

"Foi uma vida profundamente inspiradora não só para os cristãos como também para todos os homens e mulheres de boa vontade", declarou o bispo anglicano.

Por isso, sustentou, "a minha primeira palavra é, naturalmente de tristeza, pela sua partida, mas ao mesmo tempo também de profunda gratidão a Deus por tudo aquilo que o Papa Francisco soube semear na sua vida e fê-lo sempre de uma forma humilde e corajosa", procurando a "unidade entre os cristãos".

O líder da Igreja Lusitana destacou a dimensão ecuménica do pontificado de Francisco, considerando que foi "um verdadeiro construtor de pontos entre os cristãos das diversas tradições eclesiais".


Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h09

Francisco, o Papa que tinha "dois pés esquerdos" e adorava futebol

O Papa Francisco tinha "dois pés esquerdos" e, nas ruas de Buenos Aires, raramente escapava à condição de guarda-redes, mas essa 'imperfeição' jamais lhe reduziu o entusiasmo pelo futebol, afinal, "o jogo mais belo do mundo".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h02

Gianni Infantino profundamente triste com morte de Francisco

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, assumiu-se hoje profundamente triste com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos.

"Estou profundamente triste ao saber da morte do Papa Francisco. Tive o privilégio de estar com ele em algumas ocasiões, e ele sempre partilhou seu entusiasmo pelo futebol e enalteceu o importante papel que o nosso desporto tem na sociedade, em particular na relação com a educação e a proteção das crianças em todo o mundo", afirmou Infantino.

O líder do organismo que rege o futebol mundial recuperou palavras do Papa Francisco sobre a modalidade: "O futebol é o desporto mais bonito do mundo".

Infantino recordou ainda a esperança manifestada que o futebol seja uma força unificadora, por ocasião do encontro de líderes mundiais sobre os direitos das crianças, no Vaticano, no início deste ano.

"Sei o quanto ele significou para a comunidade católica como líder da sua igreja em todo o mundo. Através da mensagem de esperança e paz que ele transmitiu ainda ontem, no domingo de Páscoa, ele liderou pelo exemplo, e minhas sinceras condolências vão para todos aqueles que o conheceram, para a sua comunidade, familiares e amigos. Todas as orações de todo o mundo do futebol estão com ele. Que descanse em paz", rematou Infantino.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 15h02

Jesuítas portugueses recordam os gestos de uma figura que "desafia e desinstala"

A Companhia de Jesus em Portugal recordou hoje "os numerosos gestos de Francisco que o tornaram um Papa próximo, mas também uma figura que desafia e desinstala".

O Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, no Vaticano, foi o primeiro pontífice jesuíta da Igreja Católica.

"O mundo acordou esta manhã com a triste notícia da morte do Papa Francisco. A Companhia de Jesus em Portugal une-se ao povo cristão e a todos os homens e mulheres que vivem com dor esta partida. Mais que um dia de tristeza, é um dia de profunda gratidão por estes 12 anos de Pontificado e por toda uma vida dedicada ao seguimento de Jesus", sublinha a congregação em comunicado.

Os jesuítas portugueses agradecem ao Papa Francisco "as suas palavras inspiradoras e transformadoras, dirigidas aos fiéis e ao mundo: o seu convite a viver a fé na alegria e 'em saída', sem medo de abraçar a todos, a sua preocupação com os mais esquecidos, os mais pequenos, os mais necessitados, na consciência de que somos todos irmãos".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h50

Guiné-Bissau está de luto pela morte "de um homem digno"

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que o país está de luto pela morte do Papa Francisco, que considerou ser um "homem digno", lembrando que teve oportunidade de se sentar com ele à mesma mesa.

Em declarações aos jornalistas à saída da reunião da Comissão Política do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G15), partido de que é presidente de honra, Embaló lembrou o Papa Francisco como "homem ímpar".

"Hoje, de manhã cedo, lembrei-me de um homem digno que tive a oportunidade de me sentar com ele. Papa é um homem ímpar. Para mim, não era só um chefe da Igreja Católica, mas um homem de paz", destacou o Presidente guineense.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h47

Arcebispo de Braga evoca homem que ensinou que "o centro só se vê bem a partir das periferias"

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que "o centro só se vê bem a partir das periferias", sublinhando que recebeu a notícia da sua morte com dor, surpresa e esperança.

Em declarações à Lusa, José Cordeiro destacou também a coragem de Francisco, que no domingo, já muito debilitado, foi à Praça da S. Pedro "como que despedir-se do mundo e de todas as pessoas com quem teve a graça de anunciar o Evangelho de Cristo".

"Deixou um grande legado, de dizer que o centro só se vê bem a partir das periferias e que as periferias ajudam a olhar o centro. E as periferias são aquelas existenciais, os pobres, os descartados, os excluídos, para que todos juntos prossigamos como peregrinos de esperança", referiu o arcebispo de Braga.


Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h46

Associação Zero recorda papel do Papa na área da sustentabilidade

A associação ambientalista Zero recordou hoje, véspera do Dia Mundial da Terra, o papel do Papa Francisco nas questões da sustentabilidade do planeta e das alterações climáticas.

Num comunicado onde pede energia mais renovável e que não se retroceda nas políticas ambientais (a propósito do Dia Mundial da Terra), a Zero lembra a importância do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, na necessidade de se cuidar da "casa comum" que é o planeta Terra.

Recorda nomeadamente o papel do Papa apelando ao "urgente desafio de proteger a nossa casa comum" na encíclica "Laudato si", que completa 10 anos a 24 de maio.

"O que escreveu foi determinante em 2015, ano em que se aprovaram os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável e o Acordo de Paris. O Papa mencionou que ´uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo´", diz a associação.

A Zero recorda ainda que na encíclica o Papa refere que os jovens exigem uma mudança e interrogam-se como é que se pode construir um mundo melhor sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h45

Sinos do Santuário de Fátima vão tocar sinais fúnebres diariamente até ao funeral

Os sinos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário vão tocar sinais fúnebres, diariamente, após as 09h30, até ao dia do funeral do Papa Francisco, que esta segunda-feira morreu, anunciou o Santuário de Fátima.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h41

Causa da morte tornada pública "provavelmente" hoje à noite

As causas da morte do Papa Francisco "deverão ser provavelmente tornadas públicas" após a declaração oficial do óbito do pontífice, prevista para as 20h00 locais (19h00 em Lisboa), anunciaram hoje os serviços de imprensa da Santa Sé.

O Papa Francisco, que tinha 88 anos, morreu hoje na residência papal Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano, às 07h35 locais (06h35 em Lisboa).

Fontes citadas pela agência noticiosa italiana ANSA estão a avançar que uma hemorragia cerebral terá sido a possível causa da morte de Francisco e não os problemas respiratórios decorrentes de uma recente pneumonia bilateral.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h40

Vaticano realiza oração noturna na Praça de São Pedro para o Papa Francisco

O Vaticano confirmou que vai ser realizada uma oração noturna na Praça de São Pedro para o Papa Francisco, esta segunda-feira.

Segundo a Reuters, a oração vai ser conduzida por um cardeal sénior pelas 19h30 locais (18h30 em Portugal).

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h37

Roma espera milhares de fiéis e prepara medidas de segurança especiais

A cidade de Roma está a preparar medidas de segurança especiais para os próximos dias, tendo em conta os milhares de fiéis esperados para participar nas para as cerimónias fúnebres do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h31

Dioceses de Portalegre-Castelo Branco, Guarda e Viseu recordam faceta humana

As dioceses de Portalegre-Castelo Branco, Guarda e Viseu elogiaram a faceta humana e dedicação à Igreja do Papa Francisco, que faleceu hoje, no Vaticano, aos 88 anos.

Numa mensagem publicada na sua página na rede social Facebook, o bispo de Portalegre-Castelo Branco, Antonino Dias, recordou que o Papa Francisco "sempre construiu pontes e abriu caminhos de esperança e de renovação".

"Para se ir mais além pelos caminhos da tolerância, da paz, da fraternidade universal, da solidariedade humana, da ecologia integral", acrescentou.

