page view
Edifício da polícia de Kharkiv atingido por mísseis russos
19 de fevereiro de 2022 às 18:21

AO MINUTO: Maior central nuclear da Europa em chamas após ataque das tropas russas

Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia na quinta-feira, 24 de fevereiro. Ao sétimo dia de guerra, somam-se os bombardeamentos e a destruição em várias cidades e milhares de pessoas desesperadas continuam a tentar fugir do país. 

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, aceitou negociar com uma delegação russa na fronteira com a Bielorrússia, num momento em que Moscovo enfrenta várias sanções económicas e em que vários países estão a fechar o espaço aéreo à Rússia. As negociaçõesde paz, decorridas esta segunda-feira, não deram lugar ao cessar-fogo, mas ainda há esperança numa segunda ronda negocial.

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 08h31

Soldado ucraniano morto

Um soldado ucraniano foi morto durante confrontos com os separatistas russos no leste da Ucrânia.

As forças armadas ucranianas afirmam em comunicado que "controlam a situação" e "continuam a sua missão de repelir a agressão armada russa".

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 14h40

Governo alemão apela aos cidadãos para que deixem a Ucrânia

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha pediu a todos os seus cidadãos que deixem a Ucrânia, segundo a Deutsche Welle.

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 15h35

Projéteis explodem perto do ministro do Interior ucraniano na frente de combate no leste do país

Projéteis de morteiro explodiram hoje perto do ministro do Interior da Ucrânia

#VIDEO an AFP camera crew caught the moment a dozen mortar shells fell within a few hundred metres (yards) of Ukraine's interior minister on Saturday as he met journalists on a tour of the frontline with Russian-backed rebelshttps://t.co/bSP9oghh8Z pic.twitter.com/cV2PFOdVJ9

— AFP News Agency (@AFP) February 19, 2022

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 16h00

Presidente da Ucrânia pede calendário claro para adesão à NATO

Volodymyr Zelenskiy, o presidente ucraniano, disse este sábado que a Ucrânia está pronta a enfrentar a ameaça russa, mesmo sem o apoio dos parceiros da NATO. 

Zelenskiy desafiou ainda os líderes dos países da NATO a clarificarem se desejam ou não que a Ucrânia passe a fazer parte da organização ou não. "Disseram-nos que as portas da NATO estavam abertas, mas que neste momento ainda não era possível. Estas portas estão de facto abertas", questionou.

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 16h41

Sobe para dois o número de soldados ucranianos mortos

Um segundo soldado ucraniano foi este sábado morto em confrontos com os separatistas apoiados pela Rússia no Leste da Ucrânia, anunciou o exército de Kiev.

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 17h09

União Europeia envia ajuda para a Ucrânia

A União Europeia anunciou este sábado que vai enviar ajuda humanitária para a Ucrânia, enquanto Alemanha e França recomendaram aos seus cidadãos que abandonem o país.

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 17h24

Civis participam em exercícios militares em Kharkiv, na Ucrânia

Civis participam em exercícios na Ucrânia
Civis participam em exercícios na Ucrânia
Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 18h18

Presidente da Ucrânia ironiza ao dizer que a Rússia 'hackeou' o microfone em conferência

A carregar o vídeo ...

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 18h53

Canadá envia avião militar para evacuar a embaixada

De acordo com fonte oficial do governo do Canadá, foi enviado um avião militar, com o objetivo de evacuar a embaixada canadiana na Ucrânia, em Lviv.

Canada sent a military plane to Lviv to evacuate employees of the Canadian Embassy in Ukraine.

— Ukraine War Report (@UkrWarReport) February 19, 2022

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 19h15

Escalada de tensão: Rússia faz exercícios militares com mísseis

Vladimir Putin e Alexander Lukashenko acompanharam os testes nucleares num momento em que crescem as tensões na fronteira com a Ucrânia.

A carregar o vídeo ...

Sábado, 19 de fevereiro de 2022 às 19h46

Registadas 1.500 violações ao cessar-fogo no leste da Ucrânia

As violações ao cessar-fogo no leste da Ucrânia duplicam em comparação com o relatório de ontem da OSCE.Na região de Donetsk, o SMM registou 591 violações do cessar-fogo, incluindo 553 explosões. No relatório anterior foram registadas 222 violações de cessar-fogo na região.

Na região de Luhansk, foram registadas 975 violações do cessar-fogo, incluindo 860 explosões. No relatório anterior foram registadas 648 violações de cessar-fogo na região.s 648 violações de cessar-fogo na região.

Domingo, 20 de fevereiro de 2022 às 23h39

Imagens de satélite mostram novas movimentações russas com equipamentos blindados e tropas perto da Ucrânia

As novas movimentações acontecem num momento em que a Rússia estendeu os exercícios militares na Bielorrússia que deveriam terminar este domingo, aumentando o receio entre as potências ocidentais sobre uma iminente invasão russa. 

Imagem de satélite mostra um batalhão de forças russas blindadas a ir para o sul, em Soloti, Rússia
Imagem de satélite mostra um batalhão de forças russas blindadas a ir para o sul, em Soloti, Rússia FOTO: Reuters
Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 01h47

Putin e Biden chegam a acordo "em princípio" sobre cimeira

Após a 'mediação' de Emmanuel Macron, Putin e Biden terão chegado a acordo sobre a realização de uma cimeira sobre a crise na Ucrânia.

De acordo com o Palácio do Eliseu, os dois líderes concordaram "em príncipio" com uma reunião para discutir a questão pela via diplomática.

Minutos depois, a informação foi confirmada pela Casa Branca, que manifestou a "abertura" do presidente dos EUA à realização de uma reunião com o homólogo russo.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 07h10

Vladimir Putin e Joe Biden aceitam cimeira sobre segurança na Europa

Os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, concordaram "em princípio", no domingo, com a realização de uma cimeira sobre a segurança, proposta pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

A Presidência francesa indicou num breve comunicado que, em sucessivas conversas telefónica com os dois líderes, Macron propôs que uma cimeira sobre segurança e estabilidade estratégica na Europa seja realizada, primeiro entre Putin e Biden, "e depois com todas as partes envolvidas".

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 09h04

Kremlin diz que é prematuro falar de cimeira Putin-Biden

O Kremlin considerou "prematuro" falar de uma cimeira entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Joe Biden, anunciada pela França para neutralizar a crise russo-ocidental em torno da Ucrânia e o perigo de uma invasão russa.

"Existe um entendimento de que devemos continuar o diálogo no nível de ministros (estrangeiros). Falar sobre planos concretos para a organização de cimeiras é prematuro", disse aos repórteres o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, esta segunda-feira.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 09h31

Rússia será "cortada dos mercados internacionais" caso invada a Ucrânia, afirma von der Leyen

Ursula Von der Leye, Presidente da Comissão Europeia, garantiu esta segunda-feira à televisão alemã ARD que a Rússia será "cortada dos mercados internacionais" em caso de invasão à Ucrânia.

A medida implica a negação do acesso a grandes produtos de exportação.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 10h08

Chefe da diplomacia de Kiev saúda em Bruxelas cimeira entre Biden e Putin

O chefe da diplomacia ucraniana saudou esta segunda-feira, em Bruxelas, a organização de uma cimeira entre os Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, afirmando esperar um acordo que contemple a retirada das forças russas das fronteiras da Ucrânia.

"Falei durante a noite com o secretário de Estado [norte-americano, Antony] Blinken, que me informou sobre a iniciativa. Nós saudamos esta iniciativa. Acreditamos que todos os esforços que visam uma solução diplomática valem a pena", declarou Dmytro Kuleba.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 10h57

Vladimir Putin convoca reunião extraordinária do conselho de segurança

O presidente russo convocou uma reunião do seu conselho de segurança para esta segunda-feira, avança o The New York Times.

O encontro não estava planeado.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 11h09

Ministro da Defesa ucraniano diz que não há sinais da retirada das forças russas perto da fronteira

"Estamos a observar as unidades russas, que hoje somam 127.000 pessoas no terreno, e com a componente naval e de aérea 147.000 pessoas", disse Reznikov esta segunda-feira, de acordo com a CNN Internacional.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 11h59

Imagens de satélite mostram mais tropas russas, blindados e movimentações na fronteira com a Ucrânia

A Rússia instalou mais unidades militares em florestas, quintas e zonas industriais a menos de 15 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, segundo mostram imagens de satélite recolhidas no domingo pela empresa norte-americana Maxar.

Em comunicado, a Maxar, citada pela agência Reuters, explica: "Esta nova atividade representa uma mudança do padrão observado anteriormente na mobilização de grupos de batalha (tanques, veículos blindados, artilharia e equipamento de apoio".

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 12h16

Comité de mães da Rússia denuncia más condições em que vivem 100 jovens militares há mais de uma semana

O Comité Russo de Mães de Soldados informou que há cerca de 100 jovens militares a viver em más condições há mais de uma semana, no mesmo local.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 12h25

Santuário de Fátima promove "corrente de oração" pela paz na Ucrânia

O Santuário de Fátima anunciou esta segunda-feira a realização de uma "corrente de oração pela paz na Ucrânia", na sequência do apelo feito no domingo pelo cardeal António Marto, que pediu orações pela paz naquele país.

"Deste Santuário da Paz faço um apelo a vós aqui presentes e a todos os católicos do país para iniciarem uma corrente de oração do rosário nesta semana, em forma individual, familiar ou comunitária, pela paz na Ucrânia", afirmou, no domingo, na missa que celebrou no Santuário, o administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 12h40

Rússia acusa Ucrânia de ataque em posto fronteiriço mas Kiev nega disparos

A Rússia denunciou esta segunda-feira a destruição de um posto fronteiriço no seu território por um obus disparado da Ucrânia, mas as forças armadas ucranianas no leste do país negaram ter feito qualquer disparo.

Numa declaração divulgada pelas agências russas, o Serviço Federal de Segurança (FSB, que sucedeu ao KGB) disse que "um obus não identificado disparado do território da Ucrânia destruiu completamente um posto de guarda fronteiriço na região de Rostov".

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 13h55

Bruxelas já começou a encaminhar material de proteção civil

A Comissão Europeia já está a encaminhar material essencial para a população civil ucraniana, na sequência de um pedido de Kiev, para fazer face a "todos os cenários possíveis" no quadro da atual tensão com a Rússia.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 14h09

Vídeo mostra posto fronteiriço destruído na Rússia

Um vídeo publicado pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia e partilhado pela agência estatal russa Ria Novosti mostra o posto fronteiriço que os russos afirmam ter sido destruído pelas forças armadas ucranianas, que já negaram ter sido os responsáveis pelo sucedido.

??? ???????????? ????? ? ?????????????, ??????????? ???????? ???https://t.co/gvf6x8CMDRpic.twitter.com/mfgxRlOywL

— ??? ??????? (@rianru) February 21, 2022

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 14h52

Putin diz que Rússia enfrenta "ameaça grave, muito grande"

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou esta segunda-feira que a Rússia enfrenta uma ameaça "grave, muito grande" na Ucrânia, num contexto de tensão crescente com o Ocidente, que acusa Moscovo de se preparar para invadir o país vizinho.

"A utilização da Ucrânia como instrumento de confronto com o nosso país representa uma ameaça grave, muito grande para nós", disse Putin numa reunião extraordinária do conselho de segurança russo, afirmando que a prioridade de Moscovo "não é o confronto, mas a segurança".

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 15h33

Casa Branca acredita que invasão russa "esmagará" povo ucraniano

A Casa Branca acredita que uma eventual invasão da Ucrânia por parte da Rússia terá como objetivo "esmagar" de forma violenta o povo ucraniano.

Para Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, se a Rússia invadir a Ucrânia, "será uma guerra travada contra o povo ucraniano para reprimi-lo, esmagá-lo".

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 15h50

Separatistas de Donetsk e Lugansk pedem a Putin para reconhecer independência

Os líderes das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL), na região ucraniana do Donbass (leste), pediram esta segunda-feira ao Presidente russo, Vladimir Putin, para as reconhecer como Estados independentes.

O pedido, feito através de mensagens transmitidas pelo canal de televisão russo Rossiya 24, foi feito pelo líder da RPD, Denis Pushilin, e pelo líder da RPL, Leonid Pasechnik.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 16h50

Kiev desmente assassínio de grupo de sabotagem ucraniano na Rússia

O Governo da Ucrânia desmentiu esta sexta-feira o anúncio pela Rússia do assassínio de cinco membros de um alegado grupo de sabotadores ucranianos que teria entrado em território russo.

De acordo com a agência russa Interfax, as autoridades russas anunciaram esta sexta-feira que "cinco violadores de fronteira russos de um grupo de sabotagem e reconhecimento foram eliminados, durante um confronto armado".

O chefe dos serviços de informação russos (FSB), Alexander Bortnikov, explicou que uma sua unidade na região de Rostov, juntamente com destacamentos do Distrito Militar do Sul, deparou esta manhã com "um grupo desconhecido de dois veículos de infantaria que violavam a fronteira ucraniana com a Rússia" e "eliminou dois grupos de sabotadores".

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 17h08

Kiev pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU

A Ucrânia pediu esta sexta-feira uma reunião "imediata" do Conselho de Segurança da ONU, perante a ameaça de uma invasão russa.

"A pedido do Presidente, Volodymyr Zelensky, peço oficialmente consultas imediatas dos membros do Conselho de Segurança da ONU, nos termos do artigo 6 do memorando de Budapeste", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, na rede social Twitter.

O pedido ucraniano surge numa altura em que o Ocidente acusa Moscovo de pretender invadir a Ucrânia, junto a cujas fronteiras estão concentrados mais de 190.000 soldados e equipamento militar, e cujos processos de mediação, em particular francês e norte-americanos, se encontram num impasse.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 18h39

Putin admite que vai reconhecer independência das repúblicas separatistas ucranianas

Vladimir Putin, Presidente russo, vai reconhecer independência das separatistas Donetssk e Luganks. A informação terá sido transmitida a Emmanuel Marcon, Presidente da França, e Olaf Scholz, Chanceler da Alemanha.

A informação deve ser esta noite confirmada pelo Presidente da Rússia, segundo a agência de notícias russa TASS.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 18h51

Putin admite que vai reconhecer independência das repúblicas separatistas ucranianas

Vladimir Putin, Presidente russo, vai reconhecer independência das separatistas Donetssk e Luganks. A informação terá sido transmitida a Emmanuel Marcon, Presidente da França, e Olaf Scholz, Chanceler da Alemanha.

A verificar-se o anúncio a Rússia abandona os Acordos de Minsk, que foram negociados com a Ucrânia sobre a situação em Donbass. 

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 18h55

A "Ucrânia moderna foi criada pela Rússia", afirma Putin

Vladimir Putin afirma que a situação de crise no leste da Ucrânia, que dura há oito anos, é crítica. O Presidente da Rússia diz que a "Ucrânia moderna foi criada pela Rússia".

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 19h51

Putin já assinou a declaração de independência

Vladimir Putin já assinou a declaração que reconhece a independência a Donetsk e Luhansk. 

A cerimónia de assinatura foi presenciada pelos líderes separatistas.

??BREAKING: PUTIN SIGNS DECREE TO RECOGNIZE THE INDEPENDENCE OF DONETSK AND LUHANSK PEOPLES' REPUBLICS. pic.twitter.com/YT6tev5t2n

— Ukraine War Report (@UkrWarReport) February 21, 2022

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 20h25

Letónia vai fornecer mísseis de anti-ataque à Ucrânia

A Letónia vai fornecer mísseis de anti-ataque à Ucrânia. Os Estados Unidos já autorizaram a Letónia a enviar mísseis e outras armas fabricadas no país. 

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 20h42

EUA anunciam sanções contra regiões ucranianas que Putin reconheceu como independentes

O presidente dos EUA, Joe Biden, reagiu às declarações do presidente russo, Vladimir Putin, declarando que reconheceria a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.

A Casa Branca referiu que Joe Biden vai emitir, em breve, uma ordem executiva "que proibirá novos investimentos, comércio e financiamento de pessoas dos EUA para, de ou em" as duas regiões ucranianas sob o controlo dos separatistas apoiados pela Rússia, Donetsk e Luhansk.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 21h05

EUA lançam sanções por reconhecimento pela Rússia de regiões separatistas

O Presidente norte-americano, Joe Biden, emitirá "em breve" uma ordem executiva com sanções devido ao reconhecimento pela Rússia das repúblicas separatistas da região ucraniana de Donbass, na Ucrânia, esta sexta-feira anunciada por Moscovo.

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 21h48

Putin ordena envio de forças de "manutenção de paz" para o leste da Ucrânia

Vladimir Putin ordenou que o ministério da defesa russo enviasse forças "de manutenção de paz" para as duas regiões separatistas do leste da Ucrânia. 

Putin assinou decretos para reconhecer as duas regiões separatistas – a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk – como estados independentes que desafiam os avisos ocidentais de que tal medida seria ilegal e acabaria as negociações de paz, refere a Reuters

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 22h44

Costa condena "veementemente" decisão de Vladimir Putin

António Costa reagiu à decisão de Vladimir Putin através do Twitter. O primeiro-ministro condenou "veementemente esta acção" e manifestou "solidariedade para com a Ucrânia".

O reconhecimento russo das duas regiões separatistas da Ucrânia viola claramente os acordos de Minsk e põe em causa a integridade territorial da Ucrânia. Condenamos veementemente esta ação e manifestamos total solidariedade para com a Ucrânia.

— António Costa (@antoniocostapm) February 21, 2022

Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 23h12

Marcelo: "União Europeia tal como Portugal condenam veemente a Rússia e demonstram solidariedade com Ucrânia"

Marcelo Rebelo de Sousa considera a decisão de Putin "uma violação clara do acordo de Minsk".

O Presidente da República condenou "veemente a Rússia" e manifestou solidariedade com a Ucrânia, afirmando que as palavras do primeiro-ministro são também as "do Governo e do Presidente de Portugal". 

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 02h53

Presidente ucraniano espera apoio "claro" e "eficaz" do Ocidente face à Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que espera um apoio "claro" e "eficaz" do Ocidente face à Federação Russa, em reação ao reconhecimento da independência dos territórios separatistas e subsequente envio de tropas por Moscovo.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 07h14

Austrália e Nova Zelândia condenam potencial envio de soldados russos para Donetsk e Lugansk

A Austrália e Nova Zelândia condenaram esta terça-feira o possível envio de soldados russos para "manutenção da paz" nos territórios separatistas pró-russos de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, afirmou que "a Rússia devia dar um passo atrás, devia retirar-se incondicionalmente para a própria fronteira e parar de ameaçar os países vizinhos".

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 07h18

ONU lamenta ordem para o envio de tropas russas

A secretária-geral adjunta da ONU para os Assuntos Políticos "lamentou profundamente" a decisão da Rússia de reconhecer a independência dos territórios separatistas pró-russos de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

"As próximas horas e [os próximos] dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser evitado a todo o custo", disse Rosemary DiCarlo a norte-americana numa reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 07h21

Rússia "não quer banho de sangue" em Donbass

O representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU, Vassily Nebenzia, disse esta segunda-feira que o país "não quer um banho de sangue em Donbass", região do leste da Ucrânia.

Numa reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a Ucrânia, o embaixador russo e assegurou que há "um pânico infundado sobre uma invasão da Ucrânia" nos países ocidentais.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 07h40

Separatistas pró-russos na Ucrânia acusam Kiev de matar três civis

Um porta-voz dos separatistas pró-russos em Donetsk acusa a Ucrânia de detonar uma mina numa estrada da região, o que provocou a morte de três civis, avança a agência noticiosa Interfax.

A Ucrânia ainda não se manifestou perante estas acusações.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 08h27

Final da Liga dos Campeões na Rússia está em dúvida

A final da Liga dos Campeões, agendada para dia 29 de maio na Gazprom Arena, em São Petersburgo, pode estar em dúvida, avança o jornal inglês Mirror.

As tensões entre a Rússia e a Ucrânia podem levar a UEFA a mudar a partida para outro país.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 08h51

"Erro de cálculo grave": Boris Johnson anuncia sanções impostas à Rússia e garante apoiar a Ucrânia

Boris Johnson falou na manhã desta terça-feira numa reunião de emergência de segurança nacional para apresentar as sanções impostas pelo Reino Unido à Rússia na sequência do reconhecimento da independência das regiões de Donetsk e Lugansk, no Leste da Ucrânia, por parte de Putin.

O primeiro-ministro britânico afirmou que o Reino Unido irá continuar a apoiar economicamente a Ucrânia e que o presidente russo vai perceber que fez um "erro de cálculo grave"

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 09h16

União Europeia analisa hoje à tarde sanções contra a Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão analisar hoje em Paris a imposição de sanções a Rússia, anunciou o alto responsável para a Política Externa e Segurança, Josep Borrell.

"Tenho a certeza de que a decisão vai ser tomada por unanimidade", disse Josep Borrell aos jornalistas antes da reunião organizada pela Presidência francesa sobre as relações da União Europeia e os países da região Indo-Pacífico que decorre hoje em Paris.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 09h38

Ministro da Defesa ucraniano diz que o Kremlin deu mais um passo para fazer renascer a União Soviética

O Ministro da Defesa da Ucrânia afirmou, na manhã desta terça-feira, que o Kremlin deu mais um passo para fazer renascer a União Soviética após o reconhecimento da independência das regiões de Donetsk e Lugansk.

Oleksiy Reznikov garantiu ainda que o governo ucraniano não vai permitir que sejam tomadas "decisões caóticas".

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 09h44

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo desvaloriza sanções ocidentais

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo desvalorizou esta terça-feira a ameaça de sanções, dizendo que o Ocidente as imporia independentemente dos acontecimentos e descrevendo como previsível a resposta ao reconhecimento pela Rússia de duas regiões separatistas ucranianas.

