page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

27 de outubro de 2025 às 00:30

Há uns tempos li um artigo da ‘The Atlantic’ sobre a dificuldade de alunos universitários em ler um livro. “Um.” Estatísticas? Em 1976, 40% dos estudantes do superior tinham lido cerca de seis livros num ano – contra 11% que não tinham lido um único. Passados 50 anos, a percentagem mais do que se inverteu: 65% declarou que não tinha lido sequer um livro. Vejo no ‘Times’ que há agora cursos superiores de literatura que providenciam “apoio escolar” para ensinar a ler livros (e cursos de estudos clássicos “inclusivos” em que não é preciso saber latim ou grego). Não, isto não é conversa de “elite instruída” – é receio pela sobrevivência de uma civilização. A alfabetização e a literacia estão em declínio pela primeira vez desde o século XII, ainda antes da tipografia europeia (que existia há 500 anos na China). Esquecemos frequentemente que as democracias modernas e liberais (isto em que ainda vivemos) são o resultado das sociedades altamente alfabetizadas do século XIX – e que o resultado do ‘tiktok’ é esta onda de mediocridade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Blog

Esquecemos frequentemente que as democracias modernas e liberais são o resultado das sociedades altamente alfabetizadas do século XIX.

Blog

A história de amor entre Ventura e Ventura será a mais melodramática da política.

Blog

[A tragédia do Elevador da Glória] mostra a quebra de respeito pelas pessoas.

Blog

Não é a primeira vez que o Chega passa a perna à esquerda, instalada na redoma.

Blog

Deserdados do ‘costismo’ estão preocupados com a possibilidade de Seguro ser PR.

Blog

Seguro expulso da sede do PS depois da moscambilha das “eleições abertas” de 2015, enquanto Costa festeja sem subtileza nem dignidad

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8