Evocando Francisco como "manifestamente humilde e dialogante", Antonino Dias também realçou que o Papa "não tinha receio de gerar polémicas, mesmo dentro da Igreja Católica que sempre precisa de purificação".

"Ele desejava que ela [Igreja Católica] fosse uma espécie de 'hospital de campanha'", argumentou o bispo, considerando que o Papa Francisco foi "uma voz diferente, muitas vezes contundente, nem sempre meiga no contexto de um mundo que tende a globalizar a indiferença e a esquecer os pobres, os refugiados, os migrantes, os marginalizados".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h29

Políticos lembram Francisco pela sua humanidade, coragem e compaixão

Diversas figuras da política nacional, entre antigos e atuais governantes e líderes partidários, reagiram à morte do Papa Francisco, recordando-o como um exemplo de humanidade, cuja obra fica marcada pela coragem e compaixão:

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h26

Bispo de Bragança-Miranda lembra que Francisco procurava a proximidade

O bispo de Bragança-Miranda referiu que o Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, procurava cultivar a proximidade e não se cansou de alertar para a necessidade de remover "preconceitos seculares e inconscientes".

Em comunicado, Nuno Almeida sublinhou que o Papa Francisco "irradiava vida e serenidade" e testemunhava, em privado e em público, harmonia entre o pensar, sentir, falar e agir.

"Intuíamos que os seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações estavam em harmonia e da sua pessoa transparecia simplicidade e autenticidade numa palavra: congruência", frisou.

Dizendo que não se cansava de alertar de quanto seja "perigoso viver no reino somente da palavra, da imagem e do sofisma", o bispo salientou que quem acompanhou com alguma atenção os gestos e palavras do Papa Francisco apercebeu-se sempre que procurava cultivar, por todos os meios, a proximidade.

E acrescentou: "Para ele não se tratava somente de um conceito ou de gestos esporádicos, mas de um modo de ser e de exercitar o seu ministério".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h26

PR angolano considera morte do Papa Francisco "duro golpe para o mundo"

O Presidente angolano, João Lourenço, manifestou hoje dor e tristeza pela morte do Papa Francisco e considerou tratar-se de um duro golpe para o mundo e uma imensa perda para os cristãos católicos.

Em mensagem de condolências, João Lourenço afirmou que os cristãos católicos viam nele uma das grandes esperanças na construção de um mundo mais justo e equilibrado.

Francisco "foi um líder comprometido com a paz, com a justiça social e com os desfavorecidos", lê-se na mensagem enviada ao cardeal Kevin Joseph Farrel, camarlengo do Vaticano.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h25

Guterres lamenta morte de mensageiro da "esperança e humanidade"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou hoje a morte do Papa Francisco, que recordou como "um mensageiro da esperança, humildade e humanidade".

"Junto-me ao mundo para lamentar o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, mensageiro da esperança, da humildade e da humanidade", afirmou num comunicado, no qual sublinha que o pontífice "foi uma voz transcendental em defesa da paz, da dignidade humana e da justiça social".

Na nota, o secretário-geral da ONU sublinhou que Francisco "deixa um legado de fé, serviço e compaixão para todos, especialmente para aqueles que estão marginalizados ou presos pelos horrores do conflito".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h24

Instituições sublinham papel de Francisco em tempo de desafios

A Fundação Fé e Cooperação (FEC) sublinhou hoje que o legado do Papa Francisco é um "sinal de amor e esperança, num tempo marcado por desafios profundos, contrários à proposta do Evangelho".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h22

Comunidade Hindu diz que liderança de Francisco transcendeu fronteiras

A Comunidade Hindu de Portugal manifestou hoje "o mais profundo pesar" pela morte do Papa Francisco, considerando tratar-se de uma figura marcante cuja liderança espiritual transcendeu fronteiras religiosas, culturais e sociais.

"O Papa Francisco será lembrado como um homem de fé inabalável, humildade genuína e profundo compromisso com os mais vulneráveis. Foi um defensor incansável da paz, da justiça social, da ecologia integral e do diálogo entre religiões", afirmou a Comunidade Hindu, em comunicado enviado à agência Lusa.

"A sua voz foi, ao longo dos anos, um farol de esperança num mundo tantas vezes marcado pela divisão e pela indiferença", acrescenta-se no documento.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h21

Lula da Silva Francisco procurou de forma incansável levar amor onde existia ódio - Lula da Silva

 O Presidente do Brasil lamentou esta segunda-feira a morte do Papa Francisco e destacou que o líder da Igreja Católica procurou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h18

Universidade Católica expressa pesar e afirma compromisso com legado

A Universidade Católica Portuguesa expressou hoje "o seu profundo pesar" pela morte do Papa Francisco, lembrando a visita à instituição por altura da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, e afirmando o compromisso com o seu legado.

Em comunicado, a instituição universitária ligada à igreja católica afirmou que a morte de Francisco "deixa uma dor profunda nos crentes e em todos aqueles que encontraram nas suas palavras, gestos e ações um testemunho luminoso de humildade, generosidade, proximidade e esperança".

Citada no comunicado, a reitora Isabel Capeloa Gil recordou o legado de esperança, "uma mensagem particularmente relevante num mundo de dissidência e contradições, onde o Papa Francisco foi o derradeiro líder ético".

A visita à Universidade Católica por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2023 é recordada como "um momento inesquecível e profundamente marcante para toda a comunidade académica", durante a qual o Papa Francisco desafiou os jovens "a lutar contra a complacência e o medo" e exortou a conjugar "a excelência académica com o compromisso ético e social".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h10

ONU recorda Papa Franscisco como"defensor inabalável" da ação climática

O responsável da ONU para as alterações climáticas, Simon Stiell, lembrou o Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, como um "defensor inabalável" da ação climática.

"O Papa Francisco tem sido uma figura de destaque da dignidade humana e um defensor inabalável da ação climática", disse Simon Stiell em comunicado.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h07

Bispo de Angra considera que Francisco dedicou vida à construção de Igreja "mais próxima dos pobres"

O bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, considerou esta segunda-feira que o Papa Francisco dedicou a sua vida à construção de "uma Igreja mais próxima dos pobres, dos marginalizados e dos que sofrem".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h03

Cabo Verde decreta dois dias de luto nacional

O Governo de Cabo Verde vai decretar dois dias de luto nacional, terça e quarta-feira, pela morte do Papa Francisco, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

"O Governo vai decretar dois dias de luto nacional", referiu o chefe do Governo, em declarações aos jornalistas na cidade da Praia.

O primeiro-ministro classificou a morte do Papa Francisco como "uma grande perda para a humanidade e para a Igreja Católica", manifestando consternação e expressando as condolências.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h59

Muçulmanos guineenses de Mansoa expressam solidariedade com católicos

O líder dos muçulmanos de Mansoa, localidade do norte da Guiné-Bissau, conhecida pela boa convivência religiosa, Cheik Mamado Djaló, endereçou esta segunda-feira "profundas condolências e solidariedade" aos católicos do mundo pela morte do Papa Francisco.

"Aproveitamos esta ocasião para endereçar as nossas profundas condolências e solidariedade à Igreja Católica guineense e mundial pela morte do Papa, que é um homem que representa a Igreja Católica ao mais alto nível", disse, em declarações aos jornalistas, o imã Djaló.