"Os nossos colegas europeus, americanos e britânicos não vão parar nem se vão acalmar até terem esgotado todas as suas possibilidades para a chamada "punição da Rússia". Eles já nos estão a ameaçar com todo o tipo de sanções ou, como dizem agora, 'a mãe de todas as sanções'", disse Sergei Lavrov.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 09h51

Bolsas europeias em baixa devido ao aumento das tensões na Ucrânia

As principais bolsas europeias negociavam esta terça-feira em baixa, devido ao aumento das tensões na Ucrânia, depois de Moscovo ter reconhecido a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk e ter enviado tropas para a zona.

Cerca das 9h05 em Lisboa, o EuroStoxx 600 recuava 0,70% para 451,53 pontos.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 10h07

Tanques e blindados vistos nos arredores de Donetsk após Putin reconhecer independência da região

Após o presidente russo, Vladimir Putin, ter reconhecido a independência das regiões separatistas ucranianas de Donetsk e Lugansk, esta segunda-feira, a agência Reuters divulgou um vídeo que mostra tanques e blindados nos arredores de Donetsk. Segundo a agência noticiosa, os repórteres no local indicam que não tinham sido visto tanques nas ruas nos dias anteriores.

A carregar o vídeo ...

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 10h31

Celebrações no centro de Donetsk após Putin reconhecer independência da região

Um grupo de pessoas celebrou nas ruas de Donetsk as palavras de Vladimir Putin que, na segunda-feira, reconheceu a independência de Donetsk e Lugansk, duas regiões separatistas pró-russas no leste da Ucrânia.

A carregar o vídeo ...

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 11h29

Alemanha vai parar o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou esta terça-feira, numa conferência de imprensa em Berlim, que a Alemanha vai parar o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2.

Será avaliada a capacidade do país em garantir as suas necessidades energéticas sem o gás natural que provém da Rússia.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 11h38

Presidente da Ucrânia diz que não haverá guerra com a Rússia

O presidente da Ucrânia disse esta terça-feira que acredita que "não haverá guerra" com a Rússia. "Não vai haver uma guerra de grande escala contra a Ucrânia e não vai haver uma grande escalada da Rússia", disse Volodymyr Zelensky.

Explicou ainda que o país está preparado para um possível aumento das agressões militares, avança a CNN Internacional.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 12h20

Reconhecimento de separatistas visa criar base legal para invasão, diz presidente ucraniano

O Presidente ucraniano alertou esta terça-feira que o reconhecimento da independência de regiões separatistas no leste da Ucrânia pela Rússia visa criar uma base legal para uma nova agressão e exigiu a suspensão imediata do gasoduto russo-alemão.

"Com esta decisão, a Federação Russa cria uma base legal para uma nova agressão armada contra o Estado da Ucrânia", disse Volodymyr Zelensky em Kiev, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Estónia, Alar Karis.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 12h30

Sanções à Rússia vão afetar a capacidade de aceder ao dinheiro da União Europeia e aos serviços e mercados financeiros

A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen anunciou esta terça-feira que as sanções impostas à Rússia vão afetar a capacidade de acesso do governo ao dinheiro da União Europeia, bem como aos serviços e mercados financeiros.As sanções serão impostas a todos aqueles que estão envolvidos na decisão de reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 12h51

Reino Unido congela ações de cinco bancos russos

O primeiro-ministro britânico anunciou esta terça-feira as primeiras sanções à Rússia. Serão feitas sobre 5 bancos russos: Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank and the Black Sea Bank.

Boris Johnson anunciou que este é "o primeiro pacote" de sanções à Rússia e garante que se Vladimir Putin insistir na invasão à Ucrânia, outras sanções serão apresentadas.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 13h34

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "passo que foi dado" pela Rússia "fala por si"

O Presidente da República disse que "o passo que foi dado" pela Rússia, ao reconhecer duas regiões controladas por separatistas em território ucraniano, "fala por si", mas reservou mais comentários para depois do anúncio de sanções pela UE.

"A situação fala por si, o passo que foi dado fala por si, e a reação também falou por si, ao apontar, por um lado, o que havia de violação clara dos Acordos de Minsk e, por outro lado, de questionar a integridade territorial da Ucrânia", declarou o chefe de Estado, que se encontra de visita a Haia, Países Baixos.

Questionado sobre a reação da União Europeia e a posição de Portugal relativamente a sanções dirigidas a Moscovo, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a "antecipar aquilo que são decisões a serem tomadas e cenários subsequentes a essas decisões", afirmando ser necessário "esperar pelas deliberações europeias", que deverão ser anunciadas hoje ao final do dia após um encontro informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, em Paris.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 13h54

Reino Unido vai fazer exercícios militares no Mar Báltico para demonstrar liberdade de movimentos

O Ministro da Defesa britânico Ben Wallace indica que uma missão expedicionária conjunta vai fazer exercícios militares para demonstrar liberdade de movimentos no Mar Báltico, onde passa o gasoduto Nord Stream 1 e 2, segundo a Reuters.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 13h56

Moscovo assegura que continuará a exportar gás natural para a Europa

O ministro da Energia russo, Nikolai Shulginov, afirmou esta terça-feira em Doha que Moscovo está empenhado em honrar contratos com países europeus e em continuar a exportar gás natural "sem interrupção".

"As empresas russas estão a honrar os seus contratos e a trabalhar para desenvolver a produção e exportação de gás natural para países como a Turquia, França e Alemanha", disse o ministro da Energia num discurso na 6.ª Cimeira do Fórum dos Países Exportadores de Gás (FPEG), que está a decorrer na capital do Qatar.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 14h01

Ministro dos Negócios Estrangeiros manifesta solidariedade com Kiev e condena ato "ilegítimo e ilegal" da Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, manifestou esta terça-feira a solidariedade de Portugal para com a Ucrânia, classificando como "ilegítimo e ilegal" o reconhecimento por parte do Presidente russo, Vladimir Putin, da independência dos territórios separatistas pró-Rússia.

"Em nome de Portugal, gostaria de expressar toda a minha solidariedade para com a Ucrânia e a nossa firme condenação do ato ilegítimo e ilegal da Federação Russa", declarou Augusto Santos Silva.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 14h53

Embaixada dos EUA em Kiev partilha no Twitter imagem que satiriza passado de Moscovo

A embaixada dos Estados Unidos da América na capital da Ucrânia partilhou no seu perfil na rede social Twitter uma imagem em que satiriza o passado da cidade de Moscovo, mostrando que esta é uma cidade com menos anos do que Kiev.

A imagem realça um passado glorioso da cidade ucraniana com grandes catedrais, igrejas e mosteiros, desde o ano 996 até 1108, contrapondo com uma imagem de um bosque que se repete ao longo das mesmas datas, uma vez que, segundo os historiadores, Moscovo só foi fundada como cidade em 1147.

pic.twitter.com/3KGLl7MYFc

— U.S. Embassy Kyiv (@USEmbassyKyiv) February 22, 2022

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 16h21

Parlamento russo aprova envio de tropas para fora do país após pedido de Putin

A câmara alta do Parlamento russo aprovou esta terça-feira o pedido do Presidente para envio de militares russos para o estrangeiro, após Vladimir Putin se ter comprometido com assistência militar aos separatistas pró-russos na Ucrânia.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 17h02

Condenação quase unânime a Moscovo e pedidos de sanções severas

Mais de uma dezena de países europeus condenou esta terça-feira como uma grave violação de soberania o reconhecimento pela Rússia da independência de territórios separatistas do Leste da Ucrânia, que "vai aumentar drasticamente as tensões" na Europa, diz a NATO.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 17h14

NATO espera ataque russo em larga escala e prepara forças militares

A NATO espera um ataque em larga escala da Rússia na Ucrânia e colocou a sua força de reação rápida em alerta para defender os países aliados, anunciou esta terça-feira o secretário-geral da Aliança.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 17h26

Alemanha reforça tropas na Lituânia e Hungria mobiliza-se na fronteira ucraniana

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 17h48

União Europeia aprova pacote de sanções à Rússia

Os Estados-membros da União Europeia chegaram a acordo para "atingir a Rússia económica e financeiramente".

"O pacote de sanções foi aprovado por unanimidade pelos Estados membros", disse Josep Borrell, chefe da diplomacia europeia.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 18h01

Rússia vai retirar diplomatas da Ucrânia

A Rússia anunciou que vai retirar os diplomatas e funcionários da Embaixada da Ucrânia, de forma a "proteger as suas vidas e segurança", avança a Reuters.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 18h30

"A nossa ação é uma resposta ao comportamento agressivo da Rússia", afirmou a Presidente da Comissão Europeia

A União Europeia está pronta para tomar mais medidas contra a Rússia, caso Moscovo continue a aumentar a atividade militar na Ucrânia, segundo a Reuters.

"A nossa ação é uma resposta ao comportamento agressivo da Rússia", disse Ursula von Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 18h39

Kiev pede ao Ocidente mais armas e garantias de adesão à UE

A Ucrânia instou esta terça-feira os seus aliados ocidentais a fornecerem-lhe mais armas e a darem-lhe garantias de uma futura adesão à União Europeia (UE) para a apoiarem contra a Rússia.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 19h35

Joe Biden anuncia primeiro pacote de sanções à Rússia

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou esta terça-feira que "estamos numa fase de início de uma invasão russa" e anunciou as primeiras sanções ao país. 

Biden adiantou que os EUA e os aliados não têm "intenção de lutar contra a Rússia". "Há mais de um século que existe um diálogo de parte a parte. Mas a verdade é que as ações da Rússia dão a entender que há uma ameaça iminente", acrescentou. 

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 19h57

Reino Unido e França vão articular sanções à Rússia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, vão continuar a "trabalhar em conjunto" para aplicar sanções a interesses russos, na sequência do reconhecimento pela Rússia das autoproclamadas "repúblicas" do Donbass, divulgou esta terça-feira Downing Street.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 20h51

Países da UE dão aval final a sanções à Rússia após reconhecimento de separatistas

Os embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia (UE) deram esta terça-feira o aval final à lista de sanções europeias à Rússia, após o reconhecimento russo de territórios separatistas no leste ucraniano, anunciou a presidência francesa do Conselho.

Terça-feira, 22 de fevereiro de 2022 às 21h00

Um militar morto e seis feridos em ataque de separatistas pró-russos

Um militar ucraniano morreu e outros seis ficaram feridos na sequência de ataques de separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, revelou esta terça-feira fonte do Exército, num momento em que aumentam as tensões naquela região.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 15h12

Sites do governo, do ministério dos Negócios Estrangeiros e do parlamento ucraniano estão em baixo

Vários sites estatais ucranianos, incluindo as páginas do governo e do ministério dos Negócios Estrangeiros, ficaram inacessíveis esta quarta-feira, avança a Reuters.

A Ucrânia sofreu uma série de ciberataques que Kiev atribuiu à Rússia. Moscovo negou qualquer envolvimento.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 15h32

Espanha recomenda que cidadãos espanhóis abandonem a Ucrânia rapidamente

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha diz que o país recomenda aos cidadãos espanhóis que deixem, temporariamente, a Ucrânia e que devem fazê-lo o mais depressa possível, diz a Reuters.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 15h36

Rússia promete "resposta forte" às sanções dos Estados Unidos

A Rússia prometeu esta quarta-feira uma "resposta forte" às sanções que lhe foram impostas pelos Estados Unidos, incluindo restrições às transações da dívida soberana russa, devido ao reconhecimento por Moscovo da independência de territórios separatistas na Ucrânia.

"Não deve haver dúvidas de que as sanções terão uma resposta forte, não necessariamente simétrica, mas ponderada e sensível para o lado dos EUA", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo numa declaração citada pela agência espanhola EFE.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 15h38

Kiev exige "garantias de segurança" do Ocidente e de Moscovo

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, exigiu esta quarta-feira "garantias de segurança" para o seu país, por parte do Ocidente e de Moscovo, perante a ameaça de uma invasão russa.

"A Ucrânia precisa de garantias de segurança claras e concretas, imediatamente", disse Zelensky durante uma conferência de imprensa, em Kiev, com os seus homólogos da Polónia, Andrzej Duda, e da Lituânia, Gitanas Nauseda.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 16h35

Ucrânia prepara-se para decretar Estado de Emergência. Conheça as medidas

O Parlamento ucraniano reúne-se, na noite desta quarta-feira, para aprovar o documento que decreta o Estado de Emergência no país a partir das 00h00 desta quinta-feira.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 16h52

Conselho Europeu convocado de urgência para quinta-feira em Bruxelas

O presidente do Conselho Europeu convocou esta quarta-feira uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Europeia para quinta-feira, em Bruxelas, para discutir a escalada da tensão entre Ucrânia e Rússia.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 17h06

Um soldado morreu e outro ficou ferido no leste da Ucrânia

Um soldado ucraniano foi morto esta quarta-feira, e outro ficou ferido, num bombardeamento realizado por separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, informou o Exército ucraniano.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 18h09

Países Baixos convocaram embaixador russo em Haia

Os Países Baixos convocaram na terça-feira o embaixador russo em Haia, depois do reconhecimento, por Moscovo, das regiões separatistas ucranianas de Donetsk e Lugansk, confirmou esta quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros neerlandês.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 18h16

Dois comboios com equipamentos militares a caminho de Donetsk

Dois comboios com equipamentos militares foram vistos a caminho da cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia.

Um comboio inclua nove tanques e um veículo de combate. O outro continha camiões e tanques de combustível, segundo a Reuters.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 19h22

EUA vão impor sanções ao gasoduto Nord Stream 2

Biden afirma que direcionou a sua administração para impor sanções ao gasoduto Nord Stream 2, bem como aos seus diretores corporativos.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 20h01

Parlamento ucraniano aprova Estado de Emergência

O parlamento ucraniano aprovou, esta quarta-feira, a declaração do Estado de Emergência em todo o país, exceto em duas regiões do leste, onde já está em vigor desde 2014. 

O presidente do país Volodymyr Zelenskiy tinha proposto o Estado de Emergência nacional num momento em que o país se prepara para uma possível ofensiva militar em larga escala da Rússia.Conheça as medidas

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 21h25

Líderes separatistas pedem apoio militar à Rússia para combater Ucrânia

Os líderes de Donetsk e Lugansk pediram apoio militar à Rússia para combater o exército ucraniano, segundo as agências de notícias russas.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 23h27

Governo ucraniano pede mais sanções à Rússia e armas para conter ameaça de ataque

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmitro Kuleba, apelou esta quarta-feira à comunidade internacional que reforce as sanções à Rússia e disponibilize armas para a Ucrânia se defender de uma agressão russa.

Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 às 23h34

Ucrânia pede reunião de emergência com o Conselho de Segurança da ONU

Dmitro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, pediu esta quarta-feira uma reunião de emergência com o Conselho de Segurança da ONU. 

Ukraine has requested an urgent meeting of the UN Security Council due to the appeal by Russian occupation administrations in Donetsk and Luhansk to Russia with a request to provide them with military assistance, which is a further escalation of the security situation.

— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 23, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 00h24

Conselho de Segurança da ONU reúne-se esta noite na Ucrânia

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência esta noite, na Ucrânia, segundo a Reuters.

O encontro acontece depois dos separatistas da Ucrânia pedirem ajuda à Rússia para combater a "agressão".

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 02h13

Secretário do Estado dos EUA acredita que a Rússia pode invadir a Ucrânia ainda esta noite

O secretário do Estado dos EUA, Antony Blinken, acredita que a Rússia pode invadir a Ucrânia ainda "antes desta noite acabar". As declarações foram feitas esta quarta-feira à noite no programa Nightly News, da NBC.

Secretary of State Antony Blinken on the Russia-Ukraine crisis:

“Everything seems to be in place for Russia to engage in a major aggression against Ukraine,” he tells @LesterHoltNBC. pic.twitter.com/dm6afgR4wJ

— NBC Nightly News with Lester Holt (@NBCNightlyNews) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 02h20

Aeroportos de Dnipro, Kharkiv e Zaporizhzhia encerrados até de manhã

Os aeroportos de Dnipro, Kharkiv e Zaporizhzhia, na Ucrânia, foram encerrados até à manhã desta quinta-feira.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 04h28

Putin anuncia operação militar na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta quinta-feira o início de uma operação militar, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 04h31

Presidente dos EUA denuncia "ataque injusticado" da Rússia

"O Presidente Putin escolheu [lançar] uma guerra premeditada que vai resultar em sofrimento e perdas humanas catastróficas", declarou Joe Biden, em comunicado esta quinta-feira.

O Presidente dos Estados Unidos denunciou "o ataque injustificado" da Rússia contra a Ucrânia.

The prayers of the world are with the people of Ukraine tonight as they suffer an unprovoked and unjustified attack by Russian military forces. President Putin has chosen a premeditated war that will bring a catastrophic loss of life and human suffering. https://t.co/Q7eUJ0CG3k

— President Biden (@POTUS) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 04h41

Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano confirma invasão

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, confirmou que a invasão começou.

Num Tweet publicado na sua conta, Kuleba escreveu que "Putin acaba de lançar uma invasão em grande escala da Ucrânia. As cidades pacíficas estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressões", acrescentando que o país vai "defender-se e vencerá". E deixa um recado sobre o presidente russo: "O mundo pode e tem de parar Putin".

Putin has just launched a full-scale invasion of Ukraine. Peaceful Ukrainian cities are under strikes. This is a war of aggression. Ukraine will defend itself and will win. The world can and must stop Putin. The time to act is now.

— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 04h53

Explosões ouvidas em várias cidades

Foram ouvidas várias explosões em Kiev, assim como em Carcóvia, uma das maiores cidades ucranianas.

Russian MLRS splashes on the outskirts of Kharkiv. pic.twitter.com/2Sz3nlknVs

— Global: MilitaryInfo (@Global_Mil_Info) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h06

Presidente ucraniano apela a que população fique em casa

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aconselhou a população a ficar em casa o máximo possível.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h11

"Nestas horas sombrias, os nossos pensamentos estão com a Ucrânia"

A União Europeia vai responsabilizar Moscovo pelo ataque "injustificado" à Ucrânia, revelou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen."Nestas horas sombrias, os nossos pensamentos estão com a Ucrânia e com as mulheres, homens e crianças inocentes que enfrentam este ataque não provocado e que temem pelas suas vidas", escreveu von der Leyen no Twitter, terminando: "Vamos responsabilizar o Kremlin".

We strongly condemn Russia´s unjustified attack on Ukraine.

In these dark hours, our thoughts are with Ukraine and the innocent women, men and children as they face this unprovoked attack and fear for their lives.

We will hold the Kremlin accountable.

— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h18

Guterres pede a Putin que "dê uma oportunidade à paz"

O secretário-geral da ONU pediu diretamente ao Presidente da Rússia para não atacar a Ucrânia e "dar uma oportunidade à paz", poucos minutos antes de Vladimir Putin anunciar uma operação militar na Ucrânia.

"Se, de facto, uma operação está a ser preparada, só tenho uma coisa a dizer do fundo do meu coração: Presidente Putin, impeça as tropas de atacar a Ucrânia. Dê uma oportunidade à paz. Muitas pessoas já morreram", disse António Guterres, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

António Guterres
António Guterres FOTO: Reuters
Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h27

Chanceler alemão Olaf Scholz condena ataque

O chanceler alemão Olaf Scholz condenou esta quinta-feira o ataque da Rússia à Ucrânia como uma "violação injustificada e flagrante" da lei internacional.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h31

Boris Johnson: "O presidente Putin escolheu um caminho de derramamento de sangue e destruição"

"Estou chocado com os terríveis acontecimentos na Ucrânia e falei com o Presidente Zelenskyy para discutir os próximos passos. O presidente Putin escolheu um caminho de derramamento de sangue e destruição ao lançar este ataque não provocado à Ucrânia. O Reino Unido e os nossos aliados responderão de forma decisiva", escreveu o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, esta manhã, na sua conta no Twitter.

I am appalled by the horrific events in Ukraine and I have spoken to President Zelenskyy to discuss next steps.

President Putin has chosen a path of bloodshed and destruction by launching this unprovoked attack on Ukraine.

The UK and our allies will respond decisively.

— Boris Johnson (@BorisJohnson) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h40

Já se ouvem sirenes em Kiev

Já se ouvem sirenes na capital ucraniana, um aviso para que a população se proteja.

#AHORA | Sirenas de ataque suenan en Kiev, Ucrania. pic.twitter.com/kpbQ5AkBwF

— Mundo en Conflicto (@MundoEConflicto) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h45

NATO reúne-se esta manhã

Os embaixadores da NATO vão realizar uma reunião de emergência no final da manhã desta quinta-feira após o ataque russo à Ucrânia. Recorde-se que o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, pediu à Rússia para cessar a sua ação militar imediatamente e respeitar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h49

Espaço aéreo ucraniano encerrado

A Ucrânia encerrou o seu espaço aéreo a voos civis pouco tempo antes do presidente russo Vladimir Putin ter anunciado a operação militar no país.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 05h58

António Costa condena ação militar

O primeiro-ministro português, António Costa, condenou esta quinta-feira a ação militar em curso. Numa mensagem partilhada no Twitter, o António Costa revela que pediu ao Presidente da República uma reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional.

Condeno veementemente a ação militar da #Rússia à #Ucrânia

Irei reunir com o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o Ministro da Defesa Nacional e o CEMGFA.

E solicitei ao senhor Presidente da República reunião urgente do Conselho Superior de Defesa Nacional.

— António Costa (@antoniocostapm) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 06h14

População tenta sair de Kiev às primeiras horas da manhã

Órgãos de comunicação ucranianos dão conta de trânsito às primeiras horas da manhã na capital ucraniana.

De acordo com o The Kyiv Independent, várias pessoas tentavam sair de Kiev após os ataques russos.

Traffic at 7 a.m. in #Kyiv's western neighborhood as many are trying to leave the city after Russia's airstrikes.

Video by @AnnaMyroniuk. pic.twitter.com/EvFBldmxxz

— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 06h26

Exército russo confirma início de bombardeamentos na Ucrânia

O exército russo confirmou o início do bombardeamento de território da Ucrânia, mas garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas.