"Aquando do falecimento do nosso imã, meu pai, recebemos uma mensagem do Vaticano através do bispo em Bissau, demonstrando a sua solidariedade e dor pelo falecimento do imã Bubacar Djalo", recordou Cheik Mamado Djaló.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 14h03

Rui Tavares destaca trabalho relevante feito por Papa Francisco pela paz e direitos humanos

O porta-voz do Livre, Rui Tavares, destacou o trabalho humanitário do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira, considerando que o mundo perdeu um líder que deixa um legado relevante pela defesa da paz e dos direitos humanos.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h57

Comunidade islâmica lembra Francisco como marcante e inspirador para a humanidade

A Comunidade Islâmica de Lisboa sublinhou esta segunda-feira que o Papa Francisco foi marcante e inspirador para toda a humanidade, fazendo votos de que o sucessor possa dar continuidade ao trabalho que desenvolveu.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h44

Corpo do Papa Francisco poderá ser transladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira

O corpo do Papa Francisco poderá ser transladado na quarta-feira para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, avançou esta segunda-feira o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. A iniciativa permite que os fiéis prestem as suas homenagens ao Pontífice.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h40

Cabo Verde decreta dois dias de luto nacional

O Governo de Cabo Verde vai decretar dois dias de luto nacional, terça e quarta-feira, pela morte do Papa Francisco, anunciou hoje o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

"O Governo vai decretar dois dias de luto nacional", referiu o chefe do Governo, em declarações aos jornalistas na cidade da Praia.


Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h36

Reitor do Santuário de Fátima destaca preocupação pela paz e ambiente

O reitor do Santuário de Fátima destacou a preocupação pela paz e pelo ambiente do Papa Francisco, que hoje morreu, e salientou que não teve medo de rasgar novos horizontes e de abrir caminhos de renovação da Igreja.

"Creio que é de destacar a profunda preocupação do Papa pela paz. Percebeu-se claramente que, nestes últimos anos do seu pontificado, o drama da guerra na Ucrânia e a guerra, mais recentemente, em Israel e na Palestina, tocaram profundamente o coração do Papa", afirmou aos jornalistas, no santuário, o padre Carlos Cabecinhas.

A propósito da guerra na Ucrânia, o reitor referiu que, pouco depois do início da guerra na Ucrânia, é em Fátima que "o Papa decide fazer, juntamente com Roma, a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, procurando assim uma oração pela paz".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h31

Benfica lembra "referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo"

O Benfica lamentou hoje a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, que considerou uma "referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo", lembrando o dia em que o clube foi recebido no Vaticano.

"O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, líder inspirador da Igreja Católica e referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo", refere o clube em comunicado.

Os 'encarnados' expressam as suas condolências à "Igreja Católica, à comunidade crente em todo o mundo, e ao povo argentino, sua pátria de origem".

"Apaixonado pelo futebol, o Papa Francisco sempre reconheceu no desporto um instrumento de paz, inclusão e fraternidade entre os povos. O Sport Lisboa e Benfica recorda com emoção a honra de ter sido recebido por Sua Santidade no Vaticano, num encontro que ficará para sempre na memória da instituição", acrescenta o clube presidido por Rui Costa.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h30

"Papa Francisco foi respeitado por crentes e não crentes": Pedro Nuno Santos lamenta morte e recorda "defensor da paz"

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos reagiu, esta segunda feira, à morte do Papa Francisco e recordou a "igreja que aceita todos" do Pontífice. 

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h29

"Um exemplo para todos, todos, todos": Luís Montenegro declara três dias de luto nacional pela morte do Papa Francisco

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou, esta segunda-feira, que o Papa Francisco foi "um exemplo para todos, todos, todos". Montenegro revelou ainda que o Governo vai decretar três dias de luto que serão decretados em data oportuna com as cerimónias fúnebres. 

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h27

Missionário católico em Roma apanhado de surpresa com morte de Francisco

O missionário português Tony Neves, da direção dos Espiritanos, mostrou-se hoje surpreso com a morte do Papa Francisco, com quem esteve ainda no domingo, na Praça de São Pedro.

"Fui colhido de surpresa com a notícia, até porque eu ontem [domingo]estive na Praça de São Pedro e ele passou à minha beira de carro sorridente a saudar toda a gente, a abraçar os bebés que iam chegar ao papamóvel", recordou o dirigente dos espiritanos.

Na ocasião, "só disse duas coisinhas 'Bonna Pascoa' e 'Em nome de nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'", naquela que foi a sua "última bênção".

"O que eu guardo dele é esta coragem mesmo na fragilidade", ao ter decidido aparecer em público, mesmo com a saúde muito precária", disse.

"Ele achou que numa semana com uma Semana Santa era para aparecer e ele apareceu: no domingo de ramos, na quinta-feira Santa para ir à prisão e no domingo quis inclusivamente dar a volta" à praça de São Pedro.


Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h26

Associação Ateísta releva algumas posições mas queria mais ação

O presidente da Associação Ateísta Portuguesa lamentou hoje a morte do "ser humano Papa Francisco" e relevou "algumas posições" que teve enquanto chefe do Vaticano, lamentando que noutros casos não tenha feito o suficiente.

João Lourenço Monteiro falava à agência Lusa a propósito da morte do Papa Francisco, hoje aos 88 anos.

O responsável, líder de uma associação que não crê em divindades, foi questionado pela Lusa sobre as posições do Papa em relação a temas sociais, do aborto à eutanásia e à homossexualidade, da emergência de populismos às alterações climáticas.

Lamentando a morte do ser humano Francisco, porque todos os seres humanos são importantes, João Lourenço Monteiro salientou que no exercício da sua atividade enquanto líder do Estado do Vaticano teve posições coerentes e recorrentes, como em relação à defesa do ambiente e biodiversidade, com uma "boa postura", mas ziguezagueou noutros temas, como o do movimento LGBT.

Em algumas intervenções "pareceu haver sinais de abertura da Igreja Católica, mas logo a seguir retrocedia", disse, criticando também a posição do Papa em relação ao aborto ou à eutanásia (contra), não respeitando as decisões dos indivíduos e os direitos das mulheres.

"Nenhuma pessoa é santa, o Papa é um ser humano como qualquer outro, que por vezes parece estar correto e outras não", afirmou, reconhecendo que a Igreja não tem apenas uma sensibilidade e que a isso se pode dever comentários mais progressistas e outros menos.

"Não é fácil para quem está à frente de uma organização. Mas devia ter ido mais longe. Falhou na ação. Devia ter sido mais importante na parte de influenciar mais a ação", em temas como os direitos sociais, a fome, a pobreza, a comunidade LGBT, disse João Lourenço Monteiro.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h25

COI despede-se de um "grande amigo e defensor do movimento olímpico"

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, lamentou hoje a morte do Papa Francisco e lembrou que o líder da Igreja Católica era um "grande amigo e defensor do movimento olímpico".

"Com o falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, estamos a perder um grande amigo e apoiante do movimento olímpico. O seu apoio à missão de paz e solidariedade dos Jogos Olímpicos e às muitas iniciativas de refugiados do COI foi inabalável", lê-se na página oficial do COI na rede social Instagram.

Em 2024, durante os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos de Paris, Bach agradeceu e enalteceu a mensagem do Papa Francisco sobre a importância do desporto para promover a paz.

Dois anos antes, o COI e o líder da Igreja Católica assinaram uma declaração conjunta em como o desporto pode ser um aliado "formidável" e um "pilar fundamental" na construção da paz.

O alemão Thomas Bach, antigo campeão olímpico de esgrima e atualmente com 71 anos, vai deixar a presidência do COI em junho deste ano, dando lugar a Kirsty Coventry, do Zimbabué, que será a primeira mulher a liderar o organismo.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h24

Conferência Episcopal Portuguesa consider que Francisco não deixa processo acabado, mas caminho para percorrer

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que o Papa Francisco, que hoje morreu, aos 88 anos, no Vaticano, não deixa "um processo acabado", mas antes "um caminho para percorrer (...) num tempo de inúmeros desafios".

Numa nota sobre a morte do Papa Francisco, a CEP sublinha que é esse caminho que os cristãos são convidados a seguir, "na lógica da comunhão entre todos, da missão e da transformação da Igreja".

"É com profunda consternação que recebemos a notícia da morte, aos 88 anos, do Papa Francisco. (...) Ao longo dos 12 anos do seu ministério pastoral, o Santo Padre legou-nos um extenso manancial de gestos, palavras e atitudes, tendo particular atenção as periferias geográficas e existenciais, qual convite à permanente conversão da Igreja, na sua essência sinodal e missionária", refere a CEP na nota divulgada na sua página na Internet.

Segundo o episcopado português, "as dioceses e todas as comunidades cristãs e religiosas em Portugal reconhecem a proximidade e o carinho" do Papa Francisco, "expresso particularmente nas visitas (...) por ocasião do centenário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima [2017] e da Jornada Mundial da Juventude em 2023".

Entretanto, a CEP exortou a que, durante o dia de hoje, sejam tocados os sinos de todas as igrejas em sinal de luto e que se promovam momentos de oração pessoal e comunitária.

O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia. Nascido em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h23

Cardeal cabo-verdiano lamenta morte e destaca legado de reforma

O cardeal cabo-verdiano Arlindo Furtado lamentou hoje a morte do Papa Francisco, considerando que deixa "um legado inesquecível" e de grande influência no processo de reforma da Igreja Católica.

"É um momento de muita dor e muita perda porque se trata de um dos grandes homens que tivemos a dirigir a Igreja nos últimos tempos, mas deixa um legado inesquecível e impactante para a reforma e o papel na Igreja e no mundo", afirmou Arlindo Furtado, citada pela Rádio de Cabo Verde (RCV).

O cardeal disse que a notícia não o surpreendeu, tendo em conta o estado de saúde do Papa.

Arlindo Furtado destacou Francisco como "um dos grandes reformadores da Igreja", alinhando-o com o espírito do Concílio Vaticano II, iniciado por João XXIII, no início da década de 1960.

"O Papa Francisco procurou aplicar as resoluções do Vaticano II, que prepararam a Igreja para a sua missão no mundo moderno, com todas as suas exigências, injustiças, disparidades e contradições", acrescentou.

O cardeal revelou ainda ter alimentado a esperança de uma visita do Papa a Cabo Verde, que chegou a ser equacionada, mas acabou por não se concretizar.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h17

Arcebispo de Évora destaca "defensor da paz" que só futuro fará perceber grandeza

O arcebispo de Évora recordou hoje o Papa Francisco como "defensor da paz, tolerância e respeito pelas minorias", considerando que "só o futuro fará ver e perceber" a sua "grandeza e dimensão visionária" para a Igreja e Humanidade.

Numa nota sobre a morte, hoje, do Papa Francisco, o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, destacou o Sumo Pontífice como "defensor da paz, da tolerância e do respeito pelas minorias, sempre presente e junto dos mais pobres, excluídos e sofridos".

"A grandeza da sua coerência e pensamento ainda não é por nós plenamente compreendida e atingida na sua totalidade. Só o futuro fará ver e perceber a grandeza e dimensão visionária deste Papa, quer para a Igreja quer para a Humanidade", afirmou.

Assinalando a coragem do Papa em anunciar caminhos para "a construção de uma nova Humanidade e para a renovação da Igreja", Francisco Senra Coelho enalteceu, entre outros acontecimentos, "os seus constantes apelos ao perdão mundial das dívidas dos países pobres e as equitativas amnistias nacionais aos presidiários".

"A sobriedade destas constatações desenha já o perfil da grandeza profética do pontificado do Papa Francisco", frisou.

Senra Coelho salientou "o seu sofrimento para renovar e evangelizar a Igreja", realçando o empenho do Papa em procurar "sarar feridas abertas, cicatrizes mal curadas e traumas que permanecem na História".

"A sua tenacidade e o seu amor incondicional na luta pela reforma da Igreja merecem de todos nós um compromisso de continuarmos na fidelidade ao seu genuíno pensamento, sem cedências a qualquer tipo de manipulação e pretensão de pensamento único", acrescentou.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h16

Reitor de igreja portuguesa em Roma afirma que Francisco deu "novo rosto da Igreja ao mundo"

O reitor da Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, comparou hoje o Papa Francisco à figura do bom pastor, que procurou "dar um novo rosto da Igreja ao mundo de hoje".

"Penso que o Papa Francisco encarnou na sua vida precisamente essa figura do bom pastor, sucessor de São Pedro", procurando "dar um novo rosto da Igreja ao mundo de hoje, mostrando que a igreja precisa de ser reconstruída", que "se renova, nunca deixando ninguém de fora", afirmou Agostinho Borges, à agência Lusa.

Francisco, que morreu hoje, quis uma "igreja de portas abertas, onde entram os mais esfarrapados", onde "entramos todos e onde todos temos um lugar".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h15

Governo timorense recorda Francisco como um líder espiritual de inestimável impacto para a humanidade

O Governo timorense afirmou hoje que o Papa Francisco foi um líder espiritual de inestimável impacto para a humanidade e que durante a visita a Timor-Leste, em setembro de 2024, conquistou os corações e alma do país.

"Foi com enorme consternação e profundo pesar que Timor-Leste recebeu a notícia do falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, um líder espiritual de inestimável impacto para a humanidade, defensor incansável dos mais vulneráveis e promotor da paz, da justiça e da fraternidade entre os povos", destacou em comunicado o Governo timorense.

O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h15

Marques Mendes elogia pontificado "inspirador, agregador e corajoso"

O candidato presidencial Luís Marques Mendes recordou hoje o Papa Francisco como "um dos papas mais marcantes da Igreja Católica" e elogiou o seu pontificado, descrevendo-o como "profundamente inspirador, agregador e corajoso".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h13

Guineenses que privaram com o Papa lembram-no como "homem de paz"

Três guineenses que privaram com o Papa Francisco lembram hoje, em declarações à Lusa, a sua figura e o seu legado como "homem de paz" que se preocupava com os desfavorecidos no mundo.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h11

José Mourinho destaca humildade de um "grande Papa"

O treinador português José Mourinho, que orientou a equipa de futebol da Roma até ao início do ano passado, lamentou hoje a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, destacando a humildade do líder da Igreja Católica.

"Para ser grande, acima de tudo é necessário saber ser pequeno. A humildade é a base da verdadeira grandeza. Papa Francisco. A esperança é uma luz na noite. Grande Papa", indica a conta do atual técnico do Fenerbahçe, que manifestou várias vezes apreço pelo Papa Francisco, na rede social Instagram.

José Mourinho, de 62 anos, teve duas passagens pelo futebol italiano, a primeira no Inter de Milão, entre 2008 e 2010, tendo conquistado dois títulos nacionais e um europeu, e a segunda na Roma, entre 2021 e 2024, vencendo a Liga Conferência.

O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h10

PR moçambicano lembra líder espiritual de "compromisso incansável" com paz e justiça

O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, endereçou hoje condolências à igreja católica pela morte do Papa, lembrando um líder espiritual com um "compromisso incansável" com a paz e justiça social.

"Neste momento, com corações em choque juntamo-nos ao mundo na despedida de um líder cuja luz brilhou intensamente, iluminando caminhos de fé e esperança", disse Daniel Chapo, numa mensagem divulgada hoje pela Presidência moçambicana.

Para Chapo, o Papa Francisco foi um líder espiritual que lutou pelos marginalizados, dedicando a sua vida ao "compromisso incansável" com a justiça, paz e fraternidade.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h10

África recorda luta de Francisco por um mundo justo e pacífico

Os chefes de Estado e de Governo africanos lamentaram hoje a morte do Papa Francisco, a quem reconheceram o seu compromisso para com os mais vulneráveis, a sua luta pela inclusão, justiça e promoção da paz:

- Umaro Sissoco Embaló (Presidente da Guiné-Bissau): Recordou o Papa Francisco como "um grande homem de paz, de fé e de justiça", e enviou as suas condolências e "pensamentos afetuosos" aos seus entes queridos e aos católicos de todo o mundo.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h10

Arcebispo de Díli afirma que todos os timorenses sentem morte de Francisco

O arcebispo de Díli, Virgílio do Carmo da Silva, afirmou hoje que todos os timorenses sentem a morte de Francisco, lembrando que a visita do Papa a Timor-Leste foi um momento comovente e especial.

"Cada timorense sente esta perda, mas temos de ter coragem para continuar a rezar pelo Papa", afirmou o único cardeal timorense, durante uma conferência à imprensa na Conferência Episcopal de Díli.