Num comunicado citado pela agência noticiosa estatal russa TASS, o ministério russo da Defesa disse que está a usar "armas de alta precisão" para inutilizar a "infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e aviação das Forças Armadas da Ucrânia".

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 06h35

Ministério da defesa ucraniano confirma o abate de cinco aviões e um helicóptero

O Ministério da Defesa ucraniano confirmou esta quinta-feira o abate de cinco aviões e um helicóptero russo.

???????????? ?? ???

?? ??????????? ???????????? ??’??????? ???, ???????? ? ?????? ?????????? ?? ????? 5 ??????? ?? ???????? ?????????.

??'?????? ???? ????? ????? ?????? ???????? ????? ??. ????????? ?????????? ?? ????? ????????. ????????? ???? ??????.

?????????? ??????!

— Defence of Ukraine (@DefenceU) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 06h40

Imagem ilustrativa do FlightRadar24 mostra espaço aéreo à volta da Ucrânia

Espaço aéreo à volta da Ucrânia
Espaço aéreo à volta da Ucrânia FOTO: Flightradar
Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 06h53

Coligação "anti-Putin"

Presidente ucraniano fala numa coligação "anti-Putin" após ter falado com vários líderes mundiais.

Talked to @POTUS, @OlafScholz@eucopresident@AndrzejDuda@BorisJohnson. Urge to stop Putin, war against & the world immediately! Building an anti-Putin coalition. Immediate sanctions, defense & financial support to ! Close the airspace! The world must force into peace

— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 07h07

Marcelo Rebelo de Sousa convoca Conselho Superior da Defesa Nacional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou esta quinta-feira o Conselho Superior da Defesa Nacional após a ação militar da Rússia.

"Na sequência dos últimos acontecimentos na Ucrânia, o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas convocou o Conselho Superior de Defesa Nacional para hoje, 24 de fevereiro, às 12h00 no Palácio de Belém", pode ler-se em nota publicada no site da Presidência.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 07h21

Rússia diz que destruiu bases e neutralizou sistemas de defesa aérea da Ucrânia

A Rússia diz que destruiu bases e neutralizou sistemas de defesa aérea da Ucrânia. A informação é avançada pelo Kyiv Post.

URGENT: Russia says destroyed Ukraine airbases, air defenses

"Military infrastructure at Ukrainian army air bases has been rendered out of action," the defense ministry said in a statement carried by news agencies, which added that Kyiv's air defense systems were "eliminated".

— KyivPost (@KyivPost) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 07h25

Volodymyr Zelensky diz que Putin quer destruir o Estado ucraniano

O presidente ucraniano apelou aos líderes mundiais que imponham todas as sanções possíveis à Rússia, inclusive ao presidente Vladimir Putin, afirmando que o líder do Kremlin quer destruir o Estado ucraniano.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 07h35

Embaixada de Portugal na Ucrânia dá conselhos para a saída do país

A Embaixada de Portugal na Ucrânia aconselhou esta quinta-feira os cidadãos portugueses a abandonarem o país através das fronteiras terrestres com a União Europeia, "preferencialmente na direção da Polónia e da Roménia".

Num comunicado divulgado no site, o organismo deixa alguns contactos para que os cidadãos possam sair em segurança do país após a invasão russa ao início da manhã (madrugada em Portugal).

"Em caso de necessidade, existem os seguintes dois pontos de concentração organizados pela Embaixada que poderão ser utilizados:

Local 1:Rivne

    Morada: FAPOMED - Vulytsya Ostroz’koho 46, Hoshcha 35400, RIVNE

COORDENADAS

50°36'40.2"N 26°40'40.4"E

Local 2: Khmelnytskyi

    Morada: HOTEL TAMERLAN - Estrada Nizhnia Bierieghova 2, Khmelnytskyi, 29000, Ucrânia

COORDENADAS

49°26'23.3"N 26°58'16.9"E

Será aconselhável transportar consigo água, alimentação, agasalhos e combustível de reserva caso se desloque em viatura própria. Igualmente deve ter consigo os seus documentos de identificação e viagem.

Informa-se que os telefones alternativos de contacto para emergência/evacuação são:

+380 981 769 334

+881 632 560 794.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 07h51

Ucrânia diz que pelo menos 8 pessoas foram mortas no bombardeamento russo

O Ministro dos Assuntos Internos ucraniano disse esta quinta-feira que há pelo menos oito mortos e nove feridos nos bombardeamentos russos.

Ucrânia desmente bombardeamento à base naval que a Rússia garantiu ter bombardeado.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 08h02

Presidente da República condena ataque à Ucrânia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou esta manhã de quinta-feira o ataque à Ucrânia. 

O Presidente da República, em consonância com o Governo, condena veementemente a flagrante violação do Direito Internacional pela Federação Russa e apoia a declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas António Guterres, expressando total solidariedade com o Estado e o Povo da Ucrânia", pode ler-se na nota publicada no site oficial da Presidência da República Portuguesa.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 08h15

"Vamos apresentar medidas muito grandes": Ursula von der Leyen anuncia novo pacote de sanções

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez um comunicado na manhã desta quinta-feira para informar que daqui a algumas horas será anunciado um novo pacote de sanções contra a Rússia.

"Vamos apresentar medidas muito grandes. Vamos bloquear o acesso a mercados e tecnologias de forma a parar a capacidade da Rússia de se modernizar. Prentendemos com estas sanções que haja grande impacto nos interesses e capacidade de financiar a guerra", explicou. 

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 08h46

Marcelo Rebelo de Sousa: "Portugal é sempre muito firme quando se trata de violações do Direito Internacional"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta manhã de quinta-feira à CMTV sobre o ataque russo à Ucrânia. "A primeira palavra a utilizar é 'condenação'. Portugal é sempre muito firme quando se trata de violações do Direito Internacional", disse o chefe de estado.

"Os serviços diplomáticos continuam a proceder no sentido de aconselhar, acompanhar e apoiar os portugueses nesta situação com termos condenáveis", acrescentou.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 09h06

NATO convoca reunião de emergência para avaliar situação

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) vai realizar esta quinta-feira de manhã uma reunião de "emergência" ao nível dos embaixadores dos países membros para avaliar a invasão da Ucrânia.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da NATO, que adiantou que as consequências do ataque serão discutidas na reunião.

O secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, está "a acompanhar a situação de perto" e dará "uma conferência de imprensa após a reunião", disse.

Stoltenber já tinha condenado fortemente o ataque "imprudente e não provocado" da Rússia à Ucrânia, que considera pôr em risco "incontáveis vidas de civis", e lamentou que Moscovo tenha escolhido o "caminho da agressão".

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 09h12

Ucrânia diz que regiões Horodyshche e Milove foram capturadas pelas forças russas

O Ministério do Interior da Ucrânia afirmou esta quinta-feira que as aldeias de Horodyshche e Milove, em Luhansk, foram capturadas pelas forças russas, avança o jornal ucraniano The Kyiv Independent.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 10h00

Mais de 40 soldados ucranianos mortos e várias dezenas de feridos, diz governo ucraniano

Um conselheiro do presidente ucraniano disse na manhã desta quinta-feira que há mais de 40 soldados ucranianos mortos e várias dezenas de feridos, avança a Reuters.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 10h11

União Europeia não deverá cortar o acesso da Rússia ao SWIFT para já

A União Europeia não deverá cortar o acesso da Rússia ao Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT) para já, segundo a Reuters.

No novo pacote de novas sanções, que será apresentado no final da tarde desta quinta-feira, não constará esta medida. "A urgência e o consenso devem ser a principal prioridade neste momento", disse a mesma fonte à agência noticiosa.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 10h15

Roman Abramovich foi proibido de entrar no Reino Unido pelas ligações a Vladimir Putin

O dono do Chelsea, Roman Abramovich, foi impedido de viver na Grã-Bretanha pela associação ao regime de Vladimir Putin, revela o The Sun.

As autoridades de imigração receberam instruções claras para garantir que Abramovich não entre no Reino Unido.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 10h25

Lituânia e Moldávia anunciam Estado de Emergência após invasão russa à Ucrânia

A Lituânia e a Moldávia, dois países que se encontram perto da Ucrânia, anunciaram esta quinta-feira que vão entrar em Estado de Emergência.

"Hoje vou assinar um decreto sobre a introdução do Estado de Emergência, que será aprovado pelo Parlamento numa sessão extraordinária", disse o Presidente lituano Gitanas Nauseda, avança a NBC News.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 10h42

António Costa: “NATO não intervirá na Ucrânia”

O primeiro-ministro, António Costa, falou aos jornalistas na manhã desta quinta-feira sobre a invasão da Rússia e assegurou que a NATO não intervirá na Ucrânia. "NATO não intervirá nem reagirá na Ucrânia, apenas com medidas de dissuasão nos países que se situam perto", disse.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 10h47

Explosão ouvida em Kiev, capital da Ucrânia

Uma explosão foi ouvida em Kiev, a capital ucraniana, na manhã desta quinta-feira, segundo a Sky News.

O apresentador da estação televisiva britânica Mark Austin disse que o fumo podia ser visto a subir sobre os edifícios.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 11h30

NATO anuncia: "Vamos continuar com as sanções [à Rússia]. Vão pagar pelas ações"

O Secretário-geral da NATO Jens Stolnterbg falou na manhã desta quinta-feira numa conferência de imprensa, assegurando que as sanções à Rússia vão continuar e que o país vai "pagar pela invasão", que considera estar a ser planeada há muito tempo.

"Vamos proteger-nos por terra, ar e mar", garantiu Stolnterbg.

Em atualização

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 11h42

Helicópteros russos atacam aeroporto militar perto de Kiev

Os helicópteros russos atacaram esta quinta-feira um aeroporto militar em Gostomel, perto da capital de Kiev, e a Ucrânia abateu três deles, segundo as autoridades ucranianas.

Oficiais da fronteira da Ucrânia dizem que os militares russos estavam a tentar entrar na região ucraniana de Kiev e na região de Zhytomyr, na fronteira com a Bielorrússia.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 11h59

Campeonato de futebol da Ucrânia suspenso devido à imposição da lei marcial

O campeonato de futebol da Ucrânia foi suspenso devido à imposição da lei marcial no país, motivada pelo início de uma operação militar desencadeada pela Rússia, anunciou esta quinta-feira o organizador da competição.

"Devido à imposição da lei marcial, o campeonato da Ucrânia foi suspenso", informa um curto comunicado publicado no site oficial da Primeira Liga na Internet.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 12h40

Avião militar ucraniano abatido. Há cinco mortos

Um avião militar ucraniano foi abatido esta quinta-feira.

Cinco pessoas foram mortas, revelaram os serviços de emergência e a polícia do país.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 13h00

Futebolistas brasileiros do Dínamo Kiev e Shakhtar Donetsk refugiam-se em hotel e pedem ajuda

Vários futebolistas brasileiros que jogam no Dínamo Kiev e no Shakhtar Donetsk apelaram esta quinta-feira à ajuda do governo do Brasil para os ajudar a saírem da Ucrânia, num momento de fronteiras e espaço aéreo fechados.

"Pedimos ajuda devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira e espaço aéreo fechados, não temos como sair. Pedimos muito a ajuda ao governo do Brasil", referiu o grupo.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 13h21

Residentes de Kiev em pânico com o ataque russo à Ucrânia

As várias explosões que se fizeram sentir esta madrugada na capital da Ucrânia, e o som das sirenes antiaéreas que anunciavam o começo da invasão russa ao país, causaram o pânico aos residentes de Kiev. Um mar de pessoas tenta agora abandonar o quanto antes a cidade. 

A carregar o vídeo ...

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 13h30

Conselheiro presidencial dá conta de conflito em Hostomel

Mykhaylo Podolyak, conselheiro do presidente da Ucrânia, confirmou esta tarde a existência de "confrontos" perto do aeroporto de Hostomel, perto de Kiev.

O responsável adianta que um ataque russo naquele aeroporto teria como objetivo "abater tropas aéreas e preparar um ataque ao governo em funções".

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 13h33

Ministério dos Negócios Estrangeiros confirma cinco mortos em queda de avião militar

Ao início da tarde, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia confirmou a queda de uma aeronave militar ucraniana com 14 pessoas a bordo. Pelo menos cinco dos ocupantes morreram.

À queda da aeronave, ao que tudo indica abatida pelas forças russas, seguiu-se um incêndio que foi depois extinto. Não é explicitamente referida a causa da queda da aeronave no comunicado, divulgado na sredes sociais.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 14h07

Conselho de Defesa Nacional dá parecer favorável ao envio de tropas para a Roménia

O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu esta quinta-feira em sessão extraordinária, com o objetivo de analisar a situação na Ucrânia e eventual participação de Forças Nacionais no âmbito da NATO.

O Conselho deu "parecer favorável às propostas do Governo para a participação das Forças Armadas Portuguesas no âmbito da NATO".

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 14h13

Três helicópteros russos abatidos após ofensiva perto de Kiev

Após a ofensiva russa, numa tentativa de tomar controlo do espaço em Hostomel, perto de Kiev, as forças ucranianas conseguiram abater três do helicópteros russos, adiantou nas redes sociais o conselheiro para o ministro do Interior, 

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 14h15

Pelo menos quatro mortos em ataque à bomba a hospital ucraniano

Uma ofensiva russa com recurso a explosivos atingiu esta quinta-feira um hospital em Ugledar, confirmou o chefe da Administração Regional de Donetsk, fazendo pelo menos quatro mortos

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 14h42

Explosão numa central elétrica na Ucrânia

O Ministro da Energia da Ucrânia informou esta quinta-feira que houve uma explosão numa central elétrica em Trypilska, a cerca de 40 quilómetros de Kiev.

A central continua a funcionar, diz a mesma fonte.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 14h45

Bombardeamentos em Kiev

Um edifício militar em Kiev foi alvo de bombardeamentos na tarde desta quinta-feira.

Os residentes estão a ser aconselhados a procurar abrigos subterrâneos, avança a CNN.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 14h55

Polícia ucraniana diz que a Rússia levou a cabo 203 ataques na quinta-feira

A polícia ucraniana disse esta quinta-feira que já foram feitos 203 ataques russos desde o início do dia, espalhados por todo o território da Ucrânia, avança a Reuters.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 15h13

Partes da região do sul da Ucrânia já não estão sob controlo ucraniano

A autoridade regional disse esta quinta-feira que partes da região de Kherson, no sul da Ucrânia, já não se encontram sob controlo ucraniano, segundo a Sky News.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 15h16

Recolher obrigatório decretado em Kiev

O autarca de Kiev, capital da Ucrânia, decretou esta quinta-feira recolher obrigatório em declarações a uma televisão nacional, noticia a Reuters.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 15h18

Ministro dos Negócios Estrangeiros: "O que está a acontecer é uma invasão militar"

O ministro dos Negócios Estrangeiros abriu o debate desta quinta-feira no Parlamento. "O que está a acontecer é uma invasão militar", disse Augusto Santos Silva.

"Portugal é e vai ser também a sua casa de acolhimento", disse o ministro relativamente à possibilidade do país receber cidadãos ucranianos que deixem temporariamente o país.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 15h46

Presidente da Ucrânia: "Muitos aviões e veículos blindados russos foram destruídos"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse esta quinta-feira que "muitos aviões e veículos blindados russos foram destruídos", apesar da perda de várias vidas de cidadãos ucranianos, noticia a Reuters.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 17h08

Putin diz que invasão era a única solução

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse esta quinta-feira que o seu país "não tinha outra maneira" de se defender a não ser lançar um ataque na Ucrânia, confirmando que o Exército russo está em processo de invasão daquele país vizinho.

"O que está a acontecer agora é uma medida coerciva. Porque não temos outra forma de fazer o contrário", disse Putin, durante uma reunião com empresários, em Moscovo, que foi difundida pelas estações televisivas.

A Rússia lançou hoje de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 17h19

Tropas russas na Bielorússia avançam para Kiev

As tropas russas que se encontram na Bielorússia estão a avançar em direção à capital ucraniana, anunciou o Ministério da Defesa britânico no Twitter.

Os ataques russos têm sido principalmente através do lançamento de mísseis via terrestre, aérea e marítima. Os alvos têm sido sobretudo infraestruturas militares.

We can confirm the following developments in Ukraine: pic.twitter.com/5cDzA0qxID

— Ministry of Defence (@DefenceHQ) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 18h02

G7 anuncia pacote "arrasador" de sanções contra a Rússia

Os líderes do G7 acabam de decidir um "pacote arrasador de sanções" contra a Rússia, anunciou o presidente norte-americano Joe Biden.

"Esta manhã reuni-me com o G7 para discutir o ataque injustificado do presidente Putin à Ucrânia e concordámos em avançar com pacotes arrasadores de sanções e outras medidas económicas para responsabilizar a Rússia", disse Biden.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 18h16

Rússia planeia "decapitar" o governo ucraniano, afirma um alto funcionário da defesa dos EUA

Os Estados Unidos acreditam que a invasão da Ucrânia pela Rússia foi projetada para decapitar o governo ucraniano e um dos três principais eixos de ataque é direcionado à capital ucraniana, disse uma autoridade de defesa dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

"As indicações que vimos até agora, apenas nestas primeiras, nem 12 horas, estão de acordo com nossa avaliação anterior, esse seria o seu objetivo: decapitar o governo", disse o funcionário a jornalistas, sob condição de anonimato, avançou a Reuters.

O funcionário disse ainda que esta parece ser apenas a primeira fase de uma invasão russa em larga escala que até agora usou um número limitado de mais de 150 mil soldados russos ao redor da Ucrânia.

O oficial dos EUA detalhou os três eixos principais do ataque russo:

1) um avanço russo para o sul na cidade de Kharkiv, no norte da Ucrânia, o local dos combates mais pesados ??até agora;

2) um avanço ao norte da Crimeia controlada pelos russos para a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia;

3) Duas linhas de ataque russo a sudeste e sudoeste da Bielorrússia em direção à capital Kiev.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 18h22

Rússia já controla aeroporto militar perto de Kiev

A Ucrânia perdeu o controlo de um importante aeroporto militar localizado a menos de 32 quilómetros do centro da capital Kiev, segundo o vice-ministro do Interior da Ucrânia.

As forças especiais russas tomaram o aeroporto Hostomel, nos arredores de Kiev, na quinta-feira, e depois de violentos combates, a base continua em mãos russas, disse o vice-ministro Anton Gerashchenko.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 19h13

"A guerra bate à vossa porta amanhã" se não ajudarem a Ucrânia: Zelenskiy adverte os líderes mundiais

"Caros cidadãos da Ucrânia, o que ouvimos hoje não são apenas explosões de mísseis, batalhas e sirenes de ataques aéreos, é o som de uma nova cortina de ferro que está a cair e a isolar a Rússia do mundo civilizado. 

Estados Unidos, Suécia, Roménia, Polónia, Áustria e outros líderes europeus, líderes mundiais, líderes do mundo livre, se não nos ajudarem hoje, se não ajudarem a Ucrânia, amanhã a guerra baterá à vossa porta", alertou o presidente ucraniano.

#Zelenskyy appealed to global leaders, saying that “if you don’t help us now, if you fail to offer strong assistance to #Ukraine, tomorrow the war will knock on your door.” #RussiaInvadedUkraine https://t.co/Rqod0j91ns

— Gabor Seljan (@GaborSeljan) February 24, 2022

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 20h27

Ucrânia diz que 57 pessoas morreram e 167 ficaram feridas no primeiro dia de invasão russa

O ministro da Saúde da Ucrânia, Oleh Lyashko, disse que 57 pessoas foram mortas e 169 ficaram feridas esta quinta-feira depois de a Rússia lançar uma invasão em larga escala na Ucrânia.

Já o vice-ministro da Defesa informou que bombardeios russos ainda estavam a acontecer na região leste de Donetsk.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 22h32

Homens entre os 18 e os 60 anos proibidos de saírem da Ucrânia

O ministério do Interior ucraniano proibiu os homens entre os 18 e os 60 anos de saírem do país.

Em causa está a lei marcial em vigor desde a manhã desta quinta-feira.

Pelo menos 100 mil pessoas já abandonaram as suas casas devido à invasão iniciada pela Rússia e vários milhares cruzaram as fronteiras rumo a países vizinhos, segundo revelam dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 22h47

Zelensky decreta mobilização geral da população para combater invasão russa

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decretou a mobilização geral da população sujeita a "recrutamento militar e reservistas" para combater a invasão russa no país, iniciada na madrugada de quinta-feira.

Segundo o decreto publicado no 'site' da presidência ucraniana, a medida abrange todas as pessoas sujeitas a "recrutamento militar e reservistas" e será aplicada dentro de 90 dias em todas as regiões da Ucrânia.

Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 23h13

Balanço oficial aponta para 137 mortos no primeiro dia de invasão

O presidente ucraniano revelou esta noite que morreram 137 pessoas no primeiro dia de conflito com a Rússia.

Num discurso televisionado, Volodymyr Zelenskiy disse estar desanimado depois de falar com líderes ocidentais.

"Não vejo ninguém", para lutar ao lado da Ucrânia. O presidente ucraniano disse que permanecerá em Kiev, mesmo que, segundo ele, a Rússia o tenha marcado como "alvo nº 1" e sua família e "alvo nº 2".

????????? ???????????. ???????:

— ????? ????????? ?????????? ???????? 137 ???????? ????????, ? ??? 10 ????????, 316 ????????

— ???????? 13 ?????????????? ?. ????????

— «?? ??????? ??????????? ????? ???????? ???? ?? ???? ????? 1, ? ??? ?????? ?? ???? ????? 2» pic.twitter.com/qGMQ8a5Vcf

— ????? ??????? (@radiosvoboda) February 24, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 00h13

Casa Branca confirma que funcionários da central nuclear de Chernobyl foram feitos “reféns”

Acabam de chegar relatórios de que funcionários da 

 , estão a ser feitos "reféns" por soldados russos.

A secretária de imprensa da Casa Branca, 

, disse numa entrevista coletiva:

"Estamos indignados com os relatos ??de que 

Este sequestro ilegal e perigoso, que pode prejudicar os esforços do serviço público necessários para manter e proteger as instalações de resíduos nucleares, é obviamente alarmante e gravemente preocupante. 

Condenamos este ataque e pedimos a sua libertação", 

White House press secrtary says there are credible reports that staff at the Cherobyl plant in Ukraine are being held hostage

— sarah smith (@BBCsarahsmith) February 24, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 03h05

Ouviram-se as primeiras explosões em Kiev

Diplomata ucraniano afirma que as explosões que se ouviram na capital ucraniana esta madrugada tratam-se de mísseis balísticos.

O conselheiro do ministério dos Assuntos Internos ucranianos, Anton Gerashchenko, confirmou à CNN Internacional que foram as explosões com mísseis balísticos.

??Incoming footage from Kiev pic.twitter.com/WRP4XQbtjM

— OSINT UKRAINE (@OSINT_Ukraine) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 03h17

Forças ucranianas abatem aeronave russa sobre Kiev

As forças ucranianas abateram uma aeronave russa em Kiev na madrugada desta sexta-feira. A aeronave acabou por colidir com um prédio residencial, que se incendiou de seguida, confirmou já Anton Herashchenko, assessor do ministro do Interior.

??Clearest view of the plane that was shot down over Kiev moments ago. pic.twitter.com/ke174WzFTX

— OSINT UKRAINE (@OSINT_Ukraine) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 03h40

Mísseis atingem posto de fronteira ucraniano

Um ataque com mísseis atingiu um posto de fronteira ucraniano na região sudeste de Zaporizhzhya, matando e ferindo alguns guardas, revelou o serviço de guarda de fronteira, citado pela Reuters.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 05h13

Sirenes tocam em Kiev

As sirenes voltam a tocar esta sexta-feira de manhã em Kiev, alertando a população para se manter abrigada.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 05h36

Ministério da Defesa ucraniano dá conta de 800 baixas no exército russo

O Ministério da Defesa ucraniano revelou esta madrugada vários dados sobre o primeiro dia de invasão russa. O ministério dá conta de 800 baixas do lado russo. Já a Rússia não divulgou qualquer balanço.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 05h40

Volodymyr Zelenskyy confirma relatos de explosões

Volodymyr Zelenskyy confirmou os relatos de explosões e bombardeamentos às primeiras horas da manhã desta sexta-feira. De acordo com o presidente ucraniano, citado pela Sky News, os ataques visavam alvos militares e civis.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 05h54

Ataque com mísseis no aeroporto de Rivne.

A Sky News dá conta de um ataque com mísseis no aeroporto de Rivne.

It is reported that military facilities in Ivano-Frankivsk and Rivne in Western Ukraine were subjected to massive shelling and destroyed.#Ukraine#BREAKING#Ukrainianpic.twitter.com/hiaMOAGvgo

— Ukraine Russia Bot Check (@UA_BotTwitte) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 06h26

Forças russas poderão entrar nos arredores da capital ucraniana já esta sexta-feira

Um alto funcionário da defesa ucraniana alertou para a possibilidade das forças russas entrarem nas áreas nos arredores da capital Kiev já esta sexta-feira, depois dos bombardeamentos com mísseis nas primeiras horas da manhã. A vice-ministra da Defesa, Hanna Malyar, acrescentou que as unidades do exército ucraniano estão a defender as posições em quatro frentes, apesar de estarem em menor número.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 06h37

Tropas ucranianas explodiram ponte para evitar que militares russos entrem em Kiev

O Ministério da Defesa da Ucrânia revelou que as tropas ucranianas explodiram uma ponte sobre o rio Teteriv em Ivankiv, localizada a cerca de 50 quilómetros a norte de Kiev, de forma a impedir que a coluna russa entre em direção à capital. As tropas russas terão entretanto parado de avançar.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 06h46

Caça ucraniano foi abatido em Kiev, revela Ministério do Interior da Ucrânia

Um caça ucraniano Sukhoi Su-27 foi abatido em Kiev, esta sexta-feira, de acordo com informações avançadas pelo vice-ministro do Interior ucraniano, Evgeny Yenin, citado pela CNN.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 07h34

António Guterres diz que proteção dos civis na Ucrânia deve ser a "prioridade número um"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, garantiu esta sexta-feira que a "proteção dos civis" na Ucrânia "deve ser a prioridade número um".

"O aumento do número de mortos" na invasão russa do território ucraniano, com "imagens de medo, angústia e terror em todos os cantos da Ucrânia", escreveu o responsável numa mensagem difundida na rede social Twitter.

With the death toll rising, we are seeing images of fear, anguish and terror in every corner of Ukraine.

The protection of civilians must be priority number one.

International humanitarian and human rights law must be upheld.

— António Guterres (@antonioguterres) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 07h59

Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido diz que a Rússia quer invadir toda a Ucrânia

O Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse esta sexta-feira que a intenção da Rússia é invadir todo o território ucraniano.

A informação terá sido obtida através dos serviços secretos britânicos, avança a Reuters.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 08h10

Presidente da Ucrânia diz que o país está a defender-se sozinho da Rússia e que sanções insuficientes

O Presidente ucraniano disse esta sexta-feira que a Ucrânia está a defender-se sozinha, lamentou que as "forças mais poderosas do mundo estão a observar de longe" e sustentou que as sanções internacionais são insuficientes.

"Nós defendemos o nosso Estado sozinhos. As forças mais poderosas do mundo estão a observar de longe", afirmou Volodymyr Zelensky.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 08h17

Militares russos vestem uniformes ucranianos e apreendem carros antes de seguirem para Kiev

Militares russos vestiram uniformes ucranianos e apreenderam carros nesta manhã de sexta-feira, antes mesmo de seguirem para Kiev, informa o The Kyiv Independent.

O mesmo jornal diz que estes militares estão a ser acompanhados por uma coluna de camiões e que a informação terá sido divulgada pelo vice-ministro da Defesa da Ucrânia.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 08h29

Duas crianças mortas nas 33 zonas civis atingidas nos ataques russos

Duas crianças foram mortas nos ataques russos feitos a 33 zonas civis.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Administração Interna da Ucrânia, citado pela Reuters.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 08h50

Kiev diz que tropas russas estão a menos de 10 quilómetros do centro da cidade

As tropas russas estão a menos de 10 quilómetros do centro de Kiev, a capital ucraniana, avança o jornal TheKyiv Independent.

No Twitter, o Ministério da Defesa da Ucrânia fez uma publicação em que pede à população para não sair de casa e que prepare cocktails Molotov.

???????

?? ??????? ?????? ???.

??????? ???????? ??????????? ??? ??????????? ???????!

??????????? ???????? «????????», ????????????? ????????!

?????? ????????? - ???? ??????????! ?? ???????? ?????!

— Defence of Ukraine (@DefenceU) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h00

Níveis de radiação em Chernobyl aumentam

Os níveis de radiação na central de Chernobyl, que foi controlada por tropas russas na quinta-feira, registaram um aumento, informa a Inspeção Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h10

Soldados da ilha da Serpente recusaram render-se: "Vão-se lixar"

Os militares da ilha ucraniana de Zmiinyi (traduzida em inglês para ilha da Serpente), situada no Mar Negro, disse às tropas russas "vão-se lixar" antes de serem mortos. Esta foi a resposta dada quando lhes foi aconselhado que se rendessem.

O incidente já foi confirmado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que garantiu que os mesmos iriam ser condecorados com medalhas postumamente.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h19

Primeiro-ministro britânico promete aumentar ajuda à Ucrânia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu aumentar o apoio britânico à Ucrânia durante um telefonema na manhã desta sexta-feira ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, após os ataques à capital Kiev.

Boris Johnson assegurou que "o mundo está unido no horror perante o que [o presidente russo Vladimir] Putin está a fazer" e prestou "homenagem à bravura e heroísmo do povo ucraniano ao enfrentar a campanha de violência da Rússia", disse um porta-voz.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h28

Tiros ouvidos perto da sede do governo da Ucrânia

As agências RIA e Associated Press avançam que foram ouvidos disparos junto à sede do governo de Kiev, na Ucrânia.

As tropas russas estão cada vez mais perto do centro da capital ucraniana.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h36

Rússia proíbe voos do Reino Unido

A Rússia está a proibir o uso do seu espaço aéreo aos voos do Reino Unido, segundo a Ria Novosti.

Esta será uma retaliação feita na sequência da proibição anunciada por Boris Johnson, que consiste na proibição de voos vindos e para o Reino Unido por parte da companhia aérea russa Aeroflot.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h43

Ucrânia diz que "não há restrições de idade" para lutar contra a Rússia

O Ministério da Defesa da Ucrânia publicou esta manhã na rede social Twitter uma declaração do ministro Alexei Reznikov. "Hoje a Ucrânia precisa de tudo. Todos os procedimentos de adesão são simplificados. Leve apenas o seu passaporte e identificação. Não há restrições de idade", pode ler-se.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 09h49

Final da Liga dos Campeões alterada de São Petersburgo para Paris

A decisão já era esperada mas faltava apenas a oficialização. A final da Liga dos Campeões, que estava agendada para 28 de maio na cidade de São Petersburgo, na Rússia, vai mesmo ser alterada para Paris.

A confirmação foi dada esta sexta-feira pela UEFA.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 10h15

Dezoito mil armas já foram distribuídas em Kiev a soldados das forças ucranianas

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, publicou um texto na rede social Facebook em que anunciou que já foram distribuídas 18 000 armas a soldados ucranianos em Kiev. "Só em Kiev já existem 18 armas que já foram distribuídas entre ontem e hoje", explicou.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 10h21

Rússia diz que Ucrânia tem de ter governo "novo" e "independente"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo falou esta sexta-feira e afirmou que a Ucrânia precisa de um governo "novo" e "independente".

"Ninguém está a planear invadir a Ucrânia", explicou ainda.

Sergei Lavrov disse ainda que quer que os ucranianos sejam "independentes" e que a Rússia irá assegurar a desmilitarização da Ucrânia.

Em atualização

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 10h26

Ministro da Defesa russo afirma que o país não está a bombardear Kiev

O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, garantiu esta sexta-feira que o país não está a bombardear Kiev, avançam várias agências russas.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 10h33

Rússia diz que a NATO tentou impor uma "cultura neonazi"

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou a NATO de tentar impor uma "cultura neonazi".

Justificou ainda a invasão da Ucrânia com bases de acordos que foram "destruídas".

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 11h29

Cenário de guerra mais gravoso pode implicar a perda de 1% do PIB da zona euro

O economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, disse esta sexta-feira aos líderes europeus que um cenário mais gravoso no conflito na Ucrânia pode implicar a perda de 1% do PIB da zona euro, avança a agência Reuters.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 11h49

Presidente da Ucrânia pede a Putin para voltarem às negociações

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convidou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para voltarem às negociações.

"Vamos sentar-nos numa mesa de negociação", apelou Zelensky, citado pelo jornal Novaya Gazeta.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 11h54

Papa Francisco foi à embaixada russa no Vaticano para expressar a sua "preocupação sobre a guerra"

O Papa Francisco visitou esta sexta-feira a embaixada russa no Vaticano para expressar a sua "preocupação sobre a guerra" ao embaixador russo.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 12h29

Tanque russo esmaga carro civil com condutor dentro nos arredores de Kiev

Um tanque russo foi filmado a esmagar um carro civil com o condutor no interior nos arredores da cidade de Kiev neste que é o segundo dia de guerra na Ucrânia. 

A carregar o vídeo ...

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 12h50

Condutor encarcerado escapa com vida após carro ser esmagado por tanque russo em Kiev. Veja o resgate

A carregar o vídeo ...

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 13h53

Ucrânia revela que já morreram mais de mil soldados russos durante os combates

O ministério da Defesa da Ucrânia revelou esta sexta-feira, através de uma publicação na rede social Twitter, que já morreram mais de 1 000 pessoas nos ataques russos.

"Hoje, o número de perdas das forças de ocupação da Federação Russa é superior a 1 mil", pode ler-se.

?? ???:

???????? ????????? ????? ? ???? ??????????? ?????? ?? ??????? ?????? 1 ???.

????? ????????? ????? ?/? ?? ????? ??? ??????? ??? ????? ?? ????????? ?? ????? ??? ????? ????????? ?? ? ??????? ????????? ?????????, ???? ???????????.

????? ? ???! pic.twitter.com/WDkBBo6sng

— Defence of Ukraine (@DefenceU) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 14h08

"Vamos discutir várias propostas, entre elas sancionar Putin", diz ministro dos Negócios Estrangeiros português

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, falou ao início da tarde desta sexta-feira sobre as sanções que vão ser discutidas horas mais tarde em Bruxelas.

"Vamos discutir várias propostas, entre elas sancionar Putin", assegurou o ministro quando questionado sobre se o congelamento dos bens do presidente russo é uma das propostas em cima da mesa.

Augusto Santos Silva voltou a sublinhar que esta é a "mais séria ameaça à ordem internacional a que assistimos desde a 2.ª Guerra Mundial" e falou me "solidariedade total" para com os cidadãos ucranianos.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 14h15

Kremlin vai analisar declarada disponibilidade de Kiev para falar de neutralidade

O porta-voz do Presidente russo disse hoje que Moscovo vai analisar a declaração do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre a disponibilidade para discutir a neutralidade do seu país.

"É uma nova declaração. Demos-lhe atenção. É um passo para o lado positivo. Agora cabe-nos a nós analisá-lo. Não posso dizer mais no momento", disse o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 14h35

Rússia mantém-se no festival da Eurovisão apesar de apelos em contrário

A Rússia mantém-se entre os 41 países que vão participar em maio no Festival Eurovisão da Canção, em Itália, apesar do apelo de exclusão feito pela emissora pública da Ucrânia UA:PBC à organização do concurso.

"O Festival Eurovisão da Canção é um evento cultural não-político. No entanto, a EBU está preocupada com o que se passa na Ucrânia e continuará a acompanhar de perto a situação", refere a União Europeia de Radiodifusão (EBU), numa declaração enviada à emissora de rádio pública norte-americana NPR.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 14h41

Putin disposto a enviar delegação a Minsk para negociar com Kiev

O Presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para enviar uma delegação a Minsk, capital da sua aliada Bielorrússia, para conversações com a Ucrânia, disse hoje o seu porta-voz, citado pelas agências noticiosas russas.

"Vladimir Putin está disposto a enviar uma delegação russa a Minsk, ao nível dos Ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros e de elementos da administração presidencial, para negociações com uma delegação ucraniana", anunciou Dmitri Peskov.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 14h56

Letónia está disponível para acolher Governo ucraniano em caso de exílio

A Letónia está disposta a acolher um eventual Governo ucraniano no exílio, se for obrigado a deixar Kiev por causa da invasão russa, anunciou esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Edgars Rinkevics.

Na pior cenário, se os líderes políticos ucranianos tiverem de deixar o país porque Kiev caiu nas mãos das tropas russas, a Letónia está disposta a assumir o papel de anfitrião do Governo no exílio, disse Rinkevics.

"Se o Governo ucraniano tiver de sair de Kiev, lutará de qualquer lugar do país. Mas se os líderes legítimos da Ucrânia tiverem de sair temporariamente, a Letónia está pronta para recebê-los", disse Rinkevics, que espera que esta seja apenas uma hipótese teórica.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 15h01

Euroliga de basquetebol suspende os jogos com equipas russas

A Euroliga de basquetebol decidiu esta sexta-feira que todos os jogos previstos para serem disputados na Rússia sejam num outro território, face à agressão militar do país à Ucrânia.

O organismo, que reuniu com os 18 clubes participantes e que suspendeu todos os desafios com equipas russas, justificou a sua decisão com a "forte condenação a qualquer ato de guerra, como o que está a acontecer na Ucrânia".

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 15h42

Mais de 2 800 soldados russos mortos durante combates

A vice-ministra ucraniana da defesa, Hanna Malyar,

O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, disse ainda que há mais 80 tanques, dez aeronaves, sete helicópteros e 516 veículos de combate destruídos.

Ukrainian Commander in Chief reports about total Russian losses as of the moment:

tanks - up to 80

armored combat vehicles - 516 units

helicopters - 7

aircraft - 10

cruise missiles - up to 20

vehicles - more than 100

personnel - more than 2800https://t.co/5pXh4l7uqG

— Euromaidan Press (@EuromaidanPress) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 16h20

Conselho da Europa suspende Rússia "com efeitos imediatos"

A Rússia foi esta sexta-feira suspensa do Conselho da Europa devido à invasão à Ucrânia, de acordo com informações avançadas pela 

agência France-Presse.De acordo com o Estatuto do Conselho da Europa , o Comité de Ministros decidiu suspender a Federação Russa dos seus direitos de representação no Comité de Ministros e na Assembleia Parlamentar com efeito imediato como resultado do ataque armado da Federação Russa na Ucrânia.

#BREAKING Council of Europe suspends Russia over Ukraine invasion: statement pic.twitter.com/gwW7SUo34d

— AFP News Agency (@AFP) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 16h49

Rússia ameaça Finlândia com "graves repercussões militares" em caso de adesão à NATO

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) russo disse, esta sexta-feira, que a eventual "adesão da Finlândia à NATO teria graves repercussões militares e políticas".

#Zakharova: We regard the Finnish government’s commitment to a military non-alignment policy as an important factor in ensuring security and stability in northern Europe.

??Finland’s accession to @NATO would have serious military and political repercussions. pic.twitter.com/eCY5oG23rL

— MFA Russia (@mfa_russia) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 16h56

Rússia vai limitar o acesso ao Facebook em resposta à "censura" à imprensa russa

O regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, disse esta sexta-feira que está vai limitar parcialmente o acesso ao

 Facebook em resposta às restrições que a gigante norte-americana impôs aos meios de comunicação russos, acusando o Facebook de "censura". .

?????????????? ???????? ????????? ?????? ? Facebook ? ??????

— ??? (@ru_rbc) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 17h35

"Estamos todos aqui": Presidente ucraniano e os seus ministros permanecem em Kiev

O presidente ucraniano publicou um vídeo com os principais assessores e o primeiro-ministro, aparentemente em Kiev.

"Estamos todos aqui, os nossos soldados estão aqui… estamos a defender a nossa independência"

Defending independence for #Ukrainehttps://t.co/7cbfHJu0Vy

— Euromaidan PR (@EuromaidanPR) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 18h26

"Esta pode ser a última vez que me veem vivo", alerta Zelensky aos líderes da UE

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse aos líderes da UE numa videoconferência na noite de ontem "esta pode ser a última vez que vocês me veem vivo", segundo o reportado pelo jornalista da Israel Walla News.

BREAKING: In a video conference call last night Ukraine President Zelensky told EU leaders: "This might be the last time you see me alive", two sources briefed on the call told me

— Barak Ravid (@BarakRavid) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 19h19

Explosões ouvidas junto a central energética em Kiev

#BREAKING Explosões são ouvidas em Kiev*. #Ukraine

*Já é noite na capital ucraniana. pic.twitter.com/wx7U68S5XG

— NR1 (@NR1Brasil) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 21h41

Ucrânia pronta para discutir cessar-fogo com a Rússia

Um porta-voz do presidente ucraniano Zelensky acaba de dizer que o país está preparado para discutir um cessar-fogo e negociações de paz com a Rússia imediatamente.

O porta-voz disse que autoridades russas e ucranianas estão atualmente a discutir um horário e local para as negociações, avança a BBC.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 22h33

Volodymyr Zelensky: "Esta noite vai ser a mais difícil"

Zelensky pede especial atenção para Kiev, numa altura em que várias cidades ucranianas estão debaixo de fogo.

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 23h04

Conselho de Segurança da ONU chumba moção de condenação à invasão russa. China absteve-se

Já são conhecidos os resultados da votação do Conselho de Segurança da ONU referentes à moção de condenação à invasão russa. A Rússia, tal como se esperava, votou contra a resolução, e, sendo membro permanente do Conselho tem poder de veto, o que levou ao chumbo da medida. A China, os Emirados Árabes Unidos e a Índia abstiveram-se.

China abstains in UN resolution on #Ukraine. Western diplomats successfully peeled it away from Russia. Diplomatically v v significant. Russian isolation.

India abstained too. The fact that UAE also abstained is remarkable and will strain tight relations with America.

— Mark Stone (@Stone_SkyNews) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 23h15

Ouvem-se rebentamentos em Kiev

Vídeos partilhados nas redes sociais dão conta de rebentamentos em Kiev, na noite desta sexta-feira. Zelensky adiantou que os russos vão "tentar tomar" a capital da Ucrânia, Kiev, na noite de hoje, pedindo ao povo que defenda a cidade.

??

Clashes in Kiev. pic.twitter.com/ymy0kC8dfG

— The RAGE X (@theragex) February 25, 2022

Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022 às 23h33

Presidente ucraniano pede ao PM de Israel para mediar negociações com a Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu ao primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, que ajudasse a mediar as negociações entre a Ucrânia e a Rússia, disse o embaixador da Ucrânia em Israel à CNN.

"O nosso presidente acredita que Israel é o único Estado democrático que tem grandes relações com a Rússia e a Ucrânia e que poderia ser usado para facilitar essas negociações", disse Yevgen Korniychuk.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 00h06

Zelensky acusa Rússia de atacar "jardins de infância"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse num discurso em vídeo, na noite desta sexta-feira, que 

 atacaram "infraestruturas civis", incluindo jardins de infância.

"Não há nada que possa explicar por que é que os os jardins de infância e a infraestruturas civis estão a ser bombardeados".

"Que tipo de guerra é essa contra as crianças ucranianas? Quem são elas? Elas também são neonazis? Ou são soldados da NATO que impuseram uma ameaça à Rússia?", questionou.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 01h26

Kiev palco de explosões e bombardeamentos

Kiev é esta noite palco de explosões e bombardeamentos. 

As forças armadas ucranianas, citadas pela CNN, relataram intensos combates em torno de Vasylkiv, uma cidade localizada a cerca de 29 quilómetros a sul da capital do país.