"Ficámos muito ligados ao Papa em setembro. O Papa levou os timorenses no coração e o Papa está no coração de cada timorense. Ficou esta proximidade. Esse momento foi comovente, especial, histórico", salientou.

Nas declarações aos jornalistas, o também presidente da conferência episcopal timorense informou que a partir de terça-feira às 10:00 locais (02:00 em Lisboa) será disponibilizado um livro de condolências para governantes e diplomatas acreditados em Díli prestarem a sua homenagem ao Papa Francisco.

Os fiéis timorenses podem a partir da mesma hora prestar a sua homenagem no Jardim de Lecidere, em Díli.

Também foi pedido a todos os padres e párocos do país para organizarem missas por Francisco, acrescentou Virgílio do Carmo da Silva, que também faz parte do conselho cardinalício, que elegerá o próximo Papa.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h09

Igreja angolana diz que Francisco abriu portas para a fraternidade e paz mundial

O líder da Igreja Católica em Angola disse hoje que o Papa Francisco foi um homem "dedicado ao bem, à concórdia e à paz" e que abriu às portas para a fraternidade, a paz mundial e valores da ecologia.

José Manuel Imbamba, que lamentou a morte de Francisco e convidou os cristãos a unirem-se em oração em prol do Papa, considerou que o líder da Igreja católica foi um "pastor fiel à Jesus Cristo, que procurou encarnar o princípio da pobreza, abraçou os valores do evangelho como o seu ser missionário e é uma figura que encantou o mundo no seu todo".

"Ele [Papa Francisco] abriu as portas do diálogo, abriu as portas para a fraternidade, abriu as portas para a paz mundial, abriu as portas para a preocupação do mundo da ecologia, por isso essas memorias serão marcantes, porquanto foi alguém que procurou proporcionar um ambiente de diálogo saudável para todos", afirmou o arcebispo, em entrevista à Televisão Pública de Angola (TPA).

Segundo o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Francisco foi um homem dedicado ao bem, à concórdia e à paz.

"Convido todos os cristãos a unirem-se em oração em prol do Papa", frisou o clérigo, assinalado que o Papa argentino primou, no decurso do seu pontificado, pela amizade social, amizade inclusiva, por um mundo onde todos se sentissem "responsáveis, ativos".

José Manuel Imbamba manifestou igualmente gratidão pelas lições do Pontífice da Igreja Católica: "Estamos agradecidos por este legado que nos deixou, agradecidos, sobretudo pela lição de amor, lição de desprendimento, lição de fraternidade, de acolhimento e de solidariedade, sobretudo para com as camadas mais vulneráveis e desprezadas no nosso contexto social".

O também arcebispo de Saurimo afirmou, por outro lado, que as reformas implementadas pelo Papa Francisco continuarão a ser implementadas pelo seu sucessor, observando que a Igreja "é sempre um caminho e está num processo de reforma permanente".

"Por isso mesmo, os que virão depois dele vão procurar dar continuidade à missão evangelizadora, porque os pastores universais procuram ler os sinais dos tempos, os sinais da história, os sinais do mundo e do momento que estamos a viver", realçou.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h09

Grupo VITA grato a Francisco por "caminho de transformação" traçado na Igreja

O Grupo VITA expressou esta segunda-feira "enorme gratidão pelo caminho de acolhimento, coragem e transformação" traçado na Igreja Católica pelo Papa Francisco e deixou às vítimas de abuso sexual a convicção de que o percurso é irreversível.

"O Grupo VITA expressa a sua profunda tristeza pela perda do Papa Francisco, e também a enorme gratidão pelo caminho de acolhimento, coragem e transformação que traçou na Igreja Católica", refere, em comunicado, a entidade criada pela Conferência Episcopal Portuguesa para acompanhar situações de abuso sexual na Igreja Católica.

Na nota, a coordenadora do grupo lembra que Francisco "desde sempre revelou uma especial atenção aos mais frágeis e necessitados, incentivando a abordagem de temas tão difíceis e ocultos, como a violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis".

"A todas as vítimas que nos têm procurado ao longo de quase dois anos de existência, o Grupo VITA deixa uma palavra de esperança. Acreditamos que este caminho de acolhimento e desocultação seja irreversível e que a Igreja Católica em todo o mundo, e em Portugal em particular, irá continuar este percurso de mudança, rumo a uma Igreja mais segura e protetora", conclui Rute Agulhas.

O Grupo VITA foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa para acompanhar as situações de abuso sexual na Igreja Católica.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h08

Bispo emérito das Forças Armadas afirma que Francisco fica na história da Igreja e do mundo

O bispo emérito das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, disse hoje que o Papa Francisco "fica na história da Igreja" e "na história do mundo", assinalando o seu papel na "defesa da dignidade da pessoa".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h06

Conferência Episcopal de Moçambique afirma que mundo perdeu a "voz dos pobres e marginalizados"

A Conferência Episcopal de Moçambique afirmou esta segunda-feira que o mundo perdeu um "pastor incansável e voz dos pobres e marginalizados" com a morte do Papa Francisco, que vai ser lembrado pelos moçambicanos pelo seu "carinho e solidariedade".

"Homem de fé firme, pastor incansável e voz profética dos pobres e marginalizados, o Papa Francisco foi um verdadeiro irmão da igreja em Moçambique. A sua proximidade, carinho e solidariedade com o nosso povo foram manifestados não apenas nas palavras, mas também nos gestos concretos, como a inesquecível visita apostólica que realizou ao nosso país em setembro de 2019", disse o bispo auxiliar de Maputo e secretário-geral da conferência episcopal, Osório Afonso.

Em conferência de imprensa em Maputo, o responsável da igreja católica lembrou um Papa Francisco que visitou o país em 2019, tendo ensinado à igreja católica a ser comprometida com a "reconciliação, paz e cuidado da casa comum".

Já, o arcebispo de Maputo, presente na mesma conferência de imprensa, disse que a igreja católica em Moçambique foi "colhida de surpresa" com a morte do Papa Francisco, apontando que o mesmo tinha uma "ligação muito estreita" com "estima particular" pelo país.

"É um momento de dor, mas é um momento também de ação de graças por esta grande figura que foi o santo Papa (...) Tinha sempre uma estima por Moçambique durante os momentos difíceis que enfrentámos, do facto de não nos entendermos entre os moçambicanos, muitas vezes ele interveio", disse João Carlos Nunes.

"Soube amar e viver pela igreja e era um homem também dos pobres, daqueles que não têm voz e nem vez", concluiu o responsável da igreja católica em Maputo.

Em setembro de 2019, Francisco visitou Moçambique, numa viagem apostólica pela África Oriental.

O momento mais marcante da vista a Moçambique foi a celebração de uma missa no Estádio Nacional do Zimpeto, o principal do país.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h53

Cavaco Silva destaca "enorme coragem" de Papa Francisco em defesa de idosos, doentes e imigrantes

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva destacou esta segunda-feira a "enorme coragem" inerente à mensagem do Papa Francisco contra a marginalização dos imigrantes e o abandono dos doentes e idosos, realçando a sua afabilidade e naturalidade.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 13h04

José Luís Carneiro recorda "luz" e "imenso legado" de Papa Francisco

https://www.cmjornal.pt/redirect-to?token=EiEnOjA%2FNiB3YWBjYmpna3dlZXdlYGtrY2tgZGdra2ZlZ2FgZWc%3DO ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, recorda "luz" de Papa Francisco depois de o Vaticano ter confirmado, esta segunda-feira, a morte do Pontífice, aos 88 anos. 

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h47

Rito de certificação da morte e deposição do corpo de Papa Francisco em urna decorre ao fim da tarde de hoje

O corpo do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, será depositado numa urna ao final da tarde na capela da residência de Santa Marta, no Vaticano, onde vivia desde a sua eleição, anunciou a Santa Sé.