Extremely hard combat near the Kyiv Zoo now pic.twitter.com/8OTokRe1zu

— Illia Ponomarenko (@IAPonomarenko) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 01h30

Explosões em Kiev pela noite fora

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram grandes clarões provocados pelas explosões.

| URGENTE: Kiev, esta noche: pic.twitter.com/KIsVGvKCOQ

— Alerta News 24 (@AlertaNews24) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 01h38

Focos de incêndio numa estrada em Kiev

Pobeda Avenue in flames and smoke pic.twitter.com/RhIjEmcJP6

— NEXTA (@nexta_tv) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 02h30

EUA preparados para retirar Zelensky de Kiev

Os EUA estão preparados para retirar o presidente ucraniano de Kiev. 

A informação é avançada pelo jornal The Washington Post. Volodymyr Zelensky terá rejeitado a proposta, mantendo-se na capital ucraniana.

The U.S. government is prepared to help Ukrainian President Volodymyr Zelensky leave Kyiv to avoid being captured or killed by advancing Russian forces, according to U.S. and Ukrainian officials.https://t.co/w0oHddyIN9

— The Washington Post (@washingtonpost) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 02h40

Tropas ucranianas evitam ataque russo

As tropas ucranianas evitaram um ataque russo a uma unidade militar de Kiev, revela o jornal The Kiyv Independent.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 03h00

Ouvem-se mais tiros em Kiev

Gunfire erupting in central Kyiv pic.twitter.com/eEhVA3hB7l

— Trey Yingst (@TreyYingst) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 03h44

Serviço de internet falha

O serviço de internet está a falhar na Ucrânia após os vários confrontos desta noite em Vasylkiv e em Kiev.

?? Confirmed: Real-time network data show a major disruption to #Ukraine's internet backbone provider GigaTrans, which supplies connectivity to many other networks. The incident comes as heavy fighting is reported in #Vasylkiv and #Kyiv

Background: https://t.co/S0qJQ7CbNvpic.twitter.com/EksnZjs9Ay

— NetBlocks (@netblocks) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 03h49

"As condições podem deteriorar sem aviso prévio", alerta embaixada dos EUA na Ucrânia

A embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia recorreu ao Twitter para alertar os cidadãos de que "as condições podem deteriorar sem aviso prévio", aconselhando os americanos no país a procuraram abrigo.

"A situação de segurança na Ucrânia permanece altamente volátil e as condições podem deteriorar-se sem aviso prévio. Os cidadãos dos EUA devem permanecer vigilantes e saber a localização do seu abrigo ou espaço protegido mais próximo", pode ler-se no tweet.

The security situation throughout Ukraine remains highly volatile, and conditions may deteriorate without warning. U.S. citizens should remain vigilant and know the location of your closest shelter or protected space. https://t.co/V9MBPE5FmO

— U.S. Embassy Kyiv (@USEmbassyKyiv) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 03h59

Zelensky está nas ruas a com as tropas e os civis

A imprensa ucraniana dá conta de que o presidente estará nas ruas, juntamente com civis e tropas ucranianas a defender a capital.

??Media reports that President #Zelensky is personally in charge of the defense of #Kyiv

He is in the capital and is not going to leave.

— NEXTA (@nexta_tv) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 04h08

Confrontos chegam às ruas de Kiev

Os confrontos já terão mesmo começado nas ruas da capital da Ucrânia, de acordo com o autarca de Kiev, citado pela agência de notícias Interfax.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 04h14

Ouvem as sirenes em Lutsk

Soam as sirenes em Lutsk, uma cidade perto da fronteira com a Polónia.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 04h27

Tiros disparados em aeródromo perto de Kiev. Várias explosões registadas em Kharkiv

Há relatos de vários tiros disparados no aeródromo de Vasylkiv, perto de Kiev.

Imprensa internacional dá ainda conta de várias explosões e mísseis disparados em Kharkiv.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 04h32

Biden disponibiliza ajuda aérea imediata para a Ucrânia

Joe Biden terá já disponibilizado ajuda aérea imediata à Ucrânia.

??According to media reports, #Biden is ready to provide #Ukraine with immediate military aid.

— NEXTA (@nexta_tv) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 07h44

Presidente ucraniano diz que este é o “momento crucial” para decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia

Volodymyr Zelenskiy, presidente ucraniano, disse este sábado que este é o "momento crucial" para decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia.

Zelenskiy escreveu no Twitter que discutiu com Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, "mais assistência efetiva e a luta heroica dos ucranianos por seu futuro livre".

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 07h53

Edifício residencial atingido por míssil em Kiev

Um grande edifício residencial em Kiev foi atingido por um míssil, indicou este sábado à AFP o serviço do Estado para as questões de emergência, sem dar informações quanto a eventuais vítimas.

O míssil atingiu o edifício entre o 18.º e o 21.º andar, precisou este serviço do estado ucraniano, acrescentando que a evacuação do prédio estava "em curso".

Moment of the strike on a building in Kyiv https://t.co/oHEuIc9AgJpic.twitter.com/YoB2YXYiG1 via @michaelh992#Ukraine

— Liveuamap (@Liveuamap) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 08h09

Duas crianças entre os 35 feridos nos confrontos em Kiev

Os confrontos da noite deste sábado provocaram 35 feridos em Kiev, entre os quais duas crianças, segundo a Reuters.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 08h25

Funcionários da embaixada ucraniana em Moscovo estão a deixar o país

Os funcionários da embaixada ucraniana em Moscovo estão a ser evacuados para a Letónia.

"Foi um pedido deles e concordámos prontamente. Estamos a ajudá-los neste processo", disse Janis Bekeris, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Letónia, à Reuters este sábado.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 08h48

Pelo menos 198 ucranianos mortos na invasão russa da Ucrânia. Há três crianças entre as vítimas

Pelo menos 198 ucranianos, incluindo três crianças, morreram durante a invasão russa à Ucrânia. Há ainda 1 115 pessoas feridas, entre as quais 33 crianças, revelou este sábado o Ministério da Saúde ucraniano à agência de notícias Interfax, segundo a Reuters. 

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 09h54

Sites russos em baixo após 'Anonymous' declarar guerra informática

Vários 'sites' estatais russos foram abaixo

, mais 24 horas depois de uma declaração de guerra informática por parte do grupo de hackers 'Anonymous', que condenam a invasão da Rússia à Ucrânia.

"O coletivo 'Anonymous' está oficialmente em guerra informática contra a Rússia", pode ler-se na página oficial na rede social Twitter deste grupo de hackers, em reação ao o início da invasão da Rússia à Ucrânia, na madrugada de quinta-feira.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 10h17

Polónia recusa defrontar a Rússia na qualificação para o Mundial 2022 após invasão à Ucrânia

A Polónia "não encara a hipótese de jogar a partida de qualificação" para o Mundial de futebol do Catar, previsto para 24 de março em Moscovo, disse este sábado o presidente da federação polaca da modalidade.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 11h21

Barco russo intercetado no Canal da Mancha devido às sanções da União Europeia

Um barco de comércio que transportava veículos para São Petersburgo, na Rússia, supostamente pertencente a uma empresa russa visada pelas sanções da União Europeia, foi desviado este sábado em França, segundo as autoridades marítimas locais.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 11h27

Zelensky diz que Ucrânia "quebrou o plano" russo e pede para Putin parar a guerra

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu este sábado que "quebrou o plano" da Rússia ao terceiro dia da invasão do seu país, pedindo aos russos que digam a Vladimir Putin para parar a guerra.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 12h21

Zelensky pede coragem à Alemanha e à Hungria para expulsar Rússia do SWIFT

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 12h21

Quase 50 portugueses saíram da Ucrânia e serão repatriados

Cerca de 50 portugueses saíram da Ucrânia nas últimas horas nas missões organizadas pela embaixada portuguesa em Kiev e serão repatriados nas próximas horas, disse este sábado à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 12h23
Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 12h31

Kiev antecipa toque de recolher para as 17h00 e após essa hora todos são inimigos

O presidente da câmara de Kiev anunciou um endurecimento do recolher obrigatório, em vigor devido à invasão russa, alertando que qualquer pessoa que esteja na rua entre as 17h00 e as 08h00 será tratada como inimigo.

"Todos os civis que estiverem nas ruas durante o toque de recolher obrigatório serão considerados membros dos grupos de sabotagem e tratados como inimigos", disse Vitali Klitschko na rede Telegram, citado pela agência France-Presse.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 13h25

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia pede interrupção das operações militares russas na Ucrânia

Mevlut Cavusoglu, ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, pediu a interrupção das operações militares russas na Ucrânia. O apelo foi feito este sábado durante um telefonema com o homólogo russo, Sergei Lavrov.

O ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse em comunicado que a capital turca estava disponível para receber os líderes russos e ucranianos para negociações de paz, segundo a Reuters.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 13h41

Turquia proíbe navios de guerra russos de entrarem no Mar Negro

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse num telefonema ao presidente ucraniano que vai proibir a entrada de navios de guerra russos no Mar Negro e que está a fazer todos os esforços para negociar um cessar-fogo imediato. A informação foi avanaçada pelo The Jerusalem Post que cita uma publicação no Twitter do presidente da Ucrânia.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 14h01

Rússia fecha espaço aéreo a Bulgária, Polónia e República Checa

A Rússia anunciou este sábado o encerramento do espaço aéreo às ligações com a Bulgária, a Polónia e a República Checa, após uma decisão idêntica tomada por Varsóvia, Praga e Sófia, para as companhias aéreas russas.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 14h28

"Obrigado meu amigo Erdogan": Zelensky agradece apoio do presidente da Turquia

Volodymyr Zelensky agradeceu este sábado o apoio do presidente da Turquia, depois deste ter proibido a passagem de navios de guerra russos no Mar Negro.

"Obrigado meu amigo Erdogan", escreveu o presidente da Ucrânia na sua conta do Twitter.

I thank my friend Mr. President of @RTErdogan and the people of for their strong support. The ban on the passage of warships to the Black Sea and significant military and humanitarian support for are extremely important today. The people of will never forget that!

— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 14h42

Fonte oficial turca disse, este sábado, à agência Reuters que a Turquia não tomou qualquer decisão relativamente à proibição da passagem de navios de guerra russos no Mar Negro.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 15h05

Suécia recusa jogar contra a Rússia na qualificação para o Mundial 2022

Depois da Polónia, a Suécia também se recusou, este sábado, a jogar contra a Rússia nos jogos de qualificação para o Mundial de futebol do Catar.

SvFF´s besked: Herrlandslaget kommer inte att spela mot Ryssland – oavsett var matchen spelas.

Förbundsstyrelsen uppmanar samtidigt FIFA att ställa in de play off-matcher i mars där Ryssland deltar.

— Svensk Fotboll (@svenskfotboll) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 15h44

Rússia ordena exército russo a ampliar avanço na Ucrânia em "todas as direções"

A Rússia ordenou o exército a ampliar o avanço na Ucrânia "em todas as direções", disse o ministério russo. A informação é avançada pela AFP. 

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 16h34

Bombardeamento russo em Donetsk mata 19 civis

Um bombardeamento russo matou 19 civis e feriu mais 73 este sábado na região de Donetsk, no leste da 

 , informou a agência de notícias 

"Em 26 de fevereiro, como resultado do bombardeamento russo, 19 civis foram mortos e 73 pessoas ficaram feridas", disse Pavel Kirilenko, citado pela Interfax, nas redes sociais.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 16h45

Ameaças de bomba anónimas a estações de comboio de Moscovo e aeroportos

As autoridades russas receberam mensagens anónimas de pessoas que ameaçam colocar bombas nas estações de comboio em Moscovo, na Rússia, e em aeroportos, informou a agência de notícias 

As autoridades russas receberam mensagens anónimas de pessoas que ameaçam colocar bombas nas estações de comboio em Moscovo, na Rússia, e em aeroportos, informou a agência de notícias RIA este sábado.

Há ainda informações de que a embaixada russa em Londres está em contato com a polícia britânica depois de receber ameaças telefónicas relacionadas à invasão da Ucrânia pela Rússia, que Moscovo descreveu como uma "operação militar especial".

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 18h56

Tropas russas aproximam-se da central nuclear de Zaporizhzhia, alerta autoridade ucraniana

Tropas russas estão a aproximar-se da central nuclear da Ucrânia em Zaporizhzhia e apontaram os seus tanques para o local, disse Vadym Denysenko, assessor do ministro do Interior da Ucrânia, este sábado.

A central nuclear de Zaporizhia em Enerhodar, Ucrânia, é a maior central nuclear da Europa e está entre as 10 maiores centrais nucleares do mundo.

A Rússia já tomou a extinta central de Chernobyl, a cerca de 100 quilómetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 18h59

Ucrânia diz que cerca de 3.500 soldados russos morreram ou ficaram feridos

Um assessor do presidente ucraniano disse neste sábado que o ataque da Rússia a Kiev não está a avançar e que cerca de 3.500 soldados russos foram mortos ou feridos até agora no ataque de Moscovo à Ucrânia.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 19h34

Recomendação de "retirada imediata" das embarcações portuguesas do Mar Negro e do Mar de Azov

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos recomendou, em comunicado, a retirada imediata das embarcações portuguesas do Mar Negro e do Mar de Azov, "devido aos recentes incidentes com os navios mercantes".

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 19h36

Jornalistas dinamarqueses atingidos a tiro no leste da Ucrânia

"Este é um lembrete feio dos perigos que os jornalistas na Ucrânia enfrentam todos os dias para documentar os horrores da guerra", disse o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Jeppe Kofod, no Twitter.

Orienteret om at to danske journalister fra EB er beskudt og såret i Ukraine. Begge heldigvis uden for livsfare

En hæslig påmindelse om de farer journalister i Ukraine hver dag udsætter sig for, for at dokumentere krigens rædsler

Mine tanker er hos de to, deres pårørende#dkpol

— Jeppe Kofod (@JeppeKofod) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 19h50

Helicóptero russo Mi-24 abatido nos céus da Ucrânia

Russian Mi-24 shot down over Ukraine https://t.co/CtoBGEE0M9pic.twitter.com/YuNr8ZHyCD via @ELINTNews#Ukraine

— Liveuamap (@Liveuamap) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 19h52

Berlim muda política e vai enviar 1.000 lança-roquetes e 500 mísseis a Kiev

A Alemanha decidiu entregar "o mais rapidamente possível" à Ucrânia mil lança-roquetes e 500 mísseis terra-ar do tipo 'Stinger' para a ajudar o país a defender-se da invasão militar da Rússia, anunciou hoje o Governo.

"A agressão russa contra a Ucrânia marca uma mudança de era, ameaça a ordem estabelecida desde o pós-guerra", disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, em comunicado.

The Russian invasion marks a turning point. It is our duty to support Ukraine to the best of our ability in defending against Putin's invading army. That is why we are delivering 1000 anti-tank weapons and 500 #Stinger missiles to our friends in #Ukraine

— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 20h39

Ucrânia fecha fronteiras com Rússia e Bielorrússia

A Ucrânia vai fechar as fronteiras para a Rússia e a Bielorrússia, anunciou o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal na noite deste sábado.

Numa declaração em vídeo publicada no Telegram, Shmyhal disse que apenas cidadãos da Ucrânia poderão cruzar da Rússia e da Bielorrússia para a Ucrânia.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 21h57

Rússia limita Twitter a alguns utilizadores. Facebook proíbe órgãos estatais russos de ganharem dinheiro com conteúdos

O serviço do Twitter está a ser limitado a apenas alguns utilizadores na Rússia, revelou este sábado a rede social no próprio Twitter.

Na passada sexta-feira, Moscovo revelou que estava a limitar parcialmente o acesso ao Facebook da Meta acusando-a de "censurar" os meios de comunicação russos. 

Em contrapartida, os meios de comunicação estatais russos estão proibidos de veicular publicidade ou monetizar conteúdo em qualquer plataforma de propriedade da Meta, controladora do Facebook e do Instagram.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 22h28

Alemanha quer encerrar o seu espaço aéreo a aviões russos

O ministro dos Transportes, Volker Wissing, é a favor do encerramento do espaço aéreo alemão para os aviões russos" e "já tomou providências para que tudo esteja pronto para isso", disse Um porta-voz do Ministério dos Transportes à agência France-Presse.

Entretanto, a maior companhia aérea europeia, a Lufthansa, vai suspender todos os seus voos de e para a Rússia durante sete dias.

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 22h59

Forte explosão ouvida em Kiev

Uma explosão muito grande iluminou o céu noturno a sudoeste de Kiev, este domingo.A explosão parecia estar a 20 quilómetros do centro da capital ucraniana, avançou a CNN Internacional.

Kyiv right now #Kyiv#Ukrainepic.twitter.com/N79Jr2xJbA

— Alerts News 2022 (@AlertsNew2022) February 26, 2022

Sábado, 26 de fevereiro de 2022 às 23h42

Míssil atinge tanques de petróleo perto de Kiev. Imagens mostram fortes explosões e grandes labaredas

As duas grandes explosões que iluminaram o céu noturno parecem ter acontecido perto de Vasylkil, cerca de 30 quilómetros ao sul de Kiev.

O oficial do governo ucraniano confirmou na conta do Telegram que um míssil terá atingido um depósito de petróleo.

Imagens mostram fortes explosões e grandes labaredas.

BREAKING Russian military blows up an oil depot with a missile in Vasilkova near Kyiv. pic.twitter.com/XOr6nivnkG

— Insider Paper (@TheInsiderPaper) February 26, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 00h56

Russos rebentam gasoduto em Kharkiv

Imagens mostram uma enorme explosão desta vez em Kharkiv referentes ao rebentamento de um gasoduto pelas tropas russas.

The Kyiv Independent.

Kharkiv pic.twitter.com/RXxttmzohG

— Illia Ponomarenko (@IAPonomarenko) February 26, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 01h54

Macron pede à Bielorrússia que ordene saída de tropas russas do país

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu este sábado ao presidente da Bielorrússia para que ordene a saída das tropas russas do país.

Ce soir, j'ai demandé au Président Loukachenko le retrait des troupes russes de son sol. La fraternité entre les peuples biélorusses et ukrainiens devrait conduire la Biélorussie à refuser d'être le vassal et le complice de fait de la Russie dans la guerre contre l'Ukraine.

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 03h08

Donald Trump volta atrás no discurso

O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, voltou atrás no seu discurso e condenou a invasão russa à UCrânia.

Trump considerou o conflito "terrível" e sublinhou que se fosse presidente dos EUA tal ofensiva não teria acontecido.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 03h11

Residentes de Kharkiv devem cobrirem janelas com panos húmidos devido a explosão de depósito

O Serviço Estatal de Comunicação Especial e Proteção de Informação aconselhou os residentes de Kharkiv a cobrirem as janelas com panos húmidos e a ingerirem muitos líquidos depois das forças russas terem feito explodir um depósito de petróleo naquela que é a segunda maior cidade do país.

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, disse que as forças russas não conseguiram tomar Kharkiv, onde estão em curso intensos combates.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 03h15

Criança de 6 anos morre após bombardeamento de hospital

Uma criança com 6 anos morreu na madrugada deste domingo após um bombardeamento russo ter atingido o hospital pediátrico de Okhmatdyt, em Kiev.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 03h23

Faixa colocada em Minsk apela ao fim da guerra

Bielorussos colocam faixas em Minsk com palavras de ordem contra a guerra.

??#Belarusians against the war. #Minsk today. pic.twitter.com/HpsXw32eYz

— NEXTA (@nexta_tv) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 07h12

Russos entram em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana

As tropas russas entraram em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.

"Os veículos leves russos invadiram a cidade de Kharkiv. As forças armadas ucranianas estão a eliminar o inimigo", disse o chefe da administração regional segundo relata a agência AFP.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 07h22

Kremlin diz estar pronto para negociar com a Ucrânia

Uma delegação russa chegou à Bielorrússia para negociar com a Ucrânia, revelou este domingo um porta-voz do Kremlin à agência de notícias Interfax.

Peskov revelou que a delegação russa enviada inclui funcionários dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Defesa e do gabinete do presidente Vladimir Putin.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 07h54

Zelenskiy rejeita negociar com delegação russa na Bielorrússia

Volodymyr Zelenskiy rejeitou negociar com a Rússia na Bielorrússia este domingo, afirmando que Minsk é cúmplice da invasão russa, segundo a Reuters. No entanto, deixou a porta aberta a negociações em outros locais.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 08h17

Finlândia fecha espaço aéreo a aviões russos

A Finlândia vai fechar o seu espaço aéreo aos aviões russos em represália pela invasão da Ucrânia, juntando-se a numerosos países europeus, anunciou o governo de Helsínquia.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 08h56

Zelensky revela que a noite "foi dura" na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse este domingo que a noite "foi dura" no país, com bombardeamentos russos a atingirem zonas habitadas.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 09h42

Ucranianos em fuga continuam a cruzar a fronteira da Ucrânia com a Roménia

Milhares de ucranianos já entraram na Roménia desde quinta-feira.

A carregar o vídeo ...

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 09h52

Ucrânia afirma que a Rússia já perdeu cerca de 4 300 militares durante invasão ao país

O exército russo perdeu cerca de 4 300 militares durante a invasão à Ucrânia, revelou Hanna Malyar, vice-ministra da Defesa ucraniana, este domingo.

Malyar acrescentou ainda que 146 tanques russos foram destruídos, assim como 27 aeronaves e 26 helicópeteros, segundo a Reuters.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h03

Putin elogia "heroísmo" das forças de operações especiais russas

O Presidente russo, Vladimir Putin, destacou este domingo o heroísmo das forças de operações especiais do seu país, numa mensagem de felicitação por ocasião da celebração do dia daquele corpo das Forças Armadas.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h08

Mais de 200 mil pessoas fugiram da Ucrânia para os países vizinhos

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h19

Federação Internacional de Judo suspende título honorário de Putin

A Federação Internacional de Judo (FIJ) suspendeu este domingo o estatuto de presidente honorário e embaixador do organismo do líder russo, Vladimir Putin, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h20

Zelensky convida cidadãos estrangeiros a lutarem ao lado de ucranianos

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou este domingo aos cidadãos de países estrangeiros amigos da Ucrânia para se juntarem à luta contra a agressão russa, integrando uma espécie de nova Legião Estrangeira.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h28

Governo checo vai aprovar mais uma ajuda de defesa para a Ucrânia

O governo checo vai enviar mais uma remessa de material de defesa para a Ucrânia, disse o primeiro-ministro Petr Fiala este domingo.