"Esta noite, segunda-feira 21 de abril, às 20h00 locais (19h00 em Lisboa), a sua eminência o reverendíssimo cardeal Kevin Joseph Farrell, cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá ao rito de certificação da morte e à colocação do corpo na urna", acrescentou o Vaticano num comunicado.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h39

Papa Francisco terá sofrido um AVC fatal

O Papa Francisco morreu, esta segunda-feira, devido a um problema cerebral. O meio italiano, La Repubblica, avançou que poderá ter sofrido um AVC.

Ainda que os médicos que o trataram do hospital Gemelli garantam que "faleceu em paz", a hipótese de AVC está em cima da mesa. Poderá ter sofrido um derrame, mas ainda não se sabe se foi hemorrágico ou não. 

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h10

Bispo de Aveiro considera que Francisco colocou Vaticano II no centro do pontificado

O bispo de Aveiro, António Moiteiro Ramos, considerou esta segunda-feira que o Papa Francisco "colocou o Concílio Vaticano II no centro do seu pontificado" e "marcou o coração dos cristãos e de tantas pessoas de boa vontade".

Para António Moiteiro Ramos, o serviço de Francisco à Igreja, "enquanto sucessor de Pedro, ficou marcado por um magistério rico".

"Os mais pobres, a luta pela justiça social e a paz entre as nações estiveram sempre presentes nas suas preocupações de pastor. Foi uma voz profética neste mundo tão desigual e de ideologias totalitárias que não colocam a dignidade do ser humano no centro das suas preocupações", escreveu o bispo de Aveiro numa mensagem de reação à morte do Papa Francisco, ocorrida hoje no Vaticano, aos 88 anos.

Para António Moiteiro, "o estilo sinodal que está a ser implementado é talvez o maior contributo que podia deixar a uma Igreja mais participativa, mais povo de Deus, onde todos os batizados, por sermos filhos de Deus, tempos um lugar ativo na sua missão".

O bispo sublinha, ainda, que o Papa Francisco "colocou o papel das mulheres no lugar que lhes é próprio na Igreja".

"As mais recentes nomeações de mulheres para a Cúria Romana são exemplo disto mesmo", acrescenta.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h09

Papa Francisco recordado por confissões religiosas em todo o mundo

As várias confissões religiosas, em todo o mundo, expressaram condolências pela morte do Papa Francisco referindo-se ao percurso e ao legado do chefe da Igreja Católica.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h07

Comunidade Israelita de Lisboa lamenta morte e apela à escuta da última mensagem

A Comunidade Israelita de Lisboa expressou hoje o seu "profundo pesar" pela morte do Papa Francisco e exorta os líderes mundiais a escutarem a sua última mensagem, em que alertou para o crescente clima de antissemitismo no mundo.

Numa nota enviada à agência Lusa, a direção da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) destaca a "figura notável" do Papa Francisco, "pela sua dedicação à paz, ao diálogo inter-religioso e ao respeito pela dignidade humana".

A CIL recorda, com especial reconhecimento, as suas derradeiras palavras públicas, constantes na mensagem 'Urbi et Orbi' de domingo, na Basílica de São Pedro, "e a sua preocupação expressa" em relação ao "crescente clima de antissemitismo que se está a espalhar por todo o mundo".

"Que a sua última mensagem pública seja escutada pelos líderes de todo o mundo e que possa materializar-se na promoção constante do entendimento entre povos e religiões e no fortalecimento dos laços históricos e espirituais entre as comunidades judaica, católica e muçulmana", salienta.

A direção da CIL assinala este momento de "consternação e de necessária reflexão sobre o legado de um homem bom que dedicou uma vida de serviço à sua fé" e envia as suas "sinceras condolências aos seus irmãos católicos e a todos aqueles que, em todo o mundo, foram tocados pela mensagem inspiradora de amor, tolerância, respeito e fraternidade universal defendida pelo Papa Francisco".

"Que a sua memória continue a ser fonte de inspiração para todos os que, não sendo católicos, desejam a construção de um mundo mais justo, pacífico e inclusivo", sublinha a Comunidade Israelita de Lisboa.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h07

Cardeal Manuel Clemente destaca atitude de Francisco de "ir ao encontro do outro"

O cardeal Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa, destacou esta segunda-feira a atitude "evangélica de ir ao encontro do outro" como uma marca do pontificado do Papa Francisco, que esta segunda-feira morreu aos 88 anos, no Vaticano.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h05

Bolieiro considera Francisco "um exemplo de entrega ao próximo"

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje o Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, "o Papa do Povo" e "um exemplo de entrega ao próximo".

Numa nota de pesar, o líder do executivo regional açoriano refere que recebeu "com profundo pesar a notícia do falecimento" do chefe da Igreja Católica.

"Jorge Mario Bergoglio foi um homem que marcou o nosso tempo. Um Papa próximo, simples, com um sorriso aberto e genuíno que transmitia paz e esperança. A sua vida foi um exemplo de entrega ao próximo - viveu para servir, guiado por uma fé inabalável e por um amor verdadeiro pela humanidade", afirma.

José Manuel Bolieiro refere que Francisco "foi o Papa do Povo" e "tocou milhões de corações com gestos pequenos e palavras certeiras".

"Falou sempre com clareza e verdade, procurando pontes onde havia muros. A sua liderança espiritual será lembrada não apenas pela posição que ocupou, mas pelo modo como a exerceu - com humildade, empatia e coragem", sublinha.

Bolieiro escreve que teve a honra de testemunhar, "com grande emoção, a presença do Papa Francisco em Portugal, durante as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, em Lisboa".

Na nota de pesar, recorda que no discurso aos voluntários o Papa disse que "quem ama não fica de braços cruzados, quem ama serve, quem ama corre para servir, corre empenhado no serviço aos outros".

"Estas palavras definem-no. Francisco amou, serviu, correu pelo bem dos outros. Não cruzou os braços perante as adversidades deste mundo e desafiou-nos a fazer o mesmo. Defendeu um novo humanismo - mais solidário, mais fraterno, mais humano. E é esse legado que devemos preservar", escreveu, sublinhando a importância de esse caminho ser continuado por todos.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h03

Liga de clubes recorda "marca profunda no nosso tempo"

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) recordou a "marca profunda no nosso tempo" deixada pelo Papa Francisco, que morreu hoje, aos 88 anos.

"Foi um homem de coragem e de convicções. Um verdadeiro defensor de causas humanas, próximo dos que mais precisam e exemplo de liderança pela palavra, pelo gesto e pelo coração. Deixa uma marca profunda no nosso tempo", afirmou o presidente da LFPF, Reinaldo Teixeira.

Em comunicado, o organismo que rege as competições profissionais em Portugal manifestou "o seu mais profundo pesar" pela morte do Papa Francisco, recordado "em especial pela mensagem de unidade deixada durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no verão de 2023 --- evento ao qual a LPFP se associou, com enorme orgulho, através da Fundação do Futebol".

Na mesma mensagem, a LPFP associou-se "ao luto da Igreja Católica e de todos aqueles que, crentes ou não, encontraram no Papa Francisco uma referência de humanidade".

Também a FPF, através do presidente Pedro Proença, lamentou a morte do Papa Francisco, ambicionando que "o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado".

A FPF decretou ainda o cumprimento de um minuto de silêncio em memória do Papa Francisco, em todos os jogos por si organizados, até 27 de abril, incluindo os encontros da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, entre Rio Ave e Sporting, na terça-feira, e Benfica e Tirsense, na quarta.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h02

Comunidade Israelita de Lisboa lamenta morte e apela à escuta da última mensagem

A Comunidade Israelita de Lisboa expressou hoje o seu "profundo pesar" pela morte do Papa Francisco e exorta os líderes mundiais a escutarem a sua última mensagem, em que alertou para o crescente clima de antissemitismo no mundo.

Numa nota enviada à agência Lusa, a direção da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) destaca a "figura notável" do Papa Francisco, "pela sua dedicação à paz, ao diálogo inter-religioso e ao respeito pela dignidade humana".