O governo checo vai reunir-se numa sessão extraordinária no final da tarde de domingo, segundo a Reuters.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h40

Bélgica fecha espaço aéreo à Rússia

A Bélgica vai fechar o espaço aéreo a todas as companhias russas.

"Os céus europeus estão abertos para que as pessoas se conectem, não para aqueles que procuram agredir brutalmente", escreveu o primeiro-ministro da Bélgica no Twitter.

Belgium has decided to close its airspace to all Russian airlines.

Our European skies are open skies. They're open for those who connect people, not for those who seek to brutally aggress.

— Alexander De Croo (@alexanderdecroo) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 10h57

República Checa recusa defrontar a Rússia nos jogos de apuramento para o Mundial 2022

A Republica Checa recusou defrontar a seleção russa nos jogos de apuramento para o Mundial 2022, informou este domingo a Federação Checa.

A seleção checa junta-se assim à Polónia e Suécia, que já revelaram este sábado a intenção de não jogar contra a Rússia nos jogos de apuramento para o Mundial do Catar. 

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 11h19

Zelensky quer expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da ONU

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, defendeu este domingo a expulsão da Rússia do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por considerar que a invasão da Ucrânia equivale a um ato de genocídio.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 11h46

“O controlo de Kharkiv é totalmente nosso": Ucrânia recupera controlo da cidade, anuncia governador da região

A Ucrânia tem o controlo de Kharkiv, a segunda cidade ucraniana, revelou Oleh Sinegubov, governador regional da região.

"O controlo de Kharkiv é totalmente nosso! As forças armadas, a polícia e as forças de defesa estão a trabalhar e a cidade está a ser limpa do inimigo", disse Sinegubov segundo a Reuters.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 11h52

O abraço emotivo de uma família após conseguir sair da Ucrânia

Ucranianos fogem da guerra e procuram a paz nos países vizinhos.

A carregar o vídeo ...

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 12h11

Kiev lança site para russos conhecerem destino de soldados mortos

As autoridades ucranianas lançaram este domingo uma página na Internet que permite aos próximos de soldados russos mortos em combate no país conhecerem o seu destino, uma vez que a Rússia não divulga as suas perdas.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 12h35

Putin acusa Ucrânia de desperdiçar 'oportunidade' para negociar

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 12h46

Televisão estatal russa: Ucrânia aceita diálogo com Moscovo na Bielorrússia

A televisão estatal russa RT avança que a Ucrânia está disponível para negociar com a Rússia na Bielorrússia. Zelensky tinha afirmado, ao início da manhã deste domingo, estar disponível para se encontrar com a delegação russa, mas não na Bielorrússia. para texto

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 13h27

Putin coloca forças de dissuasão nuclear em alerta máximo

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que as forças de dissuasão nuclear da Rússia sejam colocadas em alerta máximo, em resposta ao que diz serem as declarações agressivas dos líderes da NATO e às sanções que têm sido aplicadas ao país. 

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 13h52

Zelensky aceita negociar com a Rússia na fronteira com a Bielorrúsia

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, revelou este domingo que aceita manter as negociações com a Rússia na fronteira com a Bielorrúsia de acordo com a agência AFP. 

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 14h08

França vai fechar espaço aéreo a aviões russos

A França vai fechar o seu espaço aéreo "aos aviões e companhias aéreas russas", anunciou este domingo o ministro dos Transportes na sua conta na rede social Twitter.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 15h07

Federação Francesa de Futebol defende exclusão da Rússia do Mundial 2022

A Federação Francesa de Futebol, cuja seleção é campeã mundial em título, defendeu este domingo "a exclusão da Rússia do próximo mundial", em reação à invasão por parte deste país à Ucrânia.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 15h09

Rússia abandonou pré-condições para negociações com a Ucrânia depois de sofrer retrocessos militares, revelou Dmytro Kuleba.

A Rússia abandonou as pré-condições para as negociações com a Ucrânia depois de sofrer retrocessos militares, revelou, este domingo, Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Dmytro Kuleba adiantou ainda que a decisão de colocar as forças nucleares em alerta foi programada por Vladimir Putin para pressionar a Ucrânia durante as negociações, escreve a Reuters.

Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia, já revelou que a Rússia concordou em negociar na fronteira com com a Bielorrússia.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 15h18

Espanha fecha espaço aéreo à Rússia

Espanhóis seguem os passos de outros países europeus que tomaram medidas semelhantes em retaliação à invasão russa da Ucrânia

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 15h26

Portugal vai fechar espaço aéreo à Rússia

Portugal vai fechar o espaço aéreo à Rússia, revelou o ministro dos Negócios Estrangeiros numa publicação no Twitter.

Portugal vai fechar o seu espaço aéreo a companhias de aviação da Rússia. Tomamos esta medida em articulação com os nossos parceiros europeus e em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia.

— N Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 16h32

Sirenes de ataque aéreo voltam a ecoar em Kiev

Air raid sirens in #Kyiv just now:#Ukrainepic.twitter.com/hRHvh9j1WB

— Vivek Bajpai (@vivekbajpai84) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 16h47

União Europeia fecha espaço aéreo à Rússia

A União Europeia vai fechar o espaço aéreo à Rússia e financiará a compra a entrega de armamento à Ucrânia como parte de um novo conjunto de medidas sancionatórias a Moscovo, anunciadas por Ursula von der Leyen. "Pela primeira vez, a UE financiará a compra e entrega de armas e equipamentos a um país sob ataque", pode ler-se no tweet.

First, we are shutting down the EU airspace for Russian-owned, Russian registered or Russian-controlled aircraft.

They won’t be able to land in, take off or overfly the territory of the EU.

Including the private jets of oligarchs. pic.twitter.com/o551M9zekQ

— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 17h38

UE proíbe agências de notícias russas Russia Today e Sputnik

A União Europeia baniu os meios de comunicação russos Russia Today e Sputnik, de acordo com o principal diplomata Josep Borrell.

O alto representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança anunciou que o bloco europeu proibiria os dois meios noticiosos numa tentativa de "combater" a desinformação russa.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 17h42

Mísseis lançados da Bielorússia para a Ucrânia atingem aeroporto em Zhytomyr

Mísseis lançados da Bielorrússia atingiram um aeroporto em Zhytomyr, no norte da Ucrânia, neste domingo, disse um assessor do ministro do Interior da Ucrânia.

As autoridades ucranianas e russas devem-se reunir para dialogar junto à fronteira bielorrussa com a Ucrânia, adiantou o gabinete do presidente Volodymyr Zelenskiy.

#Ukrainian media report powerful explosions in Zhytomyr near the airport pic.twitter.com/5ItnBasRmA

— NEXTA (@nexta_tv) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 17h46

Presidente ucraniano ligou a Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente Zelensky ligou esta tarde ao Presidente da República. 

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a "condenação veemente" de Portugal e o "apoio solidário à corajosa resistência ucraniana". Sublinhou também o "papel da excecional" da comunidade ucraniana em Portugal.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 18h45

Zelensky agradece apoio português à Ucrânia

"Falei com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Agradeci pelo espaço aéreo fechado aos aviões russos, o apoio à decisão de desconectar a Rússia do SWIFT e a assistência de defesa concreta. Portugal forneceu armas, meios de proteção individual e outros equipamentos para a Ucrânia. Juntos - mais fortes", pode ler-se no tweet do presidente ucraniano.

Talked to President Marcelo Rebelo de Sousa. Thanked for the closed sky for Russian planes, support for the decision to disconnect Russia from SWIFT and concrete defense assistance. provided weapons, individual protection means & other equipment to . Together - stronger.

— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 19h35

Voo de apoio ao regresso de portugueses será na segunda-feira, anuncia MNE

O voo de apoio ao regresso de uma parte dos cerca de 50 portugueses e luso-ucranianos que saíram da Ucrânia pela Moldova e Roménia será realizado na segunda-feira, anunciou este domingo o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O voo será feito "sob organização da Embaixada em Kiev e alguns também por meios próprios, e que se encontram na Roménia", indica o comunicado.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 19h51

União Europeia aumenta sanções à Rússia. Conheça as medidas

Josep Borell anunciou este domingo as principais conclusões da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, em Bruxelas.

- Mais de metade das reservas financeiras russas vão ficar congeladas 

- UE proíbe agências de notícias russas Russia Today e Sputnik 

- Polónia vai servir de hub para apoiar assistência da UE à Ucrânia

- União Europeia fecha espaço aéreo à Rússia

- Sete bancos russos excluídos do sistema SWIFT

UE vai financiar a compra e entrega de armas e equipamento militar à Ucrânia

LIVE NOW: HR/VP @JosepBorrellF press conference following today's extraordinary meeting of EU Foreign Ministers #FAChttps://t.co/rzdiiJQEUT

— EUSecurityDefence (@EUSec_Defence) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 20h21

FIFA obriga Rússia a jogar fora do país, sem hino e público

Sem afastar a Rússia ou clubes russos das provas internacionais, a FIFA declarou três ações a acontecerem no imediato. Começando pelo facto de que "nenhuma competição internacional será disputada no território da russo". Ou seja, os jogos como visitados serão "disputados em território neutro e sem espectadores".

A participação de um clube membro da Rússia deixará também de ser feita pela bandeira e nome do país, passando a utilizar a sigla (RFU) da Federação de Futebol Russa.

Por fim, a FIFA revelou que "nem a bandeira nem o hino da Rússia serão usados em partidas que envolvam equipas russas".

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 21h11

Novas sanções à Rússia "têm efeito imediato, nas próximas horas ou dias", garante Augusto Santos Silva

As novas sanções à Rússia, como a exclusão do sistema Swift e a interdição de companhias russas no espaço aéreo europeu "têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

"As medidas relativas às interdições de transações com o banco central da Rússia, do afastamento da Rússia do sistema Swift e do banimento dos voos no espaço aéreo europeu são medidas que têm efeito imediato, com implementação nas próximas horas ou dias", disse à Lusa o ministro Augusto Santos Silva.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 21h16

Ministério do Interior da Ucrânia diz que já morreram 352 civis na Ucrânia

Há a registar até ao momento 352 civis mortos na sequência da invasão russa à Ucrânia, disse o Ministério do Interior da Ucrânia neste domingo. 

Pelo menos 14 dos mortos são crianças. 

Outras 1.684 pessoas, incluindo 116 crianças, ficaram feridas.

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 21h27

Rússia invade e toma cidade ucraniana de Berdyansk

Oleksandr Svidlo, presidente interino da cidade de Berdyansk, na costa sul da Ucrânia, disse que as forças russas entraram e assumiram o controlo da cidade, avançou a CNN Internacional.

Berdyansk é uma pequena cidade portuária de Berdyansk que, 

"Há pouco tempo, soldados armados entraram no prédio do comité executivo e apresentaram-se como soldados do exército russo, nos informaram que todos os prédios administrativos estavam sob o seu controlo e que estavam a assumir o controlo do prédio do comité executivo", disse Oleksandr.

As tropas russas pediram aos funcionários para continuarem a trabalhar "mas sob o controle de homens armados. "Considero esta proposta inaceitável, então nós, como todos os membros do quartel-general operacional, deixámos o prédio do comité executivo", acrescentou.

ATAQUES

Las fuerzas rusas tomaron el municipio de Berdyansk.

Probablemente Mariupol será el siguiente objetivo.

#UcraniaRusia #Ukranie #Ucrania #GuerraRusiaUcrania pic.twitter.com/PT94EmojAV

— Sir (@Sirlianferri_tv) February 27, 2022

Domingo, 27 de fevereiro de 2022 às 22h58

Imagens de satélite mostram mais de cinco quilómetros de coluna militar russa na estrada para Kiev

Novas imagens de satélite mostram uma coluna militar russa de mais de cinco quilómetros numa estrada a seguir para Kiev.

A fila foi vista em imagens de satélite no domingo por volta das 10h56, hora local, na estrada P-02-02 perto de Ivankiv, que fica a cerca de 60 quilómetros a noroeste da capital ucraniana. 

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 00h55

Referendo na Bielorrússia aprova renúncia ao estatuto de neutralidade nuclear

Um referendo constitucional na Bielorrússia no domingo aprovou a renúncia ao estatuto de neutralidade nuclear do país, num momento em que a antiga república soviética se tornou numa porta de entrada para as tropas russas que invadem a Ucrânia.

A Comissão Eleitoral Central da Bielorrússia afirma que 65,2% dos eleitores votaram a favor do fim da neutralidade nuclear. 

A nova constituição pode levar armas nucleares a solo bielorrusso pela primeira vez desde que o país as abandonou após a queda da União Soviética.

O Ocidente já disse que não reconhecerá os resultados do referendo, que acontece no contexto de uma ampla repressão aos oponentes do governo da Bielorrússia.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 00h57

Imagens mostram enorme incêndio em Kharkiv

??#Ukrainian media report a serious fire near School 52 in #Kharkivpic.twitter.com/ZdTf2Dwg29

— NEXTA (@nexta_tv) February 27, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 01h01

Lança-foguetes atinge a cidade de Cherkasy, no centro da Ucrânia

In #Cherkasy, rocket fire was also caught on video pic.twitter.com/uI7r0zHaHU

— NEXTA (@nexta_tv) February 27, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 02h25

Ouvidas explosões em Kiev e Kharkiv

Foram ouvidas explosões na capital ucraniana de Kiev e na grande cidade de Kharkiv na madrugada desta segunda-feira, disse o Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia.

A agência Reuters diz que num comunicado na aplicação Telegram foi referido que " a cidade de Kiev estava sossegada durante horas antes das explosões". 

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 07h34

Kiev diz que travou avanço russo e que tropas russas estão desmoralizadas

O comando militar ucraniano garantiu esta segunda-feira que as forças armadas do país impediram as tropas russas de avançarem para Kiev e que estas estão desmoralizadas e sofreram baixas consideráveis.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 07h34

Biden fala hoje com aliados para coordenar resposta ao ataque russo

O Presidente dos Estados Unidos vai manter esta segunda-feira uma conversa telefónica com aliados e parceiros para debater "os desenvolvimentos" do ataque russo contra a Ucrânia e "coordenar uma resposta unida", declarou a Casa Branca.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 07h59

Míssil atinge prédio em Chernihiv

Um míssil atingiu um prédio residencial na madrugada desta segunda-feira na cidade de Chernihiv, a 150 quilómetros da capital ucraniana de Kiev. 

Uma mulher ficou ferida.

Um foguete atingiu um prédio residencial no centro de Chernihiv, dando início a um incêndio, dois andares inferiores estão em chamas. Uma mulher ficou ferida. pic.twitter.com/gT1BnUFI5A

— Vanessa Silva - News Ucrânia (@vansilvarj) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h09

Kiev regista mais de 350 civis mortos na invasão russa

O Ministério do Interior da Ucrânia disse no domingo que 352 civis ucranianos foram mortos durante a invasão russa, incluindo 14 crianças.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h14

Mais de 400 mercenários russos na Ucrânia com ordens para matar presidente ucraniano

Mais de 400 mercenários russos estarão na Ucrânia com ordens para matar presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A informação é avançada esta segunda-feira pelo jornal britânico The Times.

O Grupo Wagner, uma milícia privada dirigida por 

aliados próximos de Vladimir Putin, terão recebido ordens diretas do regime russo.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h29

União Europeia não vai responder à escalada nuclear de Putin

Josep Borrell, Alto representante da ONU para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, disse esta segunda-feira que que a União Europeia não se vai envolver na escalada nuclear depois de Vladimir Putin ter colocado a dissuasão nuclear russa em alerta máximo este domingo.

"Não vamos continuar com essa escalada", disse Borrell à BBC Radio 4, segundo a Reuters. 

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h34

A mesa das negociações na fronteira da Ucrânia com a Bielorússia

O encontro entre Rússia e Ucrânia está marcado para as 09h00 desta segunda-feira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros bielorrusso partilhou uma imagem no Twitter da mesa das negociações. 

?? In Belarus, everything is ready to host Russia-Ukraine negotiations. Waiting for delegations to arrive pic.twitter.com/WSnPMyChwg

— Belarus MFA (@BelarusMFA) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h38

Terminou o recolher obrigatório em Kiev

O recolher obrigatório na Ucrânia terminou às 8h00 desta segunda-feira e voltará a entrar em vigor às 22h00. Às 7h00 de terça-feira os ucranianos voltam a poder sair de casa. No entanto, são aconselhados a fazê-lo em situações urgentes.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h38

Delegação ucraniana já chegou à fronteira bielorrussa para as negociações com a Rússia

A delegação ucraniana já chegou à fronteira com a Bielorrússia para participar nas conversações com a Rússia.

The delegates arrived at the negotiating venue by helicopter. pic.twitter.com/jumBclmFwf

— NEXTA (@nexta_tv) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 08h54

Tropas russas anunciam corredor "seguro" para retirar civis de Kiev

As tropas russas anunciaram um corredor "seguro" para que os civis ucranianos possam deixara Kiev.

"Apelamos ao povo de Kiev. Todos os civis na cidade podem deixar livremente a capital da Ucrânia pela estrada que liga Kyiv-Vasilkov (Vasylkiv). Esta rota é aberta e segura", revelou o major-general Igor Konashenkov, porta-voz da Ministério da Defesa russo, num comunicado citado pela CNN

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 09h10

Cerca de 67 mil cidadãos ucranianos terão fugido para a Roménia

Cerca de 67 mil cidadãos terão fugido, até à manhã desta segunda-feira, da Ucrânia para a Roménia.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 09h15

Ucrânia prepara-se para libertar presos com experiência militar que queiram participar na guerra contra a Rússia

A Ucrânia prepara-se para libertar presos com experiência militar que queiram participar no conflito armado contra a Rússia.

Num discuso feito esta manhã, Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, revelou ainda que a 4 500 soldados russos já foram mortos desde o início do conflito armado.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 09h47

Ucrânia vai exigir cessar-fogo "imediato"

A delegação da Ucrânia, que se encontra esta segunda-feira de manhã no local onde vão decorrer as negociações com a Rússia, vai exigir um cessar-fogo "imediato" e a retirada das tropas russas, anunciou a presidência ucraniana.

Chegada da delegação ucraniana à fronteira com a Bielorrússia
Chegada da delegação ucraniana à fronteira com a Bielorrússia FOTO: Sergei Kholodilin/BelTA
Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 09h52

Zelensky pediu que Ucrânia integre UE

"Pedimos à União Europeia a adesão imediata da Ucrânia sob um novo procedimento especial", disse o presidente ucraniano num vídeo. 

??Zelensky asks the EU for membership.

“We ask the European Union for Ukraine's immediate accession under a new special procedure,” said Zelensky in video address.

— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 10h05

Ministério da Defesa russo diz que civis podem deixar Kiev livremente

O exército russo garantiu esta segunda-feira que os civis podem deixar livremente e em segurança Kiev, capital da Ucrânia, enquanto acusa as autoridades ucranianas de usá-los como escudo humano.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 10h10

Zelensky pede aos soldados russos que deponham as armas e saiam do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou esta segunda-feira aos soldados russos para que deponham as armas, numa mensagem divulgada antes das conversações com Moscovo, em que Kiev exige a retirada das forças russas.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 10h30

Negociações entre Ucrânia e Rússia já arrancaram

Começaram as negociações entre a Ucrânia e a Rússia na fronteira com a Bielorrússia disse à Reuters Mykhailo Podolyak, assessor presidencial ucraniano.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 10h33

Bombardeamento nos arredores de Kharkiv. Veja as imagens

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um bombardeamento nos arredores de Kharkiv.

VIDEO: Wide-scale shelling of the 'Equator' district on the outskirts of Kharkiv. pic.twitter.com/vv7m8xcEsO

— Conflict News (@Conflicts) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 10h42

Roman Abramovich está nas negociações

O multimilionário Roman Abramovich está esta segunda-feira na Bielorrússia a ajudar nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, num esforço para mediar o conflito.A informação é avançada pelo jornal The Jerusalem Post

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 10h51

Rússia garante que vai reagir às sanções impostas pela UE

A Rússia garantIU que vai reagir às sanções impostas por vários países da Europa relacionadas com o fecho do espaço aéreo a companhias russas.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 11h11

Mais de 100 civis mortos e 300 feridos desde invasão russa

A ONU anunciou esta segunda-feira ter registado 102 civis mortos, incluindo sete crianças, e 304 feridos desde o início da invasão russa da Ucrânia, mas alertou que os números reais "são consideravelmente" maiores.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 11h44

Site da agência de notícias russa TASS é alvo de ataque informático e exibe mensagem anti-Putin

O site da agência de notícias russa TASS exibiu uma mensagem antiguerra esta segunda-feira, depois de ter sido alvo de um ataque informático.

"Pedimos que pare com esta loucura, não mande os seus filhos e maridos para a morte certa", dizia a mensagem segundo a Reuters. "Putin está a obrigar-nos a mentir e a colocar-nos em perigo. A guerra não é nossa, vamos detê-lo".

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 13h22

Rússia interditou o espaço aéreo a companhias aéreas de 36 países

A Rússia interditou o espaço aéreo a voos de 36 países, incluindo o Reino Unido, a Alemanha, Espanha e Portugal. Esta é a resposta russa às sanções impostas ao nível aéreo.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 14h09

Afinal ainda decorrem negociações entre a Ucrânia e Rússia

As negociações entre a Rússia e a Ucrânia continuam a decorrer segunda-feira na fronteira com a Bielorrússia.