A CIL recorda, com especial reconhecimento, as suas derradeiras palavras públicas, constantes na mensagem 'Urbi et Orbi' de domingo, na Basílica de São Pedro, "e a sua preocupação expressa" em relação ao "crescente clima de antissemitismo que se está a espalhar por todo o mundo".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h02

Patriarcado Latino de Jerusalém expressou condolências a toda a Igreja

O Patriarcado Latino de Jerusalém, representante da Igreja Católica na Terra Santa, expressou condolências a toda a Igreja pela morte do Papa.

O prelado do Patriarcado Latino de Jerusalém é considerado como um dos possíveis candidatos ao conclave em que será escolhido o sucessor do Papa Francisco.

"Sua Beatitude Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, e todos os bispos, clérigos e fiéis da Terra Santa apresentam as mais profundas condolências a toda a Igreja pela morte do Santo Padre o Papa Francisco. Que Deus o acolha no seu reino e na sua glória", lê-se no texto divulgado hoje pelo Patriarcado Latino de Jerusalém.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12h01

Primeiro-ministro britânico e rei Carlos III enviam condolências aos católicos pela morte do Papa

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o rei Carlos III manifestaram pesar pela morte do Papa, esta segunda-feira aos 88 anos, louvando o trabalho feito por Francisco.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h59

Presidente da comissão da União Africana envia condolências pela morte do Papa e recorda o seu envolvimento com África

O presidente da comissão da União Africana apresentou hoje as suas profundas condolências pela morte do Papa e recordou como Francisco amplificou a voz de África, anunciou a organização em comunicado.

"O presidente da comissão da União Africana [UA], Mahmoud Ali Youssouf, recebeu com profundo pesar e tristeza a notícia do falecimento da Sua Santidade o Papa Francisco, uma voz moral imponente do nosso tempo e um firme defensor da paz, da justiça, da compaixão e da dignidade humana", segundo a nota de imprensa.

De acordo com o documento, "em nome da União Africana, dos seus Estados-Membros e do povo africano, o presidente apresenta as suas sinceras condolências à Santa Sé, à comunidade católica e a todos aqueles que, em todo o mundo, foram inspirados pela extraordinária vida de serviço, humildade e liderança espiritual do Papa Francisco".

Youssouf referiu o "corajoso envolvimento do Papa com o continente africano", ao ter amplificado as vozes dos que não a têm, ao defender a paz e a reconciliação e por ter sido solidário com as pessoas afetadas por conflitos e pela pobreza.

Para o presidente da comissão, o Papa Francisco será recordado pelo seu "inabalável empenho na promoção da coexistência pacífica, pelo seu serviço aos pobres e aos marginalizados, pelos seus corajosos apelos à justiça climática, pela sua incansável procura do diálogo entre fés e culturas e pelos seus esforços persistentes para construir pontes onde outros viam muros".

"A sua voz foi portadora de clareza moral num mundo cada vez mais fraturado, e o seu legado ressoará nas gerações vindouras", indicou.

Neste momento de luto global, a UA junta-se ao mundo para honrar uma vida que exemplificou "a fé em ação", e para rezar por conforto e força para todos os que choram "esta profunda perda", realçou.

"Que a sua alma descanse na paz eterna", concluiu.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h58

Câmara de Lisboa recorda "momentos únicos" partilhados na JMJ

A Câmara Municipal de Lisboa manifestou esta segunda-feira "profundo pesar" pela morte do Papa Francisco, recordando os "momentos únicos" partilhados aquando da preparação e realização da Jornada Mundial da Juventude.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h43

Chega e IL manifestam pesar pela morte do Papa Francisco. BE e PCP lembram causa da paz

Os líderes do Chega e da IL manifestaram esta segunda-feira pesar pela morte do Papa Francisco, falando num "dia de tristeza", e BE e PCP realçaram a proximidade do pontífice à causa da paz e à defesa dos mais pobres.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h36

Governo de Milei lamenta morte de primeiro Papa argentino

O Presidente argentino expressou esta segunda-feira o seu pesar pela morte de Francisco, lembrando primeiro Papa argentino e destacando a sua "luta incansável para proteger a vida desde a conceção".

"O gabinete do Presidente, Javier Milei, lamenta a morte do Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, que se tornou, em 2013, no primeiro argentino a chegar à liderança da Igreja Católica, conduzindo-a "com entrega e amor desde o Vaticano", escreveu a presidência argentina numa publicação divulgada através do seu perfil da rede social X.

"A República Argentina, país de longa tradição católica e berço do Papa Francisco, lamenta profundamente o falecimento de Sua Santidade e envia as suas condolências à família Bergoglio. O Presidente da nação solidariza-se com todos aqueles que professam a fé católica e que encontraram no pontífice um guia espiritual neste triste momento", acrescenta o comunicado.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h30

Núncio apostólico de Angola e São Tomé diz que Francisco deixou um bom exemplo como pastor da Igreja Universal

O núncio apostólico de Angola e São Tomé disse, em Luanda, que o Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, deixou um bom exemplo como pastor da Igreja universal e ensinou valores do Evangelho com "fidelidade e coragem".

"No centro da celebração pascal, quando cantamos Aleluia, chegou a mensagem triste de que hoje o Papa regressou à casa do pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor da sua igreja, ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Rezemos pelo Papa que retornou à casa do pai", disse hoje Kryspin Dubiel.

Em declarações à Emissora Católica de Angola, em Luanda, sobre a morte de Francisco, hoje em Roma, o arcebispo e representante diplomático do Papa em Angola referiu que o líder da Igreja Católica deixou um bom exemplo como pastor da Igreja Universal.

"Ele deixou-nos um bom exemplo como pastor da Igreja Universal, atento à casa pessoa e desejo de dar apoio a todos que seguem Jesus como mestre, teve sempre o coração e olhos abertos como Jesus", disse.

De acordo com o arcebispo Dubiel, a vida de Francisco "foi um evangelho vivo praticado e mostrou a todo o mundo que é possível aplicar o evangelho a cada momento da vida de um cristão".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h29

Cardeal Américo Aguiar com a "profunda tristeza" de um filho que perde o pai

O cardeal Américo Aguiar disse esta segunda-feira "sentir uma profunda tristeza" pela morte do Papa Francisco, comparando essa tristeza à "de um filho que perde a presença, mesmo que distante, do seu pai".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h23

Presidente de Timor-Leste afirma que religiões perderam alguém de grande importância com a morte do Papa Francisco

O  José Ramos-Horta, afirmou hoje que não foram apenas os católicos que perderam com a morte do Papa Francisco, mas todas as religiões e a humanidade.

"Todas as religiões, toda a humanidade, perdeu alguém de grande importância", disse o Presidente timorense, numa mensagem de vídeo em tétum, a partir de Sofia, Bulgária, onde se encontra em visita oficial.

Na mensagem, o também prémio Nobel da Paz, considera que o "Papa Francisco foi um dos papas com maior impacto na história do mundo", que "abraçou os pobres, os frágeis".

"Um Papa que não hesitou em falar contra os poderes mundiais que promovem a guerra em vez da paz", disse Ramos-Horta, lembrando que Francisco denunciou também os poderes que ignoram os pobres e exploram os mais fracos.

O chefe de Estado timorense recordou também as palavras do Papa Francisco, quando terminou a visita a Díli, em setembro de 2024.

"Segurou na minha mão e disse para cuidarmos bem deste povo querido", lembrou.

Uma das últimas viagens feitas pelo Papa Francisco foi a Timor-Leste durante a qual esteve reunido com o Presidente timorense com as autoridades religiosas, sociedade civil e corpo diplomático acreditado no país.

Aos timorenses pediu para continuarem a construir e a consolidar as instituições do país para que "estejam completamente aptas a servir o povo de Timor-Leste" e para que os "cidadãos se sintam efetivamente representados".