A agência russa Interfax avançou e corrigiu a informação inicialmente avançada de que as negociações já teriam terminado. 

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 14h19

UE espera que os países apoiem a ligação de emergência da rede elétrica com a Ucrânia

A chefe da política energética da União Europeia (UE) afirmou que esperava que os ministros dos países da UE apoiassem uma proposta para que a rede elétrica da Ucrânia fosse sincronizada com a rede europeia o mais rapidamente possível.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 14h44

Pelo menos 11 civis morreram após bombardeamento russo em Kharkiv

Pelo menos 11 civis morreram na cidade ucraniana de Kharkiv esta segunda-feira depois de um bombardeamento russo, segundo a agência de notícias AFP.

#BREAKING Russian shelling has killed at least 11 civilians in Ukraine's second city Kharkiv: regional governor pic.twitter.com/YhNvJRJ4Ax

— AFP News Agency (@AFP) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 15h04

Josep Borrell: "Não queremos combater a agressão de Putin"

Joseph Borrell, Alto Representante da União Europeia, afirmou esta segunda-feira que a UE não quer "combater a agressão de Putin". No entanto, revelou que a UE está unida no apoio à Ucrânia. 

O Alto-Comissário revelou estar feliz em saber que a Suíça se juntou às sanções aplicadas à Rússia, acrescentando assim mais força à ação contra a guerra.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 15h20

Macron volta a pressionar Putin e apela à "necessidade de cessar-fogo imediato" na Ucrânia

Emmanuel Macron, presidente francês, falou esta segunda-feira separadamente com o presidente russo Vladimir Putin e com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 16h00

Putin anuncia sanções económicas contra Ocidente em resposta às medidas tomadas

Putin anunciou esta segunda-feira sanções contra o Ocidente, revela a agência de notícias russa Interfax. Decisão foi tomada depois de terem sido conhecidas as sanções aplicadas pela União Europeia.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 16h13

Sites dos meios de comunicação russos exibem mensagem anti-Putin após serem hackeados

Os sites de vários meios de comunicação social russos foram pirateados na segunda-feira, e a páginas dos sites foi substituída por uma mensagem antiguerra e alertas para parar a invasão à Ucrânia liderada pelo Presidente Vladimir Putin.

"Caros cidadãos. Pedimos-vos que acabem com esta loucura, não enviem os vossos filhos e maridos à morte certa", lemos na mensagem. "Putin está a forçar-nos a mentir e a pôr-nos em perigo".

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 16h19

"Momento histórico": Presidente ucraniano assina documento para poder integrar UE

O presidente ucraniano assinou um apelo formal para poder integrar a União Europeia.

President @ZelenskyyUa has signed application for the membership of #Ukraine in the European Union.

This is a historic moment! pic.twitter.com/rmzdgIwArc

— Verkhovna Rada of Ukraine (@ua_parliament) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 16h33

Negociações já terminaram

A agência russa TASS avança que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia já terminaram.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 16h48

Finlândia envia armas e munições para a Ucrânia

A Finlândia vai enviar armas e munições para a Ucrânia, disse a primeira-ministra Sanna Marin aos jornalistas esta segunda-feira.

O envio incluirá 2 500 espingardas de assalto, 150 000 balas, 1 500 armas anti-tanque e 70 000 pacotes de alimentos, acrescentou o Ministro da Defesa Antti Kaikkonen.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 17h29

Erdogan diz que a Turquia não pode esquecer os laços com a Rússia ou a Ucrânia

O Presidente da Turquia, Erdogan, repetiu esta segunda-feira que a Turquia não pode esquecer os seus laços com a Rússia nem com a Ucrânia, acrescentando que Ancara implementaria um pacto de passagem dos seus estreitos para evitar uma escalada da guerra.

A Turquia, aliada da NATO, chamou este domingo à invasão da Rússia uma "guerra", permitindo-lhe invocar artigos ao abrigo de um acordo internacional de 1936 que pode limitar a passagem de alguns navios russos dos estreitos turcos. 

A Turquia partilha uma fronteira marítima com a Ucrânia e a Rússia e tem bons laços com ambos os países.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 17h32

Explosões ouvidas perto de Kiev

Várias explosões foram ouvidas perto das 18h40, hora local, esta segunda-feira, a leste do centro da cidade de Kiev, avança a CNN Internacional.

Estas foram as maiores explosões ouvidas durante o dia. Foram seguidas por sirenes que entoaram um pouco por toda a cidade.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 17h45

FIFA e UEFA oficializam retirada dos clubes e seleção da Rússia de todas as competições

A FIFA e a UEFA oficializaram esta segunda-feira a suspensão de todos os clubes e seleção da Rússia de todas as competições.

Decisão foi tomada em conjunto e a suspensão vai acontecer "até novo aviso", pode ler-se no comunicado.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 17h47

Euroliga de basquetebol afasta clubes russos das suas competições

Os clubes de basquetebol russos foram hoje afastados das principais competições europeias devido à invasão à Ucrânia, decidiu hoje a Euroliga (ECA).

Esta medida implica o CSKA Moscovo, UNICS Kazan e Zenit São Petersburgo na Euroliga, bem como o Lokomotiv Kuban Krasnodar na Eurocup.

A Euroliga informou que vai "supervisionar continuadamente a evolução da situação" na Ucrânia e assume que, se a mesma não for positiva, serão anulados todos os resultados até agora com formações do país de Vladimir Putin.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 17h52

Noruega vai enviar armas para a Ucrânia

A Noruega vai enviar armas para a Ucrânia, afirmou o governo do país numa declaração feita esta segunda-feira. Esta é a última nação europeia a fazê-lo após a invasão da Rússia.

A decisão anula uma política norueguesa em vigor desde os anos 50 de não enviar armas para países não pertencentes à NATO que estejam em guerra ou em risco de conflito armado.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 18h05

UEFA anuncia fim da parceria com o gigante da energia Gazprom

A UEFA anunciou esta segunda-feira o fim da parceria com a Gazprom em todas as competições.

A decisão foi tomada após a divulgação de um comunicado conjunto com a FIFA que anuncia a suspensão de todas as equipas e seleção da Rússia de todas as competições.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 18h28

Ucrânia oferece amnistia e dinheiro aos soldados russos que deponham as armas

O Ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, apelou diretamente aos soldados russos que combatem na Ucrânia esta segunda-feira, dizendo que receberiam amnistia completa e compensação monetária se depusessem voluntariamente as suas armas.

"Aqueles de vós que não quiserem tornar-se assassinos e morrer podem salvar-se", disse ele numa publicação nas redes sociais.

?????????? ??????!???? ??????? ?? ???? ????? ??????? ? ???????.?? ???????? ?????????? ???????.?? ??????????? ???? ?????? ???????? ? 5 ??? ???,???? ?? ??????? ??????. ??? ???, ??? ????????? ????? ???? ??? ???????? – ?????? ?? ????? https://t.co/W2bOFa8IM0pic.twitter.com/ghoyqUsY5M

— Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 18h38

Rússia já destacou cerca de metade das forças que tinha na fronteira com a Ucrânia

A Rússia já destacou cerca de metade das forças que tinha na fronteira com a Ucrânia, segundo a agência Reuters.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 18h39

Quase 327 000 pessoas já entraram na Polónia vindas da Ucrânia

Quase 327 000 pessoas já entraram na Polónia vindas da Ucrânia desde o início da invasão da Rússia, disse esta segunda-feira a Guarda Fronteiriça polaca.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 18h43

Autarca de uma das regiões de Kharkiv detido por suspeitas de traição

O presidente da Câmara de Pivdennyi, uma das regiões de Kharkiv, na Ucrânia, foi detido esta segunda-feira por suspeitas de ter tentado trair o governo ucraniano ao negociar com forças russas, avança o jornal Kyiv Independent.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 19h13

Ucranianos em fuga atravessam fronteira com a Roménia

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 19h19

Moscovo adverte contra o fornecimento de armas letais à Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse esta segunda-feira que aqueles que fornecem armas letais à Ucrânia assumirão a responsabilidade caso sejam utilizadas durante a campanha militar russa naquele país.

O ministério acrescentou que as medidas tomadas pela União Europeia contra a Rússia vão ter uma resposta dura.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 19h33

Rússia fala em decisão "discriminatória" da FIFA e UEFA

A União de Futebol da Rússia (RFU) opôs-se esta segunda-feira à decisão "discriminatória" tomada pela FIFA e UEFA, de suspender os clubes e seleções de todas as competições, e defende que esta vai "contra todas as normais e princípios".

Pouco depois das duas entidades anunciarem a deliberação, devido à ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, a RFU emitiu um comunicado para criticar uma decisão que "prejudica um grande número de atletas, treinadores, funcionários de clubes e seleções".

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 19h36

Pentágono diz que postura nuclear da Rússia se mantém apesar da ameaça

Os Estados Unidos disseram esta segunda-feira não ter detetado qualquer alteração "concreta" na postura nuclear da Rússia desde que o Presidente russo, Vladimir Putin, colocou as suas forças dissuasoras em alerta máximo, no contexto da invasão da Ucrânia.

"Estamos sempre a monitorizar e vigiar o mais de perto possível" e "não vimos nada de concreto [na postura nuclear mantida pela Rússia] como consequência da sua decisão. Pelo menos ainda não", disse um alto funcionário do Pentágono aos jornalistas.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 19h52

Shell vai deixar os projetos com a Gazprom na Rússia

O grupo petrolífero Shell anunciou esta segunda-feira que vai abandonar a sua participação em vários projetos conjuntos com o grupo russo Gazprom na Rússia, devido à invasão da Ucrânia, seguindo o exemplo da também britânica BP.

"A nossa decisão de partir foi tomada com convicção", assegurou o diretor-geral da Shell, Ben van Beurden, num comunicado enviado à bolsa de Londres.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 19h54

Rússia diz ao TikTok para não recomendar conteúdos militares a menores

O regulador de comunicação russo exigiu esta segunda-feira que o TikTok parasse de exibir conteúdos relacionados com o exército em mensagens recomendadas para menores, num anúncio partilhado no seu canal oficial de Telegram.

O regulador Roskomnadzor disse ter identificado conteúdos no programa de partilha de vídeos relacionados com a "operação militar especial" da Rússia na Ucrânia e que muitos deles tinham carácter anti-russo.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 20h38

Joe Biden garante que os americanos não têm de se preocupar com uma guerra nuclear

Um vídeo que está a ser partilhado nas redes sociais mostra o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, a responder prontamente "não" à questão "devem os americanos estar precupados com uma guerra nuclear".

— Reporter: "Should Americans be worried about nuclear war?"

President Biden: "No" pic.twitter.com/aVjS1k8Yjv

— Belaaz News (@TheBelaaz) February 28, 2022

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 21h33

Estados Unidos dizem que proibição de voos russos não está fora da mesa

A Casa Branca disse esta segunda-feira que a proibição dos voos russos sobrevoarem os Estados Unidos como parte da resposta dos EUA à invasão da Ucrânia por Moscovo não estava fora de questão mas ainda não foi tomada uma decisão sobre o assunto.

"Nenhuma opção está fora da mesa", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, aos jornalistas. Psaki sublinhou que há muitas companhias aéreas dos EUA que sobrevoam a Rússia para chegar à Ásia e a outras partes do mundo. "Temos em conta uma série de factores", acrescentou.

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 22h19

Ucrânia foi atingida por 56 ataques de mísseis, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia disse esta segunda-feira que o país foi atingido por 56 ataques de mísseis e 113 mísseis de cruzeiro.

Volodymyr Zelensky disse ainda que a Rússia "não pode ter acesso a todos os portos, canais e aeroportos no mundo" e que o país deve ser "parado imediatamente".

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 às 22h47

Santos Silva acompanha chegada de 38 pessoas a Lisboa em voo de repatriamento vindo da Roménia

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta segunda-feira que chegaram ao aeroporto de Lisboa 38 pessoas num voo de repatriamento vindo da Roménia, sendo que deste número fazem parte cidadãos luso-ucranianos e respectivos familiares.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 00h32

Zelensky levanta temporariamente a obrigatoriedade de visto a todos os estrangeiros que queiram combater

O presidente da Ucrânia, Zelensky, ordenou esta sexta-feira o levantamento temporário dos vistos para os estrangeiros que desejam aderir à Legião Internacional e lutar pela Ucrânia contra a Rússia, de acordo com o jornal The Kyiv Independent que cita o decreto presidencial.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 00h37

Walt Disney suspende estreias de filmes na Rússia

Walt Disney informou na madrugada desta terça-feira que vai suspender as estreias de filmes na Rússia.

"Dada a invasão sem motivo da Ucrânia e a trágica crise humanitária, [a Disney] vai suspender as estreias em cinemas na Rússia, incluindo o filme Turning Red, da Pixar", pode ler-se no comunicado publicado na rede social Twitter.

Statement from The Walt Disney Company in response to the crisis in Ukraine: pic.twitter.com/avf6HoECPt

— Walt Disney Company (@WaltDisneyCo) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 02h31

Novos bombardeamentos em Kharkiv e cerco aperta a Kiev

Kharkiv, esta segunda-feira devastada por bombardeamentos, voltou esta terça-feira à noite a ser alvo de ataque russo, segundo informações avançadas pela imprensa local.

O cerco à capital ucraniana, Kiev, continua a apertar-se: de acordo com a Casa Branca, a coluna militar russa que avança contra a cidade já terá perto de 60 km e chegará a qualquer momento. Os EUA garantem estar a monitorizar todas as movimentações ao segundo via satélite.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 03h09

Rússia alvo de duras críticas durante Assembleia Geral de urgência da ONU

A Rússia foi alvo esta segunda-feira de numerosas condenações, durante uma reunião de urgência da Assembleia Geral da ONU, com vários dos 193 membros pediram o fim da invasão russa da Ucrânia.

Na abertura, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu o fim da invasão: "a luta na Ucrânia deve parar. Basta. Os soldados devem regressar aos quartéis".

Na reunião, Ucrânia e Rússia estiveram novamente em confronto, enquanto a Dinamarca denunciou uma aventura militar russa "sem sentido".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 07h50

Mais de 70 soldados ucranianos mortos pela artilharia russa em Okhtyrka

Mais de 70 soldados ucranianos foram mortos depois de a artilharia russa ter atingido uma base militar em Okhtyrka, cidade entre Kharkiv e Kiev, informou o chefe da região na plataforma de mensagens Telegram.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 08h02

Rússia encerra espaço aéreo a aviões da Suíça

A Rússia anunciou esta terça-feira o encerramento do espaço aéreo a companhias aéreas suíças em resposta a uma medida semelhante tomada na segunda-feira pela Confederação Helvética, informou a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 08h52

Rocket atinge edifício do governo em Kharkiv

O edíficio do governo regional de Kharkiv, na Ucrânia, foi esta manhã atingido por um rocket.

Explosão atinge sede do governo de Kharkiv, na Ucrânia.

Cidade é a segunda maior do país. Ataque foi registrado por volta das 3 da manhã, no horário de Brasília. pic.twitter.com/1vPLpfs5kc

— Metrópoles (@Metropoles) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 09h34

Zelensky diz ter recebido "alguns sinais" nas negociações com Rússia

O Presidente da Ucrânia disse esta terça-feira ter recebido "alguns sinais" da Rússia, nas negociações entre representantes dos dois países, mas ainda não o resultado pretendido.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 09h37

China inicia retirada dos seus cidadãos da Ucrânia

A China retirou da Ucrânia o primeiro grupo de cidadãos chineses, incluindo 200 estudantes, residentes em Kiev, e outros 400 em Odessa, e planeia retirar esta terça-feira mais mil chineses do país, segundo a embaixada chinesa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 09h37

Porta-voz do Departamento das Forças de Defesa diz que tropas bielorrussas já entraram em Chernihiv

As tropas bielorrussas entraram esta manhã na região ucraniana de Chernihiv. A informação está a ser avançada por Vitaliy Kyrylov, porta-voz do Departamento das Forças de Defesa do Território do Norte.

???? ???????????? ?????? ?????????? ???????. ?????????? ??????????? ?????????? ?????? ????????????? ?????????? ??? ?????????? «??????» ??????? ???????. ?????? ??????? ??????.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 09h52

Zelensky vai participar hoje numa reunião no Parlamento Europeu

O presidente da Ucrânia vai participar esta terça-feira numa reunião no Parlamento Europeu. Zelensky vai discursar através de videochamada.

The @Europarl_EN#EPlenary meets at 12:30 to discuss Russian invasion of #Ukraine

President @ZelenskyyUa & Speaker @r_stefanchuk will join & speak to the world.

MEPs will also hear from @eucopresident@CharlesMichel, @EU_Commission President @vonderleyen & HRVP @JosepBorrellFpic.twitter.com/vWt3Mj9nGm

— Roberta Metsola (@EP_President) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 09h56

China inicia retirada dos seus cidadãos da Ucrânia

A China retirou da Ucrânia o primeiro grupo de cidadãos chineses, incluindo 200 estudantes, residentes em Kiev, e outros 400 em Odessa, e planeia retirar esta terça-feira mais mil chineses do país, segundo a embaixada chinesa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 09h56

Concluída primeira operação de repatriamento de portugueses da Ucrânia

A operação de repatriamento dos primeiros 38 cidadãos portugueses e luso-ucranianos provenientes da Ucrânia, que abandonaram aquele país do leste europeu devido à invasão russa, foi esta terça-feira concluída com a chegada a Lisboa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 10h03

Mais de 660 mil pessoas fugiram da Ucrânia nos primeiros seis dias de guerra, revelam Nações Unidas

Mais de 660 mil pessoas fugiram da Ucrânia nos primeiros seis dias de guerra, de acordo com as Nações Unidas.

A informação é avançada pela Reuters.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 10h32

Mastercard bloqueia operações financeiras para cumprir com sanções impostas à Rússia

A multinacional norte-americana de serviços financeiros Mastercard bloqueou várias instituições da rede de pagamentos para cumprir as sanções internacionais impostas à Rússia na sequência da invasão da Ucrânia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 10h33

Disney junta-se à Netflix, Warner Bros. e redes sociais no boicote à Rússia

A Disney anunciou esta segunda-feira que não vai lançar novos filmes na Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 10h33

"Zelenky está a ser uma inspiração": Boris Johnson destaca força dos ucranianos e acusa Putin de matar crianças

Boris Johnson disse esta terça-feira que o presidente da Ucrânia,Volodymyr Zelensky, é "uma inspiração" e que tem revelado uma "corajem imensa" no combate à invasão russa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 10h51

Volodymyr Zelenskiy: "O terror visa nos quebrar, quebrar a nossa resistência"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que os ataques de artilharia russa à segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, equivalem a terrorismo de Estado e pediu à comunidade internacional que o reconheça como tal."O terror visa nos quebrar, quebrar a nossa resistência", defendeu num vídeo partilhado nas redes sociais.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 10h59

Pelo menos 10 mortos e 35 feridos na explosão de edifício governamental em Kharkiv

Pelo menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas no ataque desta manhã ao edifício do governo regional de Kharkiv, disse um conselheiro do interior da Ucrânia de acordo com a Reuters.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 11h08

Governo britânico sanciona o maior banco russo

O Governo britânico colocou esta terça-feira o maior banco russo, o gigante estatal Sberbank, na lista das entidades sujeitas às sanções económicas decretadas em resposta à invasão da Ucrânia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 11h08

Kremlin considera prematuro "avaliar" as negociações com a Ucrânia

O Kremlin considerou esta terça-feira prematuro "fazer uma avaliação" da conversações no dia anterior com o Governo de Kiev sobre a invasão russa da Ucrânia iniciada há seis dias.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h33

Zelensky aplaudido no Parlamento Europeu pede apoio à União Europeia: "Provem que estão connosco"

O presidente ucraniano, 

Volodymyr Zelensky,

 interveio esta terça-feira no Parlamento Europeu

através de videoconferência e um dia depois de ter assinado o pedido formal para a adesão à União Europeia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h33

FPF solidária com Ucrânia: "A paz vencerá"

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou esta terça-feira solidariedade com o povo ucraniano perante a invasão russa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h34

Ursula von der Leyen: "Estamos mais unidos e ficaremos de pé nesta guerra"

A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen destacou, esta terça-feira, no Parlamento Europeu que guerra na Ucrânia "é um ponto de viragem".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h34

Parlamento Europeu quer "enfrentar o futuro" com Kiev e apoia candidatura à UE

A presidente do Parlamento Europeu apoiou esta terça-feira a atribuição à Ucrânia do estatuto de candidato à União Europeia (UE), após a invasão russa, vincando querer "enfrentar o futuro" com o país e apoiando-o "na luta pela sobrevivência".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h34

Empresas portuguesas já colocaram mais de 2 mil ofertas de trabalho para refugiados

A plataforma criada para reunir ofertas de trabalho de empresas para refugiados ucranianos em Portugal já recolheu mais de duas mil destas ofertas, disse esa ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h42

Rússia prepara ataque aos serviços de segurança em Kiev e pede que população se proteja, avança agência russa

O Ministério da Desefa russo pediu aos moradores de Kiev, capital ucraniana, que deixassem as suas casas, devido a um possível ataque russo aos serviços de segurança de Kiev.

"Ataque será levado a cabo com armas de alta precisão", afirmou Igor Konashenkov, representante oficial do departamento militar, segundo avança uma agência russa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 13h55

Rússia e a Ucrânia voltam a reunir amanhã

A Rússia e a Ucrânia vão reunir-se amanhã para uma segunda sessão de negociações, segundo a agência russa TASS.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 14h16

Adidas deixa de "vestir" a seleção russa

A marca Adidas anunciou, esta terça-feira, que suspendeu "com efeitos imediatos" a parceria com a Federação Russa de Futebol (RFS), avançou a agência noticiosa AFP, citada pela Lusa, como consequência da invasão Russa à Ucrânia.