"A fé que vos iluminou e susteve no passado continue a inspirar o vosso presente e o vosso futuro", disse o Papa, lembrando que agora Timor-Leste tem um "novo horizonte, com céu limpo, mas com novos desafios a enfrentar e novos problemas a resolver".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h20

Santuário destaca marcas profundas que Francisco deixou em Fátima

O Santuário de Fátima, onde o Papa, que esta segunda-feira morreu, esteve por duas vezes, uma das quais para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, destacou a devoção de Francisco à Virgem e as marcas profundas que deixou na Cova da Iria.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h02

Grande Oriente Lusitano recorda Francisco como homem de exceção e adepto fervoroso da fraternidade

O grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Cabecinha, apresentou esta segunda-feira as suas condolências aos dignitários da Igreja Católica pelo falecimento do Papa Francisco, considerando que foi um homem de exceção e adepto fervoroso da fraternidade.

"Na qualidade de grão-mestre do Grande Oriente Lusitano apresento as minhas condolências aos dignitários da Igreja Católica e aos Cristãos pelo falecimento do Papa Francisco. Era um homem de exceção, defensor da dignidade do ser humano e um adepto fervoroso da fraternidade entre os homens", escreveu Fernando Cabecinha, numa nota que enviou à agência Lusa.

O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h01

Adiados jogos da Liga italiana marcados para esta segunda-feira

Os quatro jogos da 33.ª jornada da Liga italiana de futebol que estavam marcados para hoje foram adiados devido à morte do Papa Francisco, anunciou hoje a organização.

"Na sequência do desaparecimento do Santo Padre, a Liga anuncia que os jogos dos campeonatos da primeira divisão [Serie A] e reservas vão ser adiados para datas ainda a determinar", explicou a Liga italiana, em comunicado.

A receção da Juventus, em Turim, ao Parma é um dos jogos adiados, juntamente com as visitas da Lazio ao Parma, do Torino à Udinese e do Cagliari à Fiorentina.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 11h00

Conferência Episcopal Portuguesa elogia caminhos de esperança que Francisco abriu

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, considerou que o pontificado de Francisco, que hoje morreu, abriu caminhos de esperança para a Igreja e para o mundo.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h57

Cerimónias fúnebres de Papa Francisco duram 9 dias e conclave previsto para maio

As cerimónias fúnebres do Papa Francisco irão durar nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor será em maio, anunciou esta segunda-feira o Vaticano após a morte do pontífice.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h54

Bispo do Porto recorda "muito apreciado líder mundial na paz e fraternidade"

O bispo do Porto, Manuel Linda, recordou o Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, como um "zeloso servidor da Igreja universal" e um "muito apreciado líder mundial na paz e na fraternidade".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h53

Presidente da República fala ao País hoje às 20h00 sobre a morte do Papa Francisco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar esta segunda-feira ao País, às 20h00, sobre a morte do Papa Francisco, divulgou a Presidência da República.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h48

Patriarca de Lisboa recorda "abraço caloroso" e "alegria contangiante" de Francisco

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, recordou esta segunda-feira o "abraço caloroso, os gestos incansáveis, a alegria contagiante" do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude que teve lugar na capital portuguesa em agosto de 2023.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h40

Quem são os quatro portugueses que vão ajudar a escolher o novo líder da Igreja Católica

Portugal tem, pela primeira vez desde que o colégio cardinalício foi criado, quatro cardeais eleitores no conclave que irá escolher o sucessor de Francisco.

Saiba tudo aqui: http://tiny.cc/l86h001

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h34

Diocese do Funchal reage com "profunda tristeza" à morte de Francisco

A diocese do Funchal, na ilha da Madeira, reagiu com "profunda tristeza" à notícia da morte do Papa Francisco.

"É com profunda tristeza e ainda chocados pela notícia que recebemos, esta manhã, do falecimento do nosso querido Papa Francisco. Nesta hora queremos agradecer a Deus o dom da sua vida e do seu pontificado", lê-se na mensagem da diocese tutelada pelo bispo Nuno Brás, que é ilustrada com uma foto deste prelado com o pontífice, na Praça de São Pedro, em Roma.

Na publicação, a diocese do Funchal informa que Nuno Brás irá celebrar missa em sufrágio pelo Papa Francisco na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, às 11.00, na Catedral do Funchal.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h33

FPF quer que legado de fraternidade de Francisco seja seguido e honrado

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, ambicionando que "o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado".

Numa mensagem divulgada no seu sítio oficial na Internet e assinada pelo presidente da FPF, Pedro Proença, o organismo que rege o futebol em Portugal sublinhou que "o seu percurso e exemplo jamais serão esquecidos".

"Em meu nome e da FPF, associo-me ao lamento e consternação pelo falecimento do Papa Francisco. Um Homem de causas que, com a sua simplicidade e humildade, teve a capacidade de tocar o Mundo, acima de qualquer credo religioso. Que o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado, assim como o seu ideal de uma Igreja para todos", escreveu o antigo árbitro.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h20

Governo vai decretar luto nacional

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

A mesma fonte não adiantou, contudo, o período abrangido pelo luto nacional.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h19

Pedro Nuno enaltece "voz corajosa" do papa "dos pobres e dos excluídos"

O secretário-geral do PS enalteceu a "voz corajosa" do Papa Francisco em defesa da justiça, dignidade humana e paz, considerando que foi um papa dos pobres e dos excluídos, cujo legado "ficará para sempre inscrito na história".

"Foi com profunda consternação que recebi a notícia da morte de Sua Santidade o Papa Francisco. Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco foi uma voz corajosa em defesa da justiça social, da dignidade humana e da paz", afirmou Pedro Nuno Santos através das redes sociais.

Para o secretário-geral do PS, a liderança espiritual do Papa Francisco "transcendeu fronteiras religiosas e políticas, tornando-se uma referência ética e moral para milhões em todo o mundo".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h18

PR de Israel lamenta a morte de Francisco

O Presidente israelita, Isaac Herzog, lamentou a morte do Papa Francisco, recordando-o como "um homem de fé profunda e compaixão sem limites".

"Envio as minhas mais profundas condolências ao mundo cristão e especialmente às comunidades cristãs de Israel, à Terra Santa, pela perda do seu grande pai espiritual, sua santidade o Papa Francisco", declarou Herzog num comunicado.

O Presidente israelita destacou o trabalho de Francisco em "apoiar os pobres e clamar pela paz num mundo conturbado".

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h18

Conclave menos europeu de sempre vai escolher sucessor

O sucessor do Papa Francisco será eleito pelo Conclave de cardeais menos europeu e menos italiano de sempre, um sinal das mudanças na Igreja Católica, mas também do dinamismo religioso de outras geografias em comparação com o velho continente.

No total, o colégio cardinalício tem 252 elementos, 135 dos quais são eleitores (com menos de 80 anos), uma lista que inclui, pela primeira vez, quatro portugueses com poder de voto, Manuel Clemente, António Marto, Tolentino de Mendonça e José Aguiar.

Francisco deixa um Colégio Cardinalício mais global, menos europeu e menos italiano, retomando a tendência de Paulo VI e João Paulo II, interrompida por Bento XVI.

Nos últimos anos, assumindo-se como o Papa das periferias, Francisco nomeou vários cardeais de países tão diversos como Austrália, Chile, Peru, Sérvia, Japão, Indonésia, Irão, Canadá, Costa do Marfim ou Argélia.

O colégio atual é também feito à imagem da renovação promovida por Francisco: dos 137 cardeais eleitores, 108 (80%) foram escolhidos por si, um sinal de que a sua sucessão será marcada pelo seu carisma.

Segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 10h17

Aguiar-Branco destaca pontificado de fraternidade, paz e misericórdia

O presidente da Assembleia da República manifestou hoje profunda tristeza pela morte do Papa Francisco, considerando que o seu pontificado foi para a Igreja e para o mundo um sinal de fraternidade, paz e misericórdia.

Em declarações à agência Lusa, José Pedro Aguiar-Branco expressou "profunda tristeza pela morte do Papa Francisco".

"O seu pontificado foi para a Igreja e para o mundo um sinal de fraternidade, paz e misericórdia. A melhor homenagem que podemos prestar é garantir que as suas palavras continuam a ser um exemplo", acrescentou o presidente da Assembleia da República.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8