"A Adidas está a suspender a parceira com a Federação Russa de Futebol com efeitos imediatos", disse o porta-voz da Adidas, empresa que em 2020 obteve 2.9% da sua faturação nos mercados de leste, entre os quais Rússia e Ucrânia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 14h57

Estocolmo, Helsínquia ou Tallinn são portos alternativos em itinerário do Verão 2022 no Báltico

A MSC Cruzeiros anunciou, esta terça-feira, que suspendeu as escala dos seus navios em São Petersburgo, Rússia, devido aos recentes desenvolvimentos na região e às preocupações que existem a nível de segurança. Como alternativa, a companhia tem estado em contacto com portos alternativos, tais como Estocolmo, Helsínquia e Tallinn, para confirmar as escalas dos quatro navios nestes locais.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 15h18

Boris Johnson defende que Reino Unido não vai combater as forças russas dentro da Ucrânia

primeiro-ministro britânico Boris Johnson considerou esta terça-feira que o Reino Unido não vai "combater as forças russas dentro da Ucrânia".

As declarações foram proferidas numa visita do primeiro-ministro às tropas da NATO estacionadas na Estónia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 15h32

Novos bombardeamentos em Kiev

Bombardeamentos em Kiev atingiram uma zona onde se encontra uma das antenas emissoras da televisão ucraniana.

A carregar o vídeo ...

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 16h27

Torre de televisão atingida por dois mísseis, confirma governador de Kiev

O governador da cidade de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou na conta pessoal do Twitter que a torre de televisão foi atingida por dois mísseis.

??????? ?????? ???????! ???????? ???????? ?????????? ????????? ???????????, ????, ?? ??????????? ???????????, ?????.

?????????? ??????????????? ??????????, ??? ?????? ??????????????? ????????, ? ????? ???????? ?? ????? ????????. pic.twitter.com/Xu1tnpaCiA

— ??????? ?????? (@Vitaliy_Klychko) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 17h16

Zelensky falou com Biden sobre as sanções e a assistência à Ucrânia

O presidente ucraniano, Zelensky, disse esta terça-feira que falou com o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, sobre as sanções impostas à Rússia e a assistência de defesa à Ucrânia.

Zelensky realçou ainda que é "necessário parar o agressor o mais rápido possível".

Just had a conversation with @POTUS. The American leadership on anti-Russian sanctions and defense assistance to Ukraine was discussed. We must stop the aggressor as soon as possible. Thank you for your support!

— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 17h21

Festival de Cinema de Cannes proíbe delegações da Rússia a partir de 2022

O Festival de Cinema de Cannes afirmou esta terça-feira que vai banir as delegações oficiais russas já a partir deste ano, a não ser que o conflito na Ucrânia termine o quanto antes e de "forma aceitável" para o povo ucraniano.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 17h32

Reunião extraordinária de Ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO na sexta-feira em Bruxelas

A NATO anunciou esta segunda-feira a realização de uma reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, ao nível de ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança, na próxima sexta-feira, em Bruxelas, sobre a agressão militar em curso da Rússia à Ucrânia.

Em comunicado, a organização indica que a reunião do Conselho do Atlântico Norte - o principal organismo de decisão política da NATO, no qual cada país membro tem assento -- será presencial, no quartel-general da Aliança, e será presidida pelo secretário-geral, Jens Stoltenberg.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 17h43

PCP vota contra resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia

O PCP votou esta terça-feira contra a resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia.

Houve 637 votos a favor, 26 abstenções e 13 votos contra, sendo que dois deles foram do PCP, mais concretamente de João Ferreira e de Sandra Pereira.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 17h46

Empresa que gere gasoduto Nord Stream 2 abre falência

A empresa suíça que gere o gasoduto Nord Stream 2 abriu falência, segundo a agência 

#BREAKING Swiss company behind Nord Stream 2 pipeline 'insolvent', lays off staff: official pic.twitter.com/uahzqTOjjn

— AFP News Agency (@AFP) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 18h01

Governo da Ucrânia pede à China para mediar conflito para se alcançar cessar-fogo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, assegurou hoje ao seu homólogo chinês, Wang Yi, que está disposto a "continuar as negociações" com a Rússia e que espera a "mediação da China" para alcançar "um cessar-fogo".

"Acabar com a guerra é a prioridade do lado ucraniano e estamos calmos, abertos para negociar uma solução", disse Dmytro Kuleba, citado em comunicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

Este comunicado surge após o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, ter conversado hoje com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kouleba, a pedido deste último.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 18h11

Tropas russas entraram em Kherson

As tropas russas entraram em Kherson, uma cidade no sul da Ucrânia, mas o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Vadym Denysenko, diz que o país ainda controla o edifício da administração municipal.

A carregar o vídeo ...

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 18h17

Rússia vai retaliar a expulsão de 12 diplomatas da ONU pelos EUA

A Rússia disse esta terça-feira que vai retaliar a expulsão de 12 dos seus diplomatas nas Nações Unidas pelos Estados Unidos da América por alegada espionagem.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, disse que a ação dos EUA "não ficará sem uma reação adequada e sem uma resposta - não necessariamente simétrica".

Os Estados Unidos disseram na segunda-feira que os diplomatas expulsos eram "agentes da inteligência" que tinham estado "envolvidos em actividades de espionagem que são adversas à nossa segurança nacional".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 18h20

Facebook e Instagram demovem publicações dos meios de comunicação estatais russos a nível global

A Meta está a demover globalmente o conteúdo das páginas do Facebook e das contas Instagram dos meios de comunicação social controlados pelo Estado russo, bem como as publicações que contêm links para esses meios no Facebook, disse esta terça-feira o chefe dos assuntos globais da empresa.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 18h27

Reino Unido vai impor sanções à Bielorrússia pelo papel desempenhado na invasão russa da Ucrânia

O Reino Unido vai impor sanções à Bielorrússia pelo papel desempenhado na invasão russa da Ucrânia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 18h37

Cerca de 677 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa

Cerca de 677 mil pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa. O número foi avançado por Filippo Grandi, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, numa publicação feita na rede social Twitter.

The number of people who have fled Ukraine to neighbouring countries has reached 677,000.

The @UN humanitarian agencies and their NGO partners have launched an appeal to donors for $ 1.7 billion to support affected people inside Ukraine, and refugees from Ukraine in the region.

— Filippo Grandi (@FilippoGrandi) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 19h01

Bruxelas saúda boicote da Netflix à Rússia e pede apoio contra propaganda

O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, discutiu esta terça-feira o conflito na Ucrânia, após invasão russa, com o presidente executivo da Netflix, Reed Hastings, saudando o boicote da plataforma à Rússia e pedindo cooperação contra desinformação.

Numa reunião hoje realizada por videoconferência, Thierry Breton e Reed Hastings discutiram "a agressão militar em curso na Ucrânia e a necessidade de combater a desinformação patrocinada pelo Estado russo", informou o gabinete do comissário europeu, numa nota enviada à Lusa.

Citado pelo comunicado, Thierry Breton elogia "os planos" da empresa 'gigante' de transmissão por 'streaming' de "não incluir 20 canais apoiados pelo Estado russo".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 19h36

Unicef diz que morreram pelo menos 13 crianças e estima que número aumente

A diretora da Unicef, Catherine Russell, disse hoje que pelo menos 13 crianças ucranianas morreram no conflito e avisou que a situação dos menores e famílias afetadas pela guerra na Ucrânia piora "a cada minuto".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 19h39

Tenistas russos e bielorrussos impedidos de competir sob nome ou bandeira

Os tenistas russos e bielorrussos estão impedidos de competir sob nome ou bandeira, uma consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, revelaram hoje as entidades responsáveis pela modalidade, que proíbem ainda aqueles países de competirem em provas por equipas.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 19h45

Primeiras audiências do Tribunal Penal Internacional sobre invasão da Rússia acontecem a 7 e 8 de março

As primeiras audiências sobre a invasão da Rússia à Ucrânia vão acontecer a 7 e 8 de março, segundo aAFP.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 19h59

União Europeia bloqueia o acesso de sete bancos russos ao sistema SWIFT

A União Europeia vai bloquear o acesso de sete bancos russos ao sistema SWIFT, segundo a Bloomberg.

NEW: EU ambassadors agreed to exclude seven Russian banks from the SWIFT financial-messaging system but spared the nation’s biggest lender Sberbank and a bank part-owned by Russian gas giant Gazprom https://t.co/d3gDYQlat9pic.twitter.com/UkyZpfyutg

— Bloomberg Politics (@bpolitics) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 20h12

"Para falar têm de parar de atacar": Zelensky pede garantias à Rússia para eventual acordo de cessar-fogo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em entrevista a um canal televisivo ucraniano, destacou esta terça-feira que "para ser dado um passo em frente" no que diz respeito eventuais negociações de cessar-fogo, a Rússia tem de parar a ofensiva contra o país.

"Não podem querer conversar enquanto voam aviões militares, bombas (...), assim não é possível. Para falar têm de parar de atacar pelo menos. Se eles não querem que a Ucrânia entre na NATO, têm de falar de garantias para a Ucrânia", realçou, adiantando que o povo ucraniano "vai lutar até ao fim".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 20h51

Londres anuncia sanções contra Bielorrússia

O Reino Unido vai impor sanções à Bielorrússia pelo seu papel na invasão russa da Ucrânia, anunciou esta terça-feira o governo britânico.

As sanções visarão indivíduos e organizações devido ao papel do regime de Minsk na invasão da Ucrânia, indicou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss.

"O regime de Lukashenko ajuda ativamente e encoraja a invasão ilegal perpetrada pela Rússia e irá sentir as consequências económicas do seu apoio a Putin", sublinhou.

Sendo um aliado - ou um regime-fantoche - do Kremlin, o governo bielorrusso autorizou que as forças militares russas entrassem na Ucrânia a partir do seu território. Há também indicações de que vários dos mísseis disparados contra alvos na Ucrânia foram lançados da Bielorrússia.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 21h00

Apple deixa de vender produtos na Rússia e suspende serviços como o Apple Pay

A Apple anunciou esta terça-feira, citada pela Reuters, que vai deixar de vender produtos da marca da maçã na Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia. A empresa fala numa "pausa" no fornecimento de produtos tecnológicos e serviços.

O gigante tecnológico norte-americano adianta ainda que vai suspender também serviços como o Apple Pay ou a Apple Store. Recorde-se que, esta terça-feira, já haviam sido reportados problemas no acesso a estes serviços na Rússia, no seguimento de apelo da Ucrânia para que a Apple tomasse, precisamente, esta decisão.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 21h58

Nazaré "pinta" ascensor com as cores da bandeira da Ucrânia

A Nazaré mostrou-se solidária com a situação na Ucrânia e mudou as luzes do ascensor, uma das maiores atrações da cidade, para as cores da bandeira ucraniana.

O presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, destacou o gesto como sendo "simbólico mas importante", feito em "nome da defesa do estado soberano da Ucrânia e do seu povo".

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 22h15

Novos bombardeamentos nas cidades ucranianas de Kiev e Vyshneve

Foram ouvidos novos bombardeamentos nas cidades ucranianas de Kiev e Vyshneve, avança o The Kyiv Independent na rede social Twitter citando o Serviço de Comunicações Especiais do Estado da Ucrânia.

??Russia bombs Kyiv neighborhoods, Vyshneve city outside of the capital, according to the State Special Communications Service of Ukraine.

The neighborhoods currently under attack are Rusanivka, Kurenivka, Boiarka and the area near the Kyiv International Airport, or Zhuliany.

— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 23h12

Atleta ucraniano de biatlo morre em combate contra as forças russas

O atleta de biatlo ucraniano Yevhen Malyshev, de apenas 20 anos, morreu enquanto combatia as forças militares russas na Ucrânia. A informação foi divulgada pela federação ucraniana de biatlo esta terça-feira.

Yevhen Malyshev was a talent in biathlon. He was only 20 (19) years old when he was killed in combat in the war in Ukraine. R.I.P.

Confirmed by Ukrainian Athletes.#IOC Suspend Russia and Belarus! #IPC Suspend Russia and Belarus2!https://t.co/UlTpCNjsRK

— Global Athlete (@GlobalAthleteHQ) March 1, 2022

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 23h51

Quatro civis mortos em ataque com mísseis em Zhythomyr

Quatro civis foram mortos num ataque com mísseis em Zhythomyr esta terça-feira.

O alvo seria a base aérea militar próxima, mas os mísseis-cruzeiro terão também atingido zonas habitacionais nas redondezas.

Terça-feira, 01 de março de 2022 às 23h52

Serviços de Segurança ucranianos garantem ter impedido tentativa de assassinato de Zelensky

Os Serviços de Segurança da Ucrânia dizem ter impedido que o presidente, Volodymyr Zelensky, fosse assassinado.

A informação foi divulgada esta terça-feira pelos Serviços Nacionais de Segurança e Defesa da Ucrânia, citados pela EuromaidanPress.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 02h03

"Problemas logísticos" atrasam nova ofensiva russa em Kiev

De acordo com fonte da Defesa dos EUA, citada pelo The Guardian, o avanço de tropas russas e da longa coluna militar em Kiev foi travado devido a "problemas logísticos".

A mesma fonte cita, por exemplo que a "moral" da stropas está me baixo e há relatos de escassez de alimentos e água nas tropas russas.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 07h25

Edifício da Polícia de Kharkiv destruído depois de ataque

O edifício da Polícia de Kharkiv ficou esta quarta-feira destruído, depois de ter sido alvo de um ataque.

#BREAKING Prédio do Departamento de Polícia de Kharkiv destruído após ataque russo. #Ukraine pic.twitter.com/vckeKq9Gcu

— NR1 (@NR1Brasil) March 2, 2022

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 07h28

Seis mil russos abatidos desde o início da invasão

O presidente Zelensky disse esta quarta-feira que já foram mortos seis mil russos desde o início da invasão, segundo a Reuters. 

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 07h48

Boeing suspende serviços com companhias aéreas russas

O construtor aeronaútico norte-americano Boeing anunciou esta quarta-feira que vai suspender serviços operacionais para as companhias aéreas russas.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 08h21

Russos garantem conquista de Kherson, separatistas bloqueiam Mariupol

O exército russo garantiu esta quarta-feira ter conquistado a cidade de Kherson, enquanto os separatistas pró-russos anunciaram ter conseguido bloquear totalmente Mariupol, também no sul da Ucrânia.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 08h28

Zelensky deplora ataque russo contra local onde judeus foram massacrados por nazis

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou esta quarta-feira Moscovo de tentar "apagar" a Ucrânia e a história do país apelando aos judeus "a não ficarem em silêncio" face aos ataques russos contra a zona de Babi Yar, Kiev, local de massacres nazis. 

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 08h31

Comissão Europeia propõe direitos de residência temporária para refugiados da Ucrânia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira conceder proteção temporária a pessoas que fogem da guerra na Ucrânia, segundo a agência Reuters. 

Esta proteção inclui uma autorização de residência e acesso a emprego e assistência social. A proposta vai ser discutida na próxima quinta-feira.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 08h38

Maternidade em Zhytomyr destruída por bombardeamentos russos

A maternidade em Zhytomyr, na Ucrânia, foi esta quarta-feira atingida por bombardeamentos russos. 

Maternidade em zhytomyr, atacada por bombas russas.

Se não é crime de guerra o que será então ?? pic.twitter.com/MmCZ3rs60p

— Alex Vaz (@JAGV41) March 2, 2022

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 09h10

Grupo siderúrgico russo anuncia suspensão de entregas à Europa após sanções

O grupo siderúrgico russo Severstal anunciou esta quarta-feira a suspensão das entregas na Europa após as sanções impostas pela União Europeia (UE) contra o seu principal acionista russo Alexei Mordashov, em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 09h34

DHL suspende entrega de encomendas na Rússia e Bielorrússia

A multinacional de logística alemã DHL suspendeu as entregas na Rússia e na Bielorrússia, informou a empresa num comunicado. 

"Os nossos serviços de entregas para a Rússia e a Bielorrússia foram suspensos", pode ler-se no comunicado.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 09h40

Rússia quer retomar negociações com a Ucrânia esta noite

A Rússia está preparada para continuar as negociações com a Ucrânia na noite desta quarta-feira, avança a agência de notícias AFP.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 10h12

Rússia está a concentrar mais tropas perto de Kiev

A Rússia está a concentrar mais tropas perto de Kiev, afirmou Vitali Klitschko, presidente da Câmara da capital ucraniana.

"Estamos a preparamo-nos e vamos defender Kiev", acrescentou Klitschko, segundo a Reuters.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 10h24

Bombardeamentos em Kharkiv fazem quatro mortos esta manhã

Quatro pessoas morreram esta manhã na cidade de Kharkiv, depois dos bombardeamentos russos que atingiram a cidade ucraniana, segundo os serviços de emergência da Ucrânia.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 10h33

5 300 pessoas fugiram da guerra na Ucrânia e entraram na Alemanha

O porta-vos do ministério interior da Alemanha anunciou que já entraram no país 5 300 pessoas vindas da Ucrânia, segundo a Reuters.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 10h47

UE aprova novas sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia aprovou novas sanções contra a Bielorrússia, que está a desempenhar um papel de apoio aos ataques da Ucrânia, segundo a Reuters.

As sanções vão atingir "alguns setores económicos, em particular a madeira, o aço e o potássio", disse em comunicado a presidência do Conselho da União Europeia.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 10h57

Quase 836 mil pessoas já fugiram da guerra da Ucrânia

Quase 836 mil pessoas já fugiram do conflito militar na Ucrânia e procuraram segurança nos países vizinhos, segundo novos dados das Nações Unidas. 

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 11h12

Zelensky agredece apoio do Reino Unido

O presidente ucraniano agradeceu ao Reino Unido pelo apoio no combate à agressão russa, através de uma publicação no Twitter.

Coordinated actions with Prime Minister @BorisJohnson. Reported on the course of defense and the latest crimes of Russia against the civilian population. We are grateful for continued significant assistance in combating aggression. Together with partners we defend !

— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) March 2, 2022

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 11h13

Ucrânia diz estar pronta para falar mas não está preparada para aceitar ultimatos russos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia anunciou que o país está pronto para negociar com a Rússia, mas rejeita ultimatos, segundo a agência Reuters.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 12h00

Ucrânia nega que cidade de Kherson esteja sob domínio russo

Um assessor de Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, revelou esta quarta-feira que a cidade de Kherson não está sob domínio russo, conforme tinha sido avançado pelo Ministério da Defesa Russo.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 12h23

Airbus suspende fornecimento de peças de reposição a companhias aéreas russas

A Airbus anunciou esta quarta-feira que deixou de enviar peças de reposição às companhias aéreas russas, segundo a Reuters.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 12h26

Míssil russo atingiu edifício da administração regional de Kharkiv

Um míssil russo atingiu o edíficio da administração regional de Kharkiv. 

??Russia’s cruise missile hits Kharkiv city council - Roman Semenukha, deputy head of Kharkiv Regional State Administration. This is Mr Semenukha’s photo pic.twitter.com/yxRrwhjSk2

— Myroslava Petsa (@myroslavapetsa) March 2, 2022

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 12h52

Sete bancos excluídos

A União Europeia excluiu sete bancos russos do sistema de mensagens SWIFT que sustenta as transações globais como parte do pacote de sanções pela invasão russa da Ucrânia, avança o jornal oficial da UE.A medida vai entrar em vigor no dia 12 de março.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 13h02

Mais de 2 mil civis morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia

Mais de 2 mil civis morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia.

A informação é avançada pelos serviços de emergência ucranianos.

A guerra provocou ainda a destruição de centenas de infraestruturas, incluindo hospitaos, jardins de infância e casas.

Quarta-feira, 02 de março de 2022 às 13h13

Quase 840 mil pessoas já deixaram a Ucrânia

Quase  840 mil pessoas já deixaram a Ucrânia, avançou o canal televivo NEXTA na rede social Twitter, esta quarta-feira, de acordo com dados da ONU.

Quinta-feira, 03 de março de 2022 às 22h36

Estados Unidos anunciam novas sanções contra oligarcas russos

A Administração Biden anunciou esta quinta-feira novas sanções contra oligarcas russos e outros do círculo próximo do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, enquanto as forças russas continuam a atacar a Ucrânia.

Os alvos das novas sanções incluem o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, e Alisher Burhanovich Usmanov, um dos homens mais ricos da Rússia e aliado próximo de Putin.

O Departamento de Estados dos Estados Unidos também informou imposição de proibições de visto a 19 oligarcas russos e dezenas de familiares e associados próximos.

Quinta-feira, 03 de março de 2022 às 23h08

Autoridades ucranianas mostram momento de confrontos na maior central nuclear da Europa

Quinta-feira, 03 de março de 2022 às 23h42

Mais de 500 estudantes internacionais presos numa cidade ucraniana

Mais de 500 estudantes internacionais estão presos em Sumy, uma cidade a 40km da fronteira nordeste da Ucrânia.

A maioria dos alunos são da Nigéria, Gana, Etiópia, Angola, Tanzânia, Irlanda, ìndia, Líbano e Turquia.

As estradas foram destruídas nos bombardeamentos e não existem autocarros nem comboios na área, avança o The Guardian.

Sexta-feira, 04 de março de 2022 às 00h23

Maior central nuclear da Europa em chamas após ataque das tropas russas

A central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior da Europa, está em chamas esta sexta-feira após um ataque de tropas russas, disse o autarca da cidade vizinha de Energodar numa publicação.

Segunda-feira, 21 de março de 2022 às 00h25

Ucrânia recusa render-se e entregar Mariupol

A vice-primeira ministra ucraniana Iryna Vereshchuk, citada pelo The Kyiv Independent, explicou que a rendição não é uma opção para a Ucrânia, isto em resposta ao ultimato feito pela Rússia no que diz respeito à cidade de Mariupol.

??Ukraine rejects Russia's demand to surrender Mariupol.

Deputy Prime Minister Iryna Vereshchuk responded to Russia by stating that surrender is not an option. The letter from Russia’s Defense Ministry said it would only establish a humanitarian corridor if Mariupol surrenders.

— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 20, 2022

